Ciências - Retrospectiva em 2015

Ciências em Destaque - Retrospectiva em 2015
Como estamos terminando o ano, resolvemos fazer um balanço com tudo aquilo que foi produtivo e benéfico para o progresso de nossa ciência neste ano. Esclarecemos que foi um período muito gratificante e positivo para nossas pesquisas cientificas e alavancou muito as mentes brasileiras, pois tivemos ganhos pessoais em reconhecimentos e premiações nunca vistos antes. Sabemos que o progresso foi muito grande e também extenso, mas selecionamos apenas seis assuntos considerados os maiores avanços científicos em pesquisas realizadas pelo Blog. Confira abaixo, então a lista do que foi destaque e que mais chamou a atenção das ciências em 2015, incluindo os prêmios mais importantes, as descobertas científicas mais comentadas, que foram amplamente divulgadas pela mídia por aqui e pelo Mundo.  







1) Prêmio da Olimpíada Nuclear 2015 – A Vencedora é uma Brasileira!
Em setembro deste ano de 2015, a estudante Alice Cunha da Silva, de apenas 25 anos, se tornou a única semifinalista do Brasil, incluindo as Américas na Nuclear Olympiad, competição internacional de engenharia nuclear promovida pela World Nuclear University (WNU), para premiar alunos de graduação e pós-graduação que apresentem formas de aplicação nuclear que vão além da geração de energia ou combustível. Ela recebeu o troféu das mãos de Yukiya Amano, diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica, por sagrar-se campeã da Olimpíada Nuclear 2015, cuja fase final foi realizada em Viena, na Áustria.
Alice, aluna de Engenharia Nuclear na UFRJ, produziu um vídeo chamado "Nuclear Save Lives" (Nuclear Salva Vidas). Ela ganhou o premio abordando a Medicina Nuclear e suas técnicas de diagnóstico e tratamento de muitas doenças.
Assim que a notícia foi divulgada de que uma jovem brasileira venceu um campeonato mundial de energia nuclear, o fato causou muita surpresa e felicidade para todos os brasileiros. Quando ficou sabendo do feito, Alice Silva disse: “Arregalei os olhos, coloquei a mão na boca e pensei: ‘Meu Deus, não acredito’”.

2) A Fosfoetanolamina seria a Cura do Câncer?
Neste ano de 2015, tivemos a proibição pela USP de São Carlos da produção, o uso  da pílula composta com a substância fosfoetanolamina, que supostamente muitos acreditam que pode curar alguns tipos de câncer. Tal decisão deu o que falar e sob protestos, a distribuição foi parar nas esferas judiciais. O fim da produção, segundo a universidade se deu supostamente por não apresentar os testes de eficácia e por isso não apresentar segurança aos usuários. Considerado por muitos como um suposto medicamento “milagroso” produzido por este instituto de pesquisa, este medicamente ganhou fama no Brasil em virtude de que é considerado eficaz e teria curado células cancerígenas. Este composto químico foi estudado por Gilberto Chierice, professor aposentado do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da Universidade de São Paulo (USP), e passou a ser tratado recentemente como a "cura para o câncer".
Trata-se da substância fosfoetanolamina, a qual tem despertado esperança de cura em muitos pacientes e vem causando a desconfiança em cientistas e médicos. Segundo especialistas, esta pílula combate apenas as células cancerígenas de alguns tipos específicos de câncer, como melanoma, pâncreas, renais, leucemias, entre outros e não produz os efeitos colaterais que outros tratamentos químicos apresentam, como no caso da quimioterapia que ataca todas as células, incluindo as saudáveis e as doentes.
Após a interrupção de fornecimento da substância, choveram liminares na Justiça para conseguir o fornecimento das cápsulas de fosfoetanolamina sintética. Uma das liminares benficiaram Ana Rosa Natale que tem um filho apresentando vários tipos de câncer e ela acredita que a substância seja a solução para salvar Bruno Kayran, de 27 anos.
Após o ocorrido, os responsáveis foram obrigados a produzir a substância por liminares emitidas pela justiça. Em nota a USP se manifestou sobre o assunto afirmando que "A substância não é remédio, rebatendo ainda que o medicamento foi estudado lá, como um produto químico e que não existe demonstração cabal de que tenha ação efetiva contra o câncer”.  Segundo a Universidade ele carece de outros testes e pesquisas para produzir a segurança necessária ou promover realmente a cura desta terrível doença.

3) Aumento da temperatura na Rússia
Outro fato que ganhou destaque internacional foi que a Rússia vem esquentando 2,5 vezes mais rápido que a média mundial, provocando por lá, um aumento das catástrofes naturais como inundações ou incêndios, conforme teria anunciado o ministério russo do Meio Ambiente.
As temperaturas mundiais aumentaram 0,42ºC (graus centígrados) em média por década entre 1976 e 2014, contra 0,17ºC para todo o conjunto da Terra, segundo um estudo do governo russo.
O Ministério russo responsável afirmou que "As mudanças climáticas levam a um aumento de fenômenos meteorológicos perigosos”.
No ano de 2014, ocorreram 569 fenômenos climáticos que foram registrados na Rússia, sobretudo graves inundações na República do Altai, no sul da Sibéria.

4) Artur Ávila – Último Ganhador da Medalha Fields
Ele foi contemplado no último Congresso Internacional de Matemáticos em 2014 e que é realizado a cada quatro anos. Artur recebeu das mãos da presidente da Coreia do Sul, país que está sediando esta edição do evento, a premiação que significa o reconhecimento da comunidade matemática mundial pela excelência do seu trabalho de pesquisa. No Brasil ele é o único ganhador deste prêmio Nobel, e  por isso foi motivo de muita alegria para a comunidade cientifica do Brasil. Agora, então já temos um matemático na lista dos mais brilhantes jovens na atualidade.
Somente para ilustrar informamos que a medalha Fields, oficialmente conhecida como Medalha Internacional de Descobrimentos Proeminentes em Matemática, é um prêmio concedido a dois, três ou quatro matemáticos, com idade igual ou menor de 40 anos.

5) A Ameaça dos Asteroides em Perigo de Colisão com a Terra em 2015
Um asteroide passou muito perto da Terra nesta véspera de Natal, dia 24 de dezembro. Trata-se do objeto 2003 SD200, que também é conhecido como asteroide 163899, que estaria na sua aproximação máxima com nosso planeta. A distância calculada foi de 28 vezes maior que a existente entre a Lua e a Terra, mas muito pequena considerando-se as medidas astronômicas.  Contudo, especialistas no assunto afirmaram que apesar dela ser muito pequena, não existe qualquer ameaça ao nosso planeta.
Este asteroide que foi considerado uma grande pedra espacial e que foi descoberto em 2003, estaria visível apenas para astrônomos profissionais e alguns amadores que tivessem os equipamentos necessários para observações. Os primeiros cálculos estimam que ele teria as dimensões entre 1,1 e 2,5 quilômetros de comprimento, mas aferições mais precisas apontaram que o valor deve ficar próximo de 2 quilômetros.
Atualmente, o asteroide 2003 SD220 se movimenta numa velocidade de cerca de 28,16 km/s, e aparentemente estaria numa rotação bem lenta, por cerca de uma semana. Segundo cálculos de astrônomos, o asteroide retornará às proximidades da Terra somente no ano de 2018. Segundo fontes da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana), ele não representa nenhuma ameaça ao planeta considerando no mínimo os próximos dois séculos. Afirmou-se ainda, inclusive que ele não causará terremotos ao nosso planeta, mesmo quando estiver no ponto de aproximação máxima. Segundo estudos científicos, não há evidência de que a aproximação ou sobrevoo de um asteroide possa causar qualquer atividade sísmica em nosso planeta, a menos que ele colida com a Terra.

6) Conferência do Clima Paris 2015!
Foi realizada com muito sucesso a última conferência do clima em Paris, na França entre os dias 30 de Novembro a 11 de Dezembro de 2015. Também conhecida como a Conferência das Partes (COP-21), que foi instituída, quando da adoção da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas ocorrido no ano de 1992. Ela agora reúne 195 países ou todas as partes na Convenção, que a ratificaram, mais a União Europeia.
A COP21 buscava alcançar um novo acordo internacional sobre o clima, aplicável a todos os países, com o objetivo de manter o aquecimento global abaixo dos 2°C.
Esta convenção universal de princípios foi proposta para reconhecimento da existência de mudanças climáticas antropogênicas, que teriam sido causadas pelo homem e atribuindo aos países industrializados, a maior parte da responsabilidade para combatê-la.
O sucesso foi plenamente alcançado, pois países que mais poluem, como USA e China, se comprometeram a reduzirem efetivamente suas emissões e aplicarem recursos neste sentido. Pelo acordo, os EUA se comprometeram a cortar entre 26% e 28%, de suas emissões de gases em até 11 anos (até 2025), representando um número duas vezes maior que as reduções previstas entre 2005 e 2020.

Já, os chineses se comprometem a cortar as emissões em até 20% até 2030, quando até a data 20% deverão vir de fontes de energias limpas e renováveis, embora possa começar antes. Segundo presidente chinês, até lá 20% da energia produzida no país vai ter origem em fontes limpas e renováveis. 

CONCLUSÃO:
Reafirmamos que houveram muitos outros destaques e enormes progressos, abrangendo as mais variadas ciências, que merecem todo nosso apoio e aplausos. Mas, acreditamos que esses seis assuntos mencionados foram os que mais nos chamaram a atenção neste ano. 
Esperamos que tenham gostado do assunto e que divulgue aos seus amigos, compartilhando através das redes sociais ao final da matéria, ou divulgando o nosso endereço aos mesmos.
Se quiser conhecer muitas outras curiosidades das Ciências, com foco em Matemática, acesse nosso marcador chamado: Curiosidades Matemáticas!
Caso, queira acrescentar, criticar, elogiar, ou sugerir algo, favor deixar seu comentário no espaço apropriado abaixo que vamos analisar e responder.
Ajude-nos na divulgação deste espaço, cadastrando-se como seguidor e assim recebendo gratuitamente nossas matérias que são inéditas e periódicas.
Desde já, agradecemos sua visita e apoio. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!





Comentários

  1. Obrigado, bem informativo e que nos deixa preocupado ficar sentindo e esperando que as autoridades mostrem metas e projetos claros de contornar esta situação que estamos vivendo. Feliz 2016 para todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro leitor, agradecemos sua visita e comentário ao artigo. Muito bem lembrado, precisamos muito do apoio de todos, especialmente da classe política que esqueçam suas ideologias políticas e elejam o Brasil como prioridade principal. Aproveitamos para desejar a todos um feliz Ano Novo com muita paz, saúde e alegrias...

      Excluir

Postar um comentário

Ficou alguma dúvida sobre a postagem acima ou quer deixar uma sugestão?
Escreva seu comentário no espaço apropriado, seja para elogiar, criticar ou expor dúvidas, que publicaremos e responderemos o mais rápido possível.

Atenção: Serão excluídos os comentários contendo propagandas e também aqueles que faltem com o respeito e educação a qualquer usuário do Blog ou, os que venham induzir nosso leitor a acessar conteúdos impróprios e eticamente não recomendados. Desde já, agradecemos sua participação!




Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer