Educação e Saúde - Os Pilares de uma Nação!

Você sabe porque Educação e Saúde são os pilares que sustentam o crescimento de qualquer nação?
Muitos afirmam categoricamente que Educação e Saúde formam os alicerces para o desenvolvimento salutar e eficiente de qualquer país, o que concordamos plenamente. Embora muitos pensem equivocadamente que não existe nenhum vinculo de ligação entre Educação e Saúde, na verdade, a Educação depende muito da Saúde, pois se o estudante não gozar de uma saúde física e mental perfeita, a facilidade para o aprendizado fica extremamente prejudicada. 
Estudos nos dizem que, se uma criança não for alimentada correta e adequadamente até os seis anos de sua vida, ela poderá apresentar sequelas na sua saúde, principalmente na formação de seu cérebro, podendo inclusive ter distúrbios mentais e futuramente vir a sofrer de problemas graves de aprendizado. Sabemos que algumas escolas já estão preparadas para trabalhar com os alunos especiais, mas com certeza é uma realidade de aprendizado ainda muito deficitária e incerta e que pode apresentar resultados inesperados. Sabe-se que para uma camada de alunos que tenham dificuldades financeiras graves e consequentemente uma alimentação pobre e deficitária em nutrientes, se torna mais complicado o aprendizado, pois com fome, a concentração fica prejudicada para os estudos, inclusive nas tarefas de casa.  O governo e os gestores educacionais já estão cientes do problema e têm investido na alimentação dos alunos, sobretudo durante seus turnos de aulas, mas estimamos que isso nunca é totalmente suficiente para resolvermos este problema de maneira satisfatória.  


A Organização Mundial da Saúde, assim como o Ministério da Saúde do Brasil preconizam que o aleitamento materno deve ser exclusivo, durante os primeiros seis meses de vida, ou seja, a criança deve receber somente o leite materno e nenhum outro líquido ou sólido, com exceção apenas para administração de medicamentos com acompanhamento de um profissional capacitado da medicina. Segundo eles, o leite humano fornece para os bebês até os seis meses de vida todos nutrientes necessários, como vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas, lipídios, água, de forma suficiente e em quantidade, qualidade e com segurança microbiológica. O leite materno funciona como uma vacina, protegendo a criança de infecções, da diarreia e doenças respiratórias e ajuda na formação do cérebro deste novo ser em desenvolvimento. Ele não custa nada e é muito prático, trazendo benefícios importantes, inclusive para a mãe, como diminuição dos riscos para várias doenças, inclusive do câncer de mama. Por isso, muitos especialistas dizem que deixar de amamentar seu bebê poderá trazer muitos problemas de saúde e também de aprendizado futuramente para a criança. Após este período de 6 meses, somente o aleitamento humano não será totalmente suficiente nesta idade, para suprir todas as necessidades nutricionais da criança. E, para manter o crescimento adequado e a formação das demais estruturas físicas e ósseas humanas são necessários a introdução criteriosa de outros alimentos saudáveis, para que haja o aprendizado da mastigação, deglutição, e desenvolvimento adequado da arcada dentária e, ainda, desenvolver um bom comportamento alimentar. Salientamos que alguns nutrientes são fundamentais para crianças em idade entre 1 a 6 anos, como: ferro, cálcio, zinco, vitaminas A e D. Mas, devemos saber que tanto a falta, quanto o excesso de alimentos podem causar doenças nutricionais como desnutrição, anemia, raquitismo, hipovitaminoses e obesidade. Por isso, o acompanhamento de profissionais da área da pediatria, assim como de um nutricionista sempre é muito válido e satisfatório.

Seria muitíssimo interessante e salutar manter uma boa disciplina, ensinando adequadamente para as crianças, noções de higiene, rotina para alimentação, escovação de dentes, realização de atividades físicas, etc., bem antes dela entrar na pré-escola, que normalmente se dá em torno dos 3 anos, quando é necessário que a criança já seja capaz de se alimentar sozinha e escolher os alimentos mais adequados. Devemos evitar sempre alimentos que provoquem algumas doenças e distúrbios como a obesidade, ou que possam criar hábitos alimentares inadequados, em decorrência do consumo excessivo de lanches, refrigerantes, enlatados, doces e alimentos gordurosos. 


Como Estimular o Aprendizado das Crianças e Adolescentes?





Enfatizamos que uma criança bem alimentada cresce e se desenvolve melhor; brinca mais;  aprende com mais facilidade na escola; tem mais resistência às doenças e quando adoece, sua recuperação se dá sempre de forma mais rápida e sem apresentar sequelas significativas. 
É bom termos em mente, que são nos primeiros anos de vida da criança que é formado o cérebro humano e é neste período que muitos acreditam que se forma e desenvolve a inteligência deste ser, então investir numa boa alimentação acompanhado de exercícios e estímulos, assim como deixar a criança brincar para ter noções de espaço, tato, e ter relacionamento com outras crianças pode fazer toda a diferença no futuro desenvolvimento da memória e facilidade no aprendizado escolar. 

Mas, segundo muitos estudos, eles apontam alertando que o nosso cérebro estará totalmente formado somente aos 20 anos de idade e que a falta de estímulo de uma criança quando esta permanecer muito tempo num berço ou qualquer local sem qualquer estímulo, isso pode provocar baixo desenvolvimento mental. Por isso, é fundamental tocar a criança e deixá-la interagir sempre por perto de sons, barulhos, movimentos e se possível contarmos histórias, como alerta muitos especialistas no assunto.  Alguns especialistas dizem que os alimentos que podem fazer bem para a memória e o cérebro são: as uvas, peixes, castanhas do Pará, o azeite e o arroz integral, mas eles alertam que algumas atividades como: damas, palavras cruzadas, jogos de xadrez, entre outros e ler bons livros também são eficazes. 

Se tiver interesse em conhecer jogos educativos e estratégias grátis para desenvolver a memória das crianças e aprender Matemática, recomendamos acessar nossa postagem chamada: Jogos Didáticos no Ensino de Matemática! 

CONCLUSÃO!
Infelizmente a população brasileira vem sofrendo com governantes que investem pouco ou quase nada na educação e saúde, fazendo com que nosso país tenha baixos índices de desenvolvimento humano, colocando no mercado verdadeiros analfabetos funcionais e também pelo total descaso com a saúde, com hospitais e pronto-socorros superlotados e ainda, importando médicos de outros países pelo descaso com a formação do médico no Brasil. Acrescentamos ainda que um dos maiores problemas encontrados em nosso país é a desigualdade social, onde temos uma minoria que tem muito, enquanto a esmagadora maioria passa por imensas dificuldades financeiras. Isso, com certeza se reflete na educação destes alunos carentes, que frequentam a escola pública e que, muitas vezes é o local onde eles, infelizmente se alimentam durante o dia inteiro, pois alguns não têm recursos suficientes para se alimentarem em seus lares.
Sabemos que a formação do cérebro e da mente de uma pessoa começa aos primeiros meses de vida e vai até por volta da idade de vinte anos. Especialistas no assunto relatam que faltando energia que nosso corpo abstrai dos alimentos, nossa capacidade de concentração e raciocínio, com certeza ficam prejudicados.
Com certeza é um problema que somado a muitos outros de natureza pedagógica fazem com que nossa Educação esteja agonizando e ocupe as últimas posições no ranking mundial.

Atenção:
Espero que tenham gostado da matéria e que compartilhe com seus amigos, usando dos atalhos para as redes sociais, localizados ao final do post.
Se ficou dúvidas ou quiser comentar, seja para elogiar, criticar ou simplesmente deixar sua opinião use o espaço para comentários também ao final da matéria.
Ajude-nos na divulgação deste site, cadastrando-se como nosso seguidor e assim recebendo gratuitamente todas nossas matérias ou indicando nosso endereço aos seus amigos.
Desde já, agradecemos sua visita e apoio. Muito obrigado!  
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!

  



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer