Os Dez Choques Mais Bizarros da Ciência!

Conheça os Detalhes dos Dez Choques Mais Bizarros da Ciência!
Sabemos que ao longo de toda a história da ciência, ocorreram muitos choques, alguns paradoxos, muitos erros e equívocos que intrigaram a todos nós. Aqui mesmo neste site, já selecionamos os mais curiosos e os publicamos e que vale muito a pena acessar e conhecê-los, procurando pelo post: Os Maiores Erros Matemáticos do Mundo!  Mas talvez os dez maiores choques bizarros da ciência conhecidos em todos os tempos, são os que vamos tratar aqui neste artigo, tais como:

1. Muitos cientistas foram inflexíveis, quando afirmaram equivocadamente que as rochas nunca poderiam cair do céu. No entanto, sabemos que choveu meteoros na terra, atingindo até o telhado de vidro do museu do Louvre, em Paris. Em outra ocasião, nosso planeta foi atingido por um dos maiores asteroides conhecidos, com cerca de 10 quilômetros de diâmetro, por igual tamanho de altura, que colidiu com o México, entre 65 e 145 milhões de anos atrás e pode ter dizimado a era dos dinossauros e de outras espécies da face da terra. Mais recentemente soubemos que um meteoro atingiu a Rússia em 2013, ocasionando pânico e ferindo cerca de 900 pessoas, vindo a causar a morte de 3 pessoas. Felizmente, nenhum pedaço destas rochas atingiu a cabeça destes pseudo-especialistas.

2. Algum tempo depois, houve a equivocada e temida teoria que afirmava que a Terra seria plana, cuja teoria foi um verdadeiro "fiasco" e amplamente aceita pelos cientistas que viveram em épocas passadas, os quais alertavam a todos, de que os navegadores e pessoas que navegassem muito longe da costa, poderiam mergulhar fora da borda da terra, caindo em um abismo sem fundo e de não retorno. Felizmente mais tarde descobriram que a terra era, na verdade, uma grande bola suspensa no espaço. Nicolau Copérnico foi um astrônomo e matemático polaco que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar e foi o primeiro cientista que provou que a Terra gira em torno do Sol.

3. Ptolomeu, perto do ano de 150 d.C. conseguiu convencer os cientistas que a Terra era o centro absoluto do universo. Muitos seguidores desta ideia, entre eles, Aristóteles, chamaram esta teoria de geocêntrica, onde a Terra seria considerada indevidamente como presente no centro do universo. Este absurdo ficou tão popular que sua renegação era considerada como "doutrina herética" pelas autoridades e governos, e muitos de seus opositores foram queimados vivos, quando contrariaram esta falsa ideia. Naquela época, o questionamento de uma tradição científica era uma das causas para a morte e um negócio muito sério, e o resultado era que seus opositores eram condenados e queimados vivos na fogueira, em caso de discórdia de qualquer pensamento científico. Galileu defendia a tese de Copérnico de que a Terra não ficava no centro do Universo, e sim orbitava o Sol. Com uma interpretação literal e equivocada da Bíblia, a Igreja Católica não aceitava que essa teoria fosse tratada como verdade e sim apenas como uma hipótese. Dessa forma, Galileu foi obrigado a negar suas ideias publicamente e viver confinado em uma espécie de prisão domiciliar. Somente a pouco tempo atrás, ou seja a apenas ha vinte anos  de nosso tempo, foi que a igreja, na figura do papa João Paulo II, reconheceu o erro e pediu perdão a todos pelo enfadonho equívoco.

4. O pensamento tradicional científico foi muitas vezes mais importante do que a verdade dos fatos. Tomemos o caso do obstetra húngaro Ignaz Phillip Semmelweiss, que ousou em meados dos anos 1800 para propor que os médicos deveriam começar a lavar as mãos antes de suas intervenções. Ignaz acreditava que os médicos seriam responsáveis ​​pela transferência de germes de paciente para paciente e que a higiene e a lavagem das mãos iriam reduzir drasticamente a incidência de muitas doenças infecciosas. Muitos especialistas da medicina na época, se sentiram ofendidos pelas insinuações que eles estavam contaminando as pessoas e começaram a ridicularizar, menosprezando Semmelweiss, até que ele completamente abalado, praticou o suicídio. Ignaz descobriu a maneira mais difícil, que se opor ao estabelecimento das regras não era saudável para a carreira, inclusive para a sua saúde. Ele também descobriu uma verdade inquietante que tem sido, infelizmente, uma marca característica de muitos especialistas que ficaram nos tempos remotos. É o seguinte: Defender o pensamento tradicional é muitas vezes mais importante do que defender a própria verdade.
Somente, mais tarde, no ano de 1800, especialistas como Louis Pasteur e Robert Koch tiveram que lutar contra este estabelecimento incorreto e com muita ênfase levando os médicos a entenderem que pequenas bactérias podem realmente causar doenças mortais e finalmente propondo a higiene como conduta obrigatória a todos que tratam da saúde. Infelizmente até hoje, vemos pronto-socorros, hospitais e clínicas médicas que não seguem esta norma e causam verdadeiro pânico a seus pacientes.

5. Outro procedimento envolvendo a medicina há muito tempo era de que os médicos endossavam a prática horrível de "sangria"  e que envolvia a drenagem de sangue do corpo de um paciente, e para isso eles inclusive cortavam e abriam as veias. Nesta ocasião, sabe-se que o sangue foi muitas vezes capturado em uma tigela rasa até que o paciente ficasse muito pálido e fraco, sendo que este procedimento na época seria usado para a cura de alguns tipos de doenças.
Dizem que George Washington, considerado por muitos como "o pai dos Estados Unidos" o primeiro e talvez o mais popular presidente dos Estados Unidos que morreu em 1799, depois de ser drenado por médicos, que retiraram cerca de 9 litros de sangue dele, no prazo de 24 horas, quando seu único problema físico era uma infecção na garganta. Procedimento este que foi considerado mais tarde como absurdamente errado.
E, enquanto muitos médicos modernos consideram a sangria, lobotomias, e outros procedimentos recentes, como mero charlatanismo. Nossa pergunta é: o que os futuros especialistas do mundo irão dizer daqui há alguns anos, sobre o tratamento de doenças atuais, usando da radiação, quimioterapia e também da prática mais horrível, cruel, imoral e de todas as práticas que se chama aborto. E, do uso dos medicamentos à base do canabidiol?

6. E, em seguida, vemos a trapalhada do engenheiro Thomas Edison (1847-1931), considerado um dos maiores inventores de todos os tempos (luz elétrica, fonógrafo, etc.), que supostamente insistia na utilização da corrente contínua, afirmando equivocadamente que, a corrente alternada, nunca iria funcionar para a distribuição de eletricidade. Acontece que, este homem incrivelmente brilhante também foi incrivelmente ignorante neste intento. 

7. Mais tarde, quando a televisão foi inventada, muitos especialistas alegaram que, na verdade, as TVs nunca iriam superar ou substituir a popularidade do rádio. E ainda, muitos previram que o rádio, logo se tornaria obsoleto. Hoje vemos que ambas as teorias estavam erradas. Hoje, temos várias indagações com a popularidade da Internet, onde muitos dizem, por exemplo que os jornais on-line dos grandes sites de notícias vão, num futuro próximo, substituir e até arruinar a vida dos jornais impressos. Acreditamos que todos têm lugar e espaço, pois eles continuam desempenhando seus papéis com maestria e cada um ocupando lugar de destaque. Sabemos que o telefone público apelidado de "Orelhão" estaria com seus dias contados. Será que o telefone celular vai desbancar o fixo? Não sabemos, pois, o futuro a Deus pertence.   

8. E quem poderia esquecer que os engenheiros do início dos anos 1900 confiaram e insistiam afirmando arrogantemente que nem mesmo o próprio Deus poderia afundar o Titanic?  Isso aconteceu infelizmente em sua primeira viagem. Será que alguns destes inteligentíssimos senhores engenheiros passou a sua última noite à deriva do Titanic nas águas geladas do oceano Atlântico?

9. Um dos mais recentes incidentes foi o caso vergonhoso do chamado "Piltdown Chicken" ou do hostilizado "fóssil frango" que foi produzido e exibido pela National Geographic Society, no ano de 1999, considerado por muitos como o elo perdido entre as aves e a vida indescritível dos dinossauros. O fato foi inventado por um empreendedor e agricultor chinês que, usando toda sua imaginação reconstrutiva e evolutiva, simplesmente colou um fóssil de pássaro juntamente com os restos de um rabo de lagarto. Certamente que, o fato foi mais tarde revelado, por ser fraudulenta, mas não antes que muitos especialistas já haviam apelidado este intento de "galinha" ou Archaeoraptor liaoningensis. Estima-se que ele faturou uma fortuna com seu pseudo invento.

10. O Bug do Milênio - No final do ano 1999, toda a população entre analistas de sistemas, trabalhadores, empresas, instituições financeiras e até a máquina do governo, entraram em verdadeiro pânico, temendo o que poderia ocorrer com os computadores que controlavam todas as nossas atividades cotidianas, na virada do ano 1999 para o ano 2000. Era esperado por todos o grande erro(bug) de toda a história da lógica, e que não fora previsto quando ocorreria o grande colapso  em datas que se apresentavam como 99 (duas casas decimais) e iriam virar para 00 ou 2000. O fato poderia causar um verdadeiro desastre nas operações dos computadores e, em consequência nossos sistemas de controles diversos, poderiam sofrer uma pane enorme e deixar de funcionar adequadamente.  Quase todos os pesquisadores e profissionais de TI e parte da imprensa especializada, entre outros estudiosos diziam que os aviões poderiam cair, as contas bancárias corriam o risco de serem exterminadas, redes de eletricidade poderiam deixar de funcionar, trens também poderiam até se chocar, carros iriam se colidir, pois os controles dos semáforos parariam de funcionar, as unidades de suporte de vida teriam um mau funcionamento por falta de energia e todos os computadores poderiam travar ao redor  de todo o globo terrestre.
Tudo isto aconteceria na virada da meia-noite e final do ano 1999, ou seja, na véspera de Ano Novo (zero hora de 2000). Na ocasião os profissionais de TI, alegaram que surgiriam erros lógicos em cima "rollover" de x99 para x00 e que talvez tenham sido corrigidos naquela ocasião. Foram gastos, quantias extraordinárias de dinheiro para resolver o problema e talvez isso possa ter sanado o que poderia se transformar numa catástrofe não confirmada.  As instituições financeiras poderiam sofrer enormes prejuízos com os saldos de seus clientes que poderiam ser apagados, e então gastou-se muito  com mão de obra de analistas, programadores entre  outros profissionais, que efetuaram enormes backups(cópias de segurança), visando controlar o saldo de seus correntistas e amenizar o que poderia acontecer.  Quando o relógio marcou o dia 1º de janeiro 2000, nada disso se concretizou. Era, na verdade, apenas um erro de lógica que foi considerado o maior de toda a história da matemática computacional. Felizmente não ocorreu todo o alarde divulgado e não passou apenas de um alarde ocasionando gastos extremamente desnecessários e assombrosos.

CONCLUSÃO! 






Hoje, talvez até muito mais do que antigamente, ainda ocorrem vários erros, choques e desastres nas mais variadas ciências. Verificamos pontes e prédios que caem, lagos e rios que secam, represas que se rompem, como no recente caso da empresa mineradora Samarco em Mariana(MG), tudo provocado por equívocos dos especialistas, engenheiros, matemáticos, físicos, etc. revelando o quão frágil ainda se encontra nossos estudos, pesquisas e desenvolvimento cientifico. Muitos choques ou equívocos provocam perdas monetárias, enquanto que outros que envolvem a saúde e a vida podem provocar acidentes e até ceifar muitas vidas humanas. 
Por outro lado, sabemos que a natureza vêm sendo agredida, dia a dia e isso têm causado o aquecimento global, trazendo mudanças no clima, provocando catástrofes e desastres nunca vistos no planeta. 

Neste mês, houve a reunião da 21ª Conferência do Clima (COP 21) que foi realizada na França, em Paris, e teve como principal objetivo a proposição de um novo acordo entre os países, com o objetivo principal de diminuir a emissão de gases do efeito estufa, e que consequentemente deverá diminuir o aquecimento global, limitando o aumento da temperatura global em 2ºC com efeitos até o ano de 2100. Foi costurado um acordo, em que países como os EUA e China, que são os maiores poluidores e demais participantes, assinaram compromisso para diminuir a poluição,  que vem sendo infelizmente praticada ao meio ambiente.
Atenção:  
Se você quiser encontrar muitas outras curiosidades intrigantes das ciências, com foco na Matemática, acesse nosso marcador Curiosidades Matemáticas! 
Aproveitamos também para convidá-lo a se cadastrar como nosso seguidor e assim receber gratuitamente nossas matérias que são periódicas e inéditas. 
Caso tenha gostado do post, compartilhe com seus amigos, usando os atalhos para as redes sociais, que se encontram logo ao final deste artigo, ou divulgue nosso endereço aos mesmos.
Se ficou com dúvidas, ou quiser elogiar, criticar, sugerir, deixe seu comentário no espaço apropriado que se encontra ao final deste post. 
Desde já, agradecemos sua visita e parecer. Muito obrigado! 
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer