Agradecemos sua visita. Aproveite para se cadastrar gratuitamente como seguidor(a).

Aqui a Matemática é Simples e Descomplicada! Acesse, comente e compartilhe nossos artigos.
Hoje é


Conheça Dicas Preciosas para Estudar e Fazer uma Boa Redação no ENEM! - Para acessar: →

Translate

sábado, 2 de janeiro de 2016

A Educação e a Música!

Será que a música ajuda na educação e no aprendizado das crianças?
A música além de acalmar e acalentar nossos corações, também pode ser utilizada para educar, estimular e alavancar o aprendizado das crianças, dos adolescentes e demais alunos. Então, incentivá-los a aprender a tocar um instrumento musical ou mesmo a cantar, vai desenvolver muitíssimo a comunicação, a sensibilidade e a concentração, motivando-os ao aprendizado de qualquer conteúdo escolar com maior facilidade.  Não importa qual o tipo de música ou que instrumento ela irá se dedicar ao aprendizado, seja ela popular, instrumental, clássica, erudita, aprender piano, violão, violino, bateria, violoncelo, etc., sempre haverá ganhos expressivos de concentração e aprendizado. Especialistas dizem que os estudos desses jovens, quando acompanhados pela música, desenvolvem muitas habilidades cognitivas, como uma criança mais comunicativa, educada, saudável e criativa. Ainda mais, apontam que alunos que se dedicam ao aprendizado da música, têm mais facilidade em aprender e se relacionar em sociedade.  Salientamos ainda que a música desenvolve os sentidos, ensinando padrões rítmicos, estimulando também a habilidade sensório-motora e desenvolvendo o raciocínio lógico matemático. Muitos pais e responsáveis se queixam da disciplina e dificuldades de aprendizado de seus filhos, os quais têm relatado baixa estima, são indisciplinados e desobedientes e alguns chegam até a levá-los aos consultórios médicos, para poder controlar a ansiedade e distúrbios de aprendizado que apresentam. No entanto, sabemos que uma criança ou adolescente tem muita energia para gastar, então ela precisa ser estimulada e incentivada no âmbito da família para se dedicar ao aprendizado escolar e da música, o que deve ser feito concomitantemente desde a tenra idade.

Estudos apontam que o aprendizado de música, segundo pesquisadores, é um dos estímulos mais potentes para desenvolver os circuitos internos do cérebro. Ela atua nos dois hemisférios dele, o direito que é responsável pela criação e intuição, enquanto que o esquerdo responde pelo lógico e sequencial. Então, ela poderá ajudar no raciocínio matemático, contribuindo para a compreensão da linguagem e para o desenvolvimento da comunicação e da escrita. 

Aqui mesmo em nosso blog, já publicamos com muito sucesso, os benefícios do aluno estudar ouvindo música clássica, e até a música clássica teria sido usada por muitas mães grávidas que acreditam que, se colocarem um fone de ouvido em suas barrigas, durante algum tempo, seus bebês receberão também os benefícios da música e virão ao mundo mais calmos e inteligentes, mas isso nunca foi provado pela ciência.

Em toda música, seja ela regional ou não, estão presentes os vários elementos básicos que são: as palavras, a poesia, a harmonia e o ritmo. A cultura e os benefícios de estudar e aprender uma boa música, pode penetrar diretamente em nossos centros nervosos e ordenar de maneira rápida e imediata a divisão do tempo e do espaço.

O Ganho no Descobrimento de Novas Palavras e Ganho de Vocabulário! 







Todos já ouvimos conselhos de que ler um bom livro, ouvir uma bela canção, assistir um filme, ver uma peça teatral ajuda a desenvolver nossa cultura, termos noções artísticas e potencializa ganhos de vocabulário. Mas, não pense que a música somente ajuda no aprendizado de Matemática e desenvolvimento do raciocínio lógico. Ela com certeza será benéfica para o aprendizado geral, pois haverá ganho de concentração, habilidades lógicas dedutivas, desenvolvendo habilidades para a arte e aprendizado de novas palavras. Veja que um estudo realizado nos USA (Estados Unidos da América) que foi desenvolvido pela Long Island University, quando considerou em sua pesquisa duas escolas, em que foram avaliadas dois grupos, sendo que um deles, compostos por crianças que estudavam piano formalmente e um outro que não tiveram este estudo. No final da pesquisa, os resultados, segundo os pesquisadores que acompanharam os alunos, durante o tempo de três anos e os compararam cientificamente, vieram a relatar que as crianças que aprendiam música, tinham apresentado um melhor vocabulário que as demais e por isso aprendiam conteúdos escolares com maior facilidade. 
Outra pesquisa divulgada pela York University e pelo Royal Conservatory of Musica de Toronto, estimou que cerca de 90% das crianças analisadas que mantêm um aprendizado musical apresentaram uma melhora considerável em sua inteligência, com melhor conhecimento de vocabulário, tempo de reação e precisão. E, com isso ocorreu um melhor desempenho escolar no Canadá quando foram consideradas estas crianças no estudo. 


CONCLUSÃO:

Na modesta opinião deste blog, o aprendizado da música ou de qualquer instrumento musical pode alavancar a educação, criando nos alunos, crianças e jovens, noções de disciplina, comunicabilidade, motivação, etc. Quem não se lembra com carinho das antigas fanfarras escolares que tanto contribuíram para o desenvolvimento da nossa cultura e o aprendizado musical. Infelizmente em nossos dias atuais, elas estão quase se extinguindo e a nossa educação agoniza num descrédito sem fim.

Reafirmamos que uma obra musical é muito rica em artes, como poesia, ritmos e sequências que são muito estudadas inclusive pela Língua Portuguesa e Matemática. Se quiser saber mais detalhes de sobre como se deu o estudo matemático, utilizando-se da música, inclusive abordando as sequências musicais, recomendamos acessar nosso artigo chamado: Aprendendo Matemática com Música!
Talvez o aprendizado da música seja um dos fortes estímulos para incentivar a qualidade da educação nas escolas e quem sabe, ainda possa alavancar nossa cultura, pois criando o gosto pela arte musical nestes jovens e crianças, estaremos incentivando e promovendo o aprendizado das outras disciplinas, enriquecendo o currículo escolar das escolas brasileiras.

ATENÇÃO:
Aproveite para acessar e se inteirar de outros conteúdos envolvendo recreações educativas com foco no aprendizado de Matemática.
Caso tenha ficado com dúvidas ou quiser comentar para deixar sua opinião, criticar, elogiar, acrescentar ou retificar, recomendamos que poste seu parecer no espaço para comentários ao final do post.
Ajude-nos na divulgação do Blog, cadastrando-se como seguidor e assim receberá nossas matérias e artigos que são inéditos e semanais.
Você também pode compartilhar com seus amigos, usando os atalhos para as redes sociais que se encontram no final deste artigo, ou divulgando NOSSO ENDEREÇO aos mesmos.
Desde já, agradecemos pela visita e apoio. Muito Obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficou alguma dúvida sobre a postagem acima ou quer deixar uma sugestão?
Escreva seu comentário no espaço apropriado, seja para elogiar, criticar ou expor dúvidas, que publicaremos e responderemos o mais rápido possível.

Atenção: Serão excluídos os comentários contendo propagandas e também aqueles que faltem com o respeito e educação a qualquer usuário do Blog ou, os que venham induzir nosso leitor a acessar conteúdos impróprios e eticamente não recomendados. Desde já, agradecemos sua participação!




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...