Matemática para Concursos em Nível Médio!

Como se preparar corretamente para a prova de Matemática nos concursos públicos em nível médio de conhecimentos?
Se você quer se preparar de forma adequada e satisfatória para prestar boas provas em qualquer concurso público, em nível médio de conhecimentos, seja para concorrer a cargos efetivos ou mesmo se dar bem no exame Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), inclusive nas provas de vestibulares, recomendamos seguir as seguintes orientações:

1. Faça um planejamento de estudos, considerando o prazo disponível para a realização das provas e reservando parte de seu tempo livre para estudar todas as disciplinas, com as horas diárias, duração dos estudos em cada matéria, estimando início e final, tudo com a maior antecedência possível; 
2. Dedique-se aos estudos, lendo primeiramente o edital e certificando-se das matérias e dos conteúdos que serão cobrados na prova;
3. Adquira os materiais necessários como apostilas e livros e outros materiais necessários exigidos no edital que serão cobrados nos testes e provas. Se for fazer algum curso para sua preparação, oriente-se da competência e reputação dele em aprovação nos concursos anteriores dos mesmos cargos pleiteados;
4. Se decidir estudar sozinho, comece pelas matérias que não domine, sendo que as demais também devem ser revisadas e estudadas, porém dedique uma menor carga horária a elas. Caso encontre mais pessoas para estudar em conjunto, existe os prós e contra, uma vez que poderão trocar e compartilhar conhecimentos, mas também existe a possibilidade de distração e perda de foco. Então, no caso manter a disciplina, evitando conversas paralelas ou assuntos dispersos, podem ajudar neste propósito;
5. Como aqui, nosso foco é sua aprovação, além da parte teórica de todas matérias é muito salutar resolver as provas dos concursos anteriores e também fazer outros simulados com os conteúdos que serão cobrados nas provas, para avaliar como anda seu aprendizado. Nesta fase, seria benéfico dividir o tempo que vai gastar por questão e se portar como se estivesse realmente prestando a prova com o objetivo de corrigir eventuais problemas que podem surgir no dia da prova;
6. É muito salutar e benéfico, reservar algum tempo para se exercitar, praticando esportes e ter um pouco de lazer, mas tudo com muita disciplina; 
7. Quando estiver na reta final, ou seja, restando apenas alguns dias para as provas, apenas revise os conteúdos que tenha maior dificuldade e dedique-se ao relaxamento, com mais tempo e lazer com seus amigos.
8. No último dia não estude, deixe sua mente e corpo bem relaxados, para se recompor e realizar uma boa prova. 
9. Finalmente, leve todos os materiais necessários que vai usar nas provas, conforme reza o edital, assim como, garrafinha de água se for permitido, e chegue ao local das provas com 30 minutos de antecedência. É muito útil conhecer e visitar o local antes do dia das provas, para evitar problemas com o transito ou complicações com o endereço. Quando receber sua prova, leia atentamente as instruções, e comece pelas questões consideradas mais fáceis, e em seguida resolva as de maior grau de dificuldade.

Como nosso foco é Matemática, vamos dar algumas dicas do que pode ser pedido nesta prova, em nível médio de conhecimentos:

a) Estude as operações básicas, ou seja: Adição, Subtração, Divisão e Multiplicação. Veja as principais regras para se efetuar as operações, como o uso dos parenteses, colchetes, etc. Também certifique-se das regras de sinais nas operações aritméticas. Se achar conveniente acesse nossas matérias já publicadas sobre estes assuntos. Veja a seguir, um exemplo prático:
Quanto vale a expressão: [2 + 3(4 - 12)]÷2
Solução: [2 + 3(4 - 12)]÷2 = [2+3(-8)]÷2 = [2-24]÷2 = -22÷2 = -11

b) Questões envolvendo frações e decimais são muito cobradas e devem ser muito estudadas, para não ter surpresas desagradáveis. 
Por exemplo, Se João comeu 3 partes de uma pizza dividida em 10 partes iguais e Maria saboreou 2 partes de outra de mesmo tamanho, porém dividida em 12 partes iguais. Quem comeu mais pizza?
Solução: João comeu 3/10 enquanto que Maria 2/12. Devemos achar qual é a maior fração, então:
Fazemos o MMC entre 10 e 12 achamos que vale 60, logo: 3/10 = 18/60 e 2/12 = 10/60. Como 18/60 > 10/60, concluímos que João comeu a maior parte.
Nota: Se tiver dificuldade em achar o MMC e frações, acesse nossas matérias sobre estes conteúdos, bastando pesquisá-las neste Blog.

c) Equações também é um dos conteúdos mais cobrados em provas de Matemática, e que já foi abordada de forma completa neste espaço. Você deve saber operar com equações do 1º e 2º graus, achar as raízes, saber operar com máximos e mínimos das equações, etc. Então, recomendamos acessar em nosso blog estes conteúdos e se inteirar. Um exemplo de questão de 1º grau que pode ser cobrada é: Se fui a um restaurante e gastei R$ 100,00 em meu consumo e a casa cobra 10% a título de serviços, mais uma taxa adicional de 20,00 fixo para couver artístico. Qual seria a expressão matemática para o cálculo das contas deste restaurante?
Solução: Colocamos x como o consumo, Então, ficaria assim:
Conta = x + 0,10x + 20
No caso x= 100 → conta = 100 + 0,10.100 +20 = 100 + 10 + 20 = 130,00

d) Saber operar também com a Matemática Financeira, assim como dominar juros e porcentagens, também vão lhe ajudar a solucionar esta prova com mais segurança e tranquilidade. Por exemplo, quanto vale (2%)² ?
Solução: Resolva primeiro a porcentagem e depois eleve ao quadrado, ou seja:
(20%)² = 0,2² = 0,2.0,2 = 0,04 = 4%

e) Finalmente, veja também como anda seus conhecimentos em Geometria, Cálculo de áreas e perímetros, Volumes das figuras geométricas. Estude ou revise também outros conteúdos importantes da Matemática como: Análise Combinatória, Logaritmos, Conjuntos, Álgebra, Probabilidade, Razão e Proporção, Trigonometria, Estatística, entre outros. Sugerimos visitar todas estas matérias aqui neste site e mesmo as outras que identificar no edital do concurso. Temos certeza que vai encontrar muitas delas por aqui, pois temos publicado mais de 240 conteúdos, inclusive acompanhados de muitas questões e exercícios com resposta, tudo muito bem explicado. Contudo, se tiver dúvidas, deixe seu comentário ao final desta postagem que vamos responder no menor prazo possível.
Somente para ilustração, veja o exemplo de uma questão sobre a lei dos senos que é muito recorrente nestas provas. 
Observe atentamente a figura abaixo, em que queremos saber a largura "x" que representa a largura do rio, verificando-se a posição de uma pessoa no ponto P que está distante 100 metros da margem do rio e considerando-se os ângulo de 45º e 30º que estão destacados na figura. 












Solução:
Usando a lei dos senos, podemos escrever: x/sen45º = 100/sen30º
Então: x/0,705 = 100/0,5 → 0,5x = 0,705.100 → 0,5x = 70,50 → x = 70,5/0,5 → x = 141 metros.

CONCLUSÃO:





Queremos deixar bem claro, que este curto espaço desta postagem, não é suficiente para abordarmos todo conteúdo completo de qualquer prova dos concorridos concursos que exigem muito estudo e preparação integral. Então, você deve pesquisar toda matéria que é cobrada no edital para se preparar bem e, garanto que vai encontrar muitas delas aqui neste site. Disponibilizamos o link para apenas alguns conteúdos, visando facilitar o acesso, sendo que os demais, aconselhamos pesquisar no espaço disponível no Blog, caso seja de sua vontade. Nosso objetivo aqui é passar apenas algumas dicas que podem lhe ajudar a fazer uma boa prova e quem sabe realizar seu sonho e conseguir um bom emprego na área pública ou mesmo ser aprovado no vestibular de seu interesse. Mas, não fique preso somente nos estudos via internet, pois para obter sucesso é necessário muita dedicação, empenho e esforço e isso significa agregar várias fontes de informação, pois o conjunto de tudo é que vai prepará-lo adequadamente para fazer um bom exame ou boas provas.  
Atenção: Sabemos que em muitas provas, são encontradas questões que são verdadeiras pegadinhas, e que literalmente derrubam qualquer candidato, por melhor preparado que esteja. Em nosso site, já publicamos com muito sucesso o artigo: Pegadinhas em Questões de Matemática nos Concursos Públicos! onde disponibilizamos questões consideradas pegadinhas que recomendamos veementemente seu acesso e conhecimento. 
Caso tenha alguma dúvida, ou quiser comentar para elogiar, criticar, sugerir ou simplesmente deixar sua opinião, use o espaço ao final destinado aos comentários que vamos responder com o maior prazer.
Se gostou da matéria e quiser compartilhar com seus amigos, use dos atalhos para as redes sociais que estão disponíveis logo abaixo ou divulgue nosso endereço aos mesmos.
Desde já, agradecemos sua visita e parecer. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer