Mitos e Verdades da Matemática!

Dez Mitos e Verdades da Matemática que Todos Deveriam Saber!
Muitas pessoas acham que o aprendizado de Matemática é destinado somente para poucos privilegiados, que supostamente já nasceram com certa habilidade e predisposição ao entendimento desta disciplina, mas na verdade sabemos que este fato é apenas mais um mito, ou seja, todas pessoas podem e têm condições suficientes e necessárias para isso, bastando muita dedicação, empenho e estudo, contando com o apoio e acompanhamento de um mediador nesta atividade. Então, para sanar muitas dúvidas dos pais, responsáveis, alunos, professores e dos demais interessados, vamos enumerar dez mitos e verdades absolutas sobre o aprendizado desta importante disciplina, que todos devemos saber:

1. Os meninos aprendem Matemática com mais facilidade do que as meninas.  
Mito, isso é apenas machismo, pois na verdade meninos e meninas aprendem de maneira e forma iguais todos conteúdos matemáticos.

2. Aprender Matemática é apenas decorar fórmulas e saber usá-las efetivamente nos cálculos das questões matemáticas.
Mito, pois temos que entender os conteúdos. As fórmulas simplesmente agilizam os cálculos matemáticos inerentes, mas muitas vezes o entendimento torna-se mais que necessário no aprendizado desta disciplina.

3. A calculadora pode substituir o aprendizado de Matemática.
Mito, o aprendizado desta disciplina é muito mais do que saber efetuar simples operações na calculadora, pois ela envolve muitas estratégias e utilização do raciocínio lógico e que pode ativar nosso cérebro, sendo indicada até para manter a saúde mental das pessoas, especialmente na terceira idade.

4. Sempre aprendemos mais a Matemática, fazendo exercícios e resolvendo questões ou problemas matemáticos.
Verdade, é a melhor forma para estudar e aprender Matemática. Muitos dizem que é como aprender a jogar futebol, andar de bicicleta, os quais somente aprendemos praticando.

5. Quem sabe Matemática tem mais facilidade em realizar contas e operar com números.
Verdade, pois a Matemática proporciona maior agilidade e facilidade em realizar muitas operações envolvendo números.

6. Com a utilização da regra de três podemos resolver todos problemas e questões de Matemática.
Mito, pois a regra de três é apenas mais um recurso desta disciplina, valendo apenas para algumas situações específicas, sendo considerada uma regra prática e não um teorema matemático.

7. Não preciso aprender Matemática porque vou escolher minha profissão na área de humanas.
Mito, pois sabemos que o vestibular é uma prova que cobra conteúdos gerais, envolvendo todas disciplinas. Então, quase todas provas neste sentido, cobram conhecimentos de Matemática e das demais disciplinas envolvidas. Também porque fica muito difícil escolhermos uma profissão que não use nenhum conhecimento matemático. 

8. No mundo existem pessoas que nunca vão conseguir aprender Matemática.
Mito, todas pessoas têm condições de aprendizado de Matemática, algumas podem ter maior facilidade que outras, mas todas no seu tempo, com certeza vão aprender a disciplina, bastando dedicação e empenho para isso.

9. Somente quem aprende Matemática é que vai ter sucesso na vida profissional e acadêmica.
Mito, pois cada ser humano pode alcançar sucesso na sua vida profissional e também estudantil dependendo de seu empenho e dedicação as atividades profissionais e aos estudos.

10. Sabendo-se apenas as 4 operações básicas, já são suficientes para o entendimento completo de Matemática. 
Mito, pois elas são apenas as ferramentas básicas para o aprendizado desta disciplina, servindo-se de base para a compreensão dos demais conteúdos mais avançados de Matemática.

CONCLUSÃO:   






Observe que existem muito mais mitos do que verdades que são aplicadas nesta área do conhecimento e que talvez por isso esta disciplina é considerada equivocadamente como o "bicho papão" da educação. Muitos acreditam piamente que é uma matéria de difícil assimilação e aprendizado e alguns dizem que sentem medo e até ojeriza por ela. Como podemos observar com a matéria, muitos questionamentos são considerados mitos que devem ser desmistificados pelos envolvidos na educação e aprendizado de Matemática.  A certeza que fica evidente é que aqueles que se dedicam com mais empenho ao aprendizado, conseguem vencer os desafios e se dão bem, tando no aprendizado de Matemática, quanto em toda sua vida acadêmica e profissional. 
Saber dominar os conhecimentos gerais, seja de Matemática, assim como das demais áreas ou disciplinas se faz extremamente necessários para obtermos sucesso em nossos projetos e sonhos futuros.  Não importa qual área você vai escolher para o futuro, todo conhecimento, seja de Matemática ou de outras disciplinas sempre agregam valor e cultura em sua formação, rumo ao sucesso pessoal ou profissional.
Esperamos que tenham gostado da matéria e que a divulgue aos seus amigos e pares. Para isso, recomendamos divulgar nosso endereço aos mesmos ou usar os atalhos para compartilhar com as redes sociais que estão localizados ao final do post.
Caso goste de artigos envolvendo fatos curiosos das ciências, com foco na Matemática, recomendamos acessar nosso marcador chamado: Curiosidades da Matemática!

Atenção!
Se ficou com alguma dúvida em relação ao nosso conteúdo, ou quiser elogiar, criticar ou apenas deixar sua opinião, use o espaço destinados aos comentários, presentes logo ao final desta matéria, que teremos o maior prazer em responder e publicar.
Finalizando, gostaríamos de convidá-lo a nos seguir e assim receber gratuitamente todas nossas matérias, agradecendo a sua visita e apoio. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer