Obrigado pela visita. Cadastre-se gratuitamente como seguidor(a)!

"O céu deve ser esférico, pois a esfera, sendo gerada pela rotação do círculo, é, de todos os corpos, o mais perfeito". (Aristóteles)
Hoje é


Faça Nosso Teste de Inteligência Grátis em Poucos Minutos e Conheça na Hora o seu Perfil! - Para acessar: →

Translate

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Auto Ajuda para Aprender Matemática!

Auto Ajuda e Conselhos para Estudar e Aprender Matemática!
Resolvemos com este artigo dar algumas dicas e conselhos úteis para os milhares de estudantes que vêm apresentando certas dificuldades no aprendizado e consequentemente no entendimento de Matemática e também de outras disciplinas. São dicas e sugestões de auto ajuda, inclusive para aqueles que pretendem prestar provas ou exames públicos, como as provas do exame Enem, Concursos, Vestibulares, Olimpíadas, etc. e que se queixam por suas dificuldades de assimilação e entendimento dos conteúdos em sala de aula. São 22 dicas e conselhos que todos estudantes e candidatos deveriam conhecer para se dar bem quando forem realizar as provas seletivas e que também devem ser discutidas pelos mestres e professores, sobretudo nos dias iniciais de volta às aulas. Então, vamos a eles: 

1) Prestar atenção e ficar sempre atento.
Mesmo entendendo a explicação inicial da matéria, faz-se necessário muita atenção porque o professor pode sempre introduzir conceitos novos.
2) Fazer perguntas quando não entender a matéria.
Se não entender qualquer algum assunto, nunca hesite em perguntar, porque seu professor está lá para esclarecer e explicar. Ademais, todos os professores gostam de alunos que mostram interesse na matéria.
3) Ouvir atenciosamente as perguntas dos seus colegas.
Pode acontecer que as dúvidas dos teus colegas, também sejam suas dúvidas e sempre é uma oportunidade de aprender mais.
4) Questionar os seus colegas para sanar eventuais dúvidas.
Quando não entender ou tiver dúvidas de uma determinada matéria, você deve sempre procurar ajuda junto dos seus colegas mais experientes e de sua confiança. É certo que muitos deles terão prazer em lhe ajudar, mas faça o mesmo quando ocorrer o oposto.
5) Sempre copiar a matéria ministrada em sala de aula.
Tenha o hábito de tomar nota de tudo que o professor colocar no quadro, inclusive as explicações em forma de lembrete, pois isso torna mais fácil seus estudos em casa. Muitos professores fazem as provas baseados nos exercícios que resolvem na sala de aula. Se faltar a alguma aula, não esqueças de pedir os apontamentos para um colega de sua confiança e copie o conteúdo da(s) aula(s) perdida(s).
6) Estudar sempre num local agradável e bem sossegado.
Escolha um local confortável, agradável, arejado, bem silencioso e iluminado para estudar. Se desejar colocar uma música suave e em volume baixo ao fundo, isso pode ajudar mas, desligue a TV, o rádio, o celular, a internet e tudo aquilo que te possa lhe distrair.
7) Escolha os livros de estudo adotados pelos professores.
Faça e resolva o máximo de exercícios que puder, pois a matemática é uma disciplina que só se aprende através da prática. Isso vai lhe dar confiança e ficarás mais seguro de suas capacidades. Não te limites somente a resolver os exercícios propostos pelo professor, procure também outros no teu livro ou apostila de atividades e tente resolvê-los e caso tenha dúvidas, consulte e conte sempre com a ajuda de seu mestre.
8) Realizar sempre as atividades e os trabalhos de casa.
Comece a fazer seus trabalhos de casa logo após as saídas das aulas, enquanto a matéria ainda estiver fresca na tua memória, pois assim fica mais fácil recordar a matéria e as dicas dadas pelo professor.
9) Anote todas suas dúvidas, quando da realização de suas tarefas em casa.
Se durante os trabalhos de casa, não entender algum assunto ou tiver dificuldade na solução de alguma questão relativa a matéria, anote elas, para poder perguntar e esclarecer no dia seguinte ou na próxima aula ao seu professor.
10) Procure criar mnemónicas ou técnicas para memorização.
Quando tiver dificuldade em memorizar um determinado conceito, uma fórmula, um teorema, etc., tente encontrar uma palavra, frase ou sinal que contenha a informação suficiente para relembrar aquilo que pretende fixar. Cada aluno pode e deve desenvolver sua técnica para memorização que melhor se adapte ao seu perfil.
11) Procure sempre estudar com muita antecedência ao dia da prova.
Para se dar bem nas matérias exatas e conseguir boas notas, como na matemática, não deixe nunca para estudar na véspera das provas ou dos testes, pois é necessário começar vários dias antes e organizar os seus estudos com certa antecedência, deixando ao final somente a revisão de toda matéria envolvida na prova.
12) Seja muito organizado, mantendo apostila, caderno e livros em bom estado de conservação e devidamente atualizado.
Manter todos os apontamentos juntos e organizados num único caderno ou dossiê pode ajudar muito os seus estudos e aprendizado. A dispersão e a desorganização com certeza, vai atrapalhar os seus estudos. Comece a ver como é que um determinado exercício modelo foi resolvido e depois tente a resolução de outros problemas e exercícios similares sem olhar para os seus apontamentos.
13) Faça uma lista com todas fórmulas matemáticas utilizadas nas aulas.
Este tipo de organização permite encontrar mais facilmente aquilo que precisa para resolver os exercícios, sem perda de tempo e com mais eficiência, fazendo também com que a memorização fique mais aguçada. Com certeza num curto espaço de tempo, nem vai mais precisar consultar estas anotações.
14) Ler com atenção os enunciados das questões ou problemas matemáticos.
É normal e recorrente errar muitas questões por não entender o que se pede por falta de leitura atenta do problema. Leia quantas vezes forem necessárias até ter a certeza de que houve o completo entendimento do exercício e de tudo que é pedido, para que facilite e seja encontrado a solução da questão.
15) Habitue-se a fazer um esquema ou rascunho do problema, anotando os dados encontrados na leitura dele.
Muitos exercícios que envolvem, por exemplo, a geometria, certamente ficam mais fáceis de serem resolvidos, se fizermos um esboço do problema. Elabore um plano, apontando o que sabe e aquilo que queres saber.
16) Confira a solução encontrada do problema.
No final da resolução nunca deixe de avaliar a solução a que chegou e teste se a solução faz sentido no contexto do problema apresentado. 
17) Simplifique o problema.
Muitas vezes problemas difíceis de serem resolvidos, tornam-se mais fáceis, se tentarmos pensar em problemas similares e mais fáceis, mas com números menores. Tente resolver um problema similar menos complexo e a partir daí encontre um caminho ou um método para a solução do problema mais complexo.
18) Resolva os testes e provas de anos anteriores.
Procure encontrar provas e testes de anos anteriores do mesmo perfil ou do professor de anos anteriores e tente resolvê-los. A maior parte dos professores não muda muito o tipo de teste de ano para ano. Isso também é válido para realização de exames como Enem, provas dos concursos públicos, etc.
19) Aprenda com os seus erros.
Todo estudante e muitos concurseiros sempre erram e devem corrigir ou aprender onde errou. O importante é tentar perceber o erro que se cometeu e corrigir a postura, fazendo com que esse tipo de erro não volte a acontecer. Pode ser simples erros de atenção ou também pode indicar que deve reforçar seus estudos em algum tema que não domine de forma completa.
20) Dormir bem e relaxar na véspera da prova.
É muito importante dormir bem e manter-se calmo e relaxado antes das provas e dos testes. Ficar a estudando até muito tarde na véspera da prova, em nada vai ajudar e só vai fazer com que o seu cérebro fique cansado no dia da prova e isso pode mais prejudicar do que vai ajudar neste propósito.
21) No dia da prova ou do exame nunca deixe questões ou perguntas sem resposta ou em branco.
Mesmo que não consigas resolver a questão ou problema, escreva as fórmulas que saiba que são necessárias para resolver o problema. Tente mostrar que pelo menos tem ciência daquilo que está sendo pedido naquela questão da prova.
22) Aprenda a administrar o tempo.

Quando ficar preso por muito tempo numa pergunta, pule e passe a frente. Porque muitas vezes só conseguiremos nos lembrar de alguns conceitos daquela questão, quando não estamos mais pensando nela. Se ficarmos presos em questões mais complexas e trabalhosas, podemos perder um tempo precioso e quem sabe deixarmos de resolver as questões mais fáceis da prova. Posteriormente volte a essas perguntas puladas no final do teste. Se for uma prova de concurso público e que não vai prejudicá-lo na perda de pontos, nunca deixe questões em branco, pois a probabilidade de acerto existe embora muito pequena.


Importante: 

Se quiser acessar muitos outros conteúdos voltados para concursos públicos, recomendamos veementemente acessar inteiramente grátis nosso marcador chamado: Concursos Públicos! e lá vai encontrar material e muitas questões sobre vários temas correlatos.


CONCLUSÃO:






Embora sejam conselhos úteis para ajudar e alavancar seu desempenho no aprendizado de Matemática, é certo que eles valem para todos aqueles que pretendem prestar quaisquer outras provas ou testes de concursos públicos ou mesmo para utilização no aprendizado de outras disciplinas escolares.
Espero que tenham gostado do artigo e que o divulguem aos seus amigos, indicando nosso endereço, ou mesmo compartilhando com as redes sociais, cujos atalhos estão presentes ao final da matéria.
Se ficou alguma dúvida ou quiser comentar seja para elogiar, criticar, sugerir, discordar, use o espaço para comentários também ao final deste artigo.
Aproveitamos a oportunidade para convidá-lo a se cadastrar como seguidor deste site e assim, receber todas nossas postagens automaticamente e de forma totalmente gratuita. 
Finalizando, gostaríamos de agradecer por sua visita e apoio. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficou alguma dúvida sobre a postagem acima ou quer deixar uma sugestão?
Escreva seu comentário no espaço apropriado, seja para elogiar, criticar ou expor dúvidas, que publicaremos e responderemos o mais rápido possível.

Atenção: Serão excluídos os comentários contendo propagandas e também aqueles que faltem com o respeito e educação a qualquer usuário do Blog ou, os que venham induzir nosso leitor a acessar conteúdos impróprios e eticamente não recomendados. Desde já, agradecemos sua participação!




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...