Bhaskara e a Resolução das Equações do Segundo Grau!

Como Usar a Fórmula de Bhaskara para Resolver as Equações do Segundo Grau?
Na Matemática, é muito comum e também prático o uso de fórmulas predefinidas para facilitar os cálculos, resolver certas equações, e proporcionar ganho de tempo na solução de muitos exercícios e problemas ou ainda para agilizar a realização de diversas atividades. Elas são muito úteis e importantes na Matemática Financeira, na Álgebra, Geometria, entre outras áreas, mas é de fundamental importância entender o que estamos fazendo, assim como conhecer como ela foi deduzida ou seja como se faz sua devida demonstração e também saber para que serve os resultados encontrados.
Uma das mais conhecidas e utilizadas na Educação Básica é a “Fórmula de Bhaskara”, cujo nome foi dado em homenagem ao grande matemático e astrônomo indiano Bhaskara Akaria ou Bhakara II (1114-1185). Esta é uma fórmula geral que é utilizada para resolução das equações de segundo grau, e cujas sentenças também são chamadas de equações quadráticas. Ela ainda recebe outros nomes como equação polinomial de grau dois, e na sua formação completa, é representada pela expressão: ax² + bx + c = 0, onde a, b e c são números reais, sendo que obrigatoriamente a ≠ 0. 

Por exemplo: x² + 3x + 5 = 0 (a=1, b=3 e c=5). 

Observe que se o coeficiente de “a” for igual a zero, teremos então, uma equação do 1° grau: ax + b = 0, a qual já abordamos numa matéria interessante deste site que recomendamos seu acesso e inteiração.


Gráfico de uma parábola!
Nas equações de primeiro grau, os seus gráficos são representações de retas, enquanto que o gráfico de uma função polinomial do 2° grau, é representada por uma curva, denominada “parábola”. Na prática vemos a parábola em construções da Arquitetura e Engenharia, como você pode observar na figura inicial deste artigo. E, por isso ela envolve muitas aplicações importantes em muitas outras áreas do conhecimento.
Ainda, o gráfico da parábola pode estar voltada para cima ou para baixo, dependendo do valor atribuído ao coeficiente a, ou seja: 

Se a>0, o gráfico será representado por uma curva voltada para cima;

E, quando a<0, o gráfico terá uma concavidade voltada para baixo. Observe o gráfico abaixo:


Raízes ou Zeros da Equação do Segundo Grau
Os valores de x onde o gráfico da parábola corta ou intercepta o eixo 0x do sistema cartesiano são chamados raízes ou zeros da equação.
A famosa fórmula de Bhaskara nos facilita achar estas raízes ou zeros da equação do segundo grau, bastando substituir os valores da equação na fórmula que é dada por:




Δ = b² - 4ac
Onde,
A letra grega delta (Δ) é chamada de discriminante da equação;
x: é a variável da equação que é chamada de incógnita;
a: coeficiente quadrático;
b: coeficiente linear;
c: coeficiente constante;

Importante!
Note que os valores a, b e c são constantes e chamados coeficientes da equação e o valor de Delta (Δ), de acordo com seu valor, pode indicar três considerações distintas:
1) Se o valor de Δ for maior que zero (Δ> 0), a equação terá duas raízes reais e distintas;
2) Se o valor de Δ for igual a zero (Δ=0), a equação apresentará somente uma raiz;
3) Se o valor de Δ for menor que zero (Δ<0), a equação não apresentará raízes reais.

Exemplos práticos!






1) Ache as raízes da equação quadrática x² - 6x + 8 = 0 usando a fórmula de Bhaskara?
Observe que a= 1, b=-6 e c=8 que devemos substituir na fórmula abaixo.
Como não sabemos o valor do delta, vamos calculá-lo primeiramente:
Δ = b² - 4ac
Δ = (-6)² - 4.1.8 =  36 – 32 = 4
Agora, usando a fórmula acima, teremos:
X = -(-6) ± Ö4 / 2.1
X = 6 ± 2 / 2 (agora temos duas possibilidades)
X1 = 6 + 2 / 2 = 8/2 = 4
X2 = 6 – 2 / 2 = 4/2 = 2

2) A área de um terreno retangular vale 930 m² e seu comprimento é um metro maior que sua largura. Quais são suas dimensões?
A = 930
X  e x+1 são seus lados.
Logo: 930 = x(x+1) = x² + x
X² + x – 930 = 0
X = -1 ± Ö 1² - 4.1.(-930) / 2.1
X = -1 ± Ö 1 + 3720 / 2
X = -1 ± Ö 3721 / 2
X = -1 ± 61 / 2  (temos duas possibilidades)
X1 = -1 + 61 / 2 = 60/2 = 30
X2 = -1 – 61 /2 = -62 /2 = -31 (descartamos pois não existe comprimento negativo)

Logo, um dos lados vale 30 metros, e como o outro é 1 metro maior, ele será de 31 metros.

Atenção: Para encontrar muitos outros exercícios envolvendo este tipo de equação, tudo disponibilizado gratuitamente, com resposta e explicações detalhadas, recomendamos que procure pelo conteúdo em nosso site ou se preferir: Clique aqui!

CONCLUSÃO:
Note que a equação do segundo grau, embora seja um conteúdo importante e aplicado consistentemente na Matemática, tem outras aplicações importantes, seja para cálculo de áreas e construção de pontes e viadutos, entre outras na Engenharia, apuração do lucro ou prejuízo de uma empresa no campo da Economia e Administração, etc. Portanto, estudar e aprofundar-se neste tema será de muita utilidade em seus estudos e na vida profissional. Se você quiser conhecer e saber outras formas para resolvermos uma equação do 2º grau e acompanhados de outros exercícios com resposta, sugerimos procurar nossa matéria que está publicada neste site chamada Como Resolver Equações do Segundo Grau?
Caso tenha dúvidas, ou quiser criticar, elogiar, sugerir ou retificar nosso post, use o espaço para comentários, que teremos o maior prazer em publicar e esclarecer. 
Espero que tenha gostado da matéria e que compartilhe com seus amigos usando as redes sociais ao final do artigo, ou indique o nosso endereço aos mesmos.
Aproveitamos para convidá-lo para se cadastrar como seguidor do site e assim nos ajudar na sua divulgação e ainda receber nossos artigos semanais e o melhor, sempre tudo grátis. Finalizando, agradecemos sua visita e apoio. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer