A Teoria da Origem do Universo!

De onde veio a matéria que forma o nosso corpo?
Você já parou para pensar de que ou de quais materiais nosso corpo originalmente foi formado ou construído. Certas perguntas que ainda continuam sem resposta comprovada, tais como: De onde veio nosso corpo? Viemos das estrelas? Como o corpo humano foi originalmente formado? Como nosso Universo foi formado ou originado?
Pretendemos com este artigo, estudar e abordar algumas teorias que tratam deste assunto, para entendermos um pouco mais de nós mesmos e sobre a formação de nossa matéria. Sabemos que o nosso corpo tem cerca de 70% de água e o resto de material sólido, como pele, cabelos, veias, ossos, etc.  Estudos apontam que 60% do nosso corpo é constituído de oxigênio. Se adicionarmos ao oxigênio, o carbono, hidrogênio e nitrogênio, temos 95% da massa total de toda matéria que constitui todo ser humano, que inclui os 42 litros de água que circulam em um organismo adulto. Basicamente são esses quatro elementos citados que, quando combinados formam as moléculas de proteínas, gorduras e carboidratos, considerados os tijolos para a criação de todos os nossos tecidos. Por isso, os quatro são chamados de elementos básicos de constituição de nosso corpo. A pergunta é, de onde vieram esses elementos químicos? Muitas religiões nos ensinam que foi um ser supremo chamado criador (Deus ou outras denominações) que nos criou à sua semelhança, mas cientificamente não é bem assim que se explica tal feito. Alguns cientistas, entre eles, Carl Gauss que foi até chamado de Matemático de Deus já vincularam a religião com as explicações das Ciências e mesmo da Matemática, como você pode observar no artigo que publicamos neste site chamado: Deus e a Matemática! e que recomendamos que acesse e confira para tirar suas próprias conclusões. 

Mas, voltando ao tema, destacamos uma das frases mais intrigantes que nos faz parar pra pensar de onde viemos e do que fomos formados, que pertence ao grande astrofísico chamado Carl Sagan, cujo trabalho e obra já abordamos num artigo neste site chamado Será que vamos nos espalhar pelo Universo? e que igualmente recomendamos sua leitura. Sagan afirmou em suas publicações que: "O elemento químico nitrogênio está presente em nosso DNA, o cálcio encontra-se nos nossos ossos e dentes, o ferro em nosso sangue, e até que o carbono pode ser encontrado nas tortas de maçã, etc. e que tudo foram feitos no interior de estrelas em colapso”.  Segundo ele, esses elementos que chegaram à Terra, teriam vindos das estrelas, muito tempo depois da grande explosão inicial do Big Bang. Ele ainda afirma que não somos apenas feitos de poeira de estrelas; e que somos produtos de elementos tão fundamentais para o universo, os quais foram criados exatamente nos primeiros momentos do Big Bang.

É certo que a história dentro de nós remonta mais longe do que imaginamos e nosso futuro permanece inevitavelmente ligado com o surgimento das estrelas e do cosmos.

A Grande Explosão e a Criação do Universo!






Até os nossos dias atuais ocorreram vários debates, estudos envolvendo muitas pesquisas e surgiram algumas teorias na tentativa de explicar como surgiu nosso vasto universo, inclusive a criação dos humanos e dos seres vivos. É um assunto que desperta a grande curiosidade de muitos pesquisadores e também das pessoas comuns e que vem gerando grandes polêmicas, envolvendo a religião, filosofia e outros debates com as muitas ciências na tentativa de uma explicação da realidade dos fatos.

Uma das teorias mais aceitas e que tenta explicar este fenômeno é a do Big Bang. Segundo ela, os elementos que formaram a Terra vieram após a grande explosão do Big Bang, ou seja, da grande explosão  que deu origem ao Universo, inclusive das estrelas.
Segundo esta teoria, todo universo se resumia numa pequena "bola" muito compacta e que teria se expandido após a grande explosão, quando surgiram uma infinidade de átomos de hélio (He) e hidrogênio (H), os quais ficaram provisoriamente dispersas pelo espaço.
Em seguida, pelo efeito da gravidade ocorreu a união dos átomos, formando as estrelas. Depois, eles se fundiram até produzirem novos tipos de átomos.
Com o tempo, as estrelas explodiram, lançaram os novos elementos químicos no espaço e surgiram outros corpos celestes que são conhecidos.
A nuvem de átomos ficou solta no espaço até que a gravidade os juntou novamente.
A união dos vários elementos teriam formado o Sistema Solar, nossa Terra e tudo o que está sobre ela, inclusive o homem e todos os seres vivos, que nada mais são, do que o resultado da fusão disso tudo.
A teoria do Big Bang está ancorada em parte, na teoria da relatividade difundida pelo físico Albert Einstein (1879-1955) e nos estudos dos astrônomos Edwin Hubble (1889-1953) e Milton Humason (1891-1972). Segundo seus estudos, o universo não é estático e se encontra em constante expansão, ou seja, as galáxias estão se afastando umas das outras. Portanto, eles afirmam que no passado elas deveriam estar mais próximas que hoje, e, até mesmo, formando um único ponto como o que foi explicado acima.

Ainda, segundo estudos amplamente aceitos, a grande explosão cósmica, foi deflagrada entre 10 e 20 bilhões de anos atrás, ocasionando em consequência uma grande liberação de energia, e na sequência, surgindo o espaço-tempo.
Recentemente, num esforço conjunto de muitos cientistas nos EUA confirmou-se a existência das ondas gravitacionais que estão ligadas as deformações do espaço-tempo que já tinham sido previstas nos estudos da Teoria Geral da Relatividade de Einstein.

CONCLUSÃO!
Na modesta opinião deste Blog, a criação do Universo, incluindo todos os seres vivos e a natureza tem um explicação fortemente ancorada na religião e que também a aceitamos sem questioná-las cientificamente. Contudo saber como explicar e comprovar cientificamente a realidade dos fatos é muito difícil de ser feito e aceito, sem que recorremos a presença do grande criador. É certo que a teoria aqui tratada tem uma lógica inquestionável, pois sabe-se que o universo está se expandindo e tudo indica que teria surgido na realidade muito mais compacto do que ele se encontra hoje e que possa até no início ser comparado a um pequeno ponto ou hipoteticamente a uma "bola" que após sua explosão liberou muita energia e os elementos criadores de tudo que conhecemos.
Atenção:   Espero que tenham gostado do tema e que compartilhe com seus amigos e pares, usando o atalho para as redes sociais presentes ao final do texto ou indicando nosso endereço aos mesmos.
Se ficou com dúvidas e quiser comentar para discordar, criticar, elogiar ou simplesmente deixar seu parecer, use o espaço para comentários que teremos o maior prazer em publicar. 
Finalizando, gostaríamos de convidá-lo para nos seguir e assim sempre receber nossos artigos de forma gratuita e periódica.
Desde já, agradecemos sua visita e apoio. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer