Além da Sala de Aula!

Será que existe Matemática além da sala de aula? 
É um assunto polêmico, pois ensinar os alunos fora dos padrões convencionais, ou seja fora da sala de aula e do ambiente escolar pode gerar desconfiança de muitos, inclusive dos pais e gestores escolares. Aqui no Brasil não é muito comum os professores saírem a campo ou seja buscando formas alternativas de ensino, visando facilitar o aprendizado de Matemática e de outras disciplinas, talvez por medo de indisciplina no comportamento de alguns alunos, por sair de sua área de conforto ou por outras questões burocráticas.
No entanto, sair da sala de aula com os alunos, pode facilitar a aprendizagem tornando-a mais dinâmica, autêntica ou experimental, pois existe o envolvimento dos alunos com o mundo como eles realmente conhecem, proporcionando um melhor acesso às principais vias de aprendizagem que são: o estímulo visual, auditivo e cinestésico. Os alunos não só de matemática, mas das demais disciplinas sempre ganham experiências em ambientes novos e concretos e, eles podem ser libertados das expectativas frustantes e, por vezes restritivas da sala de aula. 

Um exemplo prático deste tipo de atividade é visitar um supermercado para fazer uma pesquisa detalhada, a critério do professor, onde estão expostos muitos produtos com diferentes quantidades de pesos, volumes, embalagens diversas, com preços diferentes, que pode aguçar a curiosidade de todos, pois sabemos que existe muita Matemática oculta que podemos trabalhar neste local. Se quiser encontrar muitas dicas de atividades lúdicas para motivar e alavancar o ensino básico de matemática, recomendamos acessar nosso marcador chamado: Jogos Didáticos na Matemática! 

Dicas para o Ensino de Matemática fora da Sala de Aula!

As brincadeiras, os jogos didáticos e muitos outros materiais alternativos são importantes para o aprendizado das crianças e adolescentes e você pode conseguir isso gratuitamente, seja pedindo para as crianças que tragam embalagens vazias de produtos fazendo experiências como por exemplo: 
a) Quantas unidades de meio litro precisamos utilizar para encher outra maior com capacidade para 5 litros e tirar as conclusões. 
b) Planejar joguinhos com palitos para aprender as operações básicas de aritmética é outro exemplo prático que normalmente trás bons resultados. 
c) Você pode utilizar cédulas e moedas em reais de diversos valores feitas de cartolina e dividir em grupos para efetuar a troca, inclusive supondo que um dos alunos seja o caixa do Banco fictício. 
Importante: Se quiser saber mais sobre o uso didático de materiais alternativos e de baixo custo, acesse nossa matéria chamada: Dicas de Materiais de Baixo Custo para Uso em Sala de Aula.


Acreditamos que uma aula de Matemática deve ser planejada com maior rigor para ser aplicada fora do ambiente escolar pois deve ser previsto também o transporte e a segurança dos alunos, mas quando for realizada fora da sala de aula, será mais criativa e motivadora, e com certeza vai proporcionar maior motivação dos envolvidos com ganho de qualidade e aprendizado. No entanto, podemos esperar e colher os seguintes benefícios:

1. Níveis mais elevados de motivação;
2. Recursos de aprendizagem concreto e quase ilimitados;
3. Uma oportunidade de ver a matemática aliada a interdisciplinaridade;
4. Maior curiosidade dos alunos, levando uma exploração mais eficaz;
5. Idéias criativas e investigações de condução mais eficazes;
6. Aplicação significativa de estratégias de resolução de problemas e habilidades de pensamento;
7. Ativação do senso de propósito e relevância significativos;
8. Uma ponte muito importante ligando a teoria e a realidade;
9. Maior independência e uma melhor atitude em relação à aprendizagem;
10. Maior prazer de realização pessoal dos docentes por conquistar resultados mais expressivos e condizentes; 
11. Uma percepção de que o novo ambiente ofereça oportunidades para uma aprendizagem lúdica e com diversão;
12. Transferência de conhecimento e aprendizado pelo contato com ambientes diversos, como feiras de ciências, supermercados, e outras empresas como as de tecnologia, indústrias, etc. desenvolvendo o relacionamento com os demais colegas e expositores.

Aprender a matemática fora da sala de aula significa um profundo enriquecimento do saber, podendo capacitar e levar os alunos ao aprendizado por eles se sentirem motivados e extremamente participativos.
Mas, enfatizamos que tudo deve ser devidamente planejado antecipadamente, pois se isso não ocorrer os resultados poderão ser muito desastrosos e inoportunos.

CONCLUSÃO!






A Matemática faz parte da vida de todos e se faz presente em nosso cotidiano, ou seja ela está nas lojas, supermercados, postos de serviços e demais entidades. Praticamos ela quando pagamos uma conta e conferimos o troco devolvido pelo caixa, calculamos os juros pelo atraso em um boleto ou decidimos qual a melhor embalagem de algum produto exposto. Então, porque não usar isso para alavancar o aprendizado escolar. É preciso mudar a mentalidade e transformar a escola engessada que conhecemos e cujos resultados na qualidade são péssimos ou inexpressivos para novas experiências que poderão mudar os rumos na educação brasileira.

Atenção!
Se ficou dúvidas e quiser nossa opinião, deixe seu comentário ao final do texto. Use deste mesmo artificio para criticar, elogiar ou simplesmente deixar seu parecer sobre o assunto.
Gostaríamos de convidar o leitor para nos ajudar na divulgação deste site, compartilhando nossos artigos com seus amigos e pares. Para isso, use o atalho para as redes sociais presentes ao final do artigo, ou indique nosso endereço aos mesmos.
Finalizando, agradecemos a sua visita e apoio. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer