Muito Obrigado pela visita! Aproveite para se cadastrar gratuitamente como seguidor(a).

Aqui em nosso Blog você vai encontrar mais de 400 artigos relacionados com a Matemática e Educação. Acesse e compartilhe!
Hoje é


Conheça algumas preciosas dicas de inovação que o professor deveria utilizar em sala de aula - Para acessar: →

Translate

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Cálculo Matemático!

Cálculo Matemático: O Estímulo e o Alimento da nossa Mente! 
Nossa mente, assim como nosso corpo, necessita ser alimentado diariamente, para que eles estejam sempre saudáveis e ativos. Por isso, devemos utilizar de uma boa alimentação, realizar atividades físicas rotineiramente, os quais são muito importantes para nossa saúde geral. Mas, somente isso não basta, é preciso exercitar diariamente nossa mente, realizando exercícios e atividades mentais, como: aprender a falar publicamente, fazer palavras cruzadas, jogar xadrez, inverter suas atividades cotidianas, por exemplo, se você for destro, procure fazer o uso também da mão esquerda e vice-versa. Uma boa sugestão é aprender um novo idioma ou realizar alguns exercícios de aritmética como os que estão sendo sugeridos neste artigo. Infelizmente hoje, com toda comodidade e a tecnologia existente e disponível para todos, como celulares de todos os tipos, smartphones, calculadoras, computadores, os quais realizam uma infinidade de operações e cálculos, fica muito difícil convencer principalmente os alunos mais jovens, que realizar mentalmente certas atividades da Matemática, tais como cálculos, contas e operações simples de aritmética pode ser muito benéfico para o aprendizado e inclusive para conservar nossa mente ativa. Hoje o que verificamos é uma "preguiça mental" muito grande, pois com o uso das calculadoras, contas simples são realizadas com o auxilio desta tecnologia. Muitos alunos que frequentam a escola básica, têm nos questionado, dizendo para que aprender tabuada, se a calculadora realiza com precisão estes cálculos ou contas aritméticas. 

Por outro lado, o uso prolongado da tecnologia também causa muitos transtornos e males à nossa saúde, e questões sobre os possíveis problemas que os sinais emitidos por ele podem causar à saúde do nosso organismo. Estudos psicológicos dizem que o excesso do uso das tecnologias pode causar dependência psíquica ou psicológica. Já nos deparamos com muitas pessoas que entram em verdadeiro pânico, quando por várias razões, não tem acesso as suas redes sociais e ao uso do aparelho celular. 

Por tudo isso, recomendamos sempre atividades para exercitar a mente para minimizar os efeitos e desgastes deste mundo digital.  Alguns especialistas em seus estudos e pesquisas apontam que certas atividades, como jogos de caça palavras, fazer palavras cruzadas, etc. são indicados para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, inclusive das crianças e principalmente dos idosos, pois estas atividades previnem certas doenças mentais como o alzheimer, demência, etc., muito comum nesta faixa de idade. 

Pensando nisso, resolvemos propor algumas questões simples de aritmética e matemática básica que deverão ser solucionadas e realizadas sem o uso e apoio da tecnologia e da calculadora. Estime um prazo de apenas 20 minutos e somente após a solução, confira as respostas. Boa sorte!


INÍCIO DO TESTE!
1) Qual é o número, que quando ele é multiplicado pelo seu dobro resulta em 32.  

2) Contar até 100 em voz alta, e com uma boa dicção.

3) Se uma galinha tivesse botado mais a metade e um terço dos ovos que já pôs poderia juntar 33 ovos. Então, quantos ovos ela já pôs? 

4) A idade de meu filho mais a metade e a quarta parte somam 35 anos. Quantos anos ele tem?

5) Tenho 2.016,00 reais para dividir entre meus 2 filhos de 14 e 28 anos. Quero que recebam de forma diretamente proporcionais às suas idades. Qual o valor devo dar a cada um?

6) Se quisesse dividir de forma inversamente proporcionais às suas idades no exercício anterior, como fazer a divisão?

7) Se estamos no início do ano, e ainda a idade de seu pai mais a sua somam 147 anos e que você nasceu em Dezembro de 1955. Quantos anos tem seu pai?

8) Sabendo-se que hoje é uma quarta-feira, qual dia da semana será daqui a 360 dias corridos?


9) No supermercado observei que a embalagem de 2,5 kg de certo produto custa 5,00, enquanto que se comprarmos o combo com 3 pacotes do mesmo produto, porém com 2 kg cada pacote pagaremos 12,00. Qual é mais vantajoso comprar em unidades ou o combo com 3 pacotes inclusos?



10) Tenho 4 filhas e 3 filhos e resolvi levar apenas dois deles a uma festa, só que não quero formar dupla com somente homens no passeio. Quantas maneiras existe de escolha desta dupla?
FINAL DO TESTE!

Confira aqui seus acertos!







1) Qual é o número, que quando ele é multiplicado pelo seu dobro resulta em 32.  
Solução: Suponha o número x, se multiplicamos pelo dobro (2x) então: 2.2x = 32. Logo, é só dividir 32 por 4 = 8. Então, o número é 8 pois 2.16 = 32
2) Contar até 100 em voz alta, e com uma boa dicção.
Auto explicativo.
3) Se uma galinha tivesse botado mais a metade e um terço dos ovos que já pôs poderia juntar 33 ovos. Então, quantos ovos ela já pôs? 
Supomos de modo falso, que ela botou 6 ovos, então pela regra de três temos:
6 + 3 + 2 = 11 (totais falsos)
total falso (11)..... total verdadeiro (33)
número falso (6 )   nº verdadeiro ..... x
Logo: 11x = 6.33 → 11x = 198 → x = 198/11 = 18 
Logo, ela botou 18 ovos.

4) A idade de meu filho mais a metade e a quarta parte somam 35 anos. Quantos anos ele tem?

Poderíamos fazer usando a proposta acima, mas usar outra forma:
x = idade 
x + x/2 + x/4 = 35 → 4x + 2x + x / 4 = 35 → 7x/4 = 35 → x = 4.35/7 = 20
Portanto, ele tem 20 anos.

5) Tenho 2.016,00 reais para dividir entre meus 2 filhos de 14 e 28 anos. Quero que recebam de forma diretamente proporcionais às suas idades. Qual o valor devo dar a cada um?

Basta dividir 2.016,00 por 14 + 28 = 42 e multiplicar por seus fatores.
2016/42 = 48 → Filho 14 = 48.14 = 672,00 e Filho 28 = 48.28 = 1.344,00

6) Se quisesse dividir de forma inversamente proporcionais às suas idades no exercício anterior, como fazer a divisão?

Usamos os mesmos dados, porém, devemos somar os inversos de suas idades e multiplicar pelos inversos correspondentes, ou seja:
1/14 + 1/28 = 3/28
2016/1 ÷ (3/28) = 18,816
Então, Filho 14 = 18.816.(1/14) = 1.344,00
Filho 28 = 18.816.(1/28) = 672,00

7) Se estamos no início do ano, e ainda a idade de seu pai mais a sua somam 147 anos e que você nasceu em Dezembro de 1955. Quantos anos tem seu pai?

É muito simples, basta achar a sua idade, ou seja: 2016 - 1955 = 61, mas lembre-se que o aniversário será somente em Dezembro, então você agora tem 60 anos.
Como seu pai e você têm juntos 147 anos, logo ele tem 147 - 60 = 87 anos.

8) Sabendo-se que hoje é uma quarta-feira, qual dia da semana será daqui a 360 dias corridos?

Basta dividir por 7 e verificar o resto, ou seja:
7/7 = resto zero (4ª feira), 8/7 = resto 1 (5ª), 9/7 = resto 2 (6ª), 10/7 = resto 3 (sábado)...13/7 = resto 6 (3ª feira)  
360/7 = 51 + resto 3 → Será Sábado.
Outro modo de resolver, temos que daqui a 51 períodos de 7 ou seja em 357 dias será uma 4ª feira, 358 será 5ª, 359 será 6ª e 360 será Sábado. 
  
9) No supermercado observei que a embalagem de 2,5 kg de certo produto custa 5,00, enquanto que se comprarmos o combo com 3 pacotes do mesmo produto, porém com 2 kg cada pacote pagaremos 12,00. Qual é mais vantajoso comprar em unidades ou o combo?
Basta fazer as contas, ou seja: comprando 3 pacotes fica em 12,00 e levo pra casa 6 kg, pagando 12/6 = 2,00 por quilo.
Mas, se comprar avulso pagaria 3x5 = 15,00, mas levaria 7,5 kg, logo estou pagando 15/7,5 = 2,00 por quilo. 
Logo, não existe diferença de preço. É apenas uma pegadinha para vender mais!

10) Tenho 4 filhas e 3 filhos e resolvi levar apenas dois deles a uma festa, só que não quero formar dupla com somente homens no passeio. Quantas maneiras existe de escolha desta dupla?Basta fazer as combinações de 7 pessoas, tomados 2 a 2 e subtrair as combinações de 3, tomados 2 a 2.
C7,2 - C3,2  = 7!/5!2! - 3!/2!  = 21 - 3 = 18 
Resposta: Existe 18 maneiras distintas de escolha.

CONCLUSÃO!

Atualmente temos visto o uso cada vez maior da tecnologia, muitas vezes substituindo indevidamente as relações pessoais, onde o contato, o afeto, as atividades normais são realizadas quase que somente através das redes sociais, da calculadora, dos celulares, etc. A comunicação pela fala direta, os cálculos, as relações sociais, cada vez mais estão substituídos e sendo direcionadas para a tecnologia. Se, por um lado, a internet e o celular nos ajudam em pesquisas, comunicação e estudos, seu uso prolongado e abusivo pode causar diversos distúrbios, inclusive podendo levar os envolvidos a doenças psíquicas ou mentais já citadas no artigo.   
Se você quiser acessar outros conteúdos para exercitar sua mente, recomendamos acessar nosso marcador chamado: Testes e Problemas Matemáticos! pois vai encontrar atividades diversas com detalhamento e respostas comentadas.
Agora, se ficou dúvidas sobre este artigo, favor deixar seu comentário no espaço para isso localizado ao final do texto. Use este mesmo espaço para criticar, elogiar ou sugerir que vamos responder no menor prazo possível.
Ajude-nos na divulgação do Blog, compartilhando nossas matérias nas redes sociais, ou sugerindo nosso endereço aos seus amigos.
Finalmente, agradecemos sua visita e apoio. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficou alguma dúvida sobre a postagem acima ou quer deixar uma sugestão?
Escreva seu comentário no espaço apropriado, seja para elogiar, criticar ou expor dúvidas, que publicaremos e responderemos o mais rápido possível.

Atenção: Serão excluídos os comentários contendo propagandas e também aqueles que faltem com o respeito e educação a qualquer usuário do Blog ou, os que venham induzir nosso leitor a acessar conteúdos impróprios e eticamente não recomendados. Desde já, agradecemos sua participação!




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...