Tudo que Você Deveria Saber Sobre Filosofia na Educação Infantil

Qual é a filosofia de educação adotada na escola básica e infantil?
A filosofia adotada na educação infantil é um importante campo da filosofia que nos faz pensar e refletir sobre os processos educativos atualmente adotados pelas escolas, incluindo a sistematização de métodos didáticos utilizados no aprendizado, entre outros temas relacionados com a pedagogia e com a educação. Sua base principal está fundada na compreensão das relações entre o fenômeno educativo, focando no processo de como o aluno estuda, interage e aprende com o apoio da sociedade, e ainda como vários pensadores o enxergam na prática pedagógica contemporânea.

Acreditamos que cada criança se resume num indivíduo único que precisa de atenção, de cuidados especiais, necessitando estar constantemente estimulado e motivado, habitando em um ambiente escolar seguro e disciplinado, para crescer e amadurecer emocionalmente, intelectual, física e socialmente. O desejo de todo educador qualificado é ajudar os seus alunos a conhecerem seus potenciais máximos de aprendizado, proporcionando um ambiente que seja adequado e eficaz a esse processo, conduzido sempre de forma otimizada, segura, sem interferências e livre de riscos desfavoráveis, e com total compartilhamento de ideias. Muitos especialistas nesta área, dizem que existe no mínimo quatro elementos que são favoráveis ​​à criação de tal contexto, a seguir mencionados:

A. O professor, gestores e os pais atuando como guias e motivando o aprendizado das crianças;
B. Todos envolvidos no processo, permitindo que a curiosidade natural da criança floresça para direcionar corretamente a sua aprendizagem;
C. A disciplina e a paz em sala de aula é de fundamental importância para o sucesso no aprendizado e deve ser constantemente controlada pelo mediador e demais gestores, nunca permitindo excessos e discriminações de todos os tipos, como buylling, preconceitos, etc. 
D. Finalmente, todos unidos para promover o respeito por todas as coisas e todas as pessoas.

Enfatizamos que o papel de todo bom professor deve ser direcionado para orientar, e conduzir o ensino e aprendizagem, proporcionando total acesso à informação, em vez de agir como a única e principal fonte de conhecimento e de informação, levando consequentemente os alunos para o correto aprendizado e o saber. Nestas condições, estejamos certos de que eles mesmos aprendem a encontrar as respostas para as suas perguntas e questionamentos.

A Construção do Aprendizado pelo Autoconhecimento.






Muitos dizem que a mente de uma criança, se compara a uma folha de papel em branco, e que certamente as pessoas envolvidas na sua educação, irão pausadamente escrevendo uma história de sucesso no aprendizado, cheia de experiências positivas ou não. Neste contexto, "se plantarmos uma boa semente, certamente iremos colher bons frutos", ou seja, se promovermos uma aprendizado qualificado, certamente esta criança poderá se transformar num adulto consciente e com uma educação adequada para enfrentar os desafios futuros. Para os alunos construírem seus conhecimentos, é necessário eles terem a oportunidade de descobrir por si mesmos, praticando suas habilidades em situações autênticas. Quando os estudantes têm acesso a atividades lúdicas, práticas e permitindo que eles tenham a oportunidade para usar os materiais que reforçam a lição e os conhecimentos a serem estudados, estaremos criando uma ótima chance para ocorrer a descoberta individual e assim a construção do conhecimento vai acontecer positivamente.
Igualmente importante para a autodescoberta é ter a oportunidade de estudar coisas que são significativas e relevantes para a vida e interesses cotidianos destes alunos. 

O desenvolvimento de um currículo em torno de interesses dos alunos, pode promover a motivação intrínseca e estimular a paixão em estudar e aprender. Uma maneira de levar ao aprendizado de forma relevante é convidar os alunos para o diálogo sobre os conteúdos a serem estudados. Dada a oportunidade para isso ocorrer, certamente os alunos, com a supervisão dos professores, vão estabelecer metas de aprendizado que poderão fazer as atividades ficarem muito mais ricas e motivadoras. Quando os alunos têm uma participação efetiva no currículo, eles são motivados a trabalhar com maior empenho e dominar as habilidades necessárias para alcançar seus objetivos.
Podemos propiciar aos alunos, desenvolverem um profundo amor e respeito por si mesmos, pelos outros e pelo meio ambiente. Isso se dá, quando ocorre uma partilha aberta de ideias e uma abordagem criteriosa e disciplinadora. Quando a voz de cada aluno é ouvida, o ambiente evolui, e os alunos se sentem livres para se expressarem. As reuniões de classe que contam com a presença dos pais e responsáveis são uma forma de incentivar um diálogo que seja proveitoso e responsável. Acredito que haverá maior empenho das crianças com maior respeito pelos seus professores, inclusive por seus amigos e pares, se ocorrerem este tipo de participação responsável.

Estabeleça regras iniciais de aprendizado!
No estabelecimento inicial de regras justas e consistentes, para que o aprendizado ocorra de forma otimizada, com importância efetiva de cada atividade proposta, os estudantes deverão participar com suas sugestões para assim ter respeito aos seus mestres e professores. 
Estamos certos de que desta forma, o ensino oferece uma oportunidade para a aprendizagem se dar de forma contínua e de profundo crescimento. Todo educador quando atua com amor e muito empenho, e acreditando que também vai aprender com seus alunos, a aprendizagem flui espontaneamente. Em nossa sociedade competitiva, é importante que os alunos não só recebam uma educação sólida e de qualidade, mas que seja útil para trabalhar com alguém que está ciente e sensível às suas necessidades individuais. A meta de todo professor consciente é procurar sempre ser o melhor educador, por isso ele necessita estar motivado, estudar constantemente para se atualizar e planejar sempre suas aulas para que isso ocorra salutarmente. Um bom educador deve saber se automotivar, pela grande importância que presta a sociedade, para a humanidade, e ao desenvolvimento de seu país. 

Importante: Se quiser encontrar preciosas dicas para qualificar e otimizar o ensino e aprendizado dos alunos, com foco na educação matemática, recomendamos acessar nosso marcador chamado: Pedagogia na Matemática!  

CONCLUSÃO!
Acreditamos que cada criança tem o potencial de fazer algo único e especial para um mundo mais justo, equilibrado e que seja melhor em todos os sentidos. Necessitamos de construir um mundo de paz e sem guerras, onde as pessoas se respeitem, aceitem e abracem as muitas diferenças existentes entre todos seus habitantes, para que a vida fique cada vez mais edificadora e fascinante.
Todo educador deve dar aos jovens e às crianças, as ferramentas ideais, com as quais ela possa cultivar seus próprios jardins de conhecimentos. O aprendizado ideal é preparar todo estudante para obter sucesso na vida e isso só será possível, incorporando temas, unidades integradas, projetos, contemplando em suas metas qualidade de educação e aprendizado.

O ensino é um processo constante de aprendizagem que deve ocorrer ao longo de toda vida dos alunos, aprendendo sobre novas filosofias e novas estratégias, no relacionamento com os amigos, pais e com toda comunidade. Todos, incluindo alunos e professores, aprendemos todos os dias, seja nos relacionamentos com os colegas, na empresa, no supermercado, no banco, e especialmente, aprendemos muito com os jovens, com as crianças e até com a natureza e os animais. Por exemplo, veja como a natureza responde quando interferimos em suas leis e regulações, como o que ocorreu recentemente em nosso país com o rompimento da barragem da Usina Samarco de mineração em Mariana (Minas Gerais) que vitimou 19 pessoas e deixou muitos desabrigados e enormes prejuízos ambientais.

Atenção!
Se ficou dúvidas sobre o assunto e quiser nossa opinião, deixe um recado ao final deste texto, que teremos o maior prazer em responder. Use este mesmo espaço para criticar, elogiar, sugerir ou deixar sua opinião sobre o Blog e o presente artigo.
Finalmente, gostaríamos de convidá-lo a se cadastrar como seguidor deste site de forma inteiramente grátis e assim sempre receber nossos conteúdos que são periódicos e instrutivos. Se gostou do artigo, compartilhe com seus amigos e pares, indicando nosso endereço para conhecimento deles. Muito obrigado pela visita e apoio.
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer