Como Aprender Matemática Sozinho?

Dicas para Aprender Matemática Básica Estudando Sozinho!
Se você acha que aprender Matemática estudando sozinho é impossível, talvez seja porque não traçou nenhum plano de estudos ou buscou uma estratégia eficaz de aprendizado. Na verdade são várias razões que levam ao fracasso no aprendizado quando buscamos o autoconhecimento, tais como: por falta de tempo, desmotivação, pouca confiança em si mesmo, ou que tenha desistido na primeira dificuldade, etc. Mas, acredite que é possível aprender sozinho, não só a Matemática, mas também outras disciplinas, desde que tenha força de vontade, dedique um tempo de estudos compatível com seus anseios e planeje seus estudos traçando estratégias realistas para isso. 
As pessoas que são mais persistentes, e que tenham foco em seus estudos, e que agindo com objetividade, empenho, força de vontade e dedicação, podem aprender muito estudando sozinho, tudo no conforto de sua casa. Conheço muitas pessoas sem recursos econômicos, com pouco tempo disponível, e que com empenho, muita dedicação, força de vontade e coragem, se formaram, tornando-se até doutores na área que escolheram. Por exemplo, tomamos conhecimento de um artigo publicado num importante jornal, que conta a história do médico de Brasília, cujo nome preferimos deixar no anonimato, que é um dos sete irmãos infelizmente taxados como traficantes, órfão de pai aos 2 anos e de mãe alcoólatra, que conseguiu vencer os obstáculos e as adversidades, estudando a partir de livros que retirava do lixo para estudar e conseguiu formar-se Médico. Na televisão, vemos muitas matérias e casos deste tipo muito frequentes de superação que demonstram claramente do que estamos falando.

Hoje, encontramos muitos conteúdos grátis de Matemática na rede Internet, onde podemos contar com o auxílio de muitos sites educativos especializados no ensino desta disciplina, que prestam um serviço social de grande importância, como o Blog Recordando Matemática!, alguns inclusive disponibilizando até vídeo aulas. Ainda, nesta rede é possível baixar livros e apostilas que certamente podem assessorar muito o seu aprendizado. Também existe muitas bibliotecas públicas em quase todas cidades brasileiras que fornecem livros e uma infinidade de obras disponibilizados de forma gratuita. Então: planeje antecipadamente, reserve um tempo de estudos, escolha um local calmo e adequado para seus estudos, desligue o celular, libertando-se por algum tempo do rádio e da TV, escolha um bom livro didático de acordo com o que já sabe e mãos a obra.

Salientamos que a Matemática é uma disciplina que se aprende em etapas, ou seja, existem muitos conteúdos que dependem de aprendizado anterior. Por isso, é preciso ter paciência, começando com o aprendizado básico e evoluir pausadamente e sem pressa, para chegar a noções mais complexas. Recomendamos não ter pressa e querer aprender tudo de uma vez ou em apenas um dia ou 1 semana. Comece estudando um pouco e vá aumentando o tempo de estudos, na medida que estiver se acostumando com esta atividade. 

Estudar Matemática sozinho, requer um planejamento correto e eficaz, muita persistência, seguindo bons livros de matemática, ou uma boa apostila sobre o assunto, e ainda contando com o apoio de um site especializado e apropriado para estudar e aprender. Você deverá levar em conta também o seu nível de conhecimentos, assim como  a sua idade, seus conhecimentos já adquiridos anteriormente, sabendo das suas maiores dificuldades, etc., pois assim certamente terá maiores chances de sucesso neste propósito. Deixamos claro que vai encontrar muitos obstáculos, mas é preciso paciência e persistência para vencê-los. 

Não tenha vergonha de perguntar e buscar ajuda, quando necessário. Quando tiver dúvidas, procure ajuda e não prossiga, ou seja nunca passe a frente se não entender a matéria anterior que estiver sendo estudada. Depois de ler e aprender toda parte teórica ou a lição, é preciso praticar e resolver o maior número de problemas e checar suas respostas. Ficando alguma dúvida no entendimento, consulte alguém que realmente entenda do assunto, como um professor de matemática ou mesmo um colega mais experiente que já tenha aprendido aquele determinado conteúdo. Habitue-se a anotar suas dúvidas e dificuldades para serem solucionadas consultando a internet, o dicionário, pessoas mais experientes, etc. Reveja sempre se suas anotações estão corretas e o que mais você precisa aprender. Uma dica é consultar seus antigos professores e amigos mais experientes também. Sempre existe uma escola por perto, para dar apoio e tenha certeza de que nenhum professor vai lhe virar as costas. Um bom mestre adora repassar o que já aprendeu e valoriza muito quem tenha força de vontade e quiser vencer!

Lembre-se sempre de que a prática faz a perfeição e de que ninguém nasce sabendo tudo ou acerta sempre, o tempo todo. Se você errar, volte na matéria para ver onde errou, para nunca mais cometer o mesmo erro e continue estudando e se aperfeiçoando. Por isso, tente muitas vezes até acertar e entender o assunto tratado.

Uma boa dica é revisar o que já aprendeu para nunca esquecer, como axiomas, teoremas, fórmulas, lições teóricas, etc. Assim, aconselhamos que continue revisando e sempre recordando o que você já aprendeu.

Memorize inicialmente conteúdos simples da matemática básica, pois é o que vai te ajudar a aprender todo o resto. Lembre-se sempre da adição, subtração, divisão, multiplicação e das fórmulas mais usadas, como a Fórmula de Bhaskara, Quadrado da Diferença: (a - b)² = a² - 2.a.b + b², Quadrado da Soma: (a+b)² = a² + 2.a.b + b², Cubo da Diferença: (a-b).(a²+a.b+b²), etc.
Mesmo quando estiver estudando e resolvendo problemas com frações, você também precisará da matemática básica.

Se você perceber que o seu aprendizado não está evoluindo de forma eficiente, procure um orientador experiente para ajudá-lo, mas nunca desista.

Resumo com Dicas Importantes de Autoajuda para Estudar e Aprender Sozinho!





1) Trace um plano de estudos que possa ser cumprido, organizando todos materiais necessários que vai utilizar, como livros didáticos, apostilas, sites para pesquisas, dicionário, etc. Contate pessoas como ex-professores, amigos e parentes mais experientes, relatando aos mesmos a sua intenção e solicitando ajuda quando necessário, para acionar em suas possíveis dúvidas. Mas, não se atenha apenas em seu livro de matemática ou num site especializado! Consulte outros conteúdos disponibilizados na rede e leia alguns livros por conta própria para melhorar a sua performance no aprendizado. Comece estudando o básico da Matemática, como as operações de adição, subtração, divisão e multiplicação e vá progredindo lentamente, e de forma coerente e organizada. Por exemplo, se não souber a tabuada, comece por seu estudo, se tiver dúvidas na operação chamada divisão, recomendamos revisar este conteúdo de imediato, etc.

2) Trace uma estratégia de aprendizado e memorização. Por exemplo, cole alguns cartazes com fórmulas, teoremas, tabuada, etc., onde tenha dificuldade de assimilação, para serem fixadas na parte interna do carro, nas paredes do seu quarto, etc. Uma boa dica para memorizar memorizar a tabuada, é colocar cartazes contendo informações sobre ela ao lado de sua cama. Dessa forma, você pode passar o seu tempo livre, memorizando e tirando suas dúvidas. Assim, quando você não conseguir dormir, pode aproveitar para estudar um pouco também. Então, tenha FOCO TOTAL no aprendizado!

3) Quando não souber e tiver dúvidas, seja humilde, exponha suas intenções e não tenha vergonha de fazer perguntas. Todo mundo quando não entende alguma coisa, qualquer assunto ou matéria deve fazer perguntas. Com educação, temos certeza de que ninguém vai lhe negar um favor desses.

4) Se errou, não desista. Levante a mão quem nunca errou! Não se sinta mal se ficou reprovado com uma nota baixa. Aprenda com seus erros e corrija-os no seu caderno. Assim você terá certeza de que não vai cometer os mesmos erros novamente. Acredite que sempre existe uma outra oportunidade para acertar e melhorar.

5) Se estiver frequentando uma escola, pergunte ao professor qual será o próximo assunto ou conteúdo a ser aprendido e saia na frente. Se você já sabe quais serão as próximas lições, pesquise antes para sair na frente. Com tanta informação na rede, na biblioteca da escola, certamente vai encontrar muito conteúdos e explicações que vão lhe ajudar assim que a matéria for discutida em sala de aula.

6) Comemore com você mesmo, depois de se dar bem nas provas e acertar os exercícios. Estabeleça objetivos quando aparecer uma dificuldade como uma nota baixa, reprovação ou um assunto em que você precisa melhorar. Quem não gosta de elogios!

7) Não espere para estudar no último minuto, quando você tiver próximo da prova do concurso, do vestibular, ou de qualquer teste seletivo, etc. Assim, dedique um período do dia para praticar e estudar matemática., independentemente de ser uma hora ou quinze minutos, não se esqueça de estudar e praticar rotineiramente. Contudo, reserve um tempinho para se exercitar e lazer, pois ninguém é de ferro!

8) Para aprender Matemática devemos exercitar o aprendizado, mas não tente resolver os exercícios de matemática de forma muito rápida. Você deve ser bem cuidadoso e ir devagar no início, até encontrar uma maneira de resolver bem os problemas. Caso contrário, você pode não conseguir resolvê-los ou entender como é a solução. Muitas pessoas fazem tudo muito rápido, sem ter um plano bem definido. Trabalhe de forma paciente e metódica! 

9) Nunca desista, às vezes você pode não entender alguma coisa, mas basta voltar para o básico, que vai se lembrar e descobrir do que se trata. Seja persistente!

10) Peça ajuda e orientação para seus pais, tios, tias, avós e amigos. Com certeza, eles vão lhe ajudar e sanar suas eventuais dúvidas. Saiba que aprender matemática não deve ser um tédio. Então, descubra jogos que ajudem você a se motivar e praticar. No cotidiano, usamos e aprendemos, fazendo contas, conferindo o troco, observando as taxas cobradas no cartão, vendo quantidades e preços sugeridos nos Supermercados, Farmácia, etc. Finalmente, podemos dizer que a Matemática é a única língua que o mundo todo usa todos os dias.

CONCLUSÃO!
Para conseguir sucesso em qualquer projeto é necessário estudo, planejamento, empenho e muita dedicação. Nada vem de graça ou é conseguido sem esforço e mesmo aquilo que conseguimos realizar sem grande envolvimento e empenho, normalmente se perde ou fica esquecido pelo caminho. O sucesso no aprendizado vem em etapas, ou seja, é como uma escada em que vamos pausadamente galgando degraus até chegarmos ao topo e conseguir realizar nossos objetivos. Pense nisso!
Gostaríamos de frisar que estamos sempre a disposição de nossos leitores para sanar eventuais dúvidas rumo ao sucesso no aprendizado. Se for de seu gosto estudar e aprender sozinho pode contar conosco naquilo que estiver ao nosso alcance. No entanto, é preciso que todos façam as suas partes, ou seja, querer aprender apenas e não colocar a mão na massa não resolve, aprender significa dedicação, empenho, ter foco e muita força de vontade. Aprender sozinho é possível, mas exige cuidado, paciência e planejar tudo o que foi tratado no artigo e ainda vencer muitos outros obstáculos que deverão ser encontrados pelo caminho e vencidos, mas no final o resultado é muito positivo e todo o esforço fica recompensado, sendo muito agradável a sensação de vitória e do dever cumprido. Lembre-se sempre de que ter uma grande ideia como a que acabamos de conhecer não ajuda em nada, se você não colocar ela em prática. Os grandes gênios da Matemática são pessoas comuns como eu e você, mas que acreditaram em seus projetos, praticaram, testaram e persistiram acima de tudo.

Esperamos humildemente ter ajudado de alguma forma, aos muitos leitores amigos que agora vão começar uma jornada rumo ao sucesso e desejamos muito boa sorte.

Atenção! Se gostou do artigo, compartilhe com seus pares e amigos! Para isso recomendamos usar dos atalhos para as redes sociais presentes ao final da matéria ou divulgar nosso endereço aos mesmos.
Se ficou com alguma dúvida ou quiser acrescentar, retificar, criticar, elogiar, use o espaço para comentários disponível ao final do texto.
Convidamos o caro leitor para se cadastrar como seguidor deste site e assim acompanhar e receber sempre os nossos artigos que são gratuitos e periódicos. 
Finalizando, agradecemos a todos pela visita e apoio. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer