Por que a Matemática é Bela e Envolvente?

Descubra Porque a Matemática é Bela e Envolvente!
Para algumas pessoas o estudo da Matemática parece não ter sentido algum, porque segundo elas, esta ciência é totalmente abstrata, misteriosa e pouco envolvente, com seus teoremas complicados e axiomas de difícil entendimento e inacessíveis aos simples mortais seres humanos. Talvez isso se deva ao fato dela ser considerada por estes, como a grande vilã dos boletins escolares e responsável por muitas reprovações de estudantes na escola básica e média. Mas, na verdade a matemática nada mais é do que uma linguagem simbólica ou um idioma diferente para podermos expressar toda extrema beleza que existe ao nosso redor e que se encontra presente na natureza, na terra, nas estrelas e em todo o universo. Estes mesmos desafetos, quando descobrem seus inúmeros padrões geométricos ou numéricos, os desafios e mistérios que estão presentes em seus conceitos, fórmulas e teoremas, se tornam admiradores e defensores ferrenhos. Veja, por exemplo, o que ocorreu com o último teorema de Fermat formulado pelo matemático francês chamado Pierre de Fermat no século XVIII e que permaneceu por vários séculos, sem uma resposta coerente, cujo teorema foi incluído no Guinnes Book como "o mais intrigante problema matemático da história", mas que finalmente foi resolvido por Andrew Wiles com a ajuda de Richard Taylor no ano de 1995.

São desafios e mistérios como este e muitos outros, que fazem da Matemática uma ciência intrigante, de extrema importância, curiosidade e que desperta o interesse de muitos. A busca pela solução deste teorema propiciou a criação da Teoria Algébrica dos Números no século XIX, e do Teorema de Shimura-Taniyama-Weil no século XX. Não é de hoje que contemplamos a genialidade, praticidade e a beleza das equações, fórmulas e teoremas Matemáticos. Para o grande sábio grego Platão, “A qualidade abstrata da matemática representa o ponto mais alto da beleza”.

Muitos admiradores desta ciência dizem que a matemática pode ser sensual e de beleza extremamente genial.  No sentido figurado, eles dizem que ela poderia ser degustada, pois ela gera ou cria novas expectativas, regras e situações abstratas para fazer todo sentido, criando inclusive sons específicos e até ser uma voz de alento e conforto para atingir o infinito. Quando descobrimos seus padrões lógicos, certamente vamos poder tocar e ser tocado por ela, descobrindo sua beleza extrema.

Um importante estudo publicado na revista "Frontiers in Human Neuroscience" afirma que a contemplação de uma fórmula matemática, pode ativar nas pessoas que conseguem entendê-la, a mesma área cerebral que se ativa durante a fruição de uma grande pintura ou de contemplação de uma maravilhosa composição musical. No artigo chamado Aprendendo Matemática com Música! foi destacado um acorde intrigante numa das mais belas canções dos Beatles chamada: "A Hard Day's Night" ou  "Noite de um dia duro" e que inclusive foi tema de filme, onde George Harrison, usando uma guitarra de 12 cordas, proferiu notas musicais que foram baseadas em um destacado estudo de Matemática e que você pode conferir aqui em nosso site, ou se preferir acesse clicando aqui!

Ressaltamos que em um estudo recente que foi desenvolvido por uma equipe de neurocientistas ingleses do "Wellcome Laboratory of Neurobiology" do University College, localizado em Londres, no qual foi examinado, o que acontecia nos cérebros de 15 matemáticos, colocados diante de 60 fórmulas matemáticas, chegou-se a uma conclusão intrigante, inferindo que para eles, a Matemática pode ser bela e intrigante. Nesta pesquisa eles chegaram a uma conclusão surpreendente afirmando que: “A beleza de uma fórmula pode ser sentida a partir da simplicidade, da simetria, da elegância ou da expressão de uma verdade imutável”, explica Semir Zeki, principal autor desta pesquisa.

Um exemplo que considera a beleza da Matemática está inserido na série de Fibonacci, que você pode conferir aqui em nosso site, acessando nosso artigo chamado: A Arte da Matemática na Natureza! 

CONCLUSÃO!





Para muitos estudantes e desafetos da Matemática, que a odeiam e a ojerizam veementemente, isso talvez se deve ao fato de que ela seria considerada abstrata, complexa e de entendimento complicado. Para estes, talvez esta matéria não tenha nenhum valor, causado pelo desconhecimento ou por terem referências não muito agradáveis que foram transmitidos por pseudos professores desta disciplina. No entanto, quando estes mesmos começam a entendê-las e ver seus inúmeros benefícios que são aplicados nas demais ciências, como nas área da engenharia, de artes, informática, quando suas fórmulas e teoremas trazem conforto e nos proporcionam sistemas que facilitam a nossa vida, ou até mesmo no campo da saúde, proporcionando apoio, como no descobrimento das diversas energias que vêm proporcionando a cura de muitas pessoas e trazendo conforto ao diagnósticos médicos de pacientes, eles certamente mudam de ideia. Como avaliar a beleza de uma ciência, sem entendê-la perfeitamente? É uma pergunta que deve ser feita àqueles que discordam de sua beleza e aplicabilidade. 

Finalizando, gostaríamos de agradecer sua visita e o convidá-lo para que nos ajude na divulgação do site, compartilhando nossos posts com seus amigos e pares ou sugerindo nosso endereço aos mesmos. Para isso, use o atalho para as redes sociais que se fazem presentes ao final do texto. 
Se ficou com dúvidas ou quiser deixar sua opinião, seja para criticar, elogiar ou sugerir, deixe um comentário no espaço reservado logo ao final da matéria que vamos responder no menor prazo possível. 
Desde já, agradecemos sua visita e apoio. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer