Técnicas para Aprender Matemática!
Conhecendo Algumas Técnicas Eficientes para Aprender Matemática.
O sucesso no processo de ensino-aprendizagem da Matemática está intimamente ligado com a metodologia, assim como com as técnicas de aprendizagem que são adotadas pela escola, levando-se em consideração as necessidades dos alunos e seus anseios mais evidentes. Acreditamos que é um erro muito grande, ensinar aquilo que o aluno não têm condições de assimilar, devido ao que chamamos falta de habilidade escolar básica. Por exemplo, nunca deveremos ensinar Álgebra para aquele aluno que ainda não domine concretamente as operações básicas envolvendo os números e os símbolos mais usados na aritmética. Por isso, investigar o que o aluno sabe ou que já domine, antes de tudo é uma atitude sensata que deveria ser adotada em todas escolas responsáveis. Após isso, afirmamos que o processo de aprendizagem deverá acontecer etapa por etapa, partindo do alicerce que são os conceitos elementares, as operações básicas e ir progredindo paulatinamente até chegar nos conteúdos mais abrangentes. Este processo deve ser visto realmente como uma construção do pensamento lógico-matemático, despertando no aluno, o espírito da investigação, da observação, e fornecer elementos básicos para a participação desses alunos na vida escolar e na sociedade.
Quando começar a aplicar os ensinamentos Matemáticos?
Na verdade desde que a criança nasce, ela já começa a aprender, claro que não da forma que ela o faz na escola regular, mas nessa fase que envolve a 1ª e a 2ª infância, ela aprende pelo tato, ouvindo seus país, cuidadores e demais familiares, observando os sinais comunicativos, escutando música, repetindo as palavras que ouve, brincando, jogando, etc. Fique atento porque o aprendizado pode ser tanto positivo quanto negativo, dependendo do que se ensina. Certamente toda criança aprende muito mais pelo exemplo, do que pelas simples palavras e conselhos. Nesse sentido, para saber o que devemos ensinar ou não, recomendamos acessar nosso artigo chamado Educar é também dizer NÃO! Mas, é exatamente na terceira infância, que se estende em torno dos 6 aos 12 anos de idade, que se assentam as bases para o desenvolvimento cognitivo da inteligência e consequentemente da Matemática nas crianças, sendo que nesta fase os pais e seus professores são seus maiores incentivadores. Nessa fase aflora o pensamento, o desenvolvimento da linguagem, da socialização, das habilidades e da auto-estima. Por isso acreditamos que é exatamente neste momento, que a escola representada pelos professores e com apoio fundamental da família devem atuar conjuntamente visando incentivar o aprendizado escolar e especialmente dos conteúdos importantes da Matemática.
Existem muitas técnicas que podem ser utilizadas pelos professores para alavancar o ensino e aprendizagem de Matemática, sendo que algumas produzem bons resultados, enquanto que outras deixam muito a desejar. Infelizmente o ensino da Matemática em nossos dias atuais, se apresenta ainda de forma descontextualizada, inflexível e engessado, sendo produto de certos gestores inexperientes, mas que se julgam privilegiados, e que na verdade estão levando nossa escola ao descrédito total. Ao longo de muitos anos ensinando, percebemos que o ensino tradicional, usando a lousa e giz, com aquele professor que fala e sabe tudo, enquanto os alunos escutam e assimilam as lições, hoje já não funciona mais. Por muito tempo, usamos a chamada educação bancária, onde o professor depositava conhecimentos que deveriam ser acumulados e aproveitados pelos alunos. Muitas das dificuldades que são encontradas pelos alunos e aprendizes em sala de aula estão relacionadas com este tipo de ensino.
Numa proposta que produz resultados mais positivos, os professores deverão se portar como mediadores do conhecimento e também aprendem ensinando. Neste tipo de aula, os alunos aprendem com seus erros, aprendendo a observar atentamente, participando na construção do conhecimento, e com isso, consequentemente o entendimento dos assuntos ficam mais otimizados.
Por que é preciso observar com atenção os problemas matemáticos?
A falta de observação nos detalhes presentes no enunciado de certos problemas de Matemática pode levar muitos alunos ao erro, ocasionado pelo desconhecimento de regras básicas e outras particularidades que são de fundamental importância no aprendizado desta disciplina. Para entender certas questões cobradas pela Matemática, sempre devemos analisar e descobrir todas informações detalhadas, para encontrarmos a solução e assim entender muitos assuntos que são tratados pela Matemática.
Nos últimos exames do Enem, muitas questões propostas seguem este tipo de pensamento, quando muitas vezes, as respostas corretas podem ser descobertas numa leitura cuidadosa dos dados inseridos na própria pergunta. Então, entender como funciona a lógica, os gráficos, as tabelas, saber como funciona as escalas, assim como os dados estão relacionados, podem fazer muita diferença aos candidatos envolvidos. Se não fizermos uma observação minuciosa e cuidadosa, analisando todos os dados e descobrindo todos detalhes das figuras, símbolos e números, assim como a conhecer as leis e padrões inerentes aos problemas propostos, certamente não chegaremos a uma conclusão precisa, para respondermos corretamente as perguntas formuladas.
O sucesso no processo de ensino-aprendizagem da Matemática está intimamente ligado com a metodologia, assim como com as técnicas de aprendizagem que são adotadas pela escola, levando-se em consideração as necessidades dos alunos e seus anseios mais evidentes. Acreditamos que é um erro muito grande, ensinar aquilo que o aluno não têm condições de assimilar, devido ao que chamamos falta de habilidade escolar básica. Por exemplo, nunca deveremos ensinar Álgebra para aquele aluno que ainda não domine concretamente as operações básicas envolvendo os números e os símbolos mais usados na aritmética. Por isso, investigar o que o aluno sabe ou que já domine, antes de tudo é uma atitude sensata que deveria ser adotada em todas escolas responsáveis. Após isso, afirmamos que o processo de aprendizagem deverá acontecer etapa por etapa, partindo do alicerce que são os conceitos elementares, as operações básicas e ir progredindo paulatinamente até chegar nos conteúdos mais abrangentes. Este processo deve ser visto realmente como uma construção do pensamento lógico-matemático, despertando no aluno, o espírito da investigação, da observação, e fornecer elementos básicos para a participação desses alunos na vida escolar e na sociedade.
Quando começar a aplicar os ensinamentos Matemáticos?
Na verdade desde que a criança nasce, ela já começa a aprender, claro que não da forma que ela o faz na escola regular, mas nessa fase que envolve a 1ª e a 2ª infância, ela aprende pelo tato, ouvindo seus país, cuidadores e demais familiares, observando os sinais comunicativos, escutando música, repetindo as palavras que ouve, brincando, jogando, etc. Fique atento porque o aprendizado pode ser tanto positivo quanto negativo, dependendo do que se ensina. Certamente toda criança aprende muito mais pelo exemplo, do que pelas simples palavras e conselhos. Nesse sentido, para saber o que devemos ensinar ou não, recomendamos acessar nosso artigo chamado Educar é também dizer NÃO! Mas, é exatamente na terceira infância, que se estende em torno dos 6 aos 12 anos de idade, que se assentam as bases para o desenvolvimento cognitivo da inteligência e consequentemente da Matemática nas crianças, sendo que nesta fase os pais e seus professores são seus maiores incentivadores. Nessa fase aflora o pensamento, o desenvolvimento da linguagem, da socialização, das habilidades e da auto-estima. Por isso acreditamos que é exatamente neste momento, que a escola representada pelos professores e com apoio fundamental da família devem atuar conjuntamente visando incentivar o aprendizado escolar e especialmente dos conteúdos importantes da Matemática.
Existem muitas técnicas que podem ser utilizadas pelos professores para alavancar o ensino e aprendizagem de Matemática, sendo que algumas produzem bons resultados, enquanto que outras deixam muito a desejar. Infelizmente o ensino da Matemática em nossos dias atuais, se apresenta ainda de forma descontextualizada, inflexível e engessado, sendo produto de certos gestores inexperientes, mas que se julgam privilegiados, e que na verdade estão levando nossa escola ao descrédito total. Ao longo de muitos anos ensinando, percebemos que o ensino tradicional, usando a lousa e giz, com aquele professor que fala e sabe tudo, enquanto os alunos escutam e assimilam as lições, hoje já não funciona mais. Por muito tempo, usamos a chamada educação bancária, onde o professor depositava conhecimentos que deveriam ser acumulados e aproveitados pelos alunos. Muitas das dificuldades que são encontradas pelos alunos e aprendizes em sala de aula estão relacionadas com este tipo de ensino.
Numa proposta que produz resultados mais positivos, os professores deverão se portar como mediadores do conhecimento e também aprendem ensinando. Neste tipo de aula, os alunos aprendem com seus erros, aprendendo a observar atentamente, participando na construção do conhecimento, e com isso, consequentemente o entendimento dos assuntos ficam mais otimizados.
Por que é preciso observar com atenção os problemas matemáticos?
A falta de observação nos detalhes presentes no enunciado de certos problemas de Matemática pode levar muitos alunos ao erro, ocasionado pelo desconhecimento de regras básicas e outras particularidades que são de fundamental importância no aprendizado desta disciplina. Para entender certas questões cobradas pela Matemática, sempre devemos analisar e descobrir todas informações detalhadas, para encontrarmos a solução e assim entender muitos assuntos que são tratados pela Matemática.
Nos últimos exames do Enem, muitas questões propostas seguem este tipo de pensamento, quando muitas vezes, as respostas corretas podem ser descobertas numa leitura cuidadosa dos dados inseridos na própria pergunta. Então, entender como funciona a lógica, os gráficos, as tabelas, saber como funciona as escalas, assim como os dados estão relacionados, podem fazer muita diferença aos candidatos envolvidos. Se não fizermos uma observação minuciosa e cuidadosa, analisando todos os dados e descobrindo todos detalhes das figuras, símbolos e números, assim como a conhecer as leis e padrões inerentes aos problemas propostos, certamente não chegaremos a uma conclusão precisa, para respondermos corretamente as perguntas formuladas.
Veja o caso retratado na figura acima, que busca apenas a observação dos dados para encontrar a solução da questão proposta. E, se não houver uma observação atenta, pode levar um leitor menos avisado a ter dificuldades em entender do que se trata. No entanto, para encontrar a solução devemos analisar os números envolvidos, assim como as imagens que podemos formar com eles, pois eles estão relacionados, e assim nos levar facilmente ao entendimento da questão ali tratada. Continue lendo o artigo, que ao final vamos apresentar com detalhes a solução e entender perfeitamente este simples teste de observação.
Como fazer para resolver as dificuldades de aprendizado na Matemática?
As dificuldades encontradas pelos estudantes são normais e muito comuns, especialmente quando eles estiverem cursando as séries iniciais de ensino, mas devem despertar o interesse dos professores em elucidar os detalhes e despertar para as observações cuidadosas, para terem sucesso no entendimento envolvendo o ensino de Matemática. Muitos conteúdos trabalhados em sala de aula são classificados pela maioria dos alunos como algo de difícil entendimento, o que sugere a necessidade de mais investigações usando a curiosidade para melhor compreensão dos conceitos que compõem essa disciplina.
Quando o professor descobrir que as dificuldades apresentadas pelos alunos são relacionadas às operações matemáticas básicas, verificadas em muitas situações, inclusive com limitações nas operações principalmente no que diz respeito às operações de divisão e multiplicação, ou com operações usando frações, ele deve parar o que está ensinando e revisar ou recordar estes ensinamentos básicos. Sugerimos nesse caso, acessar nosso artigo: As Operações Básicas de Matemática, e também o post As Operações Básicas com Frações e lá vai encontrar dicas preciosas para aprender tudo isso, com detalhes e exercícios de fixação.
Como resolver os problemas de indisciplina na sala de aula!
Hoje um dos maiores problemas que dificultam o aprendizado é a indisciplina em sala de aula, onde temos visto, com muita preocupação, alunos agredindo colegas, e até mesmo os professores. Sabemos também que o bullyng gera muitos problemas de relacionamento, envolvendo a sala de aula e atrapalha muito o trabalho do professor.
Salientamos que a Matemática nunca deve ser encarada como algo difícil e enfadonho, sendo que, quando os alunos ficam decepcionados ou que não acreditam serem capazes de aprendê-la, estes, muitas vezes, desenvolvem crenças aversivas em relação à situação de aprendizagem, e com certeza vai dificultar a compreensão e entendimento dos conteúdos, gerando indisciplina e descontentamento.
Salientamos que a Matemática nunca deve ser encarada como algo difícil e enfadonho, sendo que, quando os alunos ficam decepcionados ou que não acreditam serem capazes de aprendê-la, estes, muitas vezes, desenvolvem crenças aversivas em relação à situação de aprendizagem, e com certeza vai dificultar a compreensão e entendimento dos conteúdos, gerando indisciplina e descontentamento.
Nesse enfoque, a figura do professor deverá aparecer como algo fundamental, já que ele tem um papel de grande importância para a aprendizagem, porque muitas vezes, o aluno associa a Matemática a algo tedioso e cansativo, assim o professor deve procurar inovar suas práticas de ensino e aprendizagem, trazendo para a sala de aula, novas metodologias, inclusive usando jogos e brincadeiras, para poder incrementar e motivar a aprendizagem. Para isso, ele deve fazer um planejamento antecipado, para que as aulas não percam o enfoque principal que é promover a aprendizagem dos conteúdos matemáticos. A observação como retratamos acima, deve sempre existir, seja por parte dos discentes e também do professor em sala de aula.
O ensino de Matemática deve estar sendo ligado com as operações cotidianas, ou seja, aprendemos vendo os gráficos dos jornais, lendo artigos de uma revista, indo ao supermercado, conferindo o troco na cantina da escola, quando observamos o consumo na conta de energia, etc. Quando o aluno percebe esta ligação com a sua vida, certamente ele ficará mais motivado em aprender. Então, veja que a matemática sempre faz parte da vida cotidiana e pode ser aprendida de uma maneira divertida, dinâmica, desafiante e prazerosa.
O ensino de Matemática deve estar sendo ligado com as operações cotidianas, ou seja, aprendemos vendo os gráficos dos jornais, lendo artigos de uma revista, indo ao supermercado, conferindo o troco na cantina da escola, quando observamos o consumo na conta de energia, etc. Quando o aluno percebe esta ligação com a sua vida, certamente ele ficará mais motivado em aprender. Então, veja que a matemática sempre faz parte da vida cotidiana e pode ser aprendida de uma maneira divertida, dinâmica, desafiante e prazerosa.
EXEMPLOS USANDO A OBSERVAÇÃO NA MATEMÁTICA!
Não temos dúvida nenhuma de que uma das maiores habilidades para entender a Matemática é a observação atenta aos detalhes que estão presentes nos conteúdos, nos problemas, exercícios e demais temas relacionados com esta disciplina. Então, fazer uma leitura minuciosa e cuidadosa das questões e observar todos os detalhes, regras lógicas, entendendo as leis específicas, podem nos levar a acharmos a resposta ou o entendimento correto das atividades propostas.
1) Voltando ao nosso exercício teste, que foi proposto ao topo do artigo, elucidamos que os leitores devem associar as imagens dos números com as palavras, ou seja:
2 + 2 = Peixe → Devemos juntar as duas imagens do número, sendo uma do número 2 e a outra, com sua imagem girando 180º, e assim retratar a figura de um peixe.
3 + 3 = 8 → Neste caso, use o mesmo raciocínio, usando as duas imagens do número 3.
7 + 7 = Triângulo → Note que se praticarmos a mesma regra já citada, o leitor facilmente vai observar que vai formar um triângulo isósceles.
2) Analise os termos relacionados abaixo e descubra o valor que falta:
SAPO x RAPOSA = 24
COBRA x RATO = 20
PEIXE x JACARÉ = ?
Resposta: Basta associar a quantidade de letras de cada palavra e fazer a multiplicação, ou seja: PEIXE x JACARÉ = 5.6 = 30
CONCLUSÃO!
Na modesta opinião deste site, entendemos que o conhecimento e aprendizado de Matemática deve ser comparado a construção de uma casa, ninguém começa a trabalhar construindo primeiramente o telhado, ou seja, devemos adotar uma sequência lógica, partindo-se do estudo básico até chegarmos aos conteúdos mais avançados, sempre investigando a assimilação do aprendizado, e isso pode ser feito através de sondagens diárias e avaliações periódicas.
Aprender e entender a Matemática envolve, além do empenho e dedicação aos estudos, muita atenção e observação, além do acompanhamento responsável do mediador ou professor.
Esteja certo de que muitos não conseguem acompanhar o aprendizado, porque ficam desatentos e desmotivados, e isso se dá por diversos motivos, entre os quais os que foram citados no texto, e a utilização de técnicas inadequadas de aprendizagem.
Com este artigo, temos certeza absoluta que aprender Matemática envolve além da compreensão dos muitos detalhes e conteúdos básicos já aprendidos, focar na observação e dominar a leitura e interpretação do texto, para encontrar os dados e saber onde se quer chegar. Mas, sabemos que isso, muitas vezes envolve a concentração que os alunos principalmente das séries iniciais de ensino tem dificuldades em assimilar, mas que deverão ser trabalhados constantemente até serem resolvidas.
Todo bom professor deve ter em mente que, quando temos problemas de indisciplina é um sinal de que algo está errado e que precisa ser mudado. Muitas vezes o aluno, que é pouco ouvido, pode se expressar de uma forma mais agressiva para chamar a atenção do professor para os seus problemas de aprendizado ou outros problemas emocionais. Quando percebemos que o problema tem fundo emocional, este aluno deve ser orientado por psicologas ou outros profissionais da área de saúde. Cada professor deve resolver isso de uma forma particular, adotando práticas educacionais que facilitem a recuperação e a motivação para o aprendizado, como usar uma aula mais lúdica, com jogos e atividades recreativas, etc.
Aprender e entender a Matemática envolve, além do empenho e dedicação aos estudos, muita atenção e observação, além do acompanhamento responsável do mediador ou professor.
Esteja certo de que muitos não conseguem acompanhar o aprendizado, porque ficam desatentos e desmotivados, e isso se dá por diversos motivos, entre os quais os que foram citados no texto, e a utilização de técnicas inadequadas de aprendizagem.
Com este artigo, temos certeza absoluta que aprender Matemática envolve além da compreensão dos muitos detalhes e conteúdos básicos já aprendidos, focar na observação e dominar a leitura e interpretação do texto, para encontrar os dados e saber onde se quer chegar. Mas, sabemos que isso, muitas vezes envolve a concentração que os alunos principalmente das séries iniciais de ensino tem dificuldades em assimilar, mas que deverão ser trabalhados constantemente até serem resolvidas.
Todo bom professor deve ter em mente que, quando temos problemas de indisciplina é um sinal de que algo está errado e que precisa ser mudado. Muitas vezes o aluno, que é pouco ouvido, pode se expressar de uma forma mais agressiva para chamar a atenção do professor para os seus problemas de aprendizado ou outros problemas emocionais. Quando percebemos que o problema tem fundo emocional, este aluno deve ser orientado por psicologas ou outros profissionais da área de saúde. Cada professor deve resolver isso de uma forma particular, adotando práticas educacionais que facilitem a recuperação e a motivação para o aprendizado, como usar uma aula mais lúdica, com jogos e atividades recreativas, etc.
Se ficou dúvidas sobre o artigo, deixe um comentário ao final do post que vamos responder no menor prazo possível. Use o mesmo artifício para elogiar, criticar ou sugerir qualquer assunto relacionado com a educação e a matemática.
Atenção!
Aproveitamos para convidar o leitor para se cadastrar como seguidor do site e assim sempre receber nossas matérias de forma gratuita e periódica. Se quiser divulgar o artigo aos amigos, recomendamos usar as redes sociais, cujos atalhos estão disponibilizados ao final do texto ou indicar nosso endereço aos mesmos.
Finalizando, agradecemos sua visita e apoio. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada! |
não concordo com esta formula de somar, na minha opinião deveria usar o sinal de multiplicação entre as palavras.
ResponderExcluirex: sapo x raposa= 24
2) Analise os termos relacionados abaixo e descubra o valor que falta:
SAPO + RAPOSA = 24
COBRA + RATO = 20
PEIXE + JACARÉ = ?
aguardo resposta
Bom dia Evaldo!
ExcluirPrimeiramente agradecemos pela visita e seu parecer. Você tem razão, realmente o sinal foi usado de forma incorreta, por erro de digitação. Estamos retificando e pedindo desculpas pelo equívoco. Muito obrigado. Abraços.