10 Maiores Segredos para Ter Sucesso nos Estudos!

Quais são os 10 maiores segredos para ter sucesso nos estudos?
Muitas pessoas, entre elas, professores, alunos e consurseiros têm nos questionado de quais seriam os dez maiores segredos para vencer as dificuldades e aprender certos conteúdos escolares, não só de Matemática, mas de outras disciplinas como Língua Portuguesa, Inglês, Química, Física, Espanhol, etc. 
É claro que escolher uma boa escola, que tenha boa qualidade e reputação no ensino, e com bons professores e demais profissionais em seus quadros pode ajudar, mas não é tudo, porque se não houver boa vontade, empenho e dedicação do próprio aluno, inclusive com apoio imprescindível de seus pais ou dos responsáveis, os resultados alcançados poderão não ser os esperados. 

Então, resolvemos com esse artigo, repassar algumas dicas que julgamos serem as mais importantes e necessárias para obter o tão sonhado sucesso nos estudos e consequentemente no aprendizado escolar, e que serve de apoio para o aprendizado de todas as disciplinas, na sua preparação aos concursos públicos e diversos conteúdos escolares.

1. Assiduidade - Não faltar às aulas e quando o fizer, copiar e se inteirar da matéria que foi estudada. De preferência, chegue sempre ao local com alguma antecedência para se preparar para a aula adequadamente. Quando não for na aula, copie toda matéria que foi repassada e a estude, tirando as eventuais dúvidas com um colega de classe ou com seu professor de reforço sobre o conteúdo estudado;

2. Prestar Atenção - Manter atenção e se ligar completamente na explicação do seu professor em sala de aula é de fundamental importância para entender os assuntos que são objetos do estudo, realizando todas atividades propostas com empenho e dedicação. Se não entender alguma parte da lição, levante a mão educadamente e pergunte, tirando todas suas dúvidas;

3. Materiais Organizados - De nada adianta ter frequência, ser atencioso e não ter o material adequado para estudar e aprender, ou seja, tenha sempre lápis, caneta, borracha e demais itens, tais como a apostila de estudos e atividades caso seja recomendada, livro didático adotado, caderno bem organizado, etc.;

4. Faça as Atividades na Sala de Aula- Se o seu professor passar atividades para serem solucionadas em sala de aula, seja em grupo ou individual, participe e se empenhe em fazê-las, resolvendo tudo no prazo estimado. Quando tiver dificuldades, nunca deixe de perguntar e esclarecer com o professor. Se errar, consulte o mediador ou professor para ver onde errou e não cometer mais o equívoco;

5. Aprenda com seus Erros - Você já ouviu a famosa frase "Quem nunca errou que atire a primeira pedra". É uma grande verdade, pois sempre aprendemos com nossos erros, seja na vida particular e acadêmica. Então, o erro deve ser encarado como uma oportunidade de aprendizado, ou seja, análise onde e em qual passagem ocorreu o equívoco para corrigir o procedimento e assim nunca mais cometer o mesmo erro. Se tiver dificuldade de entendimento, recorra ao professor ou a um colega de classe que possa esclarecer tal procedimento incorreto, mas nunca desista de aprender. Muitas vezes se faz necessário o acompanhamento de reforço escolar para sanar eventuais dificuldades em lidar com alguns conteúdos mais difíceis;

6. Anote Tudo que Puder - Nunca confie plenamente na sua mente porque você pode esquecer detalhes da explicação quando for estudar na sua casa ou mesmo fazer a prova mensal, por exemplo, podemos esquecer daquela fórmula para resolver alguma questão específica, não se lembrar mais das estratégias de entendimento, etc. Então, anote tudo que puder, mas faça de uma maneira que não atrapalhe no entendimento que fora repassado pelo professor. Se for necessário, peça um tempo suficiente para anotar a matéria ao seu mestre. 

7. Estudar Diariamente - Se você chegar em sua casa e revisar os conteúdos tratados na escola, fazendo as tarefas o mais rápido que puder, certamente vai aprender mais, pois as explicações detalhadas ainda estão "frescas" ou presentes na mente. Procure estudar num local adequado, livre de barulho, e somente com material didático sem celular, tv, rádio, etc.; 

8. Faça Perguntas e Peça Ajuda - Quando for resolver aquele exercício mais difícil e não souber, ou quando for estudar e não se lembrar mais da explicação do professor. Pare, não prossiga até que obtenha a ajuda de um colega de classe, do professor ou de outra pessoa que possa orientá-lo e esclarecer o problema. Nunca tenha vergonha de pedir ajuda quando for necessário, fazendo perguntas ao professor quando não entender o conteúdo tratado na aula; 

9. Estudando para as Provas - Nunca deixe para estudar na véspera das provas ou dos exames, pois a falta de tempo pode deixá-lo nervoso e mais vai atrapalhar do que ajudar. Então, comece seus estudos com boa antecedência e deixe somente para os últimos dias, uma última revisão das fórmulas, para resolução de exercícios e provas similares, etc. 

10. Antecipe o Aprendizado - Procure saber qual é o próximo conteúdo, a próxima lição a ser estudada, e parta para a pesquisa, ou seja, consulte o assunto usando livros didáticos da biblioteca, faça uma pesquisa na Internet, consulte amigos, entre outros. E, assim quando o professor passar a matéria, certamente você vai entender muito mais, pois estará mais preparado que os demais colegas. Pense nisso!

CONCLUSÃO!





É claro que cada aluno, cada candidato, e cada pessoa tem um ritmo diferente de aprendizado, alguns aprendem com maior facilidade, enquanto que alguns outros precisam de maior empenho e dedicação para aprender, e isso cada um deve se inteirar. Se o seu caso é aquele tipo que tem mais dificuldades, certamente terá que estudar e se dedicar mais para que o aprendizado seja assimilado e otimizado.
Existem também outros macetes que devemos adotar, como, pesquisar os assuntos com antecedência na rede internet, consultando bons livros na biblioteca da escola, tirando as dúvidas com algum professor ou colega que já tenha conhecimento e possa ajudar, etc. Mas, cabe ressaltar que para aprender é preciso dedicação, empenho, honestidade, porque não adianta em nada colar e não aprender o conteúdo, pois isso com certeza poderá fazer falta mais a frente quando estiver na universidade ou mesmo no seu emprego profissional.

Se quiser mais dicas importantes para alavancar o aprendizado escolar, com foco na Matemática, recomendamos acessar nosso marcador chamado Pedagogia e lá vai encontras outros macetes preciosos neste sentido.

Espero que tenham gostado das dicas e que as compartilhem com seus amigos e pares. Para isso, sugerimos usar o atalho para as redes sociais que estão disponibilizadas ao final do texto, ou indicar NOSSO ENDEREÇO aos mesmos.

Se ficou dúvidas e quiser nossa opinião, ou mesmo para interagir conosco, deixe um recado no espaço apropriado para isso e que se faz presente também ao final deste artigo, que responderemos no menor prazo possível.
Ajude-nos na divulgação e crescimento deste site, se cadastrando como nosso seguidor e divulgando nossos artigos a todos os amigos.
Finalizando, agradecemos pela visita e apoio. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!
  



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer