Como Resolver os Problemas Pessoais com a Ajuda da Matemática?

Será que é possível resolver nossos problemas pessoais com a ajuda da Matemática?
Quem nunca se viu diante de um problema complicado da matemática, ou mesmo se deparou com aquela questão de ordem pessoal e buscou ajuda para encontrar um caminho, um artifício ou qualquer outro método que fosse eficiente para encontrar a solução ou uma resposta para ele. Talvez você tenha recorrido a um amigo, algum familiar mais próximo, ao padre na igreja, algum profissional da medicina, ou outra pessoa competente para ajudá-lo a encontrar uma solução que fosse correta e eficaz. Todo problema exige um estudo, visualizando os dados e conhecimentos necessários, assim como descobrir uma estratégia para que seja resolvido de forma coerente. Por exemplo, os problemas que envolvem a saúde, exige cuidados específicos, assim como uma investigação por parte de profissionais da medicina para colher os dados e a solução quase sempre vem na forma de medicamentos ou outros procedimentos médicos. Mas como devemos agir, quando nos deparamos com problemas insolúveis ou de difícil resolução? Sabemos que aqueles problemas pessoais, inclusive os que envolve a saúde, ou de qualquer outra natureza, quando não é possível encontrar uma solução adequada, temos que aprender a conviver com ele. Existe muitos problemas matemáticos que ficaram sem solução por muitos anos, como o que envolveu o Último Teorema de Fermat e que se for de seu interesse, vale muitíssimo a pena conhecer, acessando a matéria em nosso site. Ainda, temos conhecimento de muitos outros problemas da Matemática que nunca foram resolvidos e continuam em aberto, e que se quiser conhecê-los, e quem sabe encontrar a solução, você pode levar para sua casa, a invejável quantia em dinheiro de 1 milhão de dólares, bastando acessar nosso artigo chamado: Problemas Matemáticos que Valem Muito Dinheiro. Assim como na Matemática, temos conhecimento de alguns problemas de saúde, como a AIDS (Síndrome de Imuno-deficiência Adquirida), entre outras doenças crônicas que não existe a cura como solução definitiva; e para estes casos, somente nos resta conviver com elas, claro que usando de todos os cuidados, fazendo uso dos medicamentos e o devido acompanhamento médico. 
Pretendemos com este artigo, levar ao conhecimento do querido leitor alguns pensamentos e curiosidades interessantes tratados pela Matemática e, que podemos aplicar em nossa vida cotidiana. São alguns pensamentos, contribuições e frases que foram comentadas pelos maiores estudiosos e matemáticos renomados que nos deixaram contribuições importantes, tais como:

1. O infinito e a estupidez humana!
O grande físico teórico alemão Albert Einstein nos deixou uma frase que é muito elucidativa para ser usada como reflexão. Diz ele que "Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta".
Então, podemos inferir que ele ainda duvidava do fato de que o universo seria de tamanho infinito, o que ainda gera muitas dúvidas que não foram devidamente esclarecidas, mas no entanto, a estupidez humana ainda é muito acentuada, quando vemos tamanha falta de ética em todos os sentidos, seja na ignorância humana quando para resolver seus problemas recorrem às guerras e demais conflitos sociais. Aqui em nosso querido Brasil a ignorância parte de muitos políticos e governantes corruptos e desonestos que pensam somente em acumular riquezas, desviando dinheiro público que faz falta na educação, saúde e segurança, proporcionando desemprego e uma crise financeira sem precedentes, e no entanto sabemos de antemão, que estes senhores é que deveriam dar o exemplo com boas ações e atitudes corretas aos milhares de jovens brasileiros.

2. O que o homem e a natureza tem a ver com a Matemática?
Pensando numa Filosofia de vida equilibrada, também podemos vincular o infinito, com os atos de nossa vida cotidiana e das metrópoles poluidoras que diariamente descarregam milhões de toneladas de gases tóxicos na atmosfera, entre eles o temido CO2 (Dióxido de carbono). Então, podemos dizer que isso tem intrigado muitos especialistas nos assuntos desta área, entre eles destacamos o pensamento do Matemático muito conceituado chamado Blaise Pascal que nos deixou a seguinte frase: "O que é o homem na natureza? Um nada em relação ao infinito, um tudo em relação ao nada, um ponto a meio entre nada e tudo".
Vemos que na visão do conceituado matemático, somos nada perante a natureza, pois ela nos responde com muita força, com as catástrofes, maremotos, tsunamis, etc., quando a natureza é agredida com a poluição, desmatamentos constantes, etc., como temos observado em nossos dias atuais, onde o clima fica completamente desregulado, pois com o aquecimento global, também verificamos o aumento do nível do mar, com o degelo constante, entre outras consequências que não são previstas.  

3. A otimização dos sistemas e a eficiente redução da mão de obra!
Todos sabemos que o computador e os sistemas desenvolvidos com o auxílio sistemático da Matemática sempre foram eficientes para reduzir processos que antigamente demandavam muita mão de obra, reduzindo os possíveis erros com as operações automatizadas e também poupando gastos com pessoal, pois a máquina possibilitou controles eficientes principalmente nas instituições financeiras, no comércio, indústria e demais setores, e contínua evoluindo constantemente. O grande matemático chamado René Descartes nos deixou um ensinamento muito oportuno sobre isso, onde ele afirma que "A Matemática apresenta invenções tão sutis que poderão servir não só para satisfazer os curiosos como, também para auxiliar as artes e poupar trabalho aos homens". 
Assim, vemos que ele já previa há vários anos o quanto de contribuição que esta importante área do conhecimento científico tem nos agraciado. E, essa contribuição atinge várias áreas como na Medicina, na Tecnologia, Artes, Engenharia, entre outras. Na área de tecnologia, vemos aparelhos de comunicação cada vez mais precisos e eficientes, celulares muito avançados, programas e computadores potentes e cada vez mais rápidos, sistemas de controles usado em muitos setores, como bancário, comerciais, financeiros, etc. Na medicina, presenciamos aparelhos que realizam exames mais precisos, em que pode-se chegar a diagnósticos mais corretos, sem a necessidade de usar dos antigos mecanismos que colocavam em maiores riscos os doentes envolvidos. Então, veja o enorme progresso e quanta mão de obra pode ser poupada com o uso dos sistemas que são desenvolvidos pela Matemática.

4. Como podemos melhorar nosso relacionamento usando a Matemática?
Se você aplicar apenas as 4 operações básicas, certamente vai encontrar mais felicidade e alegrias em sua vida, basta então: 
a) Somar o amor;
b) Subtrair da sua vida, todo o ódio, rancor, as tristezas e imperfeições;
c) Multiplicar as boas ações, como ajudar o próximo, sendo mais prestativo e assim poderá multiplicar suas alegrias com todos;
d) Dividir o amor, ou seja, ninguém vive sozinho, então divida os bons momentos com aqueles que estão a seu lado e assim vai viver com mais alegrias.

5. A Matemática e o progresso da humanidade!
Retiramos um pensamento do grande matemático brasileiro chamado Manuel Amoroso Costa, que nos diz: "Sem a Matemática, não poderia haver Astronomia; sem os recursos maravilhosos da Astronomia, seria completamente impossível a navegação. E a navegação foi o fator máximo do progresso da humanidade". 

Note então, que embora muitos nem sabem, mas o descobrimento do Brasil também tem alguma coisa em comum com os ensinamentos da Matemática, principalmente do uso da Geometria e da Astronomia. Veja, portanto quanto de progresso, esta importante área científica nos proporcionou ao longo de toda vida humana, pois sabemos que a navegação em tempos remotos alavancou o descobrimento de muitas nações nos muitos continentes, entre elas a América e nosso querido Brasil, numa época em que os grandes nomes da navegação eram de origem Portuguesa e Espanhola.


6. A relação dos problemas pessoais e a Matemática!
Na matemática, sabemos que estabelecer uma boa estratégia para resolver muitos problemas, pode facilitar o encontro de uma solução eficaz e faz com que o aprendizado ocorra de forma competente. No entanto, na vida pessoal, muitos dizem que os problemas nos ajudam a evoluir e o assim o aprendizado pessoal e sentimental envolvidos ficam efetivamente otimizados. Na vida cotidiana estamos resolvendo problemas de toda ordem, alguns deles que envolve finanças, certamente deveremos encontrar a solução com ajuda da Matemática, analisando taxas, juros e amortizações. Outros são mais complexos, como aqueles que envolvem a saúde e os psicológicos que podem ser resolvidos sempre com a ajuda de um profissional da saúde ou um especialista competente. 


CONCLUSÃO!






Na Matemática, assim como em nossa vida afetiva, pessoal ou profissional, constantemente nos deparamos com problemas de toda ordem, alguns deles de fácil solução, enquanto que outros de soluções difíceis e alguns até insolúveis. É certo que muitos deles, quando não conseguirmos resolver sozinhos, devemos sempre procurar ajuda, o quanto antes e assim, encontrar a solução adequada. E, isso também pode e deve ser aplicado em nossa vida pessoal, pois muitas vezes essa ajuda pode ser de um familiar, um amigo, outro parente e, muitas vezes de um profissional da saúde ou de outra área que seja competente e possa nos ajudar a encontrar a resposta correta e eficaz nesse propósito. Esteja certo de que os problemas pessoais, assim como os propostos pela ciência da Matemática, nos ajudam a evoluir e aprender sempre. Você já parou para pensar se tudo fosse estático e sem nenhum problema, acho que seria chato demais pois certamente não haveria evolução.
Pensando matematicamente, jamais podemos imaginar o progresso da vida em nosso planeta sem a contribuição da Matemática, assim como de todas as demais ciências. Veja que a geração do conhecimento matemático não pode, portanto, ser deixado de lado por sua contribuição eficiente na tecnologia disponível. Se hoje temos uma comunicação cada vez mais eficiente, onde os sistemas estão interligados no mundo inteiro e podemos saber tudo que acontece praticamente em tempo real, isso tem muito a ver com as descobertas e com a Lógica Matemática. 

Atenção!
Se você quiser encontrar muitos conteúdos voltados para as curiosidades da Matemática, sugerimos acessar nosso marcador chamado: Curiosidades da Matemática! e garantimos que não vai se arrepender. 

Espero que tenham gostado do artigo e que o compartilhe com seus amigos e pares. Para isso, sugerimos usar o atalho para as redes sociais que estão presentes ao final do texto ou indicar nosso endereço aos mesmos.

Se ficou dúvidas ou quiser deixar sua opinião sobre o assunto, deixe seu comentário também ao final do artigo, que teremos o maior prazer em responder no menor prazo possível. Aproveitamos para convidá-lo a se cadastrar como seguidor do Blog e dessa forma, sempre receber gratuitamente nossos artigos na comodidade de sua casa.
Finalizando, agradecemos a sua visita e seu importante apoio. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!
s





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer