A Matemática no Campo!

Será que a Matemática nos Ajuda a Resolver os Problemas no Campo?
Resolvemos publicar esse artigo para atender os pedidos de nossos leitores que se dizem carentes de artigos que tratam dos conteúdos matemáticos para resolver alguns problemas agrícolas e otimizar os resultados no campo. Sabemos que o Brasil é um dos maiores produtores agrícolas do mundo, mas que apresenta muitos problemas e desafios, que vão desde a reforma agrária às queimadas; do êxodo rural ao financiamento da produção; da rede escoadora à viabilização econômica da agricultura familiar: envolvendo questões políticas, sociais, ambientais, tecnológicas e econômicas. Outro problema que observamos é gerado pelo crescimento acentuado nas últimas décadas da cultura da cana de açúcar, principalmente no estado de São Paulo com 60% de toda produção brasileira e que vem substituindo outras culturas diversificadas, pois ela trás consigo as queimadas, uma redução acentuada da mão de obra no campo com a mecanização da colheita, e que poderá gerar uma escassez na produção de alimentos, caso ocorra uma expansão mais abrangente. Além disso a renda com a produção da cana vem se reduzindo drasticamente aos produtores, enquanto que a área plantada vem se ampliando, como podemos observar no gráfico estatístico abaixo que foi retirado integralmente do Ministério da Agricultura.
Esse é apenas um problema que a Matemática através da Estatística pode nos ajudar a entender e que nos mostram também o crescimento desse tipo de cultura que no futuro pode nos trazer aborrecimentos que são muito comuns quando assumimos uma monocultura conforme já foi visualizado no passado de nossa história. 

A Matemática na Administração do Agronegócio!
O setor do agronegócio no Brasil já representa um quarto do PIB nacional e nos últimos anos foi o setor que mais cresceu em nosso país. Muitas pessoas ou alunos quando decidem fazer um curso de Técnico Agrícola, de graduação em Agronomia ou ainda gerenciar qualquer empresa na área de Agronegócios acham que não vão precisar saber nada de Matemática. No entanto isso é um verdadeiro engano, pois no cotidiano da vida rural em qualquer negócio ou atividade relacionada nos deparamos com muitas situações em que necessitamos ter conhecimento de vários conteúdos matemáticos. Por exemplo, saber calcular e equacionar corretamente a quantidade de adubos ou de defensivos numa determinada lavoura exige o domínio de porcentagens, cálculo de áreas, volumes, etc.  Outros conteúdos como usar as equações matemáticas, elaborar estatísticas, entender o cálculo de derivadas, etc. ajudam muito o administrador ou o produtor rural a decidir em muitas situações da vida cotidiana nessa atividade. Esteja certo que na administração de uma propriedade rural, temos que usar de métodos eficientes para maximizar o lucro, minimizando as perdas e as despesas, e isso só é possível fazendo cálculos matemáticos.

Ter conhecimentos diversificados, assim como gostar de plantas, animais, ou fazer cálculos são fundamentais porque podem determinar a sua competência enquanto agricultor, pois suas decisões, e seus acertos e erros dependem muito destes conhecimentos. Usar corretamente os dados estatísticos e entender os gráficos e as diversas análises relacionadas com a atividade também são importantes para o sucesso ou fracasso, e isso faz parte do trabalho e administração com competência de qualquer atividade nessa área. 

A presença da Matemática na agricultura é imprescindível seja, nas atividades realizadas no campo, na decisão pela escolha e na compra de variedades de sementes, defensivos ou adubos, etc. Qual produtor não quer calcular os custos de um determinado financiamento, considerando o tempo, juros, comercialização, possibilidade de investimento, criação de peixes, enfim, a agricultura se decide e se faz com muitos cálculos matemáticos, e é nessa contextualização que a disciplina de matemática e seus conteúdos poderão assumir um significado especial aos administradores e gerentes rurais. 

É claro que ter outros conhecimentos técnicos da atividade agrícola é também fator primordial nesta atividade. Por exemplo, em quais culturas devemos investir, acreditar e isso, inclui um estudo completo do clima, qualidade da terra, irrigação, etc. que nunca devem ser desprezados. Mas, até mesmo nessas previsões e probabilidades usamos os conceitos importantes desta disciplina. 

Somente para elucidar nosso leitor, vamos dar o exemplo de um problema matemático relacionado na produção de leite. 

Sabendo-se que em média uma vaca produz 12 litros de leite ao dia e que o litro é vendido em média por R$ 1,60. Quantos animais um produtor deve adquirir para ter um lucro mensal de 1.500,00 com essa atividade, tendo em vista que ele terá as seguintes despesas mensais: 356,00 para transporte, 1.200,00 em mão de obra, mais 200,00 com despesas de energia e 200,00 com outras despesas de manutenções. 

É muito simples, basta somar todas as despesas: 356 + 1200 + 200 + 200 = 1956,00. 
Como ele quer um lucro líquido de 1.500,00, então basta somar ele também, ou seja: 1.956,00 + 1.500,00 = 3.456,00. 
Logo, basta dividir 3.456,00 por 1,60 = 2160 litros de leite mensais. 
Como cada vaca produz 12 litros diários, assim ela produzira 12 x 30 = 360 litros mensais.
Logo, basta dividir 2160 por 360 = 6
Ele deverá adquirir 6 vacas leiteiras para essa atividade.

PONTO DE EQUILÍBRIO DA ATIVIDADE AGRÍCOLA!





Assim como uma empresa comercial tem seu ponto de equilíbrio estimado nas vendas para equilibrar suas despesas e receitas, e dessa forma ela não ter prejuízos, vindo possivelmente a quebrar ou falir, da mesma forma é muito importante na administração rural de uma empresa de agronegócios ou mesmo de uma propriedade rural ou qualquer outra atividade relacionada, saber realizar seu cálculo, para equilibrar bem suas receitas e despesas e manter a atividade equilibrada. Esteja certo de que ele ajuda o produtor a estimar o valor dos produtos para ter lucro na atividade, porque certamente ninguém trabalha e coloca um grande capital que é um grande investimento rural para não ter algum lucro.

Mas, afinal o que é ponto de equilíbrio rural?

O ponto de equilíbrio rural é comparado a uma equação matemática, quando as receitas recebidas com as vendas da produção agropecuária desenvolvida pela propriedade ou pela empresa rural num determinado período é igual as suas despesas totais para custear essa produção mencionada.
Ainda, esse ponto de equilíbrio mencionado também é a receita mínima que o produtor ou a empresa rural deve atingir para pagar todos seus custos e gastos com sua atividade em um determinado período. Em poucas palavras, ele deve ser igual ao equilíbrio entre todos os custos e todas as receitas, situação na qual a empresa rural não terá prejuízo, mas também não obterá lucro. 

Os custos fixos de uma propriedade rural são aqueles que ela tem, mesmo sem produzir nada, e os custos variáveis são aquelas despesas e demais gastos que a atividade realiza para produzir, ou seja quanto maior a produção ou da área cultivada, espera-se maiores custos, tais como mais mão de obra específica na produção e colheita, maiores custos com combustíveis, etc.

Acrescentamos que o valor total da receita é influenciado pela quantidade e pelo preço dos produtos vendidos. Os gastos podem ser divididos em dois grupos específicos: os custos fixos e os custos variáveis. Reafirmamos que os custos variáveis são aqueles que variam de acordo com o volume produzido (gasto com alimentação, combustíveis, matéria prima, por exemplo). Já os fixos não dependem da quantidade produzida e são representados por despesas fixas tais como, mão de obra com os moradores fixos da fazenda, aluguéis, energia elétrica e telefone que ocorrem independentemente da produção.
Saber utilizar e analisar o ponto de equilíbrio é muito importante para se saber o custo dos produtos vendidos e também para estimar o eventual lucro que o produtor e seus administradores julguem adequados nessa atividade.

Exemplos: 
1. Analise se uma fazenda que tem receita mensal com suas vendas e arrendamentos de 50.000,00 e ainda seus custos fixos mensais são no total de 20.000,00 e os custos variáveis somam o valor de 30.000,00 está obtendo lucro na atividade. 
Dessa forma, a margem de contribuição MC é de 50.000,00 - 30.000,00 = 20.000,00 = 40%.
Como o ponto de equilíbrio PE = Custo Fixo/ % Margem Contribuição.
Logo: PE = 20.000/40% = 50.000,00.
Então, chegamos a conclusão de que essa propriedade rural não está sendo rentável, ou seja está trabalhando apenas para cobrir suas despesas e gastos.  

2. Se essa mesma fazenda cortasse seus gastos variáveis para cerca de 20.000,00 e ainda negociasse seus produtos e obtivesse uma receita bruta de 60.000,00. Qual seria agora seu lucro?
Veja que agora: 60.000,00 - 20.000,00 - 20.000,00 = 20.000,00 que seria seu lucro.

3. Se o produtor sabe então que a equação que aponta o ponto de equilíbrio é obtido quando os custos totais estão avaliados em 50.000,00 e quer um lucro na atividade de 20%. Nessas condições, por quanto ele deve negociar toda sua produção?
Se ele quer um lucro de 20%, então ele deverá vender sua produção por 50.000 x 120% = 60.000,00.

4. Supondo que esse mesmo produtor do item 3 tivesse conhecimento de que o preço no momento está muito defasado e ele quer estocar parte da safra para vender numa época mais adequada. Se ele pretende vender apenas 25% da produção e financiar o restante para cobrir os custos totais de produção, qual seria o valor financiado?É muito fácil; para cobrir seus custos que é de 50.000,00, ele deve financiar 75% ou seja: 50.000 x 75% = 37.500,00.
Logo ele deverá vender 25% da safra por 12.500,00. 

5. Sabendo-se que a receita com as vendas de toda a produção de uma fazenda em determinado ano representou o triplo de todas as despesas e ainda que o lucro apurado foi de 16.000,00. Nessas condições, ache qual foi o valor total das despesas e da receita no período?
Como sabemos que Lucro = Receita - Despesas (L = R - D), então:
L = 3D - D → L = 2D 
Temos ainda que L = 16.000,00 → 16000 = 2D → D = 16000/2 = 8.000,00
Logo, as despesas foram de 8.000,00 e como elas representaram 1/3 da receita, logo: Receita = 8.000,00 x 3 = 24.000,00.
Concluímos então que: (receita - despesas) = (24.000,00 - 8.000,00). 

Garantias na atividade rural
A atividade agrícola é uma atividade muito vulnerável e que depende de muitos fatores externos, os quais muitas vezes fogem do controle do produtor rural, assim como de seus gerentes e administradores, por envolver o clima, as chuvas regulares, queimadas indesejadas, geadas, etc. E, para amenizar eventuais perdas, é preciso ter profissionais competentes da área necessários para acompanhar as previsões climáticas inerentes, assim como plantar e colher em épocas apropriadas e bem estudadas e usar mecanismos eficientes em tecnologias para resolver imprevistos que quase sempre ocorrem. Hoje em dia, existe também o seguro rural que muitos bancos e seguradoras oferecem para cobrir eventuais perdas na atividade, mas que também tem um custo para aquisição.  Muitos seguros garantem o ressarcimento até o limite contratado decorrente de sua atividade agrícola, pecuária, envolve também o patrimônio do agricultor e é oferecido aos médios e grandes produtores, enquanto que para os pequenos produtores estes devem usar o seguro oferecido pelo governo chamado Proagro - Programa de Garantia de Atividade Agropecuária e outros que é normalmente oferecido pelos bancos públicos oficiais ou pela rede de bancos autorizados.
Como vimos acima que todos custos influenciam no resultado da empresa rural, esse seguro também representa um custo adicional que deve ser considerado no cálculo e formação dos preços dos produtos produzidos na atividade agrícola. 

CONCLUSÃO!
Esse é um artigo dedicado a um setor muito importante da economia brasileira que é a atividade rural e do agronegócio, pois ele gera muitos empregos no campo e se dedica na produção de alimentos que é uma área de fundamental importância a todos.  Sabemos que o Brasil figura como um dos maiores produtores de grãos do mundo e que vem trazendo divisas importantes para a nossa balança comercial, apesar da crise financeira que nosso país está inserido. No entanto, segundo o setor rural, o nosso governo infelizmente não tem apoiado satisfatoriamente esse setor de forma necessária e suficiente para alavancar ainda mais nossa produção. Apesar de tudo, a Matemática quando aplicada de forma inteligente pode nos ajudar a entender os problemas rurais mais evidentes, nos mostrando um caminho a trilhar para termos mais segurança, inclusive otimizando os resultados com nossos produtos agropecuários. 
Aproveitamos para recomendar nosso artigo chamado: Dicas para Elaboração do TCC!, o qual trás inúmeras ideias e dicas importantes para você apresentar seu TCC - Termo de Conclusão de Curso!

ATENÇÃO!

Espero que tenham gostado do assunto e que o compartilhe com seus amigos e pares. Para isso, recomendamos usar dos atalhos para as redes sociais que estão presentes ao final do texto, ou indicar nosso endereço aos mesmos.

Caso tenha ficado com alguma dúvida e quiser nossa opinião, seja para criticar, elogiar, etc., deixe seu recado no espaço para comentários logo ao final do artigo que vamos responder no menor prazo possível. 
Aproveitamos a oportunidade para convidar o leitor a se cadastrar como seguidor deste site de forma gratuita, e assim sempre receber nossos artigos na comodidade de sua casa.
Finalizando, agradecemos pela visita, apoio e participação. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer