Brincando com os Números e as Operações da Matemática!

É Possível Aprender Brincando com os Números e as Operações da Matemática!
Pretendemos com este estudo apresentar dicas criativas e muito eficientes para os pais e professores, no propósito de levarem seus alunos e as crianças ao aprendizado e ao devido entendimento das operações básicas da matemática usando a decomposição e o entendimento correto do valor posicional dos números. Muitos alunos quando estudam os números e suas principais operações, encontram algumas dificuldades no entendimento, efetivamente por não assimilarem corretamente o valor posicional dos algarismos que compõe os números. Isso também pode ocorrer quando estamos estudando conteúdos em níveis mais elevados ou avançados de matemática. 

Para dominarmos certos conteúdos mais elaborados da matemática, não só precisamos entender e memorizar, por exemplo uma determinada fórmula, mas trabalharmos com ela usando todos os detalhes, os dados disponíveis como, letras, símbolos, números, operações, etc., ou seja devemos entender todos os detalhes, como a posição, o valor e o raciocínio que existe por trás de cada informação ou número, para que possamos, na verdade fixar e usar bem o conhecimento e ter mais facilidade de entendimento no aprendizado de Matemática. 

No entanto, esta perspectiva mais aprimorada de aprendizagem pode ser aplicada junto das crianças, para  o entendimento dos conceitos elementares desta disciplina, mas se aprende em todos os níveis de conhecimento, iniciando isto, primeiramente lá na escola infantil.

Um número é um símbolo elementar da Matemática e que se não for bem estudado e devidamente entendido pode levar o aluno a cometer erros matemáticos grosseiros. Para que não haja dúvidas, o número se compõe de dígitos também chamados algarismos, que se inicia na unidade, dezena, centena, milhar, etc., quando observado da direita para a esquerda. No entanto, precisamos saber o valor que cada algarismo do número representa, ou que vale uma certa quantidade, dependendo da posição que ele ocupa. Apenas para recapitular, um "dígito" é um número em particular dentro de um número maior chamado simplesmente por "número" que se refere a todo o grupo de dígitos. Dessa forma, por exemplo, um número como o 567 tem um 5 localizado na casa das centenas, o 6 na casa das dezenas, e um 7 no lugar das unidades. Assim, devemos entender que o dígito 5, na casa das centenas, não representa 5 e sim 500, assim como o dígito 6 na casa das dezenas representa 60 e o 7, as 7 unidades. 

Este simples conceito, geralmente é introduzido no ensino infantil, a fim de ajudar os alunos a manipular os números e resolver muitos problemas correlatos. Logo, se uma criança compreende que 567 é realmente a soma de 500 + 60 + 7, ela pode brincar com este número com mais agilidade e facilidade, fazendo uma decomposição, que a ajudará no entendimento do significado e valor da posição dos dígitos que compõe os números. A compreensão deste conceito pelas crianças e alunos pode tornar mais fácil o entendimento das operações básicas da adição, subtração e até da multiplicação que são muito importantes nos estudos abordando as operações com os números. 

O trabalho em sala de aula usando brincadeiras para entender as operações com os números!
Muitas vezes não aprendemos corretamente o significado dos símbolos matemáticos, entre eles destacamos o número, o que vai prejudicar o entendimento futuro das operações matemáticas e muitas vezes poderá até provocar uma verdadeira ojeriza na disciplina.
Sabemos que associar o aprendizado de Matemática com o uso de algumas brincadeiras sempre produz resultados positivos e eficientes para a relação de ensino e aprendizagem. Existem muitos jogos e brincadeiras envolvendo a decomposição dos números que podemos usar em sala de aula ou até mesmo com seu filho na sua casa. Vamos dar alguns exemplos:

1. Usando a calculadora!
Podemos pedir aos alunos que tragam uma calculadora e que realizem certas operações entre os números com regras pré-estabelecidas para descobrir alguns resultados nas operações aritméticas. Por exemplo, peça que eles cheguem ao resultado 65 com apenas dois números sem digitar os algarismos 2, 5 e 7 na máquina de somar, ou seja, eles podem usar uma das opções digitando:  46 + 19 ou 108 - 43. Outro exemplo é chegar no resultado 100 usando da multiplicação sem digitar o número 0 ou 1, ou seja por exemplo: fazendo a conta: 25 x 4, etc. Pense em outros exemplos, usando sua criatividade, envolvendo as várias operações como adição, subtração, multiplicação e a divisão e bom trabalho com seus alunos. 

2. Brincando de caixa do Banco!
Uma outra forma lúdica e eficiente para trabalhar com a decomposição do valor dos números é propor um trabalho em grupo, onde teríamos o funcionamento fictício de um caixa bancário, pedindo aos grupos, que cada um indiquem o aluno caixa e o aluno cliente. Peça, para trabalhar com pagamentos de cheques, notas e moedas improvisadas de dinheiro, e assim efetuar algumas trocas, como por exemplo, um cliente que quer trocar um cheque no valor de 450,00, exigindo do caixa 4 notas de 100,00, mais 50 moedas de 1,00. No final da apresentação, o professor pode explicar a diferença entre unidade, dezena, centena, milhar, dezena de milhar, etc. Podemos explicar que uma dezena é composta de 10 unidades com o valor 1, uma centena vale 10 dezenas ou 100 unidades de valor 1, etc. Esta atividade serve também para trabalhar a sala e os alunos com as frações e as decimais, bastando incluir as moedas de 0,10, 0,25 e 0,50, mas isso deve ser tratado numa outra oportunidade, quando os alunos já tiverem domínio dos números naturais e os inteiros. 

NOTA: Se quiser saber mais detalhes do uso das moedas para o aprendizado das frações e decimais, acesse no artigo chamado: Matemática do 5º Ano - Estudo das Decimais e das Moedas!


Como Entender a Multiplicação Usando o Sistema Posicional dos Números!
Usamos a posição dos números na multiplicação, para facilitar o entendimento dos alunos desta importante operação elementar da Matemática. 
Preste atenção no uso deste conceito que considera as posições dos algarismos na multiplicação, observando atentamente a decomposição efetuada no exemplo, 567 x 3 = ? 

Para resolver a operação proposta, devemos decompor em fatores para facilitar o entendimento, ou seja: 

567 x 3 = (500 x 3) + (60 x 3) + (7 x 3) → 567 x 3 = 1500 + 180 + 21 = 1701. 

Este método evita que os nossos alunos com maiores dificuldades de entendimento cometam muitos equívocos comuns na operação tradicional de multiplicação, que é onde verificamos muitos  erros infantis neste tipo de cálculo.

Esta dica nos dá o conceito de que os números podem ser decompostos e colocados de volta juntos, tantas vezes quando forem de nosso interesse, ou seja podemos e devemos aprender matemática brincando com os números, pois assim facilitamos o aprendizado. Dessa forma, passamos ao aluno uma compreensão mais sólida de como as diferentes operações básicas de Aritmética funcionam na prática.

Com certeza, este é um método alternativo que é muito eficiente e que faz o estudante raciocinar e pensar ele mesmo, como pode fazer para resolver certos problemas de uma forma alternativa eficiente, jogando e brincando com a decomposição dos números e seus dígitos posicionais. E, sabemos de antemão que, quando o aluno toma gosto pelo aprendizado, a aprendizagem fica muito mais agradável e prazerosa.

CONCLUSÃO!





Vimos neste artigo uma sugestão de aprendizado mais eficiente e prazerosa para aprender brincando com os números e assim memorizar todas operações básicas da Matemática de uma forma mais prazerosa e eficiente. Enfatizamos que só devemos aprender a fazer operações com os números, depois que nosso aluno, ou a criança tiver a devida compreensão do significado correto do que seja número e conhecer o valor que a posição representa de cada dígito, pois assim ela terá mais facilidade em aprender a adição, subtração, multiplicação, divisão, etc.

Atenção!
Se quiser mais dicas de aprendizado na Matemática, usando jogos e muitas brincadeiras, recomendamos acessar nosso artigo chamado: Aprendendo Matemática com Jogos e Brincadeiras! e lá vai encontrar dicas preciosas para motivar e ensinar seus alunos no ensino desta disciplina.
Se ficou dúvidas e quiser nossa opinião, deixe um recado em forma de comentário, usando deste espaço ao final do texto que vamos responder no menor prazo possível. Use este mesmo canal para elogiar, criticar ou sugerir qualquer outro assunto de seu interesse.
Finalizando, pedimos que nos ajude na divulgação do site, compartilhando nossos artigos ou divulgando o nosso endereço aos seus amigos e pares. Desde já, agradecemos pela visita e apoio. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer