Mágicas Usando os Números da Matemática sobre sua Idade!

Quer aprender a fazer duas mágicas interessantes usando os números da Matemática sobre a sua idade?
Esse artigo é destinado a todos aqueles leitores e alunos que gostam de aprender brincando, se divertindo com o uso de mágicas, e utilizando-se de alguns truques envolvendo as operações aritméticas e os números. São apenas duas mágicas bem simples, mas muito intrigantes, que se você aprendê-las, vai se divertir e ainda poderá compartilhar com seus amigos. Entreviste e brinque com seus amigos, e com certeza vai fazer muito sucesso e o mais importante, vai recordar e aprender um pouco de Matemática. Para os professores é uma atividade interessante que pode ser aplicada em sala de aula, porque pode despertar o interesse e vai motivar o aprendizado desta importante disciplina. Espero que goste e divulgue nosso trabalho!

1) Mágica com uma simples operação aritmética e sua idade! 

Você sabe porque toda pessoa, com idade entre 10 e 99 anos, ou seja que tenha por idade um número composto por dois dígitos, quando realiza a operação aritmética destacada na expressão abaixo, tem como resultado um número correspondente a sua idade, que se repete por 3 vezes?

Dúvida, então faça o cálculo agora mesmo:
39 x Sua Idade x 259 = ?
Você ficará surpreso com o resultado!

Por exemplo:
a. Se você têm 60 anos completos, basta fazer: 39 x 60 x 259 e o resultado é 606060;
b. Se sua idade for 40 anos, o resultado é 404040.
c. Mas, se você tiver 8 anos, a mágica não vai funcionar! 

Mas, se sua idade for por exemplo de 105 anos, a mágica também não vai funcionar, pois teremos o resultado: 1060605. Por quê isso ocorre somente para idades que tenham dois dígitos?
A resposta é simples, se fizermos 39 x 259 obteremos como resultado o número 10101 e em seguida, se multiplicarmos este valor por qualquer valor de 2 dígitos, é como multiplicar sua idade por 10 e repetir por 3 vezes nessa sequência.

2) Truque para adivinhar a idade de qualquer pessoa!







Outro truque é sugerir os seguintes passos para adivinhar a idade de qualquer pessoa , apenas pedindo que ela realize os seguintes cálculos:
i) Sugira ao entrevistado que pense num número composto por dois algarismos;
ii) Peça para multiplicar o número escrito por dois;
iii) Somar cinco unidades ao produto obtido;
iv) Oriente para multiplicar esta soma por cinquenta;
v) Em seguida, fale para acrescentar ao produto, o número 1766;
vi) Finalmente peça para subtrair do resultado, o ano do nascimento da pessoa entrevistada.

O resultado que se obtém é um número composto por quatro algarismos do tipo ABCD, sendo que os dois algarismos da direita ''CD'', correspondente às dezenas e unidades, expressam a idade da pessoa que realizou os cálculos. Os algarismos da esquerda ''AB'', que correspondem aos milhares e às centenas, nos indicam o número que a pessoa inicialmente havia pensado.

Por exemplo:
a) Uma pessoa que tenha 69 anos e que pensou no número 57.
i) Se o entrevistado pensou no número 57.
ii) O produto deste número por dois é: 57 x 2 = 114
iii) Somando cinco unidades: 114 + 5 = 119
iv) Multiplicando a soma obtida por 50: 119 x 50 = 5950
v) Somando o número 1766 (pois consideramos que estamos no ano de 2016): 5950 + 1766 = 7716
vi) Subtraindo o ano de nascimento, suponhamos que a pessoa que realizou os cálculos nasceu no ano de 1947, portanto, tem 69 anos ou vai completar 69 anos.
7716 - 1947 = 5769

O resultado final (5769) é um número de quatro algarismos. Os dois algarismos da direita (69) nos indica a idade da pessoa (ou quantos anos ela completará no corrente ano), e os dois algarismos da esquerda (57) nos indicam o número de dois algarismos que a pessoa havia pensado inicialmente.

b) Outra pessoa que vai completar 61 anos, que nasceu em 1955 e que pensou no número 50.
Vamos realizar os cálculos de acordo com as regras acima descritas, ou seja:
i) pensou em 50;
ii) 50x2 = 100
iii) 100+5 = 105
iv) 105x50 = 5250
v) 5250+1766 = 7016
vi 7016 - 1955 = 5061 → Concluímos que essa pessoa pensou no número 50 e que tem ou vai completar 61 anos em 2016.

CONCLUSÃO!
Esse artigo está sendo proposto como uma atividade interessante, muito curiosa e motivadora para complementar o aprendizado de aritmética, pois sabemos que quando se fala em brincadeiras, mágicas, adivinhações, ou qualquer outra atividade mística, a curiosidade e o interesse dos alunos ficam aguçados e exaltados, sendo que isso pode facilitar o aprendizado. Talvez o professor possa utilizar esta atividade em sala de aula, para que os alunos entrevistem seus pares, e assim possam aprender e testar se as mágicas funcionam adequadamente, complementando o aprendizado das operações aritméticas e de Matemática. 

Espero que tenham gostado do artigo e que seja de utilidade para o lazer e revisão do aprendizado desta matéria escolar. Se quiser conhecer outras curiosidades da Matemática, sugerimos acessar nosso marcador chamado: Curiosidades Matemáticas!

Finalizando, gostaríamos de convidar o leitor para deixar seu comentário sobre esta atividade e, se quiser deixar suas sugestões ou quaisquer outros assuntos de seu interesse, inclusive suas dúvidas que surgirem em relação a matéria e ao Blog. 
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Desde já agradecemos a todos pela visita, apoio e participação. Muito obrigado!
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