O Esporte e a Matemática!

Será que é possível usar os esportes para ensinar Matemática?
Muitos nem imaginam, mas existe muito da Matemática quando observamos as regras e os detalhes dos diversos esportes que conhecemos, entre eles destacamos o futebol, futsal, voleibol, basquetebol, natação, lançamento de dardo, regata a vela, etc. Se observarmos as medidas das quadras esportivas, das piscinas, dos ginásios esportivos, das figuras geométricas e demais demarcações que envolvem o campo de jogo, assim como nas muitas análises que envolvem o cálculo das porcentagens, das estatísticas, probabilidades, e nas previsões dos resultados dos jogos, etc., certamente vamos encontrar muito da Matemática. Os muitos conteúdos estão presentes também na elaboração das tabelas dos jogos, nas estratégias das jogadas e nas diversas estatísticas, que permitem avaliar o desempenho de cada jogador ou da equipe, em cada jogo e no campeonato que participa, tais como a média de gols marcados, os gols perdidos, o número de passes errados e também aqueles certos, etc. Sem falar da física em que imperceptivelmente, os jogadores realizam cálculos mentais para estimar a distância em que está o companheiro e a força que precisa ter seu chute para a bola alcançá-lo e assim realizar uma boa jogada. Observe que muitos jogadores fazem uma verdadeira parábola com a bola, ao cobrar um escanteio ou cruzar a bola, com o objetivo de ser cabeceada por outros jogadores de seu time e marcar o tão sonhado gol que é o ponto máximo de uma partida de futebol. Veja quanto de motivação nos proporciona um jogo de futebol, com as torcidas vibrando, as análises de especialistas no assunto, a zoação dos colegas, etc. Ainda, sabemos que o Brasil sempre foi considerado no mundo inteiro como o país do futebol, sendo muito difícil encontrar uma pessoa que não aprecie futebol ou outros esportes populares. Recentemente, outras modalidades esportivas vêm ganhando destaque, entre elas, o voleibol, natação, boxe, entre outras. Então, porque não usar de toda essa motivação e entusiasmo para ensinar e aprender Matemática. 

Por que as Estatísticas são Importantes para os Técnicos e Treinadores das Equipes?
As estatísticas são usadas por todos os envolvidos com os esportes, como pelos jornalistas, especialistas na análise dos jogos, mídia esportiva, técnicos e treinadores das equipes, patrocinadores, etc. Os técnicos e os treinadores, por sua vez, usam as estatísticas para avaliar o desempenho de suas equipes, o rendimento dos jogadores, os passes errados, gols perdidos e também aquelas jogadas que deram bons resultados para otimizar os próximos desempenhos e corrigir eventuais falhas de suas equipes. Eles definem ainda as táticas e as jogadas em que estabelecem as áreas no gramado para cada membro do time atacar ou se defender previamente sempre buscando as vitórias e uma boa classificação de sua equipe, com o objetivo de se sagrar campeã do torneio em que participa. Existem alguns treinadores que se utilizam de vídeos para estudar as jogadas e os pontos fracos e fortes de seus adversários, montando um verdadeiro quebra-cabeças da Matemática com o objetivo de neutralizar as jogadas de seus adversários e assim ganhar preciosos pontos na tabela de classificação do campeonato em que estão envolvidos. Enfim, são inúmeras possibilidades de aproveitamento dos jogos de um campeonato para aprender muitos conteúdos importantes da matemática e física. 

Um plano de aula sugerido aos professores desta disciplina, que quiserem se utilizar dos esportes no aprendizado de Matemática é levar seus alunos numa quadra e discutir as figuras geométricas ali estampadas, calculando as áreas, perímetros dos retângulos, circunferências, etc.  Outra sugestão é trabalhar a estatística, porcentagem e a probabilidade que existe nas tabelas dos campeonatos, onde cada vitória representa 3 pontos ganhos, o empate apenas 1 e na derrota nada se ganha. Perguntas tais como: O que fazer para seu time atingir a ponta do campeonato, ou para ele deixar a zona do rebaixamento, sempre ajudam nesse sentido. Use de sua criatividade e proponha algumas questões, como as que estão abaixo exemplificadas.

Exemplos:
1) Resolva o problema de acordo com a regra de pontos mencionada acima. Se o seu time venceu 5 partidas nos dez jogos que disputou e perdeu apenas duas disputas. Qual o número de pontos que ele obteve e qual seu percentual de desempenho no campeonato?
Resposta: Em 10 jogos, ele venceu 5, perdeu 2 e então empatou 3. Logo ele tem 5 x 3 + 3 x 1 + 2 x 0 = 15 + 3 = 18 pontos.
Como o desempenho máximo seria conseguir 10 vitórias ou 10 x 3 = 30 pontos, e ele só conseguiu 18. Então seu desempenho foi de 18/30 = 3/5 ou 0,60 ou 60%.


2) Sabendo-se que uma bola de um determinado esporte foi arremessada e descreve uma curva em metros de acordo com a parábola: y = -x² + x + 6. Qual foi a altura máxima que ela atingiu?

Na verdade queremos saber o valor da ordenada do ponto de máximo V da equação citada. Quem estudou a equação do segundo grau (parábola), sabe que o ponto de máximo é dado por: 
V=(-b/2a , -▲/4a). Logo ▲ = b² - 4ac = 1² - 4.(-1).6 = 1 + 24 → ▲ = 25
Então: V = (-1/2(-1) , -25/4(-1)) = (1/2, 25/4) → Logo, ela atingiu a altura máxima de 25/4 ou 6,25 metros. Então, concluímos que a altura vale 6,25 metros.

Outra solução:
Podemos resolver derivando a equação y = -x² + x + 6 → y' = - 2x +1. 
Então, quando y = 0 → 0 =  - 2x + 1 ou x = 1/2 → Substituindo x = 1/2 em y = -x² + x + 6, temos: y = -(1/2)² +1/2 + 6 → y = -0,25 + 6,5 → y = 6,25 metros.

Notas: 
1. Para aprender ou revisar a teoria e questões sobre as equações do segundo grau, acesse nosso artigo chamado: Resolução das Equações do Segundo Grau;

2. Para estudar, revisar ou aprender sobre as Derivadas, favor acessar nosso artigo chamado: Derivadas! e bons estudos!

CONCLUSÃO!






Nos dias atuais em que a qualidade educacional está ficando cada vez mais deficitária, com uma clientela de alunos cada vez mais desinteressados pela escola e em aprender; se os professores não adotarem novas estratégias com propostas inovadoras para motivar o aprendizado, os resultados serão sempre insatisfatórios. O mundo dos esportes sempre foi muito intrigante e motivador para todos, inclusive dos alunos, jovens e crianças por influência da família, das mídias como TV, rádios e jornais especializados. Atualmente, temos ainda mais motivação com a aproximação dos Jogos Olímpicos 2016 que serão realizados no Rio Janeiro, previstos de 5 a 21 de agosto deste ano. 

Uma questão de matemática relacionada que podemos destacar com essa Olimpíada no Rio de Janeiro é sobre a densidade das águas mais rasas da Lagoa Rodrigo de Freitas, inclusive observando-se aspectos da pressão e temperatura, envolvendo a Canoagem, em que os atletas participantes terão que considerar, ou seja, talvez eles tenham que efetuar uma força maior com seus remos, para vencer essas águas consideradas "mais pesadas" para se locomoverem mais velozmente. Existem muitas outras situações envolvendo os esportes olímpicos que vale a pena considerar numa aula de Matemática, de Geografia, Física, e de outras áreas do conhecimentos, tais como estudar o impulso que os atletas fazem para se lançarem nas piscinas e se destacarem nas provas de natação, ou ainda atingirem a altura esperada nos lançamentos de salto com vara, etc. 

Certamente o artigo que acabamos de sugerir poderá ajudar no desempenho, rendimento e o resultado do aprendizado ficará muito otimizado. Essa sugestão é apenas um exemplo para incrementar o aprendizado de Matemática, mas sabemos que existem muitas outras propostas de aulas criativas usando ações do cotidiano, como por exemplo da cozinha da sua casa, das compras no supermercado, das medidas, volumes e análise efetuadas no posto de combustíveis, etc. Para isso, basta usar da criatividade e garantimos que o resultado e a motivação de todos os alunos ficarão evidentemente mais aprimorados.

Espero que tenham gostado do artigo e que o compartilhe com seus amigos e pares. Ajude-nos na divulgação deste Blog sempre compartilhando nossos artigos ou indicando nosso endereço aos amigos. Caso tenha ficado com alguma dúvida, envie-nos um comentário que responderemos no menor prazo possível.

Se quiser encontrar dicas preciosas para aprimorar a Educação e incrementar o ensino de Matemática, sugerimos acessar nosso marcador chamado: Pedagogia na Matemática e garantimos que ficará surpreso com os artigos publicados.
Finalizando, agradecemos pela visita e apoio. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer