O Humor na Matemática!

Será que é bom usar o humor no aprendizado de Matemática?
Não temos a menor dúvida de que usar criteriosamente do humor na Matemática e também no ensino de outras disciplinas escolares pode descontrair a todos, porque com certeza vai criar um clima mais agradável e descontraído. Esses textos inteligentes e bem humorados que falam dos conteúdos desta disciplina, quando utilizados em momentos oportunos e adequados, sempre nos motivam nesta árdua tarefa de ensinar e aprender, desde que aplicados em salas comprometidas com o ensino e que não vá prejudicar o andamento normal do aprendizado. Piadas inteligentes, bem humoradas e sadias que usam de algum fato matemático são sempre bem vindas nesse sentido. Dessa forma, resolvemos publicar quatro situações divertidas e bem engraçadas para você se divertir e aprender brincando ou ainda, se for educador, quem sabe usá-las com o devido critério com seus alunos. Espero que divirtam-se e que seja de utilidade para fortalecer o vínculo salutar do aprendizado de Matemática.

1. Os Sorvetes e a Tabuada!
Após o aprendizado da tabuada, a professora questiona um dos alunos para investigar o aprendizado, dizendo: 
- Pedrinho, você que é um aluno muito esperto e já memorizou a tabuada, me diga então, quanto é 2 x 3?
- Claro que sim querida professora, é igual a 5.
- Está errado Pedrinho, o resultado correto é 6. Mas, como chegou nesse resultado incorreto, retrucou sua mestra.
- Muito fácil, se eu ganhar essa quantia em dinheiro para comprar 6 sorvetes e levar para minha casa, mas no caminho 1 deles derreter ficarei com apenas 5. Hahaha...

2. A Matemática dos Loucos!
Num certo hospício viviam muitos loucos, quando três deles chamados Crazy A, Crazy B e Crazy C foram submetidos a um exame de sanidade mensal, para saber se já poderiam ter alta e deixar o manicômio. O psiquiatra responsável pela análise perguntou ao primeiro deles:
- Diga-me Crazy A, qual é o resultado de: 2+3?

- 52 – respondeu ele prontamente com toda convicção.

O médico psiquiatra sem entender, ficou surpreso com resposta. Dirigindo-se ao segundo louco repetiu a mesma pergunta:

- Crazy B, Quanto é 2+3?

- Quarta-feira ele respondeu prontamente.

Muito desanimado com as respostas, o doutor virou-se então para o terceiro louco e faz a mesma indagação:

- Crazy C, qual é o resultado da simples conta de aritmética: 2+3?

- Prontamente ele respondeu corretamente. É claro que é cinco, doutor! 

- Muito bem, você está correto! Mas, surpreso ele disse ao mesmo. Mas, como você chegou a essa conclusão?

– Fácil demais doutor! Baseei-me nas respostas dos meus amigos: 52 menos quarta-feira dá resultado cinco!

3. A Função Exponencial na Balada Matemática!







Certa vez houve uma grande balada regada a muita música e figuras importantes da matemática, onde foram convidadas para o evento, todas as funções para curtir esse grandioso baile.


Estavam lá, todas elas muito bem humoradas, dançando e se divertindo, menos a função exponencial e^x, que ficou meio isolada num canto do salão.

Então chegaram para a e^x e lhe perguntaram:



– Por que você não consegue se integrar aos demais?



E ela respondeu ironicamente:

– Ah, simplesmente porque dá na mesma…



4. Joãozinho na Aula de Matemática!


Joãozinho era um aluno muito aplicado, mas as vezes gostava de brincar um pouco com sua professora. Numa certa ocasião, sua professora querendo ensinar uma operação básica de subtração, lhe perguntou:
Quantos dedos eu tenho nessa mão Joãozinho? – Cinco, professora! – E, se eu tirar três, o que acontece? – Ah, querida professora, a senhora ficará aleijada!



CONCLUSÃO!
Todos nós precisamos de alguns momentos de lazer e descontração, para depois em hora adequada, voltarmos a nossa rotina normal de trabalho e aprendizado. Muitas vezes, em momentos em que estamos estressados e até depressivos pelo cansaço de muitas horas de trabalho, precisamos de uma pausa salutar para relaxar, descontrair e então, voltarmos mais fortalecidos e motivados ao trabalho. Algumas empresas já perceberam isso, e muitas delas já destinam uma pequena pausa para seus colaboradores praticarem exercícios físicos ou fazer uma leitura, durante esse precioso tempo para recarregar suas energias e voltarem ao trabalho revigorados. 

Acreditamos que as histórias de humor retratadas acima sejam muito úteis para relaxamento e descontração no aprendizado escolar, desde que utilizadas em momentos oportunos e devidamente avaliados, claro que com a anuência da equipe escolar pertinente para ser aplicado em sala de aula. Aproveitamos ainda desta oportunidade, para deixar um recado a você, que se interessa por recreações divertidas, para serem aplicadas no ensino de Matemática, que não deixe de acessar nosso marcador chamado: Recreações da Matemática, onde vai encontrar muitas dicas e sugestões de grande utilidade para incrementar e motivar ainda mais o aprendizado nesta importante disciplina.


Atenção!

Para encontrar outros artigos bem humorados e novas piadas da Matemática, sugerimos o acesso ao nosso post chamado: Anedotas de Matemática e garantimos que vai encontrar muita diversão.

Espero que tenham gostado do artigo e que o compartilhe com seus amigos e pares. Para isso, você pode usar o atalho para as redes sociais, disponíveis ao final do texto, ou sugerir nosso endereço aos mesmos. 

Se ficou dúvidas sobre o artigo, ou se quiser nossa opinião, inclusive para elogiar, criticar, sugerir, pedimos que deixe um comentário que responderemos no menor prazo possível.

Finalizando, agradecemos pela visita e apoio. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer