A Importância dos Números na sua Vida!

Você sabe qual é a importância dos números na sua vida?
Não sei se você já pensou sobre a importância que os números têm na sua vida. Se nunca parou para analisar isso, podemos afirmar que é muito maior do que pensa, pois desde que nascemos, somos agraciados com eles, como a data do seu natal, seu número de sorte, as placas de seu carro, etc. São muitos os números que nos identificam como cidadãos ou pessoa física, tais como: o número de identidade, o número do CPF (cadastro de pessoa física), número do PIS (programa de integração social), o tempo de serviço, o número e série da carteira de trabalho(CTPS), etc. Até quando constituímos uma empresa, ele é usado para nos identificar, sendo que neste caso usamos o CNPJ (cadastro nacional de pessoa jurídica), entre outros. Na verdade, aos olhos das muitas organizações e instituições, somos identificados por vários números. Nossa ligação com eles, é muito notável, seja nas finanças, no comércio, e em quase todos os setores cotidianos. Por exemplo, é impossível abrir uma conta corrente em qualquer Banco, sem apresentar o seu número do CPF e também aquele número que representa seus rendimentos financeiros(holerith); ou confira as dificuldades para se aposentar, sem apresentar a sua carteira de trabalho com a identificação de sua vida laboral.
  
Mas, existem outras aplicações muito curiosas sobre o uso dos números em nossa vida e que vale a pena conhecer. Alguns afirmam até que eles podem nos proporcionar a felicidade, quando fizermos bom uso dele no nosso cotidiano. 
Para muitos, o número que quantifica o dinheiro que temos disponível no Banco pode trazer muitas alegrias e até nos proporcionar a felicidade, mas para outros, no entanto, isso não é considerado como uma verdade absoluta. Não vamos ser hipócritas em dizer que o dinheiro não é bom, pois ele pode nos trazer conforto, como por exemplo, comprar um bom carro, uma casa confortável, viajar a passeio pelo mundo inteiro, etc. Mas, afirmar que sem ele, seremos totalmente infelizes, já seria utopia. Conheço muitas pessoas que vivem com poucos recursos, moram numa casinha simples sem conforto algum, e que se sentem profundamente felizes, e temos conhecimento de outros, que vivem com muito conforto, são possuidores de carros de luxo, proprietários de iates, imóveis na praia, com recheadas quantias depositadas nos Bancos e que se dizem completamente infelizes. 

A Filosofia dos Números!







Para o famoso músico e cantor popular chamado "Bob Marley", ele nos diz em um de seus pensamentos mais importantes sobre os números, que: "Dinheiro é número, e os números nunca acabam. Portanto, se você busca dinheiro para ser feliz, sua busca pela felicidade nunca acabará".
Acreditamos que ele quis nos falar com este pensamento, de uma busca sem fim, baseando-se no fato de que a série numérica representada pelos números termina no infinito. Como sabemos que a moeda e o dinheiro representam números, então certamente ele as comparou, ou seja, esta busca pelo dinheiro, pode nos levar numa caminhada indefinida, que pode durar toda nossa vida e assim, ficaríamos acumulando riquezas de forma interminável. Esteja certo de que não precisamos atingir um número monetário muito expressivo, composto por muitos dígitos para sermos felizes, mas apenas o suficiente para nossa subsistência e equilíbrio financeiro. Especialistas do ramo das finanças afirmam que, para mantermos o equilíbrio financeiro doméstico é somente fazer um bom planejamento, com previsão das nossas receitas e dos gastos mensais. O segredo sempre é contabilizar uma soma mensal de despesas e demais gastos sempre menor do que nossa renda familiar do mês, e assim poderemos poupar o excedente para usarmos quando necessário, ou quem sabe, por exemplo trocar de carro num tempo futuro devidamente planejado. 

Mas, quando pesquisamos um pouco da história matemática e dos números nos deparamos com povos antigos que pouco conheciam sobre este símbolo, e que muitos deles não sabiam contar, como é o caso dos seguintes povos nativos:  os Zulus (Zulos) e os Pigmeus, da África, os Aranda e os kamilarai, da Austrália e dos índios Botocudos, que habitaram nosso Brasil, entre outros. O processo antigo de contagem naquela época da história era feito com a utilização de conchas, pérolas, frutos duros, ossos, pauzinhos, dentes de elefante, bolinhas de argila, etc., em que as quantidades desejadas eram aglomeradas em montinhos ou em fileiras que correspondiam aos valores de objetos ou mercadorias que eles queriam contabilizar.    

Atualmente, o estudo dos números ainda intriga muitas pessoas, como matemáticos, engenheiros, analistas de sistemas, místicos, entre outros profissionais, que se utilizam deles em seus projetos ou trabalhos. Mas, porque isso ocorre? Quais os mistérios que certos números apresentam? Podemos enumerar uma lista de possibilidades e respostas, tais como:

a) Os números e o estudo da Matemática!
A Matemática surgiu inicialmente com o descobrimento dos números e das figuras geométricas que podemos observar naqueles escritos antigos, especificamente quando os antigos povos começaram a realizar certas operações e combinações com os símbolos numéricos para contabilizar seus pertences daquela época, ou registrar as medidas de comprimentos e de áreas, isso por volta do ano 2400 a.C. Um dos primeiros livros de Matemática foi "Os "Elementos" do grego Euclides (séc. IV a.C.), que apresentaram de forma sistemática a construção dos teoremas da geometria e foram utilizados no ensino em todo o mundo até ao século XVII. Então, falando sobre os números, aqueles primeiros estudiosos desta ciência, começaram observando suas características, associações, seu comportamento lógico, como por exemplo, a formação dos números pares, ímpares, primos, as séries matemáticas, etc. Posteriormente surgiu o estudo dos conjuntos numéricos, assim como das séries e progressões, demonstrando que eles podem ser utilizados pela Matemática para nos dar explicações importantes e nos levar ao conhecimento mais avançado desta disciplina, como nos estudos dos limites, derivadas, etc., que são importantes no aprendizado da Matemática, da Engenharia, Arquitetura, etc.

b) A Utilização dos Números 0 e 1 pela Lógica Algébrica!
A partir dos números 0 e 1 (falso e verdadeiro) surgiu uma sistema de numeração chamada de lógica algébrica que revolucionou a humanidade, pois foi criado a linguagem booleana descoberta por George Boole na metade do século XIX, que é a codificação que pode ser lida pelos computadores. 

c) A Numerologia e os Números!
Os Místicos também usam os números para prever acontecimentos, onde eles acreditam que fazendo algumas combinações, analisando algumas somas e possibilidades, etc., o resultado obtido pode nos dizer curiosidades sobre nosso futuro, nossa sorte, ou azar, etc. e por isso eles se utilizam de datas, fatos, acontecimentos, etc. Ainda, existem aqueles números tidos como número da sorte, outros ligados ao azar, etc.  De acordo com muitos astrólogos e numerólogos, estes nos relatam que em observando a data de seu mês de aniversário, seria possível obter seus números da sorte, da felicidade, através do conhecimento dos quadrados mágicos árabes associados aos signos do zodíaco, mas sabemos que isso nunca foi comprovado pela ciência.  Se quiser saber mais o que a ciência fala sobre como encontrar seu número feliz, acesse e veja importante artigo já publicado com muito sucesso por este Blog. 

d) Você sabia que existe os números amigáveis?
Sim, eles existem e são pares de números, onde um deles é a soma dos divisores do outro. Por exemplo, consideramos os números 220 e 284 amigáveis, pois os divisores de 220 são 1, 2, 4, 5, 10, 11, 20, 22, 44, 55 e 110, cuja soma é 284. Por outro lado, os divisores de 284 são 1, 2, 4, 71 e 142 e a soma deles é 220. 
Curiosamente o grande matemático chamado Pierre de Fermat descobriu também o par 17.296 e 18.416. Outro grande da matemática de nome Descartes descobriu o par 9.363.584 e 9.437.056.

e) A ligação entre os jogos e os números!
Todos nós sabemos da combinação que existe entre os diversos números com uma infinidade de jogos, entre eles, o clandestino jogo do "bicho", a loteria de números, mega-sena, o bingo, jogo de damas, etc. Quem nunca se divertiu marcando um bingo numa quermesse e até ganhou algum prêmio. Cada jogo tem suas regras e os números fazem parte deste processo. Por exemplo, para fazer a sena da mega sena devemos acertar as 6 dezenas que são sorteadas ao acaso, dentre os 60 números da cartela. 

Somente para aguçar a curiosidade do leitor, informamos as 10 dezenas mais sorteadas (consideradas dezenas quentes) do jogo Mega Sena até hoje:
05 - 53 - 51 - 04 - 42 - 54 - 33 - 23 - 10 - 17
E, também as 10 dezenas menos sorteadas (consideradas dezenas frias) são:
26 - 22 - 21 - 55 - 09 - 39 - 25 - 15 - 14 - 57

E, quanto juntamos os números com os sorteios aleatórios, com certeza temos estampado aí muitos estudos interessantes da Matemática, como o conteúdo Probabilidades que já foi abordado neste site e que recomendamos seu acesso. 

f) O aprendizado da tabuada!
Quem de nós nunca ficou com muitas dúvidas, para efetuar as operações matemáticas! Entre estas operações, talvez a mais difícil de assimilação seja a multiplicação e o uso da tabuada. Muitas crianças saem da escola sem aprender a memorizar este importante conteúdo da aritmética. No entanto sabemos que fica muito mais fácil este aprendizado, quando associamos a operação de multiplicação, como sendo o resultado de uma soma. Por exemplo, se o aluno descobrir que se ele comer 3 frutas por 2 vezes ao dia, e que para saber a quantidade de frutas consumidas ao dia, ele deve efetuar a operação: 2 x 3 e ainda, que isso vale o mesmo que somar duas porções com 3 frutas, ele pode entender de forma mais eficiente que 2 x 3 = 3 +3 = 6. 

Nota: Se você tem filhos encontrando dificuldades no aprendizado da tabuada, recomendamos experimentar um método muito eficiente: Clicando Aqui!


CONCLUSÃO!
Se pesquisarmos um pouco mais, certamente vamos encontrar muitas curiosidades intrigantes sobre os números e sua influência na vida cotidiana das pessoas, pois existem uma infinidade de fatos, descobertas e estudos sobre eles que vale muito a pena conhecer. Conhecemos muitas pessoas supersticiosas que não saem de casa em certas datas, como na sexta-feira, 13 por ser considerado um dia de azar,  entre outros. Já o número 12 misticamente falando é considerado um número completo, por representar a quantidade de meses do ano, o mesmo número de apóstolos que Jesus adotou em seus ensinamentos e ainda estar associado às 12 constelações do zodíaco.

Somente para aguçar sua curiosidade dos leitores que gostam da Matemática, quando vista de forma científica, informamos que existe os números naturais, inteiros, racionais, irracionais, complexos, arábicos, romanos, fracionários, etc.  E, cada um deles têm suas características intrínsecas destacadas. 
Se quiser saber mais sobre eles, acesse nosso artigo chamado: Estudo dos Conjuntos Numéricos e garantimos que vai gostar muitíssimo do texto.

Finalizando, gostaríamos de convidar o caro leitor para se cadastrar como seguidor deste site e assim, sempre receber nossos artigos na comodidade de sua casa, esclarecendo que são textos inéditos e publicados rotineiramente de forma periódica. 

Atenção!
Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o artigo e quiser nosso parecer, deixe seu comentários logo ao final do artigo. Utilize esse mesmo artifício para deixar sua opinião sobre nosso trabalho, ou qualquer outro assunto de seu interesse que teremos o maior prazer em responder e publicar. 
Caro leitor! Ajude-nos na divulgação do Blog, compartilhando nossos textos e artigos ou indicando nosso endereço aos seus amigos e pares.
Desde já agradecemos pela visita, seu apoio e confiança. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!





  



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer