A Poesia e a Matemática!

Por que a Matemática e a Poesia são Linguagens muito Similares? 
Muitas pessoas afirmam que não existe ligação entre a Matemática e Poesia, porque a primeira delas é uma ciência exata, enquanto que a outra faz parte da ciência humana que exprime os sentimentos da alma e está intimamente associada com a harmonia das palavras, ritmos e imagens. No entanto, se você tem acompanhado atentamente nosso site, já verificou que, em muitas oportunidades temos afirmado que a Matemática é uma linguagem que descreve o mundo físico e as relações com quase tudo que nos cerca, e que estamos sempre em contato com ela em nosso cotidiano. Muitos afirmam que através dos famosos modelos matemáticos, podemos prever o futuro, fazendo previsões reais e até enxergar o invisível, e ainda quem sabe atingir o imaginável. Veja quanto de poesia encontramos quando nos referimos ao infinito, pois ele é um termo da matemática muito discutido e ao mesmo tempo é admirado pelos poetas e admiradores da poesia e prosa. Por exemplo, o grande poeta Fernando Pessoa nos diz em um de seus versos que: "O universo é o sonho de um sonhador infinito".  Na linguagem da Matemática usamos muitos símbolos, padrões numéricos, variáveis, letras e alguns caracteres gregos, os quais são utilizados para representar as operações básicas, tais como adição, subtração, multiplicação e divisão. No entanto, afirmamos que se aplicarmos o conhecimento destas nobres operações básicas em nossas vidas, seremos mais felizes, como por exemplo; somando as alegrias e os momentos felizes, subtraindo todas as tristezas, as depressões e demais sentimentos negativos, e ainda multiplicando tudo que representar as forças positivas, assim como dividir os conhecimentos e o amor com aqueles que seguem conosco na caminhada afetiva em nossas vidas. 
Ainda, podemos explicar o elo de ligação entre essas duas importantes áreas do conhecimento pelo uso de uma linguagem simbólica, a qual está presente em ambas áreas, e retrata o comportamento de uma função matemática, por exemplo, ou ainda, retratando os sentimentos humanos e suas manifestações através dos gestos, das palavras, medos, comportamentos, etc., tão evidentes numa obra poética e que vamos explicar mais detalhadamente a seguir. 






Sabemos ainda que o simbolismo é considerado a própria base da poesia, pois os poetas e os artistas os usam em suas obras para descrever seus pensamentos, e a beleza retratadas em suas palavras e versos. Quando o grande matemático e filósofo francês chamado Blaise Pascal afirmou em uma de suas frases mais expressivas que: "O coração tem razões que a própria razão desconhece", supomos que ele apenas estava querendo nos dizer simbolicamente que não existe uma explicação lógica da Matemática para descrever o amor, a poesia e as paixões.

Muitas vezes usamos deste mesmo simbolismo tão comum nas poesias, usando de alguma função da matemática, para tentar explicar uma questão mais comumente encontrada em nosso cotidiano. Por exemplo, podemos usar o artificio de um gráfico da matemática para representar no plano uma curva que descreve o aumento constante do seu salário bruto ao longo de vários anos de trabalho. Veja que nesse caso, essa curva é um artifício que pode ou não representar o sucesso financeiro ou profissional de uma pessoa. Mas podemos interpretar ou aplicar essa mesma curva de maneiras distintas, sem que no entanto isso não implique no conhecimento de toda nossa história de vida profissional.


Retiramos uma famosa frase da Escritora e Professora de Matemática Sofia Vasilyevna Kovalevskaya (1850-1891), que foi considerada a primeira grande mulher da Matemática Russa que nos diz: "É impossível ser um matemático, sem ser um poeta em alma." Afirmamos sem nenhuma dúvida que a poesia e a matemática andam de mãos dadas, pois quem estudou a arte matemática, e as mais variadas citações matemáticas sabe da enorme ligação entre elas.
Certamente a Matemática está intimamente ligada com as artes, pela beleza que envolve os números, a natureza e todo nosso universo. Por exemplo, destacamos  a beleza que envolve os números e suas profundas ligações e padrões, e todos os demais símbolos, tais como: o número de ouro ou razão áurea, e o estudo da famosa Sequência de Fibonacci, entre outras, e que você pode conferir acessando nosso Blog. Se você estudar essa sequência verá a beleza evidente e suprema deste famoso padrão numérico: 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233, 377, 610, 987, 1597, 2584, ... o qual é também curiosamente encontrado com destaque em algumas plantas e ramificações, inclusive está também presente no corpo humano e, em muitas outras obras envolvendo o nosso universo. Muitos dizem que esta curiosa sequência numérica teria sido utilizada pelo criador para explicar a linguagem de criação do mundo, embora sabe-se que ela foi estudada e descoberta pelo grande mestre da matemática italiano chamado Leonardo Fibonacci. 

Finalizando, deixamos abaixo, somente para aguçar sua curiosidade, o pequeno trecho de uma poesia muito conhecida do grande escritor brasileiro chamado Millôr Fernandes e que está muito ligada com a Matemática e que, se você quiser conhecê-la na integra, pode acessar nosso artigo chamado: Poesia Matemática! 

"Às folhas tantas do livro matemático,
um quociente apaixonou-se um dia doidamente por uma incógnita.
Olhou-a com seu olhar inumerável e viu-a do ápice à base uma figura ímpar;
olhos romboides, boca trapezoide, corpo retangular, seios esferoides.
Fez de sua uma vida paralela a dela, até que se encontraram no infinito."...


(Autor: Millôr Fernandes)

CONCLUSÃO!
Na nossa modesta opinião, a Matemática e a Poesia estão profundamente ligadas, seja pela beleza das rimas ou pelos padrões encontrados entre os números, inclusive na natureza ou pelo uso dos símbolos e padrões, talvez pelo modo de comunicação próprio de cada uma delas com o mundo ou com todos. Ainda, a poesia é um meio de comunicação dos sentimentos ligados com a alma e que se realiza através dos versos e da escrita, numa linguagem simbólica e figurada, enquanto que a comunicação da Matemática se dá pela linguagem, usando igualmente muitos símbolos e sinais operativos, como tratando de seus algarismos, ou pela geometria que envolve as formas de diferentes maneiras, inclusive com o uso das muitas funções, equações e dos gráficos, que nos dizem muito através do comportamento retratado nas mais diversificadas formas de expressões, etc. O rigor da Matemática pode ser encontrado na simetria e observada nas mais variadas formas, como nos movimentos de rotação e translação dos gráficos de certas funções, e ele também pode ser visualizado com muita enfase na poesia, onde seus versos e estrofes sempre obedecem uma simetria inerente e profundamente coerente.

Espero que tenham gostado do artigo e que o compartilhe com seus amigos e pares. Para isso, sugerimos usar o atalho para as redes sociais que estão presentes ao final do texto ou indicar nosso endereço aos mesmos.

Atenção!
Caso tenha ficado com alguma dúvida e quiser nossa opinião, deixe um recado no espaço para comentários, que teremos o maior prazer em responder e no menor prazo possível.
Aproveito para convidar o querido leitor a se cadastrar como nosso seguidor, de forma inteiramente gratuita e assim, sempre receber nossos conteúdos na comodidade de sua casa. Ajude-nos na divulgação do site, sempre compartilhando nossos artigos nas redes sociais.
Desde já, agradecemos pela visita e apoio. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer