Como se Preparar para o Exame Enem!

Como Devemos nos Preparar para as Provas do Exame ENEM?
Resolvemos publicar esse artigo, atendendo pedidos de muitos candidatos e leitores que estão se preparando para as provas do exame ENEM que ocorrerão neste ano. Esse processo seletivo vem se transformando no mais importante exame de acesso ao Ensino Superior e até mesmo, para estes candidatos conseguirem descontos com as bolsas de estudos que são oferecidas por muitas faculdades e universidades brasileiras, inclusive para financiamento do curso numa universidade particular pelo programa FIES do governo federal. Se você quer fazer boas provas e assim conseguir uma ótima pontuação no ENEM, então saiba agora, como se preparar adequadamente para esse importante exame seletivo. Infelizmente hoje muitos alunos saem do Ensino Médio, sem ter uma base sólida em conhecimentos gerais e específicos, principalmente nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática; e isso dificulta enormemente esses alunos nessa fase escolar, os quais muitas vezes têm de buscar apoio e auxílio em cursinhos preparatórios, para sanar essa deficiência e falha da educação brasileira. Pretendemos com esse artigo, nortear o leitor sobre a preparação para esse importante exame, detalhando principalmente a prova de redação e Matemática, como veremos a seguir.

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) são elaboradas por uma equipe do Ministério da Educação, para verificar o domínio das competências e habilidades dos estudantes que concluíram o ensino médio e que pretendem ingressar no ensino superior em qualquer área do conhecimento. Esse exame é composto por quatro provas de múltipla escolha, com 45 questões cada, em que cada questão tem 5 alternativas, onde somente uma é a correta e mais uma quinta prova que é a redação, com critérios pré-definidos, em que cada ano um tema bem conhecido é escolhido para ser considerado e utilizado na dissertação. Por exemplo, no exame aplicado em 2015, as provas foram: Ciências Humanas e Suas Tecnologias, Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, as quais foram aplicadas no primeiro dia do exame, enquanto que as provas: Redação e  de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e finalmente Matemática e Suas Tecnologias foram aplicadas no dia posterior. Se quiser baixar essas provas, inclusive o gabarito oficial, basta acessar o site do ENEM pela internet. 


Que Tipo de Redação é Cobrada no ENEM?






A redação do Enem é uma prova muito importante, pois se ela tiver uma nota baixa, vai proporcionar uma baixa pontuação e caso for zerada poderá inviabilizar todo trabalho de preparação neste tipo de exame. O tema proposto nessa prova é uma grande incógnita, pois ele somente será conhecido no momento de sua realização. É na redação que grande parte dos candidatos costumam ter muitas dificuldades e dessa forma eles podem conseguir uma nota, que tanto pode auxiliar caso tenha feito uma boa redação, assim como pode reduzir sua pontuação, inclusive causando até a eliminação, em caso de nota zero. Por isso preparamos uma matéria exclusiva, com muitas dicas e informações sobre a redação do ENEM. Assim você terá dicas importantes por onde começar a estudar e como se preparar para essa importante prova dissertativa. Mas, não pense que dissertar é escrever o que quiser sem nenhum planejamento e critério lógico coerente. É importante saber quantas linhas deve utilizar, para não escrever pouco ou ultrapassar os limites da escrita, assim como tratar o conteúdo de uma forma desorganizada, sem utilizar da introdução, desenvolvimento e conclusão. A dica é que para qualquer redação, o assunto seja desenvolvido e compreendido utilizando-se entre 15 e 30 linhas, mas se tratando do Enem, qualquer redação com menos de 7 linhas é considerada inviável e pode ser zerada pelos avaliadores desse exame. Outra dica é que o autor deverá desenvolver sua ideia, utilizando por exemplo, um problema ou um questionamento com uma consideração final que deve estar de acordo com os argumentos expostos. É viável também, que o estudante coloque no texto suas ideias favoráveis e contrárias para formalizar convenientemente sua dissertação. 

Segundo especialistas no assunto, a proposta de redação pede a produção de um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema proposto na prova, e que você somente ficará conhecendo no momento de sua realização. Por isso, recomendamos ler muito sobre os diversos temas e assuntos que estão sendo tratados pelas mídias no nosso cotidiano, como TV, jornais, revistas, internet, etc. Por exemplo, atualmente os assuntos mais comentados são: Os Jogos Olímpicos no Rio 2016, O Impeachment da presidente Dilma Roussef, As doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e Aedes albopictus, como o zika vírus, dengue, efeito estufa, a ecologia, a lei Maria da Penha de proteção as mulheres, a transmissão da Febre Amarela, entre outros. Na redação cobrada no exame 2015, o tema foi "Violência contra a mulher". Mas, em outras oportunidades, são cobrados temas mais polêmicos, como o aborto, a homofobia, etc. Se quiser conhecer todos temas que foram cobrados nas redações anteriores, com comentários detalhados deste exame desde seu início, você poderá acessar nossa matéria: Temas Cobrados na Redação do Enem! e assim terá uma ideia mais elaborada dos assuntos que já foram cobrados nesse tipo de redação.


Esse gênero de texto dissertativo consiste em fazer a defesa de uma ideia bem fundamentada, usando de argumentos e explicações, com o objetivo central de convencer o examinador de seu ponto de vista, usando um vocabulário rico em detalhes e informações sobre o assunto, sempre usando uma linguagem formal coerente e sem erros ortográficos e obedecendo as regras e pontuações da língua portuguesa. Além disso, é conveniente saber dividir o texto em três partes distintas a saber:


1) Introdução: o aluno deve usá-la para marcar, de modo claro e objetivo, a sua tese;

2) Desenvolvimento do tema: Deverá ser usado para para fundamentar a tese através dos argumentos. Cada argumento deve ser desenvolvido e explicado em um parágrafo próprio. Lembrando também que não se deve trabalhar com apenas um argumento;
3) Conclusão: É a parte que finaliza o texto. É o local onde o aluno deve concluir seu argumento e colocar sua proposta ou solução para o problema exposto no tema em debate.


Na introdução, recomendamos ao candidato que contextualize o tema abordado e destaque seu ponto de vista. No desenvolvimento, ele deve apresentar os argumentos e informações detalhadas sobre o assunto que ele domine e conheça. É muito importante fazer a contextualização, usando um fato histórico conhecido, assim como a citação de alguma autoridade que tenha relacionamento com o tema tratado para enriquecer o texto, ou mesmo citar algumas fontes como leis, autores, artigos, órgãos, entre outros que estão relacionados com o assunto. Mas também é importante expor o seu ponto de vista. A tese que será defendida ao longo do texto deverá estar explícita na introdução. O candidato precisa ficar atento para não copiar os textos motivadores na hora da argumentação, e se utilizar de citações, mas quando isso for considerado na redação sempre usar aspas e identificar o autor. Como o objetivo é convencer quem está lendo, espera-se do candidato um bom embasamento e capacidade de persuasão. Outro detalhe é que a construção do texto precisa ser coesa e coerente, respeitando uma ordem lógica. Ao concluir a redação, é necessário apresentar uma proposta com a solução ou intervenção que seja possível de ser realizada ou implementada.


Os erros mais comuns que são cometidos por muitos candidatos na redação é usar de termos inadequados, como vocabulário abreviado da internet, fugir ao tema, desrespeitar os direitos humanos e descumprimento do gênero dissertativo-argumentativo, escrever pouco ou se alongar demasiadamente no texto, cometer excessivamente erros ortográficos, que podem fazer o candidato perder pontuação ou até anular a prova.

A Prova de Matemática Cobrada no Enem!

Todas provas são importantes para conseguir sucesso nesse exame e assim realizar o sonho do acesso numa importante universidade, mas a prova que talvez seja a mais temida e que traga maires dificuldades ao candidato é a prova de Matemática e suas Tecnologias que é composta de 45 questões de múltipla escolha. Essa importante prova apresenta questões com vários níveis de dificuldade, e muitas perguntas que são consideradas complicadas são poucas e raras. No entanto, essa prova é composta usando dados em gráficos, tabelas, esquemas e alguns infogramas que devem ser interpretados pelo candidato com muita atenção e cuidado. Essa análise cuidadosa dos dados apresentados tem sido constante nessa prova, mas não é suficiente sem as aplicações de alguns conhecimentos específicos, pois o candidato, além de colher esses dados citados, deve aplicar conhecimentos desenvolvidos ao longo do ensino fundamental e médio para se dar bem e chegar aos resultados corretos. Quase 100% das perguntas englobam conteúdos desenvolvidos até o nono ano do Ensino Fundamental e primeiro ano do Ensino Médio, sendo que excepcionalmente podem surgir questões como logaritmos, números complexos, que são estudas no ensino médio, mas que não devem ser descartadas. 
Os principais assuntos e conteúdos que são cobrados nessa prova são: 

a) Conhecimentos das operações e dos conjuntos numéricos: conjunto dos naturais, inteiros, racionais e reais, saber desigualdades, divisibilidade, fatoração, razões e proporções, porcentagem e juros, relações de dependência entre grandezas, sequências, progressões, e os princípios de contagem.



b) Ter conhecimentos geométricos: dominar as características das figuras geométricas planas e espaciais; as grandezas, unidades de medida e escalas; comprimentos, áreas e volumes; ângulos; posições de retas; simetrias de figuras planas ou espaciais; congruência e semelhança de triângulos; teorema de Tales; relações métricas nos triângulos; circunferências; trigonometria do triângulo retângulo.

c) Conhecimentos em estatística e probabilidade: representação e análise de dados; medidas de tendência central (médias, moda e mediana); desvios e variância; noções de probabilidade, conhecer e interpretar gráficos, tabelas, infográficos, etc.

d) Conhecimentos algébricos: assim como saber seus gráficos e funções; funções algébricas do 1.º e do 2.º graus, polinomiais, racionais, exponenciais e logarítmicas; equações e inequações; relações no ciclo trigonométrico e dominar as funções trigonométricas.


f) Conhecimentos algébricos e geométricos: conhecer o plano cartesiano; as retas; circunferências; paralelismo e perpendicularidade, sistemas de equações.

Exemplo de uma questão típica que pode ser cobrada no ENEM!
Vemos um gráfico de setores logo abaixo, que lembra uma pizza fatiada. O ângulo central de cada setor está relacionado com a frequência relativa de cada variável. A circunferência completa representa o ângulo 360º que corresponde a 100% da frequência relativa. Esse tipo de gráfico é bem simples e fácil de se entender, por isso é bastante utilizado nos meios de comunicação, como jornais, revistas, artigos acadêmicos, etc. Observe o gráfico destacado na figura que foi cobrado numa prova anterior do ENEM referente a uma pesquisa eleitoral:













A pergunta é qual o ângulo representado pelo setor referente ao candidato Brizola. Então, como já temos na legenda que o setor deste político representa 47% de toda circunferência, basta calcularmos a porcentagem: 47% de 360º. Isso pode ser feito utilizando-se uma simples regra de três, ou multiplicando diretamente o valor 0,47 por 360 que resulta em 169,2º.
Se quiser ter uma ideia do que normalmente é cobrado nessa prova, conhecendo algumas questões anteriormente cobradas, sugerimos acessar nosso artigo chamado: Revisão de Matemática  para o Exame Enem!

CONCLUSÃO!
Se você está se preparando para esse exame recomendamos planejar seus estudos antecipadamente, destinando algumas horas de estudos diários e usando de materiais de apoio, como livros, apostilas, cursinho de preparação, vídeos-aula, artigos como esse que acabamos de conhecer. Mas, também é muito importante manter-se atualizado dos fatos e assuntos que estão sendo tratados no Brasil e pelo mundo, pois isso poderá enriquecer sua redação como vimos nessa matéria. Para ter uma ideia de como fazer seu planejamento, assim como conhecer dicas das provas, acesse o post: Dicas sobre as Provas e Questões do Enem! e vai encontrar ideias e materiais importantes que vão ajudar nessa importante fase de estudos.
Aproveite todo material educativo e didático que já estão publicados nesse blog,  destinados à sua preparação neste exame, como problemas matemáticos, exercícios, testes, desafios, quebra-cabeças, entre outros, envolvendo principalmente o ensino fundamental e médio.
Se ficou dúvidas sobre o assunto, deixe um recado no espaço para comentários que teremos o maior prazer em elucidar. 

Atenção!
Ajude-nos a consolidar esse espaço educativo, tornando-se nosso seguidor e assim sempre vai receber nossos artigos gratuitamente e na comodidade de sua casa. 
Se gostou do artigo, divulgue aos amigos, usando os atalhos para as redes sociais presentes ao final do texto ou sugerindo nosso endereço aos mesmos.
Finalizando, agrademos o leitor pela atenção e apoio. Desejamos uma boa prova e muito obrigado! 
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer