Dica Prática para Multiplicar Dois Números!

Conheça uma Dica Prática para Você Multiplicar Dois Números Inteiros!
Infelizmente temos conhecimento de que muitos alunos que frequentam nossas escolas, nos diversos níveis de ensino, usam a calculadora para fazer multiplicações simples por terem dificuldades de entendimento desta simples operação Matemática. Como nas provas e nos concursos, assim como nos vestibulares, essa prática não é permitida, resolvemos dar uma "mãozinha" divulgando um método que pode resolver essa dificuldade. Pensando nisso, pesquisamos e descobrimos um método bastante eficiente para realizar esses cálculos de uma forma bem fácil e que ficou conhecido como Método da Gelosia ou Método de Multiplicação Hindu. Esse método foi descoberto pelos matemáticos hindus, que o desenvolveram utilizando um sistema de tábuas quadriculadas e que agora, o adaptamos para ser melhor entendido. Mais tarde, os pesquisadores e matemáticos árabes o levaram para a Europa e ele ficou conhecido também como Método da Gelosia, porque sua estrutura lembra a grade de janela chamada gelosia. 

Veja como fica fácil fazer as operações de multiplicação entre dois números, utilizando esse sistema prático e que qualquer aluno pode entender. Recomendamos ao professor que pretende o aplicar na sala de aula, que o faça como um reforço adicional ao método convencional, pois ele serve também como uma forma alternativa de aprendizado, por ser considerado muito eficiente para a operação básica de multiplicação entre dois números inteiros. Vamos apresentar um exemplo prático, com os passos comentados, para o devido entendimento de todos. Após isso, realize outras operações entre 2 números e confira o resultado, por exemplo usando uma calculadora. Se ficar alguma dúvida, deixe um comentário ao final do texto, que elucidamos no menor prazo possível.  


Como devemos fazer para multiplicar 359 x 248?
Primeiramente vamos confeccionar uma tabela, como a que exemplificamos abaixo, e vamos colocar os números dispostos estrategicamente na 1ª linha e 4ª coluna, para facilitar os cálculos.

 3

 5  
 9  





 2




 4




 8


Em seguida, multiplicamos os valores das linhas pelas colunas, como: 3 x 2 = 06, 5 x 2 = 10, 9 x 2 = 18 e colocamos os valores correspondentes na 2ª linha, conforme visualizamos na figura abaixo. Após isso, realizamos o mesmo procedimento com a 3ª e 4ª linhas. 
Nota: Coloque os resultados nas diagonais correspondentes da tabela para facilitar a soma logo a seguir!


 3

 5  
 9  

0
   6
1
   0
1
   8
 2
1
   2
2
   0
3
   6
 4
2
   4
4
   0
7
   2
 8



Depois, acrescentamos mais uma coluna do lado esquerdo e uma linha ao final da tabela e vamos somar os valor das diagonais das linhas, começando este procedimento com os valores da direita para a esquerda, conforme conferimos abaixo:
Assim, temos:
2 = 2
7 + 6 = 13 (coloca-se o 3 e sobe o 1 para ser somado na próxima diagonal);
1 + 8 + 3 + 4 + 4 = 20 (colocamos o zero e o 2 vai para próxima diagonal);
2 + 1 + 0 + 2 + 2 + 2 = 9;
1 + 6 + 1 = 8.


3

 5 
 9  


  0
0
    6
1
     0
1
    8
 2

  8
1
    2
 2
    0
3
    6
 4

  9
2
  4
4
    0
7
   2
 8


0

3

2
















Observação: Não somamos os valores da 1ª linha e aqueles  que estão na 5ª coluna.

Finalizando, chegamos ao resultado 089032 ou seja: 359 x 248= 89032. 
(Confirme o cálculo utilizando a sua calculadora).


Atenção!
a) Se os números envolvidos tiverem menos dígitos, é necessário diminuir a tabela de forma correspondente;
b) Faça o mesmo, quando os números tiverem algarismos diferentes que vai funcionar corretamente, desde que os dados estejam organizados;
c) Agora que você já conhece o método, faça outros exercícios e confirme sua praticidade. 
d) Se tiver dificuldade com o aprendizado da tabuada, procure as dicas de conteúdos em nosso site, acessando nosso marcado chamado: O Ensino da Tabuada! e bons estudos!

CONCLUSÃO!





Na nossa modesta opinião, esse método pode solucionar as dificuldades daqueles muitos alunos que têm encontrado enormes dificuldades com a multiplicação entre dois números inteiros. Salientamos que é uma dica prática e eficiente para solucionar alternativamente este tipo de operação de multiplicação, que julgamos ser mais simples do que a forma convencional, pois envolve em seu cálculo, apenas números de valores menores e assim menos complicado, evitando-se erros "grosseiros". 

Se gostou do artigo, faça circular o conhecimento, compartilhando com seus amigos e familiares. Para isso, sugerimos utilizar as redes sociais ao final do post ou indicar o endereço do blog aos mesmos.
Aproveitamos também para convidar o caro leitor a se cadastrar como seguidor deste site e assim, sempre receber nossos artigos gratuitamente na comodidade de seu lar.

Dúvidas? Deixe um recado!
Se ficou dúvidas sobre o método, seja para sugerir, criticar ou nos elogiar, utilize o espaço para comentários e disponível ao final do texto, que teremos o maior prazer em responder e elucidar.

Finalmente, agradecemos a todos pela visita e apoio. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer