Jogos Educativos!

Os Jogos Educativos e a Qualidade da Educação
A Educação, representada por seus gestores, de uma forma muito positiva e eficiente, já percebeu a importância dos jogos educativos no processo do ensino e aprendizagem da Matemática, assim como de outras disciplinas escolares. Essa é uma atividade lúdica muito importante e que possibilita aos alunos envolvidos desenvolverem positivamente suas habilidades cognitivas, tornando o processo mais motivador e criativo. Ressaltamos também que associar o aprendizado de Matemática, com os jogos educativos eletrônicos disponibilizados em muitos sites especializados pode facilitar e alavancar as capacidades das crianças e dos jovens, que já estão acostumados com o uso das tecnologias, com ações de uso e modificação, simulando a realidade, o que pode ajudar no entendimento de muitos conteúdos específicos desta disciplina. Por exemplo, usando de programas como Geogebra, Winplot, entre outros na Geometria, facilitam o entendimento das equações matemáticas, pois elas são alteradas simultaneamente quando seus gráficos forem modificados pela expressão matemática, e isso faz muita diferença no aprendizado, pois o aluno aprende observando a realidade concreta dos fatos e não imaginando abstratamente essas alterações, e isso faz parte do processo educativo. 

O ato de educar ou ensinar deve ser encarado com mais prazer e alegria, o que somente conseguimos quando inovamos no processo da aprendizagem, deixando de lado aquele método  massante e engessado, que temos verificado em muitas escolas, que ainda adotam aquele padrão de ensino antigo usando somente o giz e a lousa e aquele professor que sabe tudo, enquanto os alunos nada sabem. Hoje temos a tecnologia a nosso favor, que se bem utilizada pode ser um diferencial na qualidade de ensino, pois possibilita a todos, inclusive aos alunos pesquisarem os conteúdos, assistirem vídeo aulas e lerem artigos que podem ajudar muito o aprendizado e possibilitando maior ganho de qualidade que é o que todos almejam.

Nesse contexto, destacamos a educação escolar que tem como uma de suas principais funções propor aos alunos novas formas de brincar e aprender exercitando sua criatividade, visto que não se nasce sabendo, porém tudo pode ser aprendido e ensinado nesse mundo repleto de conhecimentos. Dessa forma, esse artigo pretende alertar a todos os envolvidos com os processos educativos, sobre a importância dos jogos e das brincadeiras para alavancar a aprendizagem nas aulas, abordando os mais variados conteúdos escolares, considerando-os como um recurso propício à construção do conhecimento, visto que para isso nossas crianças se utilizam de seu aparelho sensório-motor, considerando também o movimento corporal e o pensamento incentivando o desenvolvimento de suas habilidades operatórias, ao mesmo tempo em que envolve a identificação, observação, comparação, análise, síntese e generalização e desenvolve suas possibilidades e a autoconfiança. Nessa perspectiva escolar, ao se falar em jogos, geralmente, faz-se associação a um divertimento, brincadeira, passatempo que obedecem às regras inerentes e observadas durante a realização dessas atividades, contudo se sabe-se que o jogo é um processo saudável que pode fazer a diferença no aprendizado, desde que seja proposto com critérios e voltados para a educação das crianças, por isso deve ser acompanhado por mediadores devidamente capacitados para essa finalidade educativa.

Tipos de Jogos Mais Utilizados na Educação!







Muitos jogos e brincadeiras são encontrados prontos para comprar nas lojas especializadas ou nos sites destinados para essa finalidade educativa. Existem muitos portais da internet que oferecem acesso gratuito para essa finalidade e que pretendemos indicar numa próxima oportunidade. No entanto, existem muitos jogos e brincadeiras podem ser fabricadas artesanalmente utilizando-se de materiais descartáveis, que são conseguidos sem custo algum em sua própria casa ou em locais que trabalham com reciclagens, São muitos os tipos de jogos existentes conforme os exemplos abaixo, ou mesmo outros que você pode criar ou adaptar para uma finalidade específica, utilizando-se da criatividade de cada um. 
Então, aqui focaremos aqueles jogos educativos mais utilizados na educação com várias dicas para você confeccioná-los utilizando de materiais recicláveis de baixo ou nenhum custo, como os exemplos abaixo:

Torre de Hanói!

Esse jogo consiste em uma base contendo três pinos, em um dos quais são dispostos alguns discos uns sobre os outros, em ordem crescente de diâmetro, de cima para baixo conforme você pode conferir na figura ao lado. O problema consiste em passar todos os discos de um pino para outro qualquer, usando apenas um dos pinos como auxiliar nesse processo, de maneira que um disco maior nunca fique em cima de outro menor em nenhuma situação. O número de discos pode variar de acordo com as habilidades dos jogadores, sendo que o mais simples, contém apenas três que deve ser manipulada sem que uma peça maior fique em cima de uma menor. Trata-se de uma brincadeira que você mesmo pode fabricar, bastando fixar 3 pinos ou parafusos numa pequena tábua ou compensado com o auxilio de uma furadeira e as argolas podem ser confeccionadas com isopor ou mesmo com plástico mais grosso. Esses e muitos outros jogos semelhantes têm o propósito de estimular o seu cérebro saudavelmente, por isso vale muito a pena praticar essa brincadeira para preencher o tempo ocioso e aprender brincando.

Pregos Unidos!
Você mesmo pode mandar fazer ou confeccionar manualmente em sua casa uma brincadeira muito criativa e divertida, usando apenas dois pregos unidos como visualizamos na figura ao lado. Eles devem estar unidos ou encaixados de uma forma que não se desliguem muito facilmente, exigindo-se do jogador habilidade para achar uma solução para seu desencaixe e que utilize o menor número de tentativas. Por ser muito curioso, essa brincadeira é utilizada por muitos mágicos, que quando treinados, eles se soltam com apenas um movimento. Fica muito fácil anotar a quantidade de tentativas utilizadas numa planilha para acharmos a probabilidade de sucesso neste jogo, e isso envolve um conteúdo muito importantes da Matemática chamado Probabilidade. Então, mãos a obra e bom aprendizado.


Jogo de Damas!

Trata-se de um jogo muito fácil de se confeccionar, bastando utilizar uma cartolina ou um papelão mais grosso forrado com a cartolina, com a utilização de 8 linhas e colunas de quadradinhos que podem ser riscados com o auxílio de uma régua e mais 24 tampinhas, sendo 12 de cada cor diferente conseguidas de refrigerantes descartados, como você pode visualizar na figura ao lado. É um jogo de estratégias que facilita o raciocínio dos alunos, pois eles devem estudar suas jogadas para não serem derrotados pelo jogador oposto. Certamente todos já sabem as regras do jogo, onde ele é disputado em dupla, e ganha quem comer conseguir eliminar todas tampinhas de seu oponente. Uma das estratégias é jogar se defendendo e isso pode ajudar muitos alunos a pensarem nas possibilidades e probabilidades que são conteúdos muito importantes da Matemática.

Palavras Cruzadas!

É um jogo extremamente simples que todos conhecem e que pode ser encontrado em todos os níveis de dificuldades, como nos jornais, gibis especializados, revistas antigas que são muitas vezes descartadas ao lixo e que podem ser reaproveitadas numa aula de Português, ou até mesmo na Matemática, com adaptações quando ela abordar operações numéricas ou definições desta disciplina. Ao lado vemos um exemplo bem simples que usa de alguns conceitos da disciplina, mas que você pode modificar e usar a vontade. Pense também em outros modelos de acordo com os critérios usando dos ensinamentos que estariam sendo abordados pelo professor numa ocasião específica. Basta usar de sua criatividade e com certeza você vai conseguir muito sucesso no uso dessa brincadeira lúdica. 


Cubo Mágico!
Você conhece aquele famoso cubo mágico, no qual você tem que acertar todos os quadradinhos do lado da mesma cor? 
O cubo de Rubik, também ficou popularmente conhecido como cubo mágico, é um quebra-cabeça tridimensional, inventado pelo húngaro Ernő Rubik em 1974. Como ele exige muita concentração e paciência como condições básicas para obtermos sucesso na solução, ele além de proporcionar descontração, desenvolve muitas habilidades nas crianças e ajuda muitas pessoas proporcionando exercício mental de extrema utilidade. É uma brincadeira que consiste em embaralhar as peças e depois como já mencionamos ordená-las igualando as cores de cada face. Essa atividade ajuda a entender muitos conteúdos da matemática, como geometria espacial, análise combinatória, probabilidade, entre outras. Se você pesquisar vai encontrar ele em diversas formas, do mais simples e fácil até versões mais difíceis que se destinam para uso diferenciados. 



Jogo de Boliche!


O jogo de boliche também é um exemplo de brincadeira muito saudável que as crianças adoram e que pode ser feito sem nenhum custo, simplesmente com o uso de 10 garrafas de plástico descartáveis e limpas que servirão como pinos, os quais são colocados juntas em filas com 4, 3, 2 e 1 garrafas, e usando-se de uma bola para ser arremessada que pode ser feita com massa de modelar caseira, ou mesmo com papel amassado nesse formato e preso por uma meia usada devidamente amarrada.
Você poderá colocar algumas pedrinhas ou qualquer peso dentro das garrafas para que elas parem no chão, e ainda poderá decorar ou pintar as garrafas para deixar o jogo mais divertido e colorido. Daí é só fazer marcações no quintal para que as crianças tenham uma distância mínima para arremessar a bolinha com as mãos, até derrubar todos os pinos de boliche. Depois trabalhar a distância e a velocidade nos arremessos é uma boa dica para aprender a Física e Matemática.

Roleta do Aprendizado!
Trata-se de uma brincadeira muito criativa e saudável, que pode ser confeccionada artesanalmente em casa, utilizando-se de um pedaço de papelão reciclado e devidamente pintado em cores diferentes, com as divisões de uma pizza de 8 ou mais partes, conforme você visualiza na figura do topo deste artigo. Esse brinquedo pode ser usado na Matemática, mas também em outras áreas do conhecimentos com as devidas adaptações. Antes do jogo é necessário definir as regras, as operações envolvidas no processo do aprendizado, como soma, subtração, multiplicação e divisão, assim como o número de jogadas, jogadores ou de pontos a ser conseguido pelos alunos, se errar o resultado o jogador deverá passa a vez, etc. Por exemplo, se estiver ensinando contas, deixe bem claro que o jogador deverá rodar duas vezes, e por exemplo multiplicar os dois números sorteados e acertar o resultado para ganhar um ponto. Uma sugestão é praticar o jogo em duplas, onde cada aluno joga uma vez e ambos reunidos apresentam a resposta da operação envolvida. Se for utilizada em Língua Portuguesa, coloque letras no lugar dos números e por exemplo, se cair na letra a, o aluno deveria escrever corretamente algumas palavras que se inicia com ela, exemplo: amor, amizade, amigo, etc. Na Geografia, pode-se propor aos alunos para escreverem o nome de países, rios, estados, etc.  

Conselho e Alerta aos Ociosos!
Se você é visto como uma daquelas pessoas sem paciência, que logo desistem desses jogos ou desafios de lógica, esteja certo de que seu cérebro pode estar acomodado na "preguiça" e com certeza isso não é nada bom para a saúde de sua mente. Saiba que nossa mente, assim como nosso físico, quando ficamos muito tempo sem nos exercitar ou frequentar a academia de ginástica, ficaremos sem forças para praticar exercícios ou correr por períodos mais longos, porque exige-se treinamento e dedicação até nos acostumarmos com essa prática. Da mesma forma o nosso cérebro também fica ocioso e lento, por um certo período, até que ele se acostume com novas práticas mentais. Como as funções mentais num cérebro preguiçoso acontecem com mais dificuldade é normal encontrarmos dificuldades iniciais com as atividades aqui propostas. Mas, saiba que os especialistas afirmam que usamos apenas cerca de 10% da capacidade de nossa mente, ou seja ainda temos 90% de ociosidade a ser exercitada.


Os jogos não são apenas passatempos, pois eles são utilizados saudavelmente de modo a privilegiar as soluções inteligentes e desenvolver pensamentos laterais, promovendo muitas competências, tais como o raciocínio lógico, pois vai disciplinar ao leitor elaborar estratégias e grande capacidade em solucionar problemas de forma rápida e criativa, competências essas que são fundamentais para a vida escolar, pessoal e profissional de todos alunos.


CONCLUSÃO!
Como podemos observar neste artigo, existem muitas ideias lúdicas e criativas, usando de jogos e brincadeiras que motivam muitíssimo o aprendizado dos alunos nos mais variados conteúdos e em muitas áreas do conhecimento. Basta usar o bom senso e sua criatividade para fazer o uso das ideias que estão mencionadas no texto. No entanto, se você quiser encontrar outras ideias de jogos e brincadeiras para incentivar e motivar principalmente o estudo de Matemática, favor acessar nosso artigo chamado: Jogos Didáticos no Ensino de Matemática! e garantimos que não vai se arrepender. Como vimos não é preciso muito investimento em dinheiro para incrementar as aulas tornando-as mais atrativas e eficientes e tenha certeza de que a aprendizagem e a motivação dos alunos vai ficar muito otimizada.

Se gostou do post pedimos que o divulgue aos amigos e pares, usando do atalho para as redes sociais que estão presentes ao final do texto ou sugira nosso endereço aos mesmos.
Caso tenha ficado com dúvidas, ou quiser opinar para elogiar, criticar, etc., deixe um recado no espaço para isso, também presente abaixo que vamos responder no menor prazo possível.
Aproveitamos para convidá-lo a se cadastrar como seguidor do Blog e assim sempre receber de forma grátis nossos artigos na comodidade da sua casa.
Finalizando, agradecemos pela visita e apoio. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer