Muito Obrigado pela visita! Aproveite para se cadastrar gratuitamente como seguidor(a).

O primeiro dia de vida de uma criança, segundo "Chico Xavier" é a sua primeira aula! Conheça aqui mais de 400 artigos relacionados com Educação e a Matemática. Acesse e compartilhe!
Hoje é


Quer aprender Raciocínio Lógico, realizando muitas atividades e estudando sozinho? - Para acessar: →

Translate

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Como Saber o Gráfico de Algumas Funções?

Como saber o gráfico de algumas funções matemáticas, sem usar de nenhum programa instalado em seu computador?
Quando estudamos as funções e seu comportamento no plano, faz-se necessário conhecer a curva ou o gráfico que ela percorre ao longo dos eixos cartesianos. Muitos ainda não sabem, mas é muito fácil conseguir o gráfico delas, devidamente representadas no plano cartesiano, tais como: a que representa a reta, a parábola, a função exponencial, isso sem utilizar de nenhum recurso adicional ou de programas instalados em seu computador. Atualmente podemos simplesmente utilizar o gigante de buscas da internet Google, para conseguir visualizar o gráfico de certas funções simples, como as que disponibilizamos abaixo, apenas digitando corretamente seus dados na tela de pesquisa. Sabemos que o estudo das funções se torna mais simplificado, quando utilizamos desse recurso, assim como saber como se dá suas variações e representações no plano, pois isso poderia facilitar a assimilação deste conteúdo, que por vezes, causa muitas dúvidas aos estudantes e demais envolvidos com essa disciplina escolar. Salientamos que existe a possibilidade de movimentação do gráfico ao longo dos eixos, bastando utilizar e movimentar o sistema de setas que você pode visualizar nas figuras destacadas abaixo. 

1. Grático da reta!
Podemos conseguir por exemplo o gráfico de muitas retas, utilizando-se simplesmente o maior site de buscas chamado Google, digitando simplesmente na caixa de pesquisa a função correspondente que queremos visualizar. Veja a figura abaixo, na qual simplesmente digitamos y=2x+6 e clicamos na lupa de pesquisa.



2. Grático da parábola!
Para conseguir o gráfico da parábola y=x², basta digitar corretamente a função na caixa de pesquisa deste buscador da internet como vemos logo abaixo e, em poucos instantes temos a parábola disponibilizada na tela do nosso computador.


3. Gráfico da Função Hiperbólica
Outra função que gera muita dúvidas aos alunos é a função da hipérbole, pois ela é considerada uma das seguintes funções: seno hiperbólico, cosseno hiperbólico, tangente hiperbólica, secante hiperbólica, cossecante hiperbólica e cotangente hiperbólica. Em alguns casos, suas inversas também são consideradas funções hiperbólicas. Como podemos ver, conseguimos visualizar o gráfico da função y = 2/x em poucos instantes na tela do nosso computador, bastando digitar os dados corretamente neste importante buscador da internet. 


Importante: 
Agora que você já sabe como visualizar o gráfico de algumas funções, sugerimos que as estude mais profundamente, notadamente quando elas também são utilizadas para representar equações, acessando nosso artigo chamado: Estudo das Equações da Matemática!

CONCLUSÃO!





Como podemos ver com esse artigo, o site de buscas Google vem se transformando numa importante e poderosa ferramenta  e fonte de pesquisa, a qual pode ajudar os estudantes e auxiliar os professores em seus estudos, pois disponibiliza conteúdos e informações educacionais que são muito úteis para orientação e aprendizado. Acreditamos que essa é uma dica muito útil que pode ser utilizada facilmente para facilitar a vida dos alunos, orientando e assessorando os estudos sobre o comportamento das funções matemáticas. Acreditamos que em pouco tempo, serão disponibilizados aos milhões de usuários que se utilizam deste buscador citado, o gráfico de funções mais complicadas  e que ainda não estão contempladas por questões técnicas. No entanto, para essas funções mais específicas, existem muitos programas, quase todos gratuitos que podemos utilizar, como o Winplot, Cabri-Geometre, Geogebra, entre outros. Só para elucidar o leitor, informamos que o gráfico representado na figura ao topo deste artigo é de uma função chamada Hipérbole e foi visualizada pelo programa Geogebra, o qual é um programa muito importante e utilizado com grande sucesso na Matemática.

Espero que tenham gostado do assunto e que o compartilhe com seus amigos e pares. Para isso, sugerimos utilizar o atalho para as redes sociais que estão presentes ao final do texto ou sugerir nosso endereço aos mesmos.

Aproveitamos também para convidar o caro leitor, a se cadastrar como novo seguidor, e assim sempre receber gratuitamente nossos artigos na comodidade de sua casa e ainda, vai nos ajudar na divulgação e consolidação deste espaço educativo.
Finalizando, agradecemos pela visita e apoio. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficou alguma dúvida sobre a postagem acima ou quer deixar uma sugestão?
Escreva seu comentário no espaço apropriado, seja para elogiar, criticar ou expor dúvidas, que publicaremos e responderemos o mais rápido possível.

Atenção: Serão excluídos os comentários contendo propagandas e também aqueles que faltem com o respeito e educação a qualquer usuário do Blog ou, os que venham induzir nosso leitor a acessar conteúdos impróprios e eticamente não recomendados. Desde já, agradecemos sua participação!




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...