Desafios Simples de Matemática Básica para Crianças!

Conheça Alguns Desafios Simples de Matemática Básica para o Aprendizado das Crianças!
Todos nós sabemos que as crianças, assim como os adolescentes aprendem muitos conteúdos de Matemática, quando estão na escola ou mesmo em casa, praticando algumas atividades lúdicas, ou seja aprendem brincando, jogando e se divertindo. Quando sabemos que as crianças e os adolescentes gostam de brincar e se divertir, fica evidente que propor atividades que envolvam brincadeiras, jogos e diversões motivam e cativam os alunos, e dessa forma, podemos usar isso a nosso favor, vinculando o aprendizado com a diversão. Pensando assim, resolvemos publicar alguns exemplos destes tipos de atividades, para serem propostas aos alunos e as crianças, as quais com certeza poderiam motivá-los, proporcionando o sucesso no processo de ensino e aprendizagem. É claro que os conteúdos deverão ser complementados pelos professores e mediadores ou pelos pais, sempre utilizando-se de um bom livro didático ou de uma apostila de estudos, contendo toda matéria para completar a parte teórica, para que o aprendizado seja totalmente aprendido. Esteja certo de que são apenas exemplos que devem ser adaptados ou até complementados pelos professores, usando da criatividade com as devidas modificações, de acordo com a realidade de cada sala de aula, assim como do tipo de ensino onde serão aplicados. Por exemplo, se tiver estudando as equações do segundo grau, as atividades devem ser adaptadas, com questões inerentes a esse tipo de conhecimento, mas o objetivo principal sempre é destinado a assessorar o processo de ensino e aprendizagem.

1. As Equações!





Todo conteúdo envolvendo as equações já foi tratado neste espaço educativo e você pode acessar, procurando o tema em nosso Blog, mas essa é uma boa atividade que tem o objetivo de complementar este aprendizado. Sabemos que existem vários tipos de equações, como equação da reta, da parábola, entre outras. Mas, por hora vamos focar apenas na equação do primeiro grau ou seja aquela que representa uma reta no plano. Então, sugerimos a seguinte atividade:
Depois que seus alunos já tiverem o devido conhecimento das equações de 1º grau e inclusive aprendeu como resolvê-las, o professor poderia propor o seguinte desafio, formando equipes de duplas ou trios de alunos.
Utilize folhas de papel cartão ou EVA em cores diferentes, sendo que uma delas será utilizada para colocar todas as equações propostas na atividade. Utilize uma folha de cor diferente para chamar a atenção e propor os desafios, dividindo-se em duas colunas, onde deverão ser escritas todas as equações que deverão ser resolvidas, por exemplo, x - 2 = ?, 3x + 2 = ?, etc. Os alunos deverão solucionar as equações, ligando-as com os respectivos resultados que ficarão numa coluna do lado direito, como você pode visualizar na figura abaixo.  Estime um tempo máximo para a resolução dos testes e proponha quantas equações achar que sejam necessárias e suficientes neste intervalo sugerido. Você poderá confeccionar muitos pequenos retângulos com as equações e seus respectivos resultados, assim e ir colando ao final das atividades, sempre enumerando os testes para controle e a posterior conferência e resolução. Outra sugestão é usar algumas equações equivalentes, cujos resultados são os mesmos que aparecem na 2ª coluna, porém em ordem diferentes, e o professor poderia ir colando as questões na extremidade esquerda em forma de leque na coluna 1 e assim propor o teste 1 com as primeiras filas, o teste 2 com a segunda e assim sucessivamente. Por exemplo, o teste 1 poderia ser aplicado na equipe 1, o teste 2 para a equipe 2, etc.  Ao final recolha os resultados das cartelas com as respostas das equações sugeridas, ou as tabelas resolvidas pelos alunos devidamente enumeradas para contabilizar os acertos. Ganha o desafio quem conseguir mais acertos e no menor tempo possível.


  










Notas: 
l) Se o aluno tiver estudando o plano cartesiano ou já tiver estudado a representação da reta e seu respectivo gráfico, pode-se pedir que a atividade seja complementada com suas representações no plano.

II) A resposta do teste acima está estampado na figura abaixo:















2. Geometria - Figuras Planas!
Um dos assuntos que cativa os alunos é o estudo das figuras geométricas no plano, pois envolve o desenho, no qual podemos colocar um colorido cativante. Existem várias formas de estudar as figuras geométricas, inclusive podemos até utilizar o computador, para desenhar muitas figuras conhecidas como triângulos, quadriláteros, pentágonos, etc.  Como você já percebeu, essa é uma atividade bem motivadora, que servirá para complementar o aprendizado e estudo de geometria plana. Para complementar o conhecimento dos triângulos, quadrados, retângulos e demais figuras já trabalhadas em sala de aula, podemos utilizar uma atividade bem simples, utilizando-se de vários palitos de madeira, que podem ser até de sorvetes, desde que devidamente higienizados e pedir aos alunos que os juntem formando, por exemplo as figuras que acabamos de mencionar.

Por exemplo, na atividade sugerida abaixo, utilizamos apenas 13 palitos que devem estar embaralhados, sendo que para formar o triângulo utilizaremos apenas 3 palitos, com 4 podemos formar o quadrado, e com 6 o retângulo, etc. Então, peça que eles movimentem os palitos para formar por exemplo, as figuras mencionadas, propondo essa atividade em que o objetivo é o aprendizado da quantidade de lados dessas figuras. Após alguns minutos, eles devem formar um triângulo, um quadrado e um retângulo, utilizando-se dos 13 palitos. Se quiser usar palitos de cores iguais, isso poderia facilitar a construção das figuras. Veja como fica a resolução logo abaixo. 


Nota: Quase queira incrementar a atividade posteriormente, disponibilize maiores quantidade de palitos e peça a construção de mais figuras geométricas utilizando-se de todos os palitos. 

Por exemplo, outra atividade que pode ser proposta é que eles formem o máximo de figuras possíveis, utilizando-se agora de 20 palitos, sem que haja sobras ou faltas de palitos, ou seja: se eles devem dividir esse valor por 3, e terão 6 triângulos, mas sobram 2 palitos e a resposta ficaria errada. Uma solução é que se eles podem dividir por 4, e assim terão 5 quadrados. No entanto, se eles dividirem por 3, utilizando-se de apenas 4 triângulos vão gastar 12 palitos e com mais 8 palitos restantes, formariam mais dois quadrados, ou seja: teriam conseguido 6 figuras geométricas e assim venceriam o desafio.  Eles também poderiam formar 5 triângulos e 1 pentágono, ou seja teriam formados as mesmas 6 figuras geométricas. 

Importante!
Aqui em nosso Blog você vai encontrar muitas outras dicas e atividades lúdicas, acompanhadas por novos desafios para que seus alunos ou mesmo os pais e as crianças interessadas, possam aprender os diversos conteúdos brincando e se divertindo, bastando acessar e se inteirar de nosso artigo: Aprendendo Matemática com Jogos Educativos!

CONCLUSÃO!
Note que utilizamos apenas dois simples exemplos práticos que serve para trabalhar muitos conteúdos envolvendo a matemática básica, e que pode fazer com que os alunos pensem e exercitem suas estratégias, desenvolvendo assim o raciocínio lógico da matemática. Esses desafios podem ser propostos com vários objetivos, ou seja eles podem  ser discutidos e trabalhados desde a Educação Infantil, e até com níveis mais avançados de conhecimentos, envolvendo como vimos, as diversas figuras geométricas e suas nomenclaturas que são ensinados até no Ensino Médio. Aproveitamos para informar que o professor pode e deve pesquisar e propor novas atividades que sempre motivam seus alunos e com certeza vai enriquecer as aulas e promover o aprendizado de muitos outros conteúdos, como: operações básicas da matemática, porcentagem, regra de três, frações, etc. 

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Se ficou dúvidas sobre as atividades, ou quiser usar o espaço para propor qualquer outra atividade relacionada, deixe um comentário ao final do post que vamos responder no menor prazo possível.

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