O Ensino Médio de Matemática!

O APRENDIZADO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO!
Hoje, o maior problema relacionado com o aprendizado e a educação no Brasil, de acordo com os últimos resultados apurados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) envolve o Ensino Médio de Matemática. Os problemas relacionados com o ensino e aprendizagem de Matemática são imensos e refletem a falta de incentivo por parte dos gestores e do governo, que sinaliza pela falta de recursos e de valorização dos profissionais envolvidos com a educação em nosso país. Muitos atribuem essas dificuldades, os descasos e desmandos da Educação, de forma totalmente equivocada aos professores, incluindo de forma mais evidente o professor de Matemática por ser o foco principal nesse processo. O principal papel do professor de Matemática, nos tempos atuais em que surgem inúmeros recursos tecnológicos que são disponibilizados a todos, tais como celulares de última geração que fotografam, filmam e acessam a internet, smartphones, tablets, entre outras tecnologias, e com as quais os alunos estão familiarizados, sendo que muitas vezes nossos professores não estão habilitados em lidar com toda essas inovações tecnológicas, pois esses recursos não estavam disponíveis na formação acadêmica desses profissionais. Então, como inovar e desenvolver nestes alunos, a motivação necessária aos estudos convencionais, em que eles devem escrever, fazer contas manuais e não simplesmente digitar os dados numa tela ou teclado, e assim resolver seus problemas como num passe de mágicas. 

Quando focamos o ciclo que envolve o ensino médio, algumas capacidades básicas são de fundamental importância na formação do aluno, tais como desenvolver as seguintes habilidades: facilidade em se comunicar nas várias linguagens e idiomas mais usados, capacidade para observar, investigar, interpretar, resolver e elaborar situações problemas, realizando as tomadas de decisões inerentes e, estabelecendo boas estratégias e procedimentos, adquirindo e aperfeiçoando os conhecimentos necessários, sempre buscando os valores sociais e pessoais, inclusive desenvolvendo trabalhos de forma solidária e cooperativa, assim como ter a consciência de estar sempre aprendendo de forma convencional ou estudando sozinho como autodidata. 

Os alunos quando cursaram o ensino fundamental, provavelmente já tiveram contato com problemas e algumas situações matemáticas básicas, aprendendo formas de resolver questões tratadas em certos conteúdos, como aquelas envolvendo os conjuntos numéricos, introdução à Álgebra, construção de gráficos, ideias intuitivas de probabilidade, grandezas proporcionais e inversas, noções elementares de Matemática Financeira, porcentagem, introdução ao estudo de funções, a geometria das figuras planas e algumas outras formas geométricas. Mas, agora eles estão no ensino médio, em que tais conceitos básicos serão retomados e revistos, no intuito de aprofundar mais esses conhecimentos, estudando novos temas e vão se expor a novos desafios. Essa nova modalidade de ensino exige um maior raciocínio deles, sempre na busca por soluções de problemas um pouco mais complexos, pois a realidade que nos cerca no mundo globalizado e competitivo exigirá deste aluno e futuro cidadão, fundamentos como generalizar, abstrair, analisar e interpretar, usando um modelo instrumental matemático, resolvendo problemas cada vez mais específicos, onde eles deverão saber lidar com a tecnologia e rotinas cada vez mais informatizadas. Esses futuros empregados vão encontrar algumas empresas que exigirão habilidades e capacidades que muitas vezes não são ensinadas formalmente na escola convencional e que eles serão obrigados a adquirir de muitas outras formas, usando habilidades que poderão ser adquiridas empiricamente e até informalmente.

Podemos dizer que a Matemática, vista no ensino médio possui duas vertentes importantes: uma delas é formativa, e que auxiliará todos aprendizes na organização do pensamento, na organização do raciocínio lógico; e uma outra de ordem geral, capaz de proporcionar aplicações cotidianas, preparando esses jovens e demais envolvidos ao estudo de outras áreas do conhecimento, seja para praticar atividades profissionais ou mesmo para seguir os estudos em níveis superiores, assim como obter sucesso nos cursos de formação técnicos profissionalizantes. 

Importante: Aqui em nosso site, você vai encontrar muitos artigos relacionados com o aprendizado da Matemática em nível médio de conhecimentos, bastando acessar nosso marcador chamado: Ensino Médio! 

CONCLUSÃO!





Temos plena convicção que todos professores, englobando todas as áreas que atuam no ensino médio, possuem grande influência na vida e carreira a ser seguida pelo jovem estudante, sendo um norteador do conhecimento e articulador das ideias correlacionadas com outras áreas do conhecimento. Muitos jovens alunos vão seguir seus estudos, em níveis mais avançados e muitas vezes estão indecisos e confusos nessa fase importantíssima da vida e quase sempre necessitam de apoio e suporte, como obter um conselho que pode mudar sua vida profissional para melhor ou até mesmo para pior, caso suas escolhas não sejam adequadas. Certamente o papel do professor do ensino médio atua sempre como um verdadeiro mediador do conhecimento e muitas vezes como psicologo desses jovens que são carentes e que necessitam de apoio nessa importante fase educativa.

Finalizando, esperamos que tenham gostado do artigo e que o divulguem aos seus amigos e pares. Para isso, use o atalho para as redes sociais que estão presentes ao final do texto ou divulgue nosso endereço aos mesmos.

Atenção!
Caso tenha ficado alguma dúvida sobre o texto, ou mesmo se quiser deixar sua opinião sobre o tema, poste um comentário ao final da matéria, que teremos o maior prazer em responder e publicar.
Gostaríamos de convidar o caro leitor a se cadastrar gratuitamente como seguidor do Blog e assim, sempre receber nossos artigos na comodidade de sua casa.
Aproveitamos finalmente para agradecer muito a sua visita e apoio. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer