Muito Obrigado pela visita! Aproveite para se cadastrar gratuitamente como seguidor(a).

Aqui a Matemática é Simples e Descomplicada! Acesse e compartilhe nossos artigos.
Hoje é


Quer aprender Raciocínio Lógico, realizando muitas atividades e estudando sozinho? - Para acessar: →

Translate

sábado, 3 de setembro de 2016

Uso do Celular na Sala de Aula!

Uso do aparelho celular em sala de aula!

O uso da tecnologia em sala de aula, entre elas, os smartphones, tablets e celulares, cada vez mais potentes e com recursos para acessar a internet, fotografar, filmar, gravar, entre outros, têm se transformado num dilema entre aqueles que o defendem, enquanto que muitos o proíbem veementemente, por inúmeras razões que vamos citar nesse artigo. 

A maioria das escolas brasileiras vem proibindo o uso desses aparelhos em sala de aula, porque certamente seu uso pode afetar o aprendizado e por vezes ainda gerar indisciplina. Uma das maiores reclamações dos professores é exatamente o uso do aparelho celular, porque segundo eles, essa atitude gera desvios e causa desatenção, dificultando a assimilação dos conteúdos ensinados. Eles afirmam que isso prejudica profundamente a assimilação dos tópicos abstratos da Matemática, assim como de outras disciplinas, pois desvia a atenção dos alunos, que devem ser direcionadas para absorção dos conteúdos escolares, onde a atenção e o silêncio nos momentos adequados são importantíssimos no ambiente escolar.

Esses educadores insistem que, qualquer interrupção da atenção do aluno em sala de aula, seja pelo uso do celular ou por qualquer outro dispositivo eletrônico que chame a atenção, sempre vai acarretar uma lacuna no conjunto de informações que estão sendo repassadas na aula, de forma quase que instantaneamente. Quando recebemos uma mensagem ou uma ligação e atendemos ou não, isso poderá acarretar um desvio de atenção e esta lacuna vai surgir naquele momento, sendo que na maioria das vezes esse comportamento vai implicar no não entendimento e assimilação do conhecimento matemático, porque quebra a sequência do raciocínio e o aprendizado ficará prejudicado.

Mas, será que usar desta tecnologia e de seus inúmeros recursos disponíveis, que estão tão familiarizados por essa nova geração de alunos, não poderia agregar conhecimentos e ajudar no aprendizado escolar?  A educomunicação que é uma prática que propõe o adequado uso dos recursos da comunicação, como instrumentos de expressão, da cidadania e que também vem sendo tratada como um campo teórico-prático, propõe uma intervenção a partir do uso de algumas linhas básicas como: educação para a mídia; uso das mídias na educação; produção de conteúdos educativos; gestão democrática das mídias; e prática epistemológica e experimental do conceito. E, não temos a menor dúvida de que a tecnologia proporciona acesso a muitas mídias educativas ou não, que poderiam agregar conhecimentos e aprendizado.

Muitos dizem que o uso das diversas tecnologias existentes, entre elas os celulares e outros aparelhos, poderiam ser usados de maneira pedagógica nas escolas, por exemplo, eles poderiam ser utilizados em trabalhos pelos alunos para complementar as pesquisas escolares, tudo dentro de critérios bem definidos e com o acompanhamento e supervisão da equipe escolar.

Muito já tem sido questionado sobre aquela aula tradicional, com o uso da lousa e giz que atualmente não vem produzindo resultados satisfatórios no aprendizado. Talvez poderíamos usar esses recursos tecnológicos criteriosamente, que são tão defendidos por muitos alunos e até por alguns pais para motivar e produzir resultados positivos para nossa educação. De acordo com orientação da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) que é uma agência de ONU (Organização das Nações Unidas), o uso das novas tecnologias devem ser incorporadas na sala de aula para tornar o ensino mais atraente e dinâmico. Mas, como isso poderia ser utilizado, sem causar transtornos e indisciplina é uma questão a ser debatida pelos órgãos da educação brasileira.

CONCLUSÃO!






Não temos a menor dúvida de que o uso do celular e seus similares é um assunto polêmico que vêm gerando discussão e questionamentos. Temos plena convicção de que o uso de qualquer aparelho eletrônico de forma adversa e descontrolada no ambiente escolar, com certeza vai causar transtornos, indisciplina e prejudicar o aprendizado e deve ser proibido indiscutivelmente. Por outro lado, também sabemos que a tecnologia pode ser uma poderosa aliada do aprendizado, quando usada com critérios e de forma coerentemente positiva, pois ela pode complementar os estudos e as pesquisas escolares, promovendo assim a assimilação de muitos conteúdos escolares. Hoje temos muitos artigos educativos, e-books, sites e blogs que tratam do aprendizado com sabedoria e eficiência, promovendo a educação em todos os níveis do conhecimento. A utilização do computador e de outros dispositivos que acessam a internet e conteúdos educativos são extremamente benéficos para agregar conhecimentos, e podem complementar enriquecendo as aulas regulares, mas devem ser utilizados com os devidos critérios e sempre acompanhados e planejados pelos respectivos educadores. Para que haja sucesso no uso das tecnologias, assim como do celular, da lousa digital, entre outras, os professores e demais envolvidos deverão estar devidamente capacitados e treinados para essas atividades, e isso envolve custo com cursos, capacitações, treinamentos e a boa vontade dos gestores que administram a educação em nosso país.

Espero que tenham gostado do artigo e que o compartilhe com seus amigos e pares. Para isso, use dos atalhos para as redes sociais que estão presentes ao final do texto ou indique nosso endereço aos mesmos.
Se ficou dúvidas, ou quiser nos deixar um recado, expondo seu ponto de vista, a sua opinião e as experiências vivenciadas na sua escola, use do espaço para comentários também disponível ao final deste artigo que teremos o maior prazer em divulgar.
Se gostou do blog, ajude-nos na sua divulgação, cadastrando-se como seguidor e assim sempre vai receber nossos artigos inteiramente grátis na comodidade de sua casa.  

Para encontrar outros artigos pedagógicos, inclusive conhecer dicas valiosas para fortalecer a educação e o ensino de Matemática, recomendamos acessar nosso marcador chamado: Pedagogia! 
Finalizando, agradecemos pela visita e apoio. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!
  




2 comentários:

  1. Concordo com a maioria dos educadores, quero deixar aqui uma comparação como uma maneira fácil de compreender meu posicionamento.
    (1º) Tome um copo de leite, coma um pedaço de melancia, chupe um cacho de uva, tome uma cerveja, tome um copo de conhaque, um copo de Whisky, um copo de cachaça, tome um sorvete, e etc, tudo isso com certeza iria te fazer mal, isso por misturar varias coisas ao mesmo tempo.
    (2º) Realize as seguintes etapas ao mesmo tempo, Matemática, Português, varias mensagens whatsApp, Ciências e suas tecnologias, língua estrangeira, varias curtidas em post do facebook, historia, geografia, postagem no instagran, outras postagens no G+, comentários e fotos no twitter, no hangouts, agora por fim, aquela matéria de química e etc, com certeza e com muita certeza isso iria te prejudicar naquilo que seria o essencial (Estudo).
    Até por isso os colégios em seu plano de aula separam as matérias, tem o tempo para o professor de Ingles, de historia, matemática, ciências e assim sucessivamente.
    Resumo. O dia tem 24 horas, vamos separar sete horas para o sono, duas horas para os deveres de estudo, duas horas para lazer, quatro horas e meia para o colégio, com isso o aluno gastou 15:hs e 30min, sobraram 8:hs e 30min, só falta me dizer que não teve tempo para as redes sociais né!!! Me poupe né, vai caçar Pokmom se não tem o que fazer, se fazer uma pesquisa 1.5% dos estudantes amam estudar, o restante dessa porcentagem só consomem dinheiro dos pais e tempo dos professores...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gilmar!
      Primeiro agradeço sua visita e o oportuno comentário sobre o artigo. Concordamos plenamente com seu pensamento, pois não podemos misturar interesses em hipótese nenhuma. Acreditamos que o uso da tecnologia deveria vir para somar conhecimentos e nunca para dividir interesses. Na sala de aula o foco deve sempre ser o aprendizado, seja com ou sem o uso destes dispositivos. Só que para controlar seu uso, destinando apenas para a educação não é nada fácil. Grande abraço e continue nos prestigiando.

      Excluir

Ficou alguma dúvida sobre a postagem acima ou quer deixar uma sugestão?
Escreva seu comentário no espaço apropriado, seja para elogiar, criticar ou expor dúvidas, que publicaremos e responderemos o mais rápido possível.

Atenção: Serão excluídos os comentários contendo propagandas e também aqueles que faltem com o respeito e educação a qualquer usuário do Blog ou, os que venham induzir nosso leitor a acessar conteúdos impróprios e eticamente não recomendados. Desde já, agradecemos sua participação!




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...