A Linguagem da Matemática!

Para podermos explicar detalhadamente a linguagem da matemática, talvez tivéssemos que publicar um extenso livro e mesmo assim ainda faltaria páginas para acrescentar. Acreditamos que aqueles que a entende profundamente seriam poucos privilegiados, pois sabemos que seu aprendizado pode durar a vida toda, e que somos eternos aprendizes no saber matemático. Como ela usa o raciocínio lógico que estão presentes nos textos matemáticos, a sua compreensão depende de muitos fatores, entre eles o refinamento do raciocínio lógico do dia a dia e do aprendizado de uma linguagem que não é tão pontual ou seja que nem sempre é usada em nosso cotidiano. Para termos uma ideia, basta comparar um texto matemático com outro escrito na forma literária e logo podemos estranhar a linguagem usada em ambas formas de expressão. Na forma matemática, a escrita sempre é mais curta e cheia de símbolos, números, sinais e expressões simbólicas, mas da mesma forma que uma obra literária ela transmite ao leitor um pensamento só que de forma exata e científica. Aconselhamos a todos que estejam começando os estudos, nunca desanimar com as dificuldades que são encontradas pelo caminho, pois o seu entendimento sempre será gradual e sua evolução vai depender muito da experiência vivenciada de cada leitor(a). Esteja certo que muitos termos usados em matemática sempre existe uma tradução coerente que poderia ser obtido até com o auxilio de um dicionário especializado e que encontramos em algumas bibliotecas mais completas.

Quando ficamos diante de um belo texto matemático, todas as palavras, termos e símbolos usados têm um sentido preciso conforme já frisamos. Por isso, faz-se necessário que conheçamos precisamente os seus significados. Por exemplo, quando estivermos estudando a parte chamada de proposicional, é necessário conhecer o significado de cada expressão usada, para não incorrermos em nenhum erro grotesco por falta de compreensão. Vamos esclarecer abaixo algumas expressões mais usadas na matemática e que também muitas vezes são muito aplicadas em tecnologia e programação, tais como:

1. “se ... então...”, 
2. “. . . e. . . ”, 
3. “. . . ou. . . ”,
4. “. . . se, e somente se,. . . ”,
5. “... sempre que ...,” 
6. “condição necessária",
7. “condição suficiente”, 
8. “condição necessária e suficiente”, 
9. “equivalente”, 
10. “portanto” entre outras. 

Elucidamos que na gramática da língua portuguesa, estas são palavras ou expressões que são usadas para ligar duas frases ou orações e até mesmo para obtermos uma oração composta ou mais complexa, que vale muito a pena estudar. 

No entanto quem estuda lógica, fatalmente vai encontrar muitas dessas expressões usadas em muitas linguagens de programação. Por exemplo quando usamos a conjunção e significa uma adição, por exemplo, Antonio e Maria são matemáticos. Ou seja, os dois são matemáticos. Mas, quando usamos Antonio ou Maria são matemáticos, já não podemos afirmar que os dois são matemáticos, pois nesse caso a conjunção ou significa a exclusão de um deles.

Alguns exemplos de uso dos conectivos lógicos: 





1) Se quisermos usar o "se, ..., então...", temos que estipular como isso será usado na linguagem simbólica.
Por exemplo: Se ocorrer a alternativa a, então a será verdadeira e as demais: b, c, d, e serão falsas. 

2) Se x = 2³ + 3, então x = 11.
x = 2 e y = 3, então x + y = 5


3) Uso do "se e somente se ..." Se p então q, Se Thiago é Médico então João é Engenheiro. Bicondicional, ↔, P se e somente se q, Thiago é médico se e somente se João for Engenheiro.


Importante: Não vamos ficar aqui citando o uso de todos eles, mas se quiser saber mais sobre a Lógica e sua utilização na Matemática, recomendamos acessar nosso artigo que já está publicado neste Blog e que faz muito sucesso de aprendizado e em visualizações: Lógica! 

CONCLUSÃO!
Na nossa modesta opinião, aconselhamos a todos que se interessaram pelo assunto e quer dominar completamente essa incrível linguagem científica que é aplicada em muitas outras áreas do conhecimento como: economia, análise de sistemas, medicina, engenharia entre tantas outras e que tenham muita força de vontade, determinação, estudo e dedicação que certamente vão encontrar o caminho para isso, através de muita pesquisa, frequentando uma boa escola ou universidade ou mesmo de forma autodidata.  

Espero que tenham gostado do artigo e que compartilhe com seus amigos e pares para que o conhecimento e o saber esteja ao alcance de todos. Se quiser usar o atalho para as redes sociais esclarecemos que eles estão presentes ao final do texto.
Finalizando, gostaríamos de convidar o leitor para se cadastrar gratuitamente como seguidor e assim estará nos ajudando no fortalecimento e divulgação desse importante espaço educativo.
Desde já agradecemos pelo apoio e sua visita. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer