As Curiosidades Envolvendo a Sabedoria dos Animais com a Matemática!

Será que os Animais têm Sabedoria e até Conhecem Matemática?
O ser humano, por ser considerado um animal racional, certamente é dentre todas as espécies, considerada a mais inteligente, mas curiosamente não é o único animal capaz de realizar contas, fazer alguns cálculos e outras operações surpreendentes da Matemática. Muitos afirmam que o homem realmente tem inteligência superior as demais especies do reino animal, mas infelizmente esse atributo não tem sido usado de forma racional, pois infelizmente ele vem destruindo seu habitat que é o planeta Terra. Observamos aqui mesmo no Brasil, o corte e queimadas de árvores e da floresta, destruindo a fauna, a natureza. Em outras partes, vemos conflitos e guerras por questões religiosas, disputas pela posse e dinheiro e assim temos dúvidas se isso realmente é ser racional e o mais inteligente animal desse planeta.  Desde que o homem conheceu os números e a Matemática, surgiram desafios e inevitavelmente uma evolução muito grande nas ciências, para promover o comércio, a indústria com máquinas de quase todos os tipos, computadores e sistemas inteligentes que reforçam a tese de que realmente o ser humano tem capacidade de inteligência bem superior aos demais. No entanto, existem muitas outras espécies de animais que também sabem somar, comparar valores e até subtrair quantidades e números e isso é surpreendente, você não acha? 

Confira uma lista abaixo com alguns dos animais mais espertos e inteligentes e seus maravilhosos feitos matemáticos que conhecemos:

1) Os Macacos
Muitos afirmam numa teoria que nunca foi comprovada que o ser humano pode ter sido uma evolução de uma espécie de macacos que viveram há milhares de anos. Se isso realmente ocorreu, temos dúvidas, mas os macacos têm realmente muita esperteza e uma mente matemática interessante. A espécie de macacos chamada rhesus, que inclusive teve seu genoma sequenciado, é capaz de relacionar os números com o seu equivalente em letras do alfabeto, dentre outros atributos que podemos observar no seu cotidiano.

2) As Pombas
As pombas realizam uma série de atividades muito intrigantes por conta de suas habilidades e agudeza de sentidos, incluindo algumas operações matemáticas mais simples. Elas têm a capacidade de comparar quantidades e ordenar objetos de acordo com as proporções. Os pombos correios foram muito usados para levar correspondências, devido suas habilidades em memorizar rotas e trajetos, inclusive estrategicamente usados em guerras para transmitir mensagens aos soldados em combates.

3) Os Golfinhos
Considerado por muitos especialistas no assunto, como uma das espécies mais inteligentes dentre todas que conhecemos, excluindo-se evidentemente o homem. Ele possui uma inteligência aguçada que não serve de segredo pra ninguém, devido a capacidade que estes mamíferos têm como: somar, dividir, multiplicar e até comparar alguns índices. Basta fazer uma pesquisa e vamos nos surpreender com suas habilidades na comunicação e relacionamentos. Alguns especialistas afirmam que eles usam essa habilidade, principalmente para otimizar sua capacidade para caçar e pescar.

4) As Galinhas
Quem nunca ouviu falar das habilidades das galinhas com a Matemática. É surpreendente o fato de que elas conseguem contar seus ovos e quando treinadas chegam a comparar valores. Relatos dizem que alguns experimentos realizados com elas mostraram que esses animais podem contar e até comparar quantidades, sugerindo que realmente existe verdade naquelas cenas fictícias dos desenhos animados em que galinhas contam os ovos para saber se todos realmente estão lá.


5) O porco
Muitos afirmam que entre todos animais domesticados pelo homem, o porco é o mais inteligente dos que habitam nosso planeta. Em recentes pesquisas que estudam o comportamento e inteligência animal, estudos e experiências vieram a comprovar que as habilidades do porco chegam a superar inclusive as dos cachorros e gatos. Por exemplo, dizem que eles entendem como funciona um espelho.
Em experiência realizada há alguns anos, alguns animais dessa espécie foram devidamente treinados para movimentar um cursor com seus focinhos, devidamente visualizados numa tela de vídeo, e teriam que diferençar imagens vistas pela primeira vez. Ficou comprovado que eles foram mais bem-sucedidos nesse experimento em comparação aos macacos chimpanzés.

6) O Elefante
É uma especie de animal extremamente inteligente e de hábitos saudáveis que causam a admiração a todos. Eles vivem em sociedades complexas, nas quais prevalece uma hierarquia impressionante, demonstrando solidariedade também com os outros animais. Sabe-se que as fêmeas, quando estão grávidas, reconhecem esse estado e se alimentam de certos tipos de ervas que, de uma forma muito intrigante, induzem ao parto. 
Sabemos que um grupo de elefantes foi flagrado atirando pedras com suas trombas em cercas eletrificadas para cortar a corrente elétrica. Dizem que quando ocorre a morte de um membro do grupo, esses animais seguem rigorosos e complicados rituais fúnebres e costumam até a visitar os locais onde foram sepultados os animais falecidos dessa espécie.

CONCLUSÃO!





Na nossa modesta opinião, podemos afirmar que dentre todas as espécies que habitam nosso planeta, realmente o ser humano é o mais inteligente, mas infelizmente como diz o texto, esse diferencial não tem sido usado para o bem de todos e da humanidade, ou seja para promover equilíbrio, felicidade e conforto ao planeta. Veja, por exemplo, a poluição que estamos promovendo em nosso planeta, despejando a todo instante, toneladas de gases como o carbono e outros metais pesados, que inclusive pode estar causando o aquecimento e o derretimento das geleiras do planeta, agravando o "efeito estufa" e o aquecimento global. Ainda, veja quantas guerras, atrocidades, destruição de todos os tipos que verificamos todos dias, conforme visualizamos nos noticiários em todo mundo. Enquanto, nos países mais ricos gastam-se vultosas somas em dinheiro para promover viagens ao espaço na tentativa de achar planetas habitáveis para quem sabe um dia serem habitados pelo homem e futuramente serem novamente destruídos por maus hábitos, vemos outros países, principalmente da África, que estão vivendo como miseráveis, passando fome e privações, nunca vistos antes no mundo. Será que isso é realmente ter uma inteligência superior e privilegiada, a resposta é dúbia, pois não sabemos e ficamos com muitas dúvidas sobre essa afirmação.

Espero que tenham gostado do artigo e que o compartilhe usando os atalhos para as redes sociais que estão presentes ao final do texto, ou até sugerindo nossos artigos em sua escola, para conhecimento dos amigos e demais pessoas de seu relacionamento. Se preferir e quiser indicar nosso endereço a todos, ficaremos muito agradecidos.  

Finalizando, gostaríamos de convidar o leitor para nos ajudar no crescimento e consolidação desse importante espaço educativo, se cadastrando gratuitamente como seguidor do Blog e como cortesia vai receber todos nossos artigos gratuitamente na comodidade de sua casa. 

Sem mais, agradecemos sua visita e apoio. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer