Autoajuda para o Aprendizado de Matemática!

Atendendo a pedidos de nossos leitores, professores e alunos que estão se preparando em Matemática para prestarem vestibulares, provas e concursos, ou mesmo para aqueles que queiram praticar certos conhecimentos dessa disciplina em sala de aula, estamos disponibilizando alguns aplicativos para essa finalidade. Há pouco tempo publicamos os artigos chamados: A Matemática Resolvendo seus Problemas de Obesidade!, no qual você vai encontrar informações do cálculo matemático IMC, que é aplicado na saúde física das pessoas, em forma de alerta para um problema cotidiano que atinge milhares de pessoas que é a obesidade. Nesse artigo você vai encontrar um programa automatizado que calcula gratuitamente seu IMC, e em outro post de nome: Programa para Estudar a Tabuada Sozinho, estamos disponibilizamos também grátis, outro aplicativo automatizado que ajuda o leitor a exercitar, entender e praticar os conhecimentos da tabuada. Se pesquisar no Blog ainda vai visualizar outros programas simples matemáticos que vale a pena conferir.

Hoje vamos disponibilizar um importante aplicativo que pretende ajudar no aprendizado da Raiz Quadrada que é um conteúdo da Matemática Básica que sempre causa dificuldades de entendimento e até de assimilação, por parte dos alunos. Esse conhecimento sempre exige muita atenção e alguma habilidade em efetuar certos cálculos envolvendo as operações básicas aritméticas e somente aprendemos quando efetuamos muitos exercícios práticos. Cabe lhe informar que este assunto já foi abordado em nosso Blog, de uma maneira intuitiva, mais fácil e alternativa em nosso post chamado: Raiz Quadrada por Fatoração e que aconselhamos que acesse e se inteire dele para sua melhor compreensão deste conteúdo escolar. 

Ainda, informamos que o programa é gratuito e de fácil operacionalização e está sendo proposto para complementar os estudos envolvendo raiz quadrada e também para servir como atividade prática na realização de exercícios práticos envolvendo o tema. Por ser uma atividade interativa, recomendamos dividir a classe em grupos com poucos alunos e propor uma lista com questões que devem ser resolvidas em sala de aula, com o apoio desse aplicativo, evidentemente com acompanhamento e regras a serem definidas antecipadamente pelo(a) professor(a). 

Somente para revisar esse conhecimento, informamos que a raiz quadrada de um certo número é o mesmo que achar um número sempre menor e que quanto multiplicado por ele mesmo, resulta no valor desejado. Por exemplo: A raiz quadrada de 16 vale 4, porque (4).(4) = 16.  Genericamente, podemos dizer que a raiz quadrada de um número x é um número único e não negativo que, quando multiplicado por si próprio, tem valor igual a x.

Muitas vezes, descobrir esse número através de tentativas, pode não ser aconselhável, por vezes meio complicado e até demasiadamente cansativo. Para resolver isso, devemos utilizar de algumas técnicas mais apropriadas, como pela decomposição do número estudado em fatores primos, isto é, se utilizar da técnica da fatoração. Assim, ao decompormos um número em fatores primos,  temos a chance de verificar se esse número pode ser chamado de quadrado perfeito. Fatorar significa escrever o número em uma multiplicação de fatores primos. A multiplicação de dois números iguais deve ser representada por uma potenciação de expoente 2. Exemplo: 16 = 4 .4 =4².






Outro exemplo, nos diz que o número 25 pode ser escrito como: 5 x 5 ou 5². Logo a raiz quadrada de 25 é 5. Então, como o número 144 pode ser escrito como: 144 = 12 x 12 → 144 = 12², logo concluímos que a raiz quadrada de 144 vale 12. 
Mas, em outros casos, como por exemplo para achar a raiz quadrada de 196, podemos inicialmente dividir por 2 e achamos 98 e novamente dividindo por 2 teremos 49, que agora devemos dividir por 7 e encontrar 7 e finalmente dividindo por 7 chegarmos na unidade. Logo, podemos escrever que 196 = 2.2.7.7 ou seja: 196 = 2².7² → Então, concluímos que a raiz quadrada de 196 = 2 . 7 = 14.

Para ajudar na memorização desse conhecimento, especialmente por aqueles alunos que querem estudar e aprender sozinhos, ou mesmo para complementar o aprendizado em sala de aula, propomos aos leitores experimentar esse aplicativo. Ele indica o acerto ou erro de qualquer raiz quadrada de um número pretendido em estudo, bastando ao usuário digitar esse valor, como um número inteiro ou fracionário, e ainda colocar o resultado como a raiz desse número, digitando ponto na decimal no lugar da vírgula e o programa calcula e apresenta a resposta correta quando clicamos no botão "Verifique se você acertou!", sendo que quando houver acerto ele vai disponibilizar uma mensagem de acerto, enquanto que quando houver erro, ele nada retorna para forçar o estudante a encontrar a resposta correta e assim facilitar o aprendizado.

Então, programe uma lista com vários números inteiros, cujas raízes quadradas sejam exatas para estudo, ligue os computadores, os celulares, prepare a sala de estudos e boa sorte!


ESTUDANDO RAIZ QUADRADA ... (Use somente números inteiros ... )














Desenvolvido pelo Blog Recordando Matemática


CONCLUSÃO!
Espero que esse aplicativo seja útil nos estudos envolvendo raiz quadrada, enfatizando que ele vai de encontro a uma nova ordem de uso da tecnologia em sala de aula, pois como sabemos muitos alunos já estão familiarizados com ela, e temos certeza de que poderá motivar os alunos, trazendo maior entrosamento e gosto em descobrir como são efetuados os cálculos matemáticos. Para escolas que não tenham computadores, sugerimos a utilização através dos celulares, pois nosso Blog pode ser acessado sem problemas por esses dispositivos tecnológicos, evidentemente com a supervisão e autorização dos gestores da escola e do professor responsável. Para estudos complementares e mais avançados envolvendo a raiz quadrada, sugerimos construir o gráfico da função f(x) = x² conforme visualizamos na figura ao lado. 

Se gostou do artigo, pedimos que compartilhe com seus amigos e pares. Para isso, sugerimos usar o atalho para as redes sociais que estão presentes ao final do texto, ou mesmo divulgar nosso endereço aos mesmos.

Ainda, fique a vontade para utilizar esse dispositivo em sua escola, na sala de aula ou de informática, e se tiver qualquer dificuldade em operar, deixe um recado logo abaixo que teremos o maior prazer em elucidar e ajudar.

Finalizando, agradecemos a todos pela visita e apoio. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!



  



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer