Como Usar a Natureza e suas Forças para Melhorar Nossa Vida?

Como podemos usar os conhecimentos e as forças da natureza para melhorar nossa vida?
Que todos nós temos vários objetivos, encontrando problemas e desafios a superar na vida, para chegarmos num resultado positivo, como por exemplo, passar no vestibular ou cursar aquele sonhado curso, talvez comprar uma casa, um carro, quem sabe conseguir um bom emprego, etc. já sabemos, e isso é muito bom porque a vida seria muito monótona, vazia e chata se isso não ocorresse. Ainda mais, que a natureza com todo seu poder e suas leis naturais, pode nos ensinar como estar resolvendo muitos problemas e até nos proporcionar inúmeros conhecimentos, nos mostrando uma filosofia de vida que pode trazer mais equilíbrio, alegrias e felicidade, isso não temos a menor dúvida. 
Mas, como superar e retirar do caminho, as "pedras" que todos encontram em forma de obstáculos? Talvez você nunca pensou que seja possível aprender com a natureza e suas forças, pois embora ela não tenha voz, não escute e nem fale verbal e fisicamente conosco, todos os dias ela está se comunicando conosco, usando uma linguagem que todos já conhecemos, deixando bem claro a quem queira entender tudo o que é certo e errado. Basta deixar nossos ouvidos atentos para perceber suas leis, seus ensinamentos e aprender ou assimilar os muitos conhecimentos que observamos nos fenômenos naturais mais simples, para resolver quase todos problemas que encontramos em nossa vida. Veja, por exemplo que a cada dia o sol nasce e brilha durante todo um dia e que a noite ele se põe para nosso descanso e recomposição de nossas forças, numa rotina interminável e "infinita". Essa talvez seja uma lição de equilíbrio, ou seja, tudo que fazemos, que consumimos, deve ser feito com equilíbrio, pois veja que o mesmo remédio que cura, se for ingerido excessivamente pode até matar o paciente. A mesma atividade física que nos deixa saudável, se feita com excesso ou na sua falta, pode nos levar a sérios problemas físicos e até de saúde geral. Se você observar o vento e o comportamento das plantas, verá que o vento quando sopra mais forte e atinge com toda intensidade, por exemplo um bambuzal, ele faz com que ele se curve de um lado pro outro, mas logo em seguida, as plantas voltam a sua posição anterior de retidão, como se nada tivesse ocorrido. Isso, pode ser interpretado como a flexibilidade que devemos tratar em nossas vidas, cujos problemas surgem nas adversidades, em horas de verdadeiro pânico, nos quais pode parecer que não vamos suportar o "fardo", mas entretanto devemos nos manter flexíveis e equilibrados nesses momentos e agirmos com a razão, talvez esperando por momentos mais adequados, para encontrarmos a melhor solução para cada caso. Ou seja, nunca devemos agir por impulso, em momentos inadequados, sob pena de agravarmos ainda mais as coisas ou tomar decisões equivocadas e que mais tarde podemos nos arrepender.    

Outro exemplo muito simples de ser verificado, está no cultivo da semente de uma plantinha que cultivamos em nosso quintal, sendo que se a regarmos todos os dias, colocarmos uma terra com bons nutrientes, certamente ela vai crescer mais saudável e mais rapidamente e nos devolver todo esse amor e carinho dedicados, em forma de frutos, boa sombra, exalando o perfume a todos e florescer para nos encantar e alegrar.  Assim também podemos aplicar em nossas vidas, no relacionamento com nossos filhos, com o cônjuge, no trabalho, na escola, etc., pois se tratarmos a todos com respeito, amor e dedicação, procurando fazer as coisas corretas, com empenho, amor, cultivando sempre as amizades, cumprindo uma rotina de forma coerente e objetiva, certamente vamos colher os bons frutos de passarmos de ano, no vestibular, tendo sucesso em nosso trabalho, ou até no relacionamento familiar, etc.

Como Resolver os Problemas e Obstáculos Encontrados ao Longo de Nossa Vida?  





Você sabia que quando o rio encontra um obstáculo, ele através de suas águas que traçam um determinado trajeto, trazendo todas suas espécies e vida aquática, contorna e continua seu percurso, como se nada tivesse acontecido. Veja que ai encontramos uma lição muito clara e objetiva que podemos entender e aplicar em nossas vidas, ou seja quando encontramos obstáculos em forma de problemas insolúveis, não adianta muito tentar solucionar, tentar remover ou usar o recurso da força para solucionar ou quem sabe desistir e mudar nosso trajeto, deixando para trás nossos objetivos. Veja que esse fato nos diz claramente que devemos, na medida do possível achar uma alternativa viável para desviar momentaneamente o objetivo, mas que devemos seguir com nossos propósitos até atingir os objetivos traçados, para quem sabe encontrar nossa felicidade ou até obter o sucesso em nossos empreendimentos pessoais ou mesmo nos negócios comerciais.  Se você parar para pensar e observar o que acabamos de mencionar, verá claramente que nenhum rio e suas águas ficam retornando ao mesmo local ou seja circulando no mesmo lugar sem nenhum trajeto pré-definido. Veja que o mesmo nos leva a pensar que nunca devemos ficar voltando e focando aquilo que não possa ser mudado, ou seja não devemos girar em círculos intermináveis, sob pena de nunca atingirmos os objetivos de vida que traçamos inicialmente.

Existe Matemática na Natureza? 
Matematicamente falando, você já ouviu falar do número de ouro que nada mais é do que uma fração chamada razão áurea que está presente nas muitas obras de artes dos mais renomados artistas como Leonardo da Vinci, entre tantos outros, por retratar a perfeição nos traços e que inclusive foi verificado nas pirâmides do Egito e que se quiser conhecer e se aprofundar mais, recomendamos acessar nosso artigo chamado: O Número de Ouro e com certeza vai ficar muito surpreso com esse conhecimento. 
Outro artigo que recomendamos também é aquele que trata da Série de Fibonacci, descoberta no século 12 pelo famoso Matemático italiano chamado Leonardo Pisa (mais conhecido como Fibonacci) que estudou uma sequência muito intrigante que está presente nas plantas, na natureza e nos ramos de muitas plantas e até nos ossos de nosso corpo humano. Somente para seu conhecimento a série é dada pela sequência: (1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, ...) em que cada termo a partir do terceiro é dado pela soma dos dois termos anteriores. 

Mas, devemos nos lembrar que a natureza também responde com toda sua força, pelas ações nocivas que o homem a tem tratado, despejando toneladas de gases nocivos na atmosfera, causando desmatamento e alterando nosso clima ou seja desequilibrando o clima, e certamente a natureza responde com maremotos, terremotos, ciclones, tornados, tempestades e ventos fortes, onde nunca tínhamos visto anteriormente tantos problemas climáticos e tamanha destruição por essas forças totalmente fora de controle.

CONCLUSÃO!   
Na nossa modesta opinião, esclarecemos que esse artigo não pretende de forma alguma amedrontar ninguém, e sim alertar dos problemas que podemos encontrar mais adiante, infelizmente se continuarmos a tratar nossa natureza e suas forças com esse descaso atual, despejando toneladas de gases nocivos ao planeta, poluindo os rios, mares e a sagrada atmosfera, pois certamente vamos desequilibrar as muitas forças e leis que regem nossa Terra e até nosso Universo. E, talvez um dia no futuro, podemos até nos arrepender, mas pode ser tarde para reparar todos males que estamos praticando, e como todos sabem, tudo que plantamos vamos colher, ou seja se plantarmos uma semente inadequada, possivelmente os frutos não serão bons e os resultados todos já sabem quais são. A natureza é sabia e hoje nos alerta com suas forças em forma de enchentes, ventos, tufões, terremotos, etc. basta que analisemos e que mudemos de hábitos e essas atitudes equivocadas, para que o pior um dia não venha inviabilizar a vida em nosso planeta. Como já alertamos e afirmamos em artigos anteriores, se ocorrer o pior com nossa Terra, certamente ela vai se recuperar dentro de alguns milhões ou até bilhões de anos, mas a vida humana não sabemos se ela vai ser restaurada pela tamanha insignificância perante as forças e o tamanho, talvez infinito do universo.   

Espero que tenham gostado do artigo e que o compartilhe com todos seus amigos e pares. Para isso, sugerimos compartilhar usando o atalho para as redes sociais, que estão presentes ao final do texto.
Se ficou dúvidas e quiser nosso parecer, deixe seu recado em forma de comentário também presente logo abaixo.
Aproveitamos para convidá-lo para se cadastrar como seguidor do site e assim estará nos ajudando no fortalecimento e divulgação desse importante espaço educativo.

Sem mais, agradecemos ao leitor pela visita e apoio. Muito obrigado! 
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer