A Ética na Educação!

Será que Existe Ética e Honestidade na Educação Brasileira?
Nos dias atuais em que nosso país atravessa uma profunda crise de valores em quase todos os setores principais que sustentam nossa sociedade, incluindo a economia, política, educação, onde muitos acham que honestidade e ética são valores que pouco importam. Atualmente algumas classes dominantes que administram e governam esse país, estão adotando a "lei de gerson" ou seja querem levar vantagem em tudo, mesmo que isso represente a quebra de valores éticos essenciais, como promover uma educação de péssima qualidade, uma saúde deficitária, entre outras consequências desastrosas para a maioria dos habitantes. Assim assistimos principalmente a classe política, com a conivência de grandes corporações, estabelecendo a corrupção, a desonestidade e os desmandos intelectuais de muitos profissionais desses setores, que para ganhar dinheiro, compactuam com esses maus políticos brasileiros, com o único objetivo de conseguir vantagens de forma desleal e sorrateira. Alguns cidadãos de bem chegam até a afirmar que têm vergonha de serem honestos, pois para muitos, eles estariam fazendo papel de bobos, ingênuos e ignorantes.  

Mas, será que existe honestidade no ensino e na Matemática? 
De um modo geral nós educadores e professores deveríamos ter ainda mais responsabilidade e adotarmos a ética e honestidade em nossas relações com todos, alunos, pais, gestores. No entanto, sabemos que até no sistema educacional, inclusive dirigentes, gestores e professores temos infelizmente maus profissionais que prestam desserviço ao nosso país. Pensando nisso, resolvemos enumerar algumas ações e atitudes que tem um peso muito grande em matéria de ética e honestidade na profissão de educador de todas as disciplinas escolares, inclusive que pode ser aplicada a todos gestores das escolas. Certamente você já ouviu falar do professor algebrista, que sempre sabe tudo, enquanto que seus alunos nada sabem, ou seja aquele que sempre complica exigindo assuntos na prova e que não foram discutidos na sala de aula ou no ambiente escolar, para se vangloriar de seus conhecimentos. Se quiser saber mais sobre ele, acesse nosso artigo: O Professor Algebrista e verá que todos já nos deparamos com um deles em nossa vida estudantil. Também sabemos de muitas escolas e dirigentes que perseguem seus alunos e responsáveis, ou que discriminam os alunos quando estes estão com dificuldades de pagar suas mensalidades escolares em dia.
Mas, vamos enumerar abaixo algumas atitudes, ações e posturas que podem ou não indicar a honestidade dos educadores, inclusive dos professores de Matemática:







1) Muitos professores infelizmente tiram licença remunerada sem necessidade, inclusive apresentando atestados de saúde falsos ou no mínimo duvidosos para garantir seus cargos e salários de forma desonesta. 

2) Alguns professores em sala de aula, quando estão ensinando, sempre afirmam que sabe tudo, quando na verdade não sabe ou não prepara suas aulas, enganando assim seus alunos.

3) Uma ação muito comum que encontramos em muitas escolas é promover fofocas e críticas aos seus pares, gestores, etc., mesmo quando não houver receptividade. Ou mesmo se calar, quando escutar algo que discorde para se proteger ou mesmo ficar omisso diante da verdade estampada. 

4) Diante de algo errôneo que seu aluno acha verdadeiro não corrigir, aceitando equivocadamente  um conhecimento duvidoso ou falso. Na prova, ignorar erros ou atribuir uma nota que não seja real. 

5) Muitos dizem que não existem definições claras e inquestionáveis para os conceitos de conhecimento científico, verdade, racionalidade, lógica, intuição, epistemologia, ontologia e metodologia científica.

6) Outros se apresentam de forma propositada somente para obter algum beneficio, como um exímio especialista em uma área do conhecimento, sem jamais ter reconhecidamente produzido algum conhecimento não-trivial nesta área discutida. 

7) Buscar um diploma ou certificado falso para se beneficiar em pontuação ou para ter reconhecimento, inclusive financeiro.  

8) Outra ação nada ética é copiar ou reproduzir publicações alheias como que fosse de sua autoria ou ainda não citar as fontes verdadeiras em muitos trabalhos, artigos e demais produções de conhecimento intelectual de propriedade de terceiros.

9) Muitas universidades, escolas e faculdades principalmente as particulares, promovem ações antiéticas para recebimento de mensalidades, taxas, custos, vinculando isso ao recebimento de diplomas, certificados, provas, etc. 

10) Alguns profissionais da escola, podem perceber e adotar em seus atos que é muito mais fácil criticar do que produzir.

11) Alguns professores não admitem suas falhas principalmente quando a escola não atinge os índices educacionais que medem a qualidade da educação brasileira, sempre colocando a culpa para o governo, para o aluno, para os pais, etc.

12) Outra atitude nada ética é chegar atrasado em seus compromissos por razões não justificadas.

13) Na aula, corrigir provas e fazer atividades particulares, atender o celular, se alimentar, etc., em detrimento do andamento normal do seu trabalho em sala de aula.

14) Não corrigir os erros mais comuns dos alunos, mostrando  onde ele errou, principalmente os erros cometidos nas provas e exames, prejudicando o aprendizado.

15) Não se vestir adequadamente ou frequentar o ambiente escolar com roupas inadequadas ou impróprias para o caso.

CONCLUSÃO! 
Espero que tenham gostado do artigo e que compartilhe o nosso endereço com os seus pares e demais amigos, inclusive com sua escola. Certamente existem muitas outras situações que denotam desonestidade que você deva conhecer em sua escola.  Muitos dizem equivocadamente que só os políticos e os governantes é que são desonestos e que prestam um desserviço para o Brasil. Com certeza vamos encontrar muitos políticos e governantes que são honestos, que legislam e governam com ética e coerência, assim como na educação, sabemos que muitos vestem realmente a camisa e fazem um excelente trabalho educativo. 

Se quiser deixar sua opinião, discordar ou acrescentar mais detalhes ao artigo, envie um comentário que teremos o maior prazer em publicar.

Aproveite para nos seguir e assim sempre receber nossos artigos na comodidade de sua casa, de forma totalmente gratuita e periódica.

Finalizando, agradecemos pela visita e apoio. Muito Obrigado! 
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer