Programa Gratuito para Regra de Três Inversamente Proporcionais!

Programa Gratuito para Resolver Problemas por Regra de Três com Grandezas Inversamente Proporcionais!
Duvido muito que você nunca teve que usar uma simples regra de três para solucionar alguma questão ou problema, com grandezas direta ou inversamente proporcionais, seja na sua vida escolar ou mesmo em situações práticas do cotidiano. Quando isso acontece, geralmente surgem algumas dúvidas, pois para esse tipo de problema, temos que saber que tipo de grandeza está sendo utilizado e para cada situação, devemos usar uma fórmula ou raciocínio adequado, sob risco de incorrermos em um erro, que fatalmente pode nos levar a um resultado incorreto. Por exemplo, quando aumentamos o valor de uma grandeza, e o valor da outra ficar reduzido proporcionalmente, estaremos defronte de grandezas inversamente proporcionais. 
Nossa intenção com esse artigo é complementar o artigo anterior sobre Regra de Três, em que disponibilizamos gratuitamente, um aplicativo para resolver situações práticas envolvendo as grandezas diretamente proporcionais, com explicações completas e detalhadas, o qual foi muito elogiado e obteve sucesso de visualizações e acessos, mesmo em tão pouco tempo de publicação, cujo endereço para acesso, você pode conferir clicando aqui.  

Então, estamos complementando essa matéria e da mesma forma, publicando um novo aplicativo muito simples e prático para que nossos leitores aprendam a lidar com a regra de três quando envolver grandezas inversamente proporcionais, porém numa leitura mais intuitiva, lúdica e didática.

Somente para revisar o conhecimento ora tratado, podemos dizer que duas grandezas são consideradas inversamente proporcionais, quando ao multiplicarmos o valor de uma delas por uma constante positiva, o valor da outra grandeza, vai ficar dividido por esse mesmo número positivo. Normalmente essas questões envolvem tempo e velocidade, tempo e quantidade de trabalho, quantidade de torneiras enchendo um reservatório de água ao mesmo tempo, etc.


Veja alguns exemplos práticos: 






1) Um atleta, com velocidade constante de 8 km/h, leva 60 minutos para percorrer um quilômetro. Se sua velocidade dobrar e passar a ser de 16 km/h, de forma constante, quanto tempo ele levará para percorrer esse mesmo quarteirão?
Solução: Colocando os valores em uma tabela, verificamos que as grandezas são inversamente proporcionais, pois quanto maior for a sua velocidade, menor será o tempo que ele conseguirá concluir o seu percurso. Logo, a equação descrita será obtida multiplicando-se os valores em linha: 


Velocidade (km/h) →  Tempo (minutos)
8                           →            60
16                         →              x

Como já aprendemos no artigo anterior (favor acessar e confirir), podemos montar a seguinte equação:
16.x = 8 . 60
16x = 480
x = 30
Resposta: 30 minutos.

2) Fiz uma viagem saindo de São Paulo até o Rio de Janeiro, com aproximadamente 440 km, demorando 5 horas. Se tivesse andado 25% mais rápido, em quanto tempo faria esse mesmo percurso?
Solução:
Velocidade   .................. Tempo
v                                       5
v + 25%v     ...................   x

5v = 1,25vx → x = 5v/1,25v → x = 4
Resposta: 4 horas.

Programa para resolver questões envolvendo grandezas inversamente proporcionais!
Como prometemos, estamos disponibilizando gratuitamente logo abaixo um aplicativo muito simples e de fácil operacionalização, que vai resolver problemas e questões envolvendo duas grandezas inversamente proporcionais, mas que exige alguns cuidados por parte do operador, colocando os dados corretamente nos espaços destinados a sua digitação, usando apenas pontos nas decimais. Para aprender é preciso exercitar e esse aplicativo vai ajudar a todos nesse propósito, pois ele somente vai disponibilizar a resposta quando o operador colocar os valores de forma correta. Sugerimos que ele deve ser usado apenas para conferir as respostas de problemas e exercícios matemáticos, após a resolução manualmente dos exercícios envolvendo esse tipo de conteúdo. Informamos que o programa só vai funcionar corretamente se o seu navegador estiver logado online no endereço desta postagem ou se preferir você pode acessar clicando aqui! 

Então, sugerimos elaborar uma lista com muitos exercícios, e posteriormente conferir as respostas, assim como os acertos das questões usando esse aplicativo. O programa não fornece as respostas corretas de imediato, para forçar o aluno a encontrar sozinho a solução. Boa sorte!




REGRA DE TRÊS PARA GRANDEZAS INVERSAMENTE PROPORCIONAIS!

























Desenvolvido pelo Blog Recordando Matemática



CONCLUSÃO!
Na nossa modesta opinião, podemos afirmar que esse artigo, se bem usado poderá  ajudar o leitor a entender como funciona uma regra de três, utilizando-se de grandezas inversamente proporcionais, assim como servir como uma boa ferramenta ou recurso didático importante para ser utilizado em sala de aula por professores e mediadores no ensino de Matemática e que querem implementar uma atividade inovadora com o uso da tecnologia, ou seja adotando práticas informatizadas, as quais atualmente tem sido muito benéficas e indicadas para o aprendizado escolar. De acordo com muitos especialistas em educação, precisamos usar os recursos tecnológicos, entre eles o computador, celular, tablets, entre outros para alavancar e motivar os alunos nas tarefas e atividades escolares e esse artigo vem de encontro com essas práticas inovadoras. Esperamos que a matéria sugerida ajude a todos envolvidos nesse processo educativo.  

Se ficou dúvidas sobre o conteúdo, seja na operacionalização do programa ou pelas explicações inerentes, deixe um comentário ao final do artigo, que teremos o maior prazer em elucidar, sempre respondendo no menor prazo possível.

Finalizando, convidamos o leitor para se cadastrar gratuitamente como seguidor desse site, e assim nos ajudar no fortalecimento e divulgação desse importante espaço educativo.

Sem mais, agradecemos pela visita e apoio. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer