Uma História Infantil Envolvendo o Natal e a Matemática!

Uma História de Matemática para ser Contada e Discutida com as Crianças no Natal!
Sabemos que contar ou mesmo ler uma história infantil para as crianças sempre foi uma atitude muito positiva, gratificante e motivadora para seus todos.  E, como temos conhecimento de que encontramos muitas poucas histórias ou contos envolvendo a Matemática, relacionados com as datas festivas, tais como o Natal, resolvemos publicar este texto oportuno, destinado a todas pessoas que gostam de uma boa leitura ou que se sensibilizam com as histórias infantis de Natal. Sabemos que as crianças nessa época de festas de final de ano, ficam esperando ansiosamente a noite de Natal, não só pelo presente que poderão ganhar do papai noel (seus pais), mas também pela magia e religiosidade que nos envolve a todos nesta importante data religiosa. 
É claro que devemos nos lembrar sempre do aniversariante e prepararmos além da ceia comida, uma oração propícia para contar a estes pequenos seres, porque essa atitude sempre produz muita alegria e paz, o que é salutar para que o clima fique cheio de harmonia, amor, amizade e confraternização. Ressaltamos que é no Natal que trocamos presentes e que muito de matemática se faz presente também nos joguinhos, quebra-cabeças, etc., que as crianças e adolescentes ganham e gostam muito, tornando-se uma ótima oportunidade de recreação, descobrimentos e porque não dizer de aprendizado mesmo que inconsciente das noções importantes da Matemática. 
Então, vamos sugerir aos leitores que conte, ou mesmo que leia para seu filho, neto ou sobrinho, um conto ou pequena história, para incentivar a leitura e o gosto pelos estudos, mas que seja grandioso em conhecimentos e sabedoria.







O Matemático Mirim e o Natal
A sinalização de que eu poderia ser um matemático, se deu quando eu ainda era uma pequena criança, no período de preparação para as festas natalinas, quando sempre eramos presenteados com um dos quebra-cabeças numéricos de última geração, que particularmente eu ganhava de meus pais ou supostamente do "Papai Noel".  O mercado sempre os colocava a venda nos finais de ano e sobretudo no mês de dezembro.  Como criança inocente que era, minha pergunta seria: Como poderia o Papai Noel visitar todas as crianças à meia-noite, numa mesma noite e conseguir entregar todos os presentes a tempo?  Eu nunca tive uma resposta satisfatória dos meus pais, que respondiam: "Ninguém sabe; Ele não faz isso sozinho; Ele não é como nós; Teria ele poderes misteriosos?”; etc.

Como não concordava com as respostas dos meus pais, eu ficava indagando como isso seria possível!  Procurando por uma resposta satisfatória, podemos abordar a questão de uma forma matemática e chegar a uma conclusão aceitável, coerente e correta.  A tarefa desta distribuição de todos os presentes de Natal, realizada por Santa Claus(Papai Noel) na Noite de Natal seria muito dispendiosa, claramente impossível, não acha?
Supondo que o Papai Noel visitasse somente aqueles que são filhos(as), naturais registrados pela lei do casamento, ou ainda, aqueles que tenham idade inferior a 18 anos. Sabemos que existe cerca de 2 bilhões de tais pessoas no mundo com essas características(dados do ano 2000).  No entanto, Santa Claus iniciou suas atividades anuais, muito antes de existir as diversidades e as desigualdade de oportunidades, e como resultado, hoje, ele não lidaria com crianças muçulmanas, hindus, judeus e budistas.  Isso reduziria a carga de trabalho de forma significativa para apenas 15% do total, ou seja, cerca de 300 milhões de crianças e jovens.  

No entanto, o fato central, não é o número de crianças, mas o número de casas que Santa Claus teria que visitar no mesmo dia e ao mesmo tempo. De acordo com os dados do censo mais recente(2000), o tamanho médio de uma família no mundo é de 3,5 crianças por casa (dados do ano 2000).  Assim, Santa Claus teria que visitar cerca de 85.714.200 de casas residenciais num mesmo dia. (É claro que, como todos sabem, Santa Claus visitaria somente os bons filhos(aqueles que obedecem o papai e a mamãe), mas podemos seguramente assumir que, em média, pelo menos um filho dos 3,5 em cada casa atende a esse critério.), e isso daria então quase 86 milhões de presentes para ser entregues aos destinatários eleitos.

Mesmo assim, isso seria um grande desafio. No entanto, ao viajar de norte a sul e de leste a oeste, Santa Claus poderia se aproveitar dos fusos horários diferentes, o que lhe daria 24 horas de intervalo na distribuição das lembranças.  Papai Noel, poderia então concluir o trabalho se ele fizesse 1.250 visitas em média de domicílios por segundo.  Em outras palavras, para cada lar cristão, com pelo menos uma criança boazinha, Papai Noel teria 1/1250 de um segundo para estacionar seu trenó, desmontar, deslizar para baixo da chaminé, encher as meias, distribuir os presentes correspondentes sob a árvore, consumir os biscoitos e o leite que foram deixados de fora para ele, subir de volta pela chaminé, voltar para o trenó, e passar para a próxima casa.  Usando cálculos da matemática simples, vamos supor que esses 86 milhões de paradas estão uniformemente distribuídos ao redor da Terra.  Isso significa que Santa Claus está se deparando, com uma distância média entre as famílias de cerca de 0,75 milhas, e a distância total que Santa Claus deveria viajar seria pouco mais de 64.500 mil milhas.  Daí, podemos afirmar que o trenó do Papai Noel deveria estar se movendo a cerca de 650 quilômetros por segundo, ou seja; cerca de 3.000 vezes a velocidade do som.  Uma rena típica deste tipo de transporte pode executar no máximo 15 milhas por hora.  Então, isso seria uma façanha absurda que Santa Calus estaria realizando a cada ano.

E, o que acontece quando levamos em conta a carga útil que o trenó poderia transportar?  Supondo-se que o peso médio dos presentes que Santa Claus entregasse a cada criança seja de 2 quilos, o trenó carregaria cerca de 172.000 toneladas, e isso sem contar com o próprio Papai Noel, que, a julgar por todos aqueles retratos familiares, não é tão leve.  

Resumindo, podemos afirmar que somente uma pessoa com poderes e forças sobrenaturais ou muito estranhas, seria capaz de realizar a tarefa de modo real e satisfatório. Como sabemos que no Natal, tudo é mágico e fica possível, esses sonhos todos poderiam se realizar, somente com uma força sobrenatural vinda do senhor Jesus, que sempre reina entre todos nessa dia e hora, e dessa forma, nossa história que fora imaginada por uma criança, poderia ter então um "final feliz" ...

Texto baseado no artigo de Ângulo de Devlin, publicado no site: https://www.maa.org/external_archive/devlin


NOSSA OPINIÃO!
Com essas pequena história, vemos que nosso escritor mirim questionou tudo a procura de uma explicação lógica e coerente da matemática para explicar o impossível e sabemos que hoje ele teria se transformado num grande matemático. Existem muitas formas de incentivar nossas crianças para dedicação e gosto aos seus estudos, seja usando histórias da matemática, usando conceitos de geografia, medicina, biologia, artes, poesia, etc. e despertar nela o desejo de conhecer a realidade, e isso talvez possa colaborar para incentivar seus estudos. 

Pensando em Matemática, até na preparação da festa, da ceia, temos que efetuar muitos cálculos matemáticos, como porcentagens, porções, fazermos a contabilidade dos gastos, das compras, de todos os ingredientes, e tudo isso inclui conteúdos importantes da matemática e que podem com certeza ser de grande aprendizado quando acompanhados pelos pequenos nesta ocasião.
   
Finalizando, nunca devemos esquecer do aniversariante da data do Natal que é Jesus Cristo e fazer uma oração nesse momento, é oportuno, muito salutar e de bom senso, pois sabemos que atrás das festas, dos presentes e da comida, é saudável ensinar o respeito e a religiosidade que está presente nesse importante momento cristão.
Então, concluímos que o Natal é realmente uma data iluminada e um momento mágico para todos, e muito mais para os sonhos das crianças.

Atenção:
Muitas vezes reclamamos que os filhos e as crianças não se interessam pelos estudos e nunca aprendem nada na escola, mas nos esquecemos que a motivação e o incentivo pode e deve ser dado em ocasiões como a que acabamos de ler. Pense nisso e verá que tudo pode mudar! Se você gosta de recreações, envolvendo o ensino de Matemática, recomendamos conhecer nosso marcador: Recreações Matemáticas!
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