10 Dicas para Estudar e Aprender Matemática!

Conheça 10 Dicas para Você Estudar e Aprender Matemática Mesmo Estudando Sozinho!
Se você não sabe nada de Matemática e não tem ideia como começar seus estudos, mas acredita que pode aprender o básico, já é um bom começo e sinalizada que tem um caminho aberto para isso. Mas não pense que vai aprender sozinho, em grupo ou até mesmo na sala de aula, sem se esforçar, pois não existe aprendizado, seja dessa disciplina ou de quaisquer outras disciplinas sem esforço e fazer um planejamento de acordo com suas possibilidades, reservando um tempo disponível e adequado para estudar, praticar e resolver os problemas e exercícios, ler e estudar as matérias, os livros, as apostilas, enfim todo material previamente separados para os estudos, etc.  
Escolha como vai estudar, se prefere ser sozinho ou em grupo. Acreditamos que em ambas situações tem os prós e contras, pois por exemplo, estudar em grupo pode ocorrer uma troca de informações e conhecimentos que beneficiará o aprendizado, mas pode também ocorrer as conversas paralelas, desviando a atenção e o foco e que pode dificultar a concentração de todos envolvidos nesse processo. Já sozinho, podemos nos sentir isolados, o que pode desmotivar muitos aos estudos, mas acreditamos que se tiver foco e disciplina, pode ajudar na concentração e promover uma maior assimilação dos conteúdos. Pense bem em qual situação vai adotar, ou seja escolha a que melhor vai ajudar no seu aprendizado e boa sorte! Mas, seja qual for sua opção, daremos algumas dicas abaixo para que você possa estudar e aprender o básico dessa importante disciplina escolar em qualquer situação de estudos.  







1. Planejamento!
Comece como dissemos planejando seus estudos, buscando os materiais necessários para o estudos, lápis, borracha, caneta, uma boa apostila e livro de estudos, que tenha os conceitos que quiser estudar e aprender. Não pense que o livro e a apostila é somente para leitura, pois ele deve ser estudado ou seja, aprendendo devagar e minuciosamente tudo que trás, inclusive fazendo seus exercícios práticos;

2. Local Adequado para Estudo!
Procure um cantinho com boa iluminação e calmo, sem interferências de terceiros, desligando o celular, o rádio, a televisão ou outros dispositivos eletrônicos que possam atrapalhar ou desviar sua atenção; 

3. Tire as Dúvidas!
Quando encontrar dificuldade em algum assunto, NUNCA PROSSIGA sem que entenda a matéria tratada e procure ajuda, seja com colegas, estudantes mais adiantados nos estudos, ex-professores, pesquisando na internet e tenha certeza que vai encontrar rapidamente esse apoio. Em nosso site você poderá encontrar muitos artigos de autoajuda procurando por esse marcador ou pesquisando os assuntos na página home (inicial). Se ainda assim precisar de auxílio, deixe um recado em nosso Blog que teremos o maior prazer em ajudar;

4. Sequência no Aprendizado!
Comece sempre pelo básico, ou seja primeiramente entenda as operações básicas, tais como adição, subtração, multiplicação e divisão, assim como as propriedades básicas delas, para em seguida, estudar outros assuntos mais complexos. Por exemplo, nunca queira aprender álgebra, se ainda não domine as operações básicas com os números. Comece estudando os números, depois suas operações aritméticas, áreas, perímetros, volumes, álgebra, equações, funções, etc. Procure seguir uma sequência lógica de conceitos, ou seja não queira passar a "carroça na frende dos bois", como por exemplo se souber operar com os números, ficará mais fácil entender operações com letras e incógnitas...

5. Pratique o Máximo!
Concomitantemente ao aprendizado desses conceitos, faça o maior número possível de exercícios para praticar o aprendizado. Aprenda a lógica e os processos envolvidos na resolução dos problemas. A matemática é sequencial. Muitas pessoas pensam ter que memorizar conceitos e fórmulas ou mapear a resposta mentalmente antes de começar. Essa não é uma abordagem produtiva. Em vez disso, procure entender os conceitos por trás da matemática. Se vir como e por que uma equação funciona, você se lembrará dela facilmente na hora do aperto.
A teoria matemática pode parecer complicada, mas, com um pouco de trabalho duro e esforço, você pode começar a decifrá-la.

6. Quando não entender. Faça Perguntas!
Pergunte sempre, não tenha vergonha de dizer que não entendeu ou que não sabe. Nas aulas de matemática, não hesite em perguntar o porquê das coisas. Por exemplo: Por que devo usar o teorema de Pitágoras? Como aplicar a equação quadrática para encontrar a solução de um problema? Discorde quando não concordar com a explicação e procure entender claramente tudo, claro que sem agredir ninguém.

7. Entenda os Conceitos!
Procure sempre entender e evite apenas memorizar os conceitos! Entender os conceitos fundamentais é muito mais produtivo do que a mera memorização. Se entender algo profundamente, você terá maior facilidade em usá-lo como ferramenta quando necessário. Você estará melhor equipado para conferir a resposta, caso entenda o porquê de uma equação fazer sentido.

8. Aprenda com os Erros!
Você já ouviu falar "Que atire a primeira pedra quem nunca errou", pois isso é uma grande verdade, e só aprende quem erra, ou seja quando errar, nunca desanime e sim investigue onde errou, qual conta que efetuou indevidamente e não sossegue enquanto não encontrar a solução. Encontre o erro e corrija para nunca mais cometer esse mesmo equívoco.

9. Pesquise e se Antecipe!
Quando estiver frequentando a escola, um cursinho, ou na escola procure saber antecipadamente qual conteúdo será cobrado na próxima aula, e então pesquise em livros ou na internet e fique por dentro daquilo que ainda vai aprender. Certamente assim vai se destacar entre os demais e ainda terá muito mais facilidade em assimilar os conceitos tratados.

10. Humildade!
Nunca pense que sabe tudo, que não precisa mais estudar e aprender. Todos nós aprendemos todos os dias, então continue estudando e se aperfeiçoando constantemente. Veja por exemplo, que se você sabe usar uma tecnologia hoje, pode ser que amanhã tudo mude e certamente terá que se atualizar. Isso vale também para todos os campos do conhecimento. Na Medicina, por exemplo, surgem novas doenças, vírus surgem ou se transformam e são descobertos todos os anos, e com eles surgem novos desafios que deverão ser vencidos quase que diariamente. O tema que é cobrado na redação do ENEM a cada ano, quase sempre é algum assunto do cotidiano e atualizado, mas amplamente discutido pela sociedade. Por isso nunca deixe de estudar e se atualizar para não ficar ultrapassado na sua profissão ou mesmo nos estudos.

CONCLUSÃO!
Agora que você já sabe ou conhece essas 10 dicas de como estudar e aprender de uma forma mais descomplicada, coloque isso na prática e garantimos que terás sucesso no aprendizado. Se precisar de uma força para tirar dúvidas em alguma matéria em nível médio de conhecimentos de Matemática que ainda não domine, conte conosco para uma possível ajuda. Basta deixar um recado ao final do texto que teremos o maior prazer em elucidar, claro que se estiver ao nosso alcance, e sempre no menor prazo possível.

Se gostou do artigo, divulgue aos amigos, para que esse conhecimento não fique paralisado, pois assim como você, outros poderão estar precisando dessas importantes dicas. Para isso, compartilhe nosso endereço aos mesmos ou compartilhe esse post nas redes sociais.


Finalizando, gostaríamos de pedir ao leitor que se cadastre gratuitamente como seguidor deste site e assim, além de nos ajudar no fortalecimento desse espaço educativo, ainda vai receber nossos artigos na comodidade de sua casa.

Sem mais nada a acrescentar, agradecemos pela visita e apoio. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer