A Importância de Anotar Manualmente na Aula!

Você Sabe Qual é a Importância de Anotar e Escrever Manualmente na Aula?
São várias as razões que encontramos para o hábito de anotar e escrever manualmente na aula de matemática, assim como nas demais disciplinas escolares. Talvez a mais evidente é que nunca devemos confiar plenamente na nossa memória e assistir as aulas simplesmente ouvindo o mestre, sem fazer todas anotações necessárias, principalmente dos conteúdos e explicações do professor na aula, porque podemos esquecer muitos detalhes facilmente e ainda não termos subsídios suficientes para estudar em casa e mesmo para as provas. E, também porque quando anotamos estamos revisando e aprendendo o que foi tratado no texto dissertativo. Mas, existe a dúvida, anotar manualmente, ou simplesmente digitar utilizando um editor de texto do laptop, tablet, smartphone ou mesmo do computador? 
Desde os tempos antigos, o ato de escrever manualmente tem sido um grande diferencial para a aprendizagem das crianças e alunos porque pode gravar o que você ouve, lê e visualiza, de modo que isso deve facilitar a fixação dos conteúdos escolares e ainda vai exercitar positivamente a mente das pessoas. 

Michael Friedman, que é considerado um dos mais competentes psicólogos de Harvard, diz que essa atitude de tomar notas manualmente dos conteúdos tratados em sala de aula é muito positivo e dinâmico, pois a nossa mente transforma em aprendizado o que vemos ou ouvimos.
Muitos especialistas envolvidos com a educação e seus recursos didáticos têm investigado várias outras estratégias de aprendizado e o ato de escrever foi um recurso investigado considerado essencial para fixar o aprendizado, inclusive acerca dessa atitude em tomar nota dos recados e das matérias, pois segundo ele isso ainda vai ajudar na coordenação motora dos alunos com maior dificuldades de escrita e de concentração.

Embora atualmente o lápis e o papel, segundos muitos educadores seja mais prático e benéfico para promover o aprendizado, ele pode estar com seus dias contados, pois  a maioria dos estudantes universitários estão optando pelo uso dos tablets ou até pelos laptops (computadores portáteis), como um método moderno e prático para tomar notas dos ensinamentos e das explicações recebidas em sala de aula nas universidades. Em depoimento na rede social, soubemos do caso de um professor da rede estadual que embora insista para o uso da escrita manual, ainda assim muitos alunos preferem fotografar a lousa com todo conteúdo dado, utilizando-se o recurso do celular em sala de aula e isso sabemos que não é recomendado pelas regras de conduta adotadas e aceitas por todos.

Outros especialistas, no entanto defendem a utilização da tecnologia e eles revelam que as pessoas que usam esse tipo de escrita digitalizada e realizada através de seus computadores, apontam algumas vantagens, como a rapidez da escrita porque eles digitam cerca de 33 palavras por minuto, enquanto que aqueles que o fazem a mão, a produção é de apenas 22 palavras por minuto e ainda o fato de que alguns editores de textos corrigem as palavras e pontuações automaticamente.

No ano de 2012, alguns pesquisadores da Universidade de Washington revelaram que aqueles que usam seus laptops e demais computadores portáteis para escrever e digitar as suas anotações, embora tenham essa suposta vantagem de ganhar tempo e ter maior rapidez nas anotações, isso significa que por ser uma atividade repetitiva e automática, eles evidentemente esquecem grande parte do aprendizado; o que acontece com menor destaque, quando as anotações são manuais.

Em recentes pesquisas controladas que foram realizadas em alguns países sobre esse tipo de escrita e anotações, observando aqueles alunos que se utilizaram da escrita manual e outros que fizeram suas anotações de modo digital, os resultados apontaram que os alunos que realizaram manualmente suas anotações, nas lições selecionadas e avaliadas, eles tiveram um desempenho melhor do que seus pares que realizaram os mesmos apontamentos digitalizados.

Claramente que a escrita e as anotações quando feita a mão, embora mais lenta e trabalhosa é mais benéfica para auxiliar e estimular a memória e ainda pode ajudar a nossa capacidade de pensar, agindo com maior razão e até para se concentrar. Mas, essas anotações manuais devem ser feitas com organização e com certo cuidado, pois simplesmente se o aluno escrever sem ter noções mínimas de espaçamento e de forma legível, isso poderá dificultar a consulta e o estudo posterior para revisar os conhecimentos ou para se preparar para as provas. 

Atualmente, grandes universidades do mundo inteiro têm alunos que usam esse recurso digitalizado o tempo todo, porque segundo os gestores isso toma menor tempo e por ser menos cansativo, mas é claro que tomar notas de forma manual sempre é mais preciso e eficaz para otimizar o aprendizado, embora esse processo seja mais lento do que a outra forma digitalizada.

CONCLUSÃO!





No nosso entendimento, o ato de anotar de forma manual e assim revisar e estudar pode produzir mais resultados no aprendizado e deve ajudar os alunos na memorização das lições e ensinamentos escolares. Sabemos que estudar escrevendo manualmente é uma forma muito positiva para fixar os conteúdos aprendidos, desde que o façamos com atenção e cuidado. 
Mas, por outro lado o computador tem recursos que facilitam a escrita, apontando eventuais erros de grafia e pontuação, que se observadas atentamente pelos alunos também pode ajudar no aprendizado e isso deve ser avaliado pelos professores em suas decisões nesse sentido. Entretanto se o aluno digitar suas lições abreviadamente ou da forma como o faz na internet, usando as redes sociais e nos chats, certamente o resultado para o aprendizado fica totalmente ineficiente.

Principalmente na matemática que é uma matéria que se aprende praticando e realizando os exercícios e tarefas de forma manual, certamente o aprendizado fica muito mais otimizado, evidentemente quando nos utilizamos dos recursos e  cálculos manualmente, inclusive realizando as atividades sem a ajuda da calculadora. Hoje muitos alunos talvez por preguiça ou pressa realizam muitas operações aritméticas, tais como somar, subtrair, multiplicar e dividir no celular, na calculadora e isso pode dificultar o aprendizado dessa importante disciplina escolar.

Finalizando, convidamos o caro leitor para que se cadastre gratuitamente como seguidor do Blog e assim vai nos ajudar no fortalecimento e consolidação desse importante canal de ensino e também receberá todos nossos artigos na comodidade de sua casa.
Se gostou do artigo, ajude-nos compartilhando ou divulgando nosso endereço aos seus amigos e pares. Aproveite nosso espaço para deixar suas impressões sobre o artigo e também qual método acha mais adequado para as anotações escolares.

Sem mais nada a acrescentar, agradecemos pela visita e apoio. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada! 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer