Educação Digital

A educação no mundo inteiro vem passando por profundas transformações, nesses tempos em que o computador e outros equipamentos correlatos estão ganhando destaque no cenário escolar, com a ampliação e a interação das múltiplas tecnologias educacionais, principalmente associadas ao aprendizado das muitas disciplinas do currículo, tais como língua portuguesa, matemática, biologia, física e química, entre outras. 

Sabemos que muitos alunos já estão familiarizados com esses recursos tecnológicos, principalmente com o tablet, celular, smartphone,  pois eles vivenciam isso no seu dia a dia, mas muitos professores ainda não estão preparados para usar toda essa tecnologia disponível, e promover suas aplicações em sala de aula de uma forma objetiva e satisfatória.  Para que a educação digital seja implementada de forma eficiente é necessário que os professores e mediadores tenham completo domínio de microinformática, assim como das principais ferramentas de edição de texto, inclusive que saibam operar as planilhas do excel, assim como saber usar por exemplo, programas como o word, que saibam navegar satisfatoriamente na internet e que tenham noções elementares para visualizar e editar imagens, vídeos, assim como ter noções sobre segurança na web, entre outras habilidades inerentes mais usadas cotidianamente. Não temos a menor dúvida de que a tecnologia, se bem usada é extremamente benéfica para implementar mais qualidade na educação e que pode ser uma ponte e ferramenta proveitosa para conseguirmos esse importante objetivo educacional.








Segundo uma importante pesquisa britânica, 61% dos professores ainda não se sentem preparados para lidar com a educação digital. No Brasil, muitas escolas já vem utilizando as lousas digitais, as salas de aulas virtuais e começam a introduzir outras tecnologias que já encontramos disponíveis no mercado educacional. Embora na maioria das escolas públicas os recursos tecnológicos ainda não existam e quando disponíveis, são fechados a sete chaves pelo medo ou despreparo de alguns dirigentes, o fato é que temos alunos que estão acostumados com esses conhecimentos, enquanto que alguns professores não dominam esses recursos, causando um grave entrave para sua utilização. Enfatizamos que os professores não precisam entender tudo de tecnologia, mas pelo menos necessitam saber operar o básico e conhecer sobre os riscos na rede tais como vírus, pornografias, violência, racismo, etc., quando operamos um sistema de informática de forma online. 

Até agora, muitas escolas tendem a acreditar que a educação digital se limita a fazer pesquisas em sites e blogs de internet e copiar e colar os conteúdos lá encontrados.  E, podemos afirmar que educação digital é muito mais que isso, pois ela envolve além da sala de tecnologia, do uso do computador na sala de tecnologia, também o aprendizado online, e que vale dizer que o aluno vai aprender certos conhecimentos na sua casa, inclusive matriculando-se numa escola, assistindo aulas, realizando as provas, lendo livros e apostilas online, etc. Em países mais evoluídos nesse sentido, os alunos estudam em apostilas digitalizadas de forma online, fazem suas pesquisas e trabalhos usando o computador, smartphones ou tablets, assistem até aulas de reforço em plataformas digitais muito eficientes e isso certamente está muito ligado com a qualidade da educação.  

Em Portugal, seus professores estão recebendo treinamento para que o ensino em muitos ciclos de aprendizado escolar básico seja otimizado, sendo que o foco é todo na aprendizagem das ferramentas básicas para operar os computadores, tais como o processador de texto, folha de cálculo, livros e apostilas online na linguagem pdf e buscando maior domínio e conhecimento nas aplicações básicas relacionadas ao acesso à Internet. No entanto, por lá existe razões para que os professores abordem outras questões com os alunos, mas as decisões ficam sempre a critério do professor. Assim, um ou outro professor pode adotar atitudes mais ousadas na utilização de programas e recursos para incrementar o aprendizado mas, mesmo assim, muitos ainda precisam de ajuda. E o mesmo acontece com os pais e responsáveis, que se sentem receosos e até ameaçados com o uso do computador, pois sabemos que muitas crianças e adolescentes poderão usar esse recurso interativo para outras finalidades, como por exemplo acessar as redes sociais, navegar em sites impróprios, ou jogos adversos que prejudicam a concentração e o aprendizado escolar.

Nos demais países de língua portuguesa, o desafio é o de conseguir levar as tecnologias de informação e de comunicação às populações mais carentes, já que faltam equipamentos, softwares, cursos de aperfeiçoamento, escolas preparadas com esses recursos e que custam somas elevadas de dinheiro, entre outros. 

No Brasil, fala-se muito em inclusão digital, mas pouco em Educação Digital. Sabemos que temos uma grande quantidade de analfabetos digitais que estão ligados basicamente às pessoas mais idosas, as quais apresentam enormes dificuldades em operar esses equipamentos tecnológicos. Enquanto governos e empresas multinacionais investem em equipamentos e no ensino sobre como usar as ferramentas básicas, falta instrução a respeito do uso correto por parte de todos envolvidos nesse processo, de acordo com princípios básicos educacionais.

Por aqui existe uma preocupação com a segurança na Internet, ensinar com ética, promover maior integração do aluno com sua escola, inclusive colocar dispositivos que possam bloquear a utilização indevida da internet aos alunos e dar maior tranquilidade aos pais e responsáveis. E, em seguida achamos que é necessário organizar as disciplinas contempladas com essa tecnologia e preparar adequadamente os professores para um ensino completo e que seja eficiente.

CONCLUSÃO!
Na nossa visão a alfabetização tradicional começa na sala de aula e é nesse mesmo ambiente que a proficiência digital também deveria acontecer. Todos concordam: escola que é escola tem tecnologia. Se quisermos realmente inovar e promover mais qualidade na educação brasileira, o importante nesse momento é não perder mais tempo, pois vivemos em uma nova era que ficou conhecida como a "era digital" em que as informações são bombardeadas em velocidade gigante. Se não dermos a devida atenção a este novo tipo de educação, as crianças de hoje poderão ser tratados no futuro, infelizmente como adultos confusos, taxados de analfabetos digitais completamente perdidos, e completamente desinformados dessa nova ordem tecnológica que envolve tudo inclusive o aprendizado escolar.
Na nossa visão, quando aprendermos a usar eficientemente a educação de forma digital, não temos a menor dúvida de que teremos maior aprendizado e muito mais qualidade educacional.

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