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segunda-feira, 27 de março de 2017

A Água e a Matemática!

É Possível Utilizar a Água como Recurso Didático nas Aulas de Matemática?
Primeiramente vamos conhecer a importância de tratarmos e cuidarmos da água com respeito e todo cuidado possível, assim como das razões para economizar esse recurso vital. Mas, deixamos claro que podemos e devemos utilizar a água na Matemática, por inúmeras razões, como veremos mais adiante. Todos nós sabemos que a água é um recurso vital e renovável, e que ela, aliado ao oxigênio que respiramos são fundamentais para a vida humana, assim como para a vida de todos os animais e plantas em nosso planeta. 
Sabe-se que as águas naturais encontradas nos lagos, rios, e alguns lençóis 
freáticos contêm substâncias e elementos essenciais ao desenvolvimento do ser humano. Por outro lado, as águas naturais podem conter organismos, substâncias, compostos e até muitos elementos que são prejudiciais à saúde. Quando falamos em água potável não significa que estamos mencionando água pura, quimicamente falando. Na realidade, a água potável é uma solução de uma infinidade de substâncias, algumas das quais a água trouxe consigo da natureza e outras que podem ser introduzidas ao longo dos processos de tratamento químico. Mas, esse processo para tratamento da água é regulamentado por órgãos e setores da saúde devidamente habilitados. Aqui no Brasil, a legislação que regulamenta o padrão de potabilidade de água para consumo humano é dado pela Portaria nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011, fixado pelo Ministério da Saúde, entre outras legislações pertinentes.

Entretanto a água potável é encontrada em pouca quantidade, e que devemos cuidar dela para que não venha algum dia no futuro, a se esgotar por razões como a poluição, contaminação e por desperdícios, tais como temos verificado em muitas regiões, inclusive aqui no Brasil.
De acordo com os cálculos da ONU (Organização das Nações Unidas), estima-se que dentro de 25 anos, 2,8 bilhões de pessoas viverão em regiões de seca crônica. Ainda, estudos apontam que metade da água potável presente nos países em desenvolvimento vem sendo ilegalmente desviada ou desperdiçada. Levantamentos dizem que em nosso país, existe cerca de 12% das reservas de água de todo o mundo, e que 80% dos mananciais se localizam na Amazônia, região que infelizmente concentra apenas 5% da população brasileira. Então, restam 20% para abastecer 95% dos brasileiros. Segundo estimativas confiáveis, a perda média da produção de água que é tratada em nosso país é da ordem de 40%. 

Quando utilizamos água tratada potável para lavar calçadas ou o carro, infelizmente estamos desperdiçando um recurso que poderá fazer falta algum dia e disso, poderemos nos arrepender tardiamente em razão dessa atitude grotesca e inadequada. Agindo assim, perdemos todos, o consumidor que paga mais porque a água tratada, como todos sabem tem um custo maior com os produtos adequados, como  flúor, cloro, etc. e que são adicionados para torná-la adequada à saúde e ao consumo doméstico, inclusive a natureza que sofre para repor esse precioso líquido, e até os outros consumidores que poderão ser afetados num possível racionamento desse recurso hídrico. Somente para elucidar, informamos o leitor que esses produtos que são adicionados na água para torná-la potável obedecem quantidades, métodos e regulamentos e que somente devem ser efetuados por especialistas e pessoas habilitadas.   

Atualmente, um dos grandes desafios de muitas cidades brasileiras é: como devemos evitar a perda de água tratada? Segundo a empresa de água e saneamento Sabesp, Companhia de Saneamento Básico de São Paulo, uma torneira gotejando desperdiça 46 litros de água, num período de 24 horas, a mesma quantidade que um ser humano necessita para suprir suas necessidades diárias, considerando os dados da Organização Mundial de Saúde. Com abertura de 1mm, em que visualizamos aquele aparente fiozinho de água, que escorre da torneira, seria responsável pela perda de 2068 litros em 24 horas. Se a abertura da torneira for de 2mm, a perda será de 4915 litros diários. Ainda, segundo informações da empresa responsável pelo abastecimento de água Sabesp, no ato simples de lavar as mãos, são gastos aproximadamente 7 litros de água, e ainda perde-se 3 litros, ao escovar os dentes, gastamos 18 litros para simplesmente fazer a barba, e desperdiçamos cerca de 75 a 112 litros para lavar os pratos. Atitudes bem simples, tais como fechar a torneira ao escovar os dentes, regular a válvula da bacia sanitária, fechar o chuveiro para se ensaboar e abrir somente quando necessário, etc. poderia evitar muitos litros de água desperdiçadas e ainda baratear nossa conta ao final do mês.

Sugestão de trabalho escolar para a conscientização dos alunos! 
Uma sugestão de trabalho escolar que traz conscientização é pesquisar e responder o seguinte questionamento: Como podemos contribuir para evitar o desperdício e economizar água? As respostas a essa questão podem ser listadas de acordo com algumas dicas fornecidas e debatidas com os alunos, considerando-se os seguintes itens:

- Quanto tempo você leva para tomar banho? 
- Você fecha a torneira enquanto escova os dentes? 
- Para lavar a louça é aproveitada a capacidade máxima da máquina? 
- Você utiliza a mangueira para lavar o carro ou a moto? 
- O jardim de sua casa é regado todos os dias? 
- Há problemas de vazamento na sua casa? 

Acreditamos que existem muitas sugestões para evitar o desperdício de água, as quais poderiam ser apresentadas num painel para que todos alunos ou não, tomassem profundo conhecimento. É uma oportunidade de socializar os conhecimentos construídos, assim como conscientizar a todos para economizar e evitar o desperdício de água na escola e na comunidade. 

Uma nova questão que poderia também ser colocada ao aluno: Você sabe qual é o consumo de água em sua residência? Para responder a essa questão é necessário consultar o demonstrativo de consumo de água. Nesse momento é importante analisar com o aluno, como se faz a leitura e o que significa cada item que consta do demonstrativo também chamado conta de consumo mensal de água. O estudo da conta de consumo de água pode ser usada na aula de matemática, para os alunos conhecerem os números envolvidos, tais como porcentagem, tarifas, ler os gráficos, as estimativas e médias, etc. 
A leitura do consumo de água, em cada residência, é feita mensalmente, e é calculada, subtraindo-se do número de metros cúbicos obtidos na leitura do mês atual, pelo número de metros cúbicos obtido na leitura do mês anterior. 

Propomos dois problemas matemáticos envolvendo a leitura e o consumo de água!





1) Numa cidade a conta de água mensal é obtida de acordo com as faixas da seguinte tabela: 
  • Faixa 1 - Consumo de 0 até 10 m³ paga-se uma tarifa mínima de R$ 15,00;
  • Faixa 2 - Consumo maior que 10 m³ e menor ou igual a 30 m³ - paga-se 2,05 por m³;
  • Faixa 3 - Consumo maior que 30 e menor que 50 m³ - paga-se 3,05 por m³;
  • Faixa 4 - Consumo maior que 50 m³ - paga-se 4,05 por m³.
Por exemplo, a conta do consumo mensal de uma residência que gastou 40 m³ entraria na faixa 3 e ficaria em R$ 122,00.
Queremos saber: Quem gastou a quantia de R$ 61,50 num determinado mês, consumiu quantos m³ de água num determinado mês? 

a) 13,67
b) 20,16
c) 30
d) 40
e) 50

2. Em uma outra cidade, a tarifa cobrada sobre o consumo de água é calculada de acordo com a expressão: C = 20 + x.y, onde C = valor em reais da conta, 20 é a taxa mínima de consumo, enquanto que x varia de acordo com a tabela abaixo e representa a quantidade de litros em m³ gastos mensalmente e y é a quantidade m³ de água consumidos mensalmente pelo contribuinte.

- Para x <= 20 m³ → x = 0;
- Para 20 < x <= 30 → x = 1,50;
- Para 30 < x <= 40 → x = 2,50;
- Para 40 < x <= 50 → x = 3,50;
- Para x > 50 → x = 5,00
Assim, pergunta-se:

a) Quem consumiu 48 m³ de água num determinado mês, recebeu uma conta de qual valor?

b) Qual foi o consumo de um mês para quem recebeu uma conta no valor de R$ 120,00 e pagou o preço de 2,50 por m³?

c) Se minha residência ficou fechada e não teve consumo durante 3 meses, qual o valor total das contas que devo pagar? 

ATENÇÃO!
Para saber as respostas, clique no botão exibir as respostas abaixo. Se quiser saber como resolver, deixe um comentário com seu endereço de e-mail, que enviaremos as soluções devidamente comentadas.


CONCLUSÃO!
Na nossa humilde visão, cuidar da água seja dos rios ou dos mares, das nascentes, da fauna é dever de todos e de extrema importância para a sobrevivência do planeta e da vida na Terra. Hoje infelizmente, temos assistido uma destruição desenfreada da natureza, derrubando e queimando florestas e expondo as nascentes na busca do dinheiro fácil, o que nos assusta profundamente e nos leva a pensar, se no futuro teremos abundância desse precioso e fundamental líquido para garantir a vida de todos os animais, assim como da natureza e fauna. Tudo na natureza funciona harmonicamente e se a desequilibramos, seja pela poluição, derrubada da floresta, ou causando lamaçal como da barragem de rejeitos da Samarco que se rompeu, a natureza pode levar muitos anos para se recuperar, ou até não se recuperar nos casos extremos.
Muitos afirmam que num futuro não muito distante, teremos uma enorme escassez de água e que por isso devemos, desde já adotarmos hábitos salutares para diminuir o consumo e estancar o desperdício desse precioso líquido e isso somente se dá pela conscientização e envolvimento de todos.

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Finalizando, agrademos a todos pela visita e apoio. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada





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