Dicas para Ensinar a Tabuada para as Crianças!

Confira aqui muitas dicas valiosas para você ensinar a tabuada para as crianças!
Muitas crianças quando estão cursando a escola infantil ou mesmo a fundamental, encontram grandes dificuldades em assimilar e aprender a tabuada. Se elas não entenderem satisfatoriamente de uma maneira fácil, memorizando corretamente essa atividade, certamente elas encontraram muitos problemas e dificuldades no futuro para lidar com outros conceitos mais complexos da Matemática. Para facilitar o aprendizado e a memorização da tabuada devemos antes de tudo, compreendê-la por meio de atividades que mostrem a relação entre os números e ter conhecimento das propriedades da multiplicação, tais como a proporcionalidade e a comutatividade. Existem muitos macetes interessantes que podemos usar para incrementar e facilitar o aprendizado. Por exemplo, se observarmos que 8 é o dobro de 4, todos os resultados da tabuada do 8 são encontrados simplesmente fazendo o dobro dos resultados da tabuada do 4. Observando uma sequência lógica de memorização, começando pela tabuada do 0, 1, 2, 3, ... isso vai facilitar a assimilação desse conhecimento. Caso não nos lembremos que 8 x 4 = 32, a criança pode buscar na memória o resultado de 4 x 8, que parece mais simples e facilita a memorização. Outro macete muito usado que ela pode chegar, se soubermos que 8 x 10 = 80, para saber quanto é 8 x 9, basta subtrair 8 desse resultado para chegar a 72. Tudo passa a fazer sentido e facilita a memorização e o aprendizado.

Por que devemos memorizar a tabuada?
Embora atualmente temos as calculadoras e outros dispositivos eletrônicos que realizam esses cálculos automaticamente, ainda assim, é de extrema importância saber a tabuada porque agilizam os processos e as operações básicas da matemática. Afinal, devemos ter em mente, que saber multiplicar rapidamente e de "cabeça" é uma habilidade muito importante que será exigida em todos os níveis do conhecimento, inclusive em nossas atividades cotidianas. Vemos cotidianamente muitos funcionários de empresas e outras corporações mercantis que encontram dificuldades em lidar com os números e que ficam expostos ao uso da calculadora. Se o estudante não dominar a tabuada, dificilmente ele vai aprender satisfatoriamente outros conhecimentos seja da matemática e das demais disciplinas escolares, inclusive ao prestar concursos públicos, vestibulares, inclusive o exame Enem que vão exigir agilidade e que proíbe o uso das calculadoras e outros dispositivos eletrônicos na sala das provas e testes.

Fica mais fácil aprender a tabuada de forma lúdica!
Outra forma de ensinar a tabuada e que produz bons resultados é ensinar esse conteúdo usando brincadeiras, joguinhos e outros recursos de uma forma lúdica. Para facilitar a assimilação, por exemplo, podemos usar imagens, fotos e conjuntinhos de animais, como gatinhos, macaquinhos, frutas e outros animais e produtos que despertam a atenção e a curiosidade dos pequenos. Perceba, por exemplo que na imagem acima, temos um conjunto de 4 duplas de animais e que o aluno iniciante pode contar as duplas de animaizinhos, fazendo uma soma de 2 + 2 + 2 + 2 que é a mesma coisa que multiplicar 2 por 4, totalizando 8 macaquinhos. Essas dicas ajudam o estudante a entender porque devemos aprender a tabuada, que na verdade serve para agilizar a contagem de um grupo de objetos ou coisas.

Todos poderão ajudar a criança nessa importante atividade da Matemática?
Sem dúvidas, todos podem ajudar os baixinhos a dominar a tabuada, bastando somente ter boa vontade e quiser praticar esse ato de amor pelas crianças. Todos os parentes mais próximos como tia, tio, sobrinho, pai ou mãe, podem ajudar esses pequenos alunos no aprendizado desse importantíssimo conteúdo básico escolar. Se você trabalha com a educação infantil, ou for um parente próximo ou se sentir responsável e estiver disposto em ajudar uma criança, que pode ser seu sobrinho ou seu filho(a), precisará somente de algum tempo disponível, adotar uma estratégia e se encher de paciência para ajudar esse pequeno estudante a pegar gosto pelos cálculos, mas afirmamos que é um trabalho que valerá cada segundo que for dedicado a ele. Mesmo que a criança esteja na escolinha, lembre-se que ela pode estar com dificuldades e que esse reforço escolar poderá fazer toda diferença no aprendizado. Alertamos o leitor que muitas vezes as dificuldades em entender essa importante disciplina que se manifesta em ciclos posteriores, está nesses pequenos detalhes que não foram devidamente assimilados.

Então, para ajudá-lo nessa tarefa, preparamos algumas dicas para orientá-lo em obter sucesso nessa atividade educativa:







1. Reserve um intervalo de tempo livre de 30 a 40 minutos diários para estudo!
Se você for tentar ensinar a tabuada preocupado com aquele compromisso social ou com a reunião de trabalho marcada para o dia seguinte ou quando o seu filho estiver com sede, fome ou exausto, o aprendizado não fluirá como o esperado. Sente-se com seu filho por um tempo médio de 30 minutos, e não permita que absolutamente nada os distraia desse compromisso. A energia e o ânimo também são importantes, tanto para você quanto para a criança.

2. Escolha um local calmo, sem barulho e livre de interferências externas!
O local deve ser muito bem iluminado, com água para saciar a sede e com bolachinhas para degustar em ocasião de descanso, evidentemente quando verificar a exaustão em ambos. Desligue todos aparelhos eletrônicos, tais como celulares, tablets e a televisão e sentem-se numa mesa, com todos os materiais que vai usar para essa atividade, tais como: lápis, caneta, papel, apostila ou livro de estudo, etc. Faça uma tabela com linhas e colunas em papel, começando primeiramente com os números 0, 1, 2, e 3 baseando-se na tabela do item 4 abaixo. É importante aprender aos poucos, pegando um grupo pequeno de colunas por vez. Dessa forma fica mais fácil do que tentar assimilar a tabuada inteira de uma só vez. Lembre-se: esse é um exercício que envolve simplesmente a memorização. 

Peça à criança que lhe mostre o livro de Matemática e outros materiais fornecidos pela escola. Assim você poderá saber exatamente o que ela está estudando e qual o método de ensino adotado pela instituição escolar.

Mantenha outra tabela ou lista de números sempre à mão, com os números de 0 até 100. Dessa forma é possível encontrar as respostas ligando as linhas com as colunas, sendo a melhor opção para os que estão apenas começando.

3. Explique inicialmente o conceito de multiplicação que é adotado na tabuada!
Par seu filho aprender corretamente é necessário saber para que serve a operação de multiplicação. Então, caso a criança ainda não tenha aprendido a multiplicar, introduza o conceito através da operação da adição da qual ela obrigatoriamente já deve dominar. Por exemplo, ensine que esse cálculo é para facilitar a contagem, ou seja, por exemplo se quisermos juntar e comprar 3 pacotes com 2 maças cada um, e sabermos quantas frutas estamos comprando no total podemos simplesmente fazer: 3 x 2 que é o mesmo que somar: 2 + 2 + 2. Então, explique que ele estaria comprando 6 frutas. Se houver dúvidas reserve as frutas fisicamente e coloque nos pacotes ou sacolinhas para que haja o entendimento desse método. Reserve fisicamente também outros materiais de apoio tais como, bolinhas, conjunto de canetas e divida-as em partes, para em seguida fazer a contagem pela multiplicação. Por exemplo, coloque 5 montinhos de 3 canetas em cada um e pergunte quantas canetas a criança visualiza no total. Após a resposta, junte todas as peças, conte e faça as contas, dizendo que para agilizar o cálculo basta fazer: 5 x 3 = 15 canetas. 


4. Monte uma tabela com os números de 1 a 9 para a criança encontrar os resultados!
Comece o estudo aos poucos, primeiramente encontrando os valores entre as linhas e colunas de 0, 1, 2 e 3.
Exemplo de tabela para fazer no computador ou em papel.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
1









2









3









4









5









6









7









8









9










5. Atividades para incrementar o aprendizado!
Uma lista de números dá um pouco mais de trabalho. A criança pode circular os múltiplos de determinado número ou pintá-los da mesma cor, de acordo com o número escolhido. Por exemplo, todos os múltiplos de 5 poderiam ser pintados de amarelo.
Explique como a propriedade comutativa vai facilitar os cálculos. Mostre que cada resposta se repete. Logo, só é preciso decorar metade da tabela. Por exemplo, 2 x 7 é igual a 7 x 2. Depois de decorarem a tabuada para os valores 1, 2 e 3, eles automaticamente já sabem 3 respostas da tabuada do 4, 5, 6, 7, 8, 9, e 10.
Depois que seu filho dominar a tabuada de 1 ao 3, siga em frente com a do 4 ao 7 e então finalize com a do 8 ao 9. Caso queira ir além, você pode trabalhar com o 10, 11 e o 12.

6. Ensine também sobre os padrões que aparecem nas contas da tabuada!
Fale sobre padrões que aparecem na tabela. Mostre à criança que ela não precisa simplesmente decorar aleatoriamente. Existe muitos padrões que se repetem e  que facilitam bastante na hora de assimilar a tabuada. Por exemplo, veja que:
Todos os múltiplos de 10 terminam com zero.
Todos os múltiplos de 5 terminam em 5 ou em zero e são a metade dos múltiplos de 10. (Por exemplo, 10 x 5 = 50; 5 x 5 = 25, ou metade de 50)
Qualquer número multiplicado por 0 resulta em zero.
Todo número multiplicado pela unidade ou 1 resulta no mesmo número.

7. Fale também dos truques para encontrar os valores da tabuada e da multiplicação!
Explique que inicialmente os alunos podem usar seus dedos para encontrar o resultado das contas. Por exemplo, se ele quiser fazer 2 x 3, basta abaixar por 3 vezes dois dedos e contar os 6 dedos abaixados que valem 2 x 3 = 6. Em nosso blog existe muitos artigos que orientam e com novas dicas, inclusive com muitos outros exercícios, bastando acessar nosso marcador chamado:  O Ensino da Tabuada que temos certeza de que vai facilitar muito aqueles estudantes e demais pessoas que encontram dificuldades com esse conhecimento. Não vamos aqui repetir os conteúdos, então acesse o link para estudar e aproveite para divulgar aos amigos.

8. Pratique resolvendo problemas e questões, reforçando o aprendizado com exercícios e atividades relacionadas!

Finalizando, prepare uma lista com muitos exercícios e atividades usando as continhas de multiplicação e consiga uma tabela maior com valores por exemplo do 0 ao 100 e cobre a resolução com seu importante apoio educativo. Como exemplo de atividade, você pode propor ainda, por exemplo os seguintes probleminhas:

a) Em uma semana encontraremos ..... dias. Logo em 7 semanas teremos o total de .... dias.


b) Numa residencia, temos 2 lâmpadas em cada sala. Como termos 3 salas, então serão necessários ... lâmpadas.  


c) Uma bicicleta tem ... rodas. Então, em 5 bicicletas, teremos o total de ... rodas.


d) Um carro de passeio Gol comporta .... rodas incluindo o estepe. Logo, em 12 carros teremos a quantia total de ... rodas.


e) Numa mata, encontramos 6 casais de macacos com 2 filhotes cada um. Logo, visualizamos o total de ... macacos.


CONCLUSÃO!

Espero que tenham gostado do artigo e das atividades propostas, enfatizando que esse conteúdo já foi focado em nosso blog e que vale muito a pena acessar e se inteirar, para fixar e aprimorar o aprendizado. Se o post foi útil, compartilhe com os amigos, pares ou pessoas que necessitam desse conhecimento, e ainda vai nos ajudar a divulgar o site. Se quiser usar as redes sociais, compartilhe usando os atalhos para essa finalidade que estão presentes logo ao final do texto, ou se preferir indique nosso endereço aos seus amigos e pares.

Se ficou dúvidas em encontrar a solução das atividades propostas, deixe um comentário que teremos o maior prazer em elucidar.


Aproveitamos para convidar o leitor para que se cadastre gratuitamente como seguidor do site, o qual felizmente vem se transformando num importante espaço educativo.

Sem mais, agradecemos a todos pela visita e apoio. Muito obrigado!

A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer