Tudo é Número?

Tudo é número foi o incrível lema usado e defendido pela antiga escola Pitagórica, assim como por seu líder e fundador Pitágoras de Samos, que acreditava fielmente que a matemática e os números poderiam tudo, inclusive governar o mundo. Na visão de Pitágoras o número representava não só um símbolo matemático, mas também as figuras como triângulos, quadrados e demais conceitos geométricos inerentes. Não sabemos exatamente o que ele queria dizer naquela época remota, mas atualmente estamos assistindo que os números realmente tem um valor e peso enorme em quase tudo que conhecemos. Veja que os números indicam muitas vezes, a saúde financeira das empresas e corporações, inclusive das pessoas comuns como todos nós. Também podemos verificar que, por exemplo, o número 0 (zero) e o 1 (um) são duas constantes importantíssimas e aplicadas na álgebra Booleana e que vem revolucionando o mundo da tecnologia, pois possibilitou a simplificação dos circuitos utilizados nas máquinas usadas pelas tecnologias existentes. Atualmente somos identificados e controlados por muitos números, tais como aquele que consta do R.G., ou aquele que nos identifica perante a receita federal ou o fisco que é o CPF (cadastro de pessoa física), número do título eleitoral, dentre tantos outros que são imprescindíveis em nossas vidas atuando como cidadãos perante as leis que regulam e nos regem nos mais variados setores de atividades sociais e comerciais.   
Considerado pela comunidade científica como o "Pai da Matemática", Pitágoras fundou  uma sociedade secreta onde lá iriam discutir esse nobre ramo da ciência que era a Matemática, isso se deu na província de Crotone ou cidade de Crotona (hoje Itália), em que eles acreditavam que o valor dessa ciência, não era simplesmente a praticidade e sim que poderia proporcionar a grande sabedoria para toda a humanidade. Reafirmamos que os números, segundo a escola Pitagórica eram bem diferentes dos algarismos que conhecemos, pois eles não eram abstratos e até ocupavam uma dimensão espacial, em formas de quadrados, cubos, triângulos, etc. Quando Pitágoras estudou o triângulo retângulo e descobriu o famoso Teorema de Pitágoras, que todos conhecem e que provavelmente já estudaram, afirmando que "a soma do quadrado dos catetos é igual a hipotenusa ao quadrado" e que até hoje é reverenciado, todos seus seguidores ficaram maravilhados e muitos até diziam que isso seria uma obra iluminada e que teria sido conseguido graças a uma revelação divina. Isso nos leva a fazer uma curiosa reflexão sobre a forma de encarar os números e a matemática, relacionando suas descobertas com aquilo que seria divino e sagrado.

Pitágoras e seus discípulos diziam que a filosofia matemática atribuía ao número um valor incontestável, inclusive que teria o poder da harmonia, e era o que permitia conhecer tudo que há de limitado na natureza, inclusive ele trazia embutido uma realidade mais verdadeira, que seria isenta de engano ou de falsidade. Os números sempre estiveram ligados aos mistérios ocultos e revelações misteriosas e até hoje muitos afirmam que eles tem um poder inimaginável, revelando àqueles que os conhecem e dominam uma sabedoria suprema. Nesse sentido, podemos afirmar que existem muitos números estudados que até hoje intrigam a todos, como o número de ouro, os números primos, os números felizes, entre tanto outros que são estudados pela matemática. Mas, não só a matemática, inclusive a Bíblia Sagrada que é o livro mais lido no mundo e que é uma fonte de inspiração para muitos nos revela mais uma curiosidade e uma fonte de adivinhação, inclusive de códigos secretos. Muitas pessoas tomam isso como um grão de sal, mas muitos outros consideram que é muito importante e acreditam fielmente que o estudo desses números pode desbloquear o conhecimento do futuro. Seriam, segundo essa escritura, apenas 10 números considerados sagrados, mas que vale a pena se inteirar, pesquisar e analisar. No entanto, deixamos isso como tarefa e uma curiosidade a ser desvendada, que fica a cargo do nosso leitor. Se souber e quiser expor, recomendamos utilizar o espaço para comentários ao final desse espaço educativo para que todos possam ter conhecimento.

Mas, voltando ao tema que é objeto desse estudo, Pitágoras afirmava que um ideal a ser conseguido era o sonho da matematização do mundo. Esse sonho estaria profundamente ligado as ideias usando a matemática e os números que eram defendidos por ele, Platão, Euclides e mais fundamentalmente a Descartes. Esses matemáticos foram também grandes pensadores que sempre colocaram o saber matemático como de grande serventia para consolidar e dar sentido à vida e ao pensamento humano.

E assim, graças a esses ilustres sábios da matemática e seus magníficos ensinamentos foi que podemos ter ainda hoje essa ciência presente em grande parte de nosso cotidiano, proporcionando uma gama muito grande de bens e serviços, que foram se desenvolvendo ao longo dos vários anos, sempre contando com o apoio e ajuda desse conhecimento, e que inclusive vem sendo usado para produzir e gerar os grandes avanços e resultados expressivos em muitas áreas do saber, com ênfase maior na área da informática e tecnológica.

Enfim, concluímos finalmente que a Matemática é uma disciplina de grandioso valor e precisão, que se tivermos a oportunidade de descobrir toda sua vasta obra, e aprofundarmos em seus estudos, certamente vamos descobrir muito, inclusive segundo Pitágoras é ela e seus números que algum dia deveria governar o mundo, cujo pensamento embora tenha sido expressado no passado remoto, hoje felizmente podemos confirmar esse fato em nossos dias atuais.

Nossa opinião!





Na visão humilde desse espaço educativo, não é correto afirmar que tudo são números, mas que eles estão presentes na vida das pessoas, não temos a menor dúvida. Veja que somos regulados e identificados por eles o tempo todo, e que temos um número de R.G., do CPF, da nossa conta corrente, etc. Nosso endereço é identificado por um nome, que é a rua ou avenida, acrescido do número de nossa casa, etc. Então, ligar os números com a vida das pessoas para controle e identificação é um fato real que vivenciamos em nossa vida cotidiana. No entanto, ligar eles com as superstições, misticismo e adivinhações, foge do controle e da lógica matemática. Mas, muitos místicos e numerólogos afirmam categoricamente que eles têm todo esse poder, com o qual discordamos veementemente. Quanto ao valor dos números, como o número de ouro que foi na verdade uma razão muito utilizada pelos artistas, pintores e demais personalidades, em seus trabalhos artísticos e que é inclusive encontrada na natureza, ficamos intrigados e maravilhados com essa ligação divina. Existem muitos outros números que são estudados pela Matemática, por trazer embutidos, certas propriedades e padrões que são importantes nos estudos desse importante ramo da ciência. Os números sempre estiveram ligados com os jogos, brincadeiras e mais profundamente com o poder, pois é através deles que pode-se avaliar a riqueza das pessoas ou de uma nação inteira, notadamente quando ele representa a moeda e o dinheiro. Certamente quando utilizado de forma egoísta e arbitrária pode provocar guerras e conflitos. E, muitas vezes a falta dele, provoca a fome e a destruição de muitas famílias e nações. Se ele tem o poder para governar o mundo, achamos um fato absurdo, mas com a ajuda dele é que muitos líderes mundiais, considerando o domínio efetivo do capitalismo, estão implementando a hegemonia global, determinando ações de força e até conseguindo consolidar um domínio as demais nações mais pobres. Por isso, não resta dúvida alguma de seu enorme poder na sociedade em que estamos inseridos.

Espero que tenham gostado do artigo e que o compartilhe com os amigos e pares, para que esse conhecimento não fique paralisado. Para isso, sugerimos o uso dos atalhos para as redes sociais que estão presentes ao final do texto ou que indiquem nosso endereço aos mesmos.


Se ficou dúvidas e quiser expor, teremos o maior prazer em elucidar e publicar claro que se estiver a nosso alcance. Aproveite ainda para se cadastrar como seguidor do site, de forma inteiramente gratuita e opcional e dessa forma, vai receber todos nossos próximos artigos na comodidade de sua casa sem custo algum.

Finalizando, agradecemos a todos pela visita e apoio. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer