Será que Podemos Viver sem a Matemática?

Será que é Possível Viver sem Usar Nada de matemática?
É uma verdadeira utopia afirmar que podemos viver sem usar nenhum dos conceitos da matemática em nossas ações do cotidiano. Por exemplo, seria quase impossível ter uma vida normal e confortável sem a presença dos números, pois eles envolvem por exemplo, a contagem, as operações de trocas e as facilidades das moedas, as datas importantes, o número do R.G. do cpf, da sua casa, da nossa conta bancária, etc. Até no computador e no nosso celular são usados muitos algoritmos e a lógica, desenvolvidos em pesquisas desse nobre ramo da ciência.
Atualmente quando focamos os principais conceitos e o aprendizado de Matemática e até de outras áreas exatas, percebemos que a competitividade está ocorrendo num mundo cada vez mais informatizado e dominado pela lógica e alta tecnologia, onde essa área do conhecimento tem importância fundamental. Mas, como anda o aprendizado escolar em matemática?

Não resta dúvida que nossos jovens não vêm aprendendo o mínimo necessário na escola básica, pois isso se reflete nas avaliações internacionais e internas. Temos percebido que o aprendizado escolar é insuficiente mesmo para aqueles que não vão se dedicar às carreiras técnicas. Conhecer seus pormenores e o básico faz bem até quando o estudante deseja, por exemplo, escolher um curso envolvendo outro campo do conhecimento, porque a matemática está presente na vida e em quase tudo que conhecemos. 







Pesquisas afirmam que o cérebro humano, com seus reconhecidos cem bilhões de neurônios, evoluiu para lidar com o mundo físico e se utiliza da linguagem matemática para cumprir e suprir a sua finalidade, nas questões do pensamento. Portanto veja que é uma questão até física, desenvolver e realizar esse tipo de aprendizado e praticar esses conhecimentos para resolver situações e problemas do cotidiano. E, podemos então destacar o papel da lógica e da matemática em todo esse processo.

Certamente as verdades da matemática permanecem inabaláveis, como o caso da geometria euclidiana, que atualmente é tão acreditada como no passado e que é usada para resolver problemas geométricos de duas ou três dimensões e que estão baseados nos postulados de Euclides de Alexandria que viveu aproximadamente no ano 330 a.C. mas que até hoje é utilizado.

Muitos dizem que não gostam de matemática e afirmam que podem viver sem ela, mas isso é um grande mito. Veja que essas pessoas estão o tempo todo em contato com a tecnologia. Por exemplo, quando usamos um smartphone e acionamos o GPS, veja que podemos visualizar instantaneamente, desde que estejamos on-line, nossa exata localização, com uma precisão de centímetros. O que existe por trás desse pequeno milagre da tecnologia, está, entre outras coisas, uma das teorias mais abstratas da ciência moderna que se relaciona à Teoria da Relatividade, quando Albert Einstein anunciou e publicou em 1915 seus estudos envolvendo o tema. Observamos que naquela época era um conhecimento considerado muito complexo, onde apenas meia dúzia de pessoas que o compreendiam naqueles tempos remotos.

A matemática manda em nossas vidas, e nós ainda não demos conta disso, ela está presente em nosso cotidiano principalmente quando lidamos com essas questões tais como: as taxas de juros que o Banco Central fixa surgem de uma técnica chamada teoria das metas de inflação, fortemente ancorada nos cálculos da matemática; os computadores funcionam com algoritmos, sendo que os primeiros exemplos de algoritmos aparecem numa outra área ligada à matemática, de cunho hiper abstrata e que está sendo considerada por muitos como a ciência do século XX, que nada mais é do que a lógica matemática.

Para Kurt Gödel, grande matemático vienense, "vivemos num mundo imerso em uma matemática, pesada, obscura, difícil e mal a percebemos". Não temos a menor dúvida de que o talento e a habilidade matemática são essenciais para estudar e estimular o crescimento econômico e disso o Brasil tem muito a aprender.

Pesquisas brasileiras mostram uma aprovação de apenas 42,8% dos alunos do 3 ano do ensino fundamental com os conhecimentos básicos de matemática. E, isso demonstra claramente uma lacuna no ensino brasileiro principalmente nessa importante disciplina que poderia impulsionar nosso pais rumo ao desenvolvimento e a sair dessa crise financeira e moral sem precedentes. Outros dados estimam que em apenas 35 cidades do país, mais da metade dos alunos do 9º ano do ensino fundamental sabe matemática, e que tiveram uma nota superior a 5. E, que apenas 11% dos jovens que alcançam a 3ª série do ensino médio têm aprendizado suficiente na matéria.

Para muitos especialistas em educação, os currículos deveriam oferecer oportunidades de interesses diversificados, variando entre eles em pelo menos de 30% a 60% dos conteúdos, com no máximo de cinco disciplinas, de modo a atraírem candidatos com propostas mais adequadas às suas realidades e vocações, e dessa forma provavelmente não abandonariam o curso sem concluí-lo, por absoluta falta de interesse. Hoje, infelizmente existe uma evasão de alunos no ensino média superior a 50%, segundo dados de algumas pesquisas, e isso revela evidentemente a falta de interesse em concluir essa fase de ensino.

O Brasil hoje vive beneficiado pelos preços obtidos na exportação das commodities, principalmente para os países asiáticos, mas se for preciso competir na indústria da transformação que exige uma formação acadêmica mais especializada, certamente teremos enormes problemas com mão de obra pois a formação profissional será essencial para essa atividade.

NOSSA OPINIÃO!
Modestamente podemos afirmar que é praticamente impossível viver sem ter o mínimo conhecimento da Matemática, pois ela está presente em nossas vidas, seja na cozinha quando colocamos quantidades para fazer porções para alimentação de uma quantidade de pessoas. Ou mesmo quando vamos ao Banco aplicar algum recurso na poupança que rende determinado percentual em juros mensais e até no atraso de um boleto bancário, pagamos taxas fixas e correção do principal, por exemplo corrigida pela TR (taxa referencial), e tudo isso envolve conceitos importantes da matemática e ter noções desses conhecimentos e cálculos, pode nos ajudar a não sermos ludibriados ou enganados por terceiros ou pessoas desonestas, etc. 
Como vimos no texto, estamos envolvidos com muitos números e símbolos desse conhecimento científico, desde que nascemos até a nossa morte, pois teremos números de identificações em muitas situações e muitas outras envolvendo as operações financeiras, comerciais e sociais e que ganharam muita mais força com a tecnologia atualmente. Concordamos que podemos viver sem conhecer as operações mais complexas e abstratas que fica mais a cargo dos professores, especialistas, pesquisadores e matemáticos, mas que indiretamente nos beneficiamos desses conhecimentos através dos produtos e serviços desenvolvidos através desses estudos e conhecimentos, seja na saúde, na engenharia, nos aplicativos para celulares, nos programas dos computadores, etc.

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Finalizando, agradecemos a todos pela visita e apoio. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!









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