Noções de Raciocínio Lógico!
Raciocínio lógico é uma forma de pensar e raciocinar, usando certos padrões, estratégias e relacionando os dados encontrados num determinado contexto ou problema, para resolvermos muitas questões ou problemas propostos. Existem diferentes formas e métodos de usar o raciocínio lógico que podemos mencionar. São eles: demonstração pelo método dedutivo, indutivo e pela abdução. Vamos explicar esses métodos da seguinte maneira:
- O raciocínio indutivo é usado com o objetivo de criarmos conhecimentos gerais, observados a partir de certos casos específicos. Por exemplo, um médico diagnostica vários sintomas como sendo de uma simples gripe em um determinado paciente. Ao encontrar esses sintomas parecidos em outro paciente, ele também diagnostica como sendo um caso de gripe. E, assim sucessivamente. Então, depois de analisar vários casos similares, ele conclui algo geral. Assim, no futuro, quando ele observar tais sintomas similares com esses casos citados, ele vai diagnosticar que é uma gripe. Isso é a indução.
- O raciocínio dedutivo é o contrário do indutivo. Consiste em você concluir particularidades a partir de um conhecimento geral. A dedução não produz conhecimentos novos, apenas coloca em prática conhecimentos já existentes. Usando um exemplo similar, se você tem uma vacina que preveniu um determinado caso de gripe em muitos pacientes, você pode 'deduzir' que ela irá prevenir qualquer outros pacientes dessa possível doença. É nisso que consiste a dedução.
- O raciocínio indutivo é usado com o objetivo de criarmos conhecimentos gerais, observados a partir de certos casos específicos. Por exemplo, um médico diagnostica vários sintomas como sendo de uma simples gripe em um determinado paciente. Ao encontrar esses sintomas parecidos em outro paciente, ele também diagnostica como sendo um caso de gripe. E, assim sucessivamente. Então, depois de analisar vários casos similares, ele conclui algo geral. Assim, no futuro, quando ele observar tais sintomas similares com esses casos citados, ele vai diagnosticar que é uma gripe. Isso é a indução.
- O raciocínio dedutivo é o contrário do indutivo. Consiste em você concluir particularidades a partir de um conhecimento geral. A dedução não produz conhecimentos novos, apenas coloca em prática conhecimentos já existentes. Usando um exemplo similar, se você tem uma vacina que preveniu um determinado caso de gripe em muitos pacientes, você pode 'deduzir' que ela irá prevenir qualquer outros pacientes dessa possível doença. É nisso que consiste a dedução.
- Por fim, o raciocínio abdutivo não nos dá a verdade, mas apresenta uma grande probabilidade para que isso ocorra. Você não prova que algo é de algum jeito, apenas diz que este jeito é o mais provável de ser. Por exemplo, você tem três suspeitos de terem cometido um assassinato, mas não tem provas contra nenhum deles: Um trabalhador rural comum, um médico e um ex-detento que já matou outras vezes. É provável que o ex-detento tenha cometido o crime, mesmo que você não possa provar. É nisso que consiste a abdução.
Frisamos que cada um dos métodos citados acima tem seus questionamentos e precariedades inerentes. A abdução, por exemplo pode resultar em conhecimentos falsos. Se duas pessoas com ideias opostas, mas ambas erradas, discutem, provavelmente uma será convencida pela outra, e se criará um "conhecimento" a partir de uma conclusão falsa. A indução também pode levar a preconceitos, por exemplo se vemos um negro roubando uma loja e no outro dia vejo outro negro roubando uma bolsa, poderia concluir de forma totalmente equivocada que todos os negros são ladrões. Finalmente a dedução pode nos levar também ao erro, quando se deduz uma verdade geral a partir de uma exceção. Se, por exemplo, tenho uma premissa de que "Devemos ajudar nossos amigos", e a uso para ajudar um amigo que cometeu um crime a fugir da polícia, estarei cometendo um grave erro. Afinal, é justo que ele pague pelo seu crime praticado, não é.
Existem outras formas relacionadas com o raciocínio lógico que são: o raciocínio verbal, o matemático, o sequencial, a formação de conceito e discriminação de elementos e que podem ser abordados de diferentes graus de dificuldades. Frisamos que cada um dos métodos citados acima tem seus questionamentos e precariedades inerentes. A abdução, por exemplo pode resultar em conhecimentos falsos. Se duas pessoas com ideias opostas, mas ambas erradas, discutem, provavelmente uma será convencida pela outra, e se criará um "conhecimento" a partir de uma conclusão falsa. A indução também pode levar a preconceitos, por exemplo se vemos um negro roubando uma loja e no outro dia vejo outro negro roubando uma bolsa, poderia concluir de forma totalmente equivocada que todos os negros são ladrões. Finalmente a dedução pode nos levar também ao erro, quando se deduz uma verdade geral a partir de uma exceção. Se, por exemplo, tenho uma premissa de que "Devemos ajudar nossos amigos", e a uso para ajudar um amigo que cometeu um crime a fugir da polícia, estarei cometendo um grave erro. Afinal, é justo que ele pague pelo seu crime praticado, não é.
Veja um exemplo logo abaixo que é muito simples e que envolve o raciocínio verbal, o qual cobra habilidades de coordenação alfabética, discriminação e ainda contempla o conhecimento de um bom vocabulário, para ser utilizado por parte do estudante ou mesmo para conhecimento do concurseiro, no caso de estar se preparando para essa finalidade.
Assinale a palavra que não se relaciona com as demais:
a) ORVIL
b) SOTAPALI
c) NETACA
d) RROCHABA
e) QUEISIRO
SOLUÇÃO:
Analisando as alternativas, vemos que as palavras estão embaralhadas e são: livro, apostila, caneta, borracha e isqueiro. Logo, a palavra que não se relaciona com as demais é isqueiro. Então, devemos assinalar a letra e como a resposta correta.
Analisando as alternativas, vemos que as palavras estão embaralhadas e são: livro, apostila, caneta, borracha e isqueiro. Logo, a palavra que não se relaciona com as demais é isqueiro. Então, devemos assinalar a letra e como a resposta correta.
A lógica também é usada para encontrar a verdade de uma sentença ou de uma proposição por sua ligação com outras sentenças que são admitidas como verdadeiras. Desse modo, podemos afirmar que é uma ferramenta de grande utilidade para justificar, argumentar ou confirmar alguns tipos de raciocínios.
Em questões e problemas matemáticos, o raciocínio lógico pode ajudar o leitor e aluno a encontrar padrões lógicos, e assim desenvolver determinadas técnicas e aptidões que facilitam encontrar a solução de determinada questão em análise. Mas, por ser uma maneira pessoal e abstrata de pensar, não é algo que possa ser ensinado e sim trabalhado exaustivamente por meio da resolução de problemas matriciais, geométricos e aritméticos. Podemos dizer que esse conhecimento se aprende muito mais com a prática do que com a teoria, sempre sugerindo ao aprendiz para realizar e resolver o maior número de exercícios e questões da matemática sobre o assunto.
Por ser uma habilidade muito valorizada pelo mercado, várias empresas fazem uso de habilidades mentais que necessitam de raciocínio lógico para testar seus candidatos e assim conseguir funcionários mais preparados para diversas funções corporativas. É também um importante conhecimento que costuma ser exigido em vários concursos públicos.
Conhecendo outros exemplos que são encontrados em muitos concursos públicos:
1. Assinale a palavra que não se relaciona com as demais:
a) ROTINOM
b) TODALCE
c) AROSSEPRIM
d) SEMOU
e) XOLI
Resposta correta: letra e.
2. Qual palavra que não se relaciona com as outras da lista:
a) GUAA
b) RAM
c) LOS
d) NETRO
e) APRIA
Resposta correta: letra d.
4. Qual é a metade do dobro do dobro da metade de 2?
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 8
Resposta correta: letra b.
3. Luiz e Maria formam um casal, de modo que:
Maria mente aos domingos, segundas e terças-feiras, dizendo a verdade nos outros dias. Já, Luiz mente às quartas, quintas e sextas-feiras e diz a verdade nos outros dias. Em certo dia, ambos declararam:
"Ontem foi dia de mentir".
Qual foi o dia dessa declaração?
a) Segunda-feira
b) terça-feira
c) quarta-feira
d) quinta-feira
e) Sábado
Resposta correta: letra c.4. Qual é a metade do dobro do dobro da metade de 2?
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 8
Resposta correta: letra b.
5. Supondo que a sequência abaixo se repita indefinidamente, qual seria o termo de número 14?
{1, 10, 100, }
a) 1400
b) 10^14
c) 10^13
d) 14^10
e) 13^10
Resposta correta: letra c.
CONCLUSÃO!
Reiteramos que atualmente ter conhecimento e saber usar o raciocínio lógico é uma habilidade muito procurada por órgãos administrativos e gerenciais em nosso cotidiano, com ênfase maior pelas empresas e grandes corporações que procuram veementemente por funcionários que estejam cada vez mais antenados e preparados para desempenharem funções complexas, encontrando soluções para seus clientes ou para resolverem problemas diversos em suas atividades inerentes.
Podemos afirmar que é uma habilidade que se adquire com estudos e com a prática, ou seja, realizando o maior número possível de exercícios, mas no entanto é primordial ter noções e conhecimentos básicos tanto de matemática, quanto de outras áreas do conhecimento.
Pretendemos numa próxima oportunidade, continuar esse estudo que tem sido procurado por muito de nossos leitores. Muitos deles se queixam de dificuldades em encontrar tais artigos educativos.
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Sem mais, agradecemos a todos pela visita e apoio. Muito obrigado!
{1, 10, 100, }
a) 1400
b) 10^14
c) 10^13
d) 14^10
e) 13^10
Resposta correta: letra c.
CONCLUSÃO!
Reiteramos que atualmente ter conhecimento e saber usar o raciocínio lógico é uma habilidade muito procurada por órgãos administrativos e gerenciais em nosso cotidiano, com ênfase maior pelas empresas e grandes corporações que procuram veementemente por funcionários que estejam cada vez mais antenados e preparados para desempenharem funções complexas, encontrando soluções para seus clientes ou para resolverem problemas diversos em suas atividades inerentes.
Podemos afirmar que é uma habilidade que se adquire com estudos e com a prática, ou seja, realizando o maior número possível de exercícios, mas no entanto é primordial ter noções e conhecimentos básicos tanto de matemática, quanto de outras áreas do conhecimento.
Pretendemos numa próxima oportunidade, continuar esse estudo que tem sido procurado por muito de nossos leitores. Muitos deles se queixam de dificuldades em encontrar tais artigos educativos.
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