O que é Matemática?

Muitos Acham que Matemática é Apenas um Amontoado de Fórmulas, Símbolos e Números. Mas e você, o que pensa sobre isso?
Sabemos que é muito difícil para nosso leitor definir ou dizer em poucas palavras, o que pensa sobre a matemática e certamente todos nós também teremos dificuldades e talvez não conseguiremos expressar o significado completo desse importante ramo da ciência. Para muitos que acham que a matemática é usada apenas para resolver problemas, utilizando-se de certas fórmulas e associando alguns números ou dados, podemos dizer que estão completamente enganados. Claro que as fórmulas existem para facilitar os cálculos e também nos levar mais rapidamente à resolução de algumas questões e problemas, mas se elas forem usadas de forma adversa, é muito provável que o entendimento ficará prejudicado. Mas, afinal qual é a melhor definição para a matemática?

Etimologicamente falando, a palavra matemática vem do alfabeto grego, e significa conhecimento, ou seja é aquilo que se pode aprender. Ela é definida ainda como uma ciência formal e exata, que está baseada nos princípios da lógica, e que compreende ainda, as propriedades e as relações estabelecidas entre entidades abstratas. Mas, mais importante do que saber definir é entender todos conceitos e demais conhecimentos da matemática. Dizem que entender matemática é para poucos privilegiados que seriam taxados de "loucos" ou dotados de uma suprema "vocação" por essa área do conhecimento porque ela estaria ligada diretamente com habilidades, tais como com o domínio do raciocínio lógico-matemático. Muitos alunos tentam se esquivar desse "paradigma", escolhendo outras áreas diferenciadas, mas se esquecem de que os números e a lógica estão presentes em quase todas demais áreas, tais como: física, química, engenharia, tecnologia da informação, medicina, etc. Será que a matemática é mesmo um conhecimento dominado por poucos privilegiados pelo mundo inteiro?

Muitas pessoas são apaixonadas pelos números, e isso vem sendo verificado ao longo de muitos anos, como podemos conferir na história, atualmente os portugueses, chineses são destaques mundiais e mesmo em nosso país encontramos muitos estudantes e pesquisadores que já ganharam muitas medalhas e notoriedade nesse campo de conhecimento. Por exemplo, nosso país a poucos anos atrás, ganhou 14 medalhas na 22ª Competição Internacional de Matemática para Estudantes Universitários (IMC), que é a maior competição para estudantes universitários. Já os japoneses se destacam nesse tipo de conhecimento e possuem grandes habilidades e um enorme poder de entendimento principalmente usando a lógica, por isso sabem desenvolver muito bem novas tecnologias e atuam em linhas de pesquisas, desenvolvendo produtos tecnológicos e eletrônicos que vem revolucionando as comunicações no mundo todo. Por lá existem poderosas corporações que usam conceitos da matemática em seus produtos, associado com muita tecnologia, tais como: Sony, Panasonic, Canon, Toyota, Nissan, entre tantas outras.

Mas, como devemos encarar o estudo e aprendizado da matemática?
Evidentemente que aqueles que são fascinados pelos números e símbolos terão mais facilidade com esse conhecimento. Existem também aqueles outros que são apaixonados pela arte da matemática, representado pelos padrões, pela geometria, entre outros conceitos inerentes. Esses encaram a matemática como uma verdadeira obra de arte, encontrando padrões interessantes, como ficou demonstrado pelo grande matemática que foi Fibonacci, o qual pesquisou e descobriu uma série representada por números que leva seu nome e que você também pode conferir em nosso site, acessando o post: Arte Matemática e a Sequencia de Fibonacci. Vemos então que aquilo que se pensa equivocadamente da matemática, principalmente por aqueles alunos e algumas pessoas que a odeiam, ou que não gostam por diversas razões e que, segundo eles, seria algo de difícil aprendizado e assimilação, não procede. Na verdade acreditamos que seria o oposto, justamente por ela ser uma disciplina composta por muita variedade, beleza e envolvimento, inclusive com curiosidades e padrões tratados por esse conhecimento, como por exemplo, nos estudos envolvendo o número de outro, com aplicações de seus padrões nas artes, na pintura, etc. 

Ao longo de muitos anos, o campo de estudo da matemática foi se ampliando, transformando e ganhando novos conhecimentos, sendo que até meados do século XIX ela estava limitada ao estudo dos números e dos espaços, mas com os avanços científicos que foram se desenvolvendo, surgiram concomitantemente novos campos da matemática que iam além desses citados, o que exigiu sua redefinição emergente. Então, podemos dizer que atualmente a Matemática está intimamente relacionada com muitas outras ciências, e que se baseia principalmente na lógica e buscando estratégias e artifícios para chegar a demonstrações, conclusões e inferências. Assim, a matemática deve ser tratada como uma ciência objetiva e clara, que só pode ser alterada e modificada, demonstrando a existência de erros matemáticos, para o qual a maior parte do paradigma científico com o qual você trabalha vai certamente ser modificado. 






Durante muitos anos essa nobre ciência foi alvo de muitos paradoxos, que causaram dúvidas e controvérsias enormes, como o conhecido paradoxo de Zenon, o qual supunha absurdamente que o grande atleta e velocista Aquiles, em uma corrida desproporcional contra uma simples tartaruga, jamais poderia alcançá-la, mas que foi resolvido e desvendado depois de alguns anos. Se quiser conhecer esse e outros paradoxos intrigantes que foram propostos ao longo da história, e como eles foram resolvidos, pesquise nossos artigos sobre os paradoxos da matemática, ou para esse específico acesse: Paradoxo de Zênon
Existe um outro fato intrigante que abalou a lógica matemática, que foi proposto pelo grande matemático e filósofo chamado Bertrand Russell em seus estudos, em que descobriu um paradoxo que expunha uma falha nos fundamentos da teoria dos conjuntos, de Georg Cantor, levando muitos cientistas e pesquisadores a repensarem a lógica moderna. No entanto, são esses questionamentos e paradoxos que trazem reflexões, possibilitando novas pesquisas e estudos, para promoverem a evolução desse campo do conhecimento, tornando-o mais motivador e cativante. Talvez o objetivo principal desses questionamentos fosse para afastar e desviar o foco dos pesquisadores e apaixonados pela matemática, para confundir e quem sabe se promoverem com suas pseudos descobertas, desviando o foco pelo conhecimento e tornando a verdade e a coerência em xeque.


Em que consiste o método matemático?
O método matemático consiste em analisar essas entidades abstratas que fazem parte do conhecimento matemático, para produzir as hipóteses e conjecturas, fazer inferências, e assim aproximar-se e desenvolver o saber matemático. Contudo, devemos verificar evidentemente todas premissas e verdades, sempre com o apoio de definições, limitações algo sobre tudo o mais, e usar inclusive os axiomas, que são verdades que são aceitas sem a necessidade de uma demonstração para assim chegarmos as verdades dos fatos e das hipóteses tratadas.

Em outras palavras muitos afirmam que é uma ciência que se desenvolve através da pesquisa e que estuda, por métodos como o dedutivo, analisando os objetos abstratos, tais como: números, figuras, funções e as relações existentes entre eles para chegar as verdades e ao conhecimento que se quer.

Como foi um ramo da ciência que surgiu e que vem evoluindo e se transformando, ela é aplicada atualmente em muitas outras áreas do conhecimento, tais como na Engenharia, Arquitetura, Medicina, Análise de Sistemas, entre outras. Por exemplo, veja quanta contribuição da matemática podemos encontrar nos programas, aplicativos e softwares que alimentam os sistemas computadorizados, celulares, etc. Na medicina, esse conhecimento se faz presente nas estatísticas, gráficos, e demais procedimentos e instrumentos de controle, inclusive para instruir aos diagnósticos e que sem o apoio da matemática certamente não existiriam. 

CONCLUSÃO!
Em nossa humilde visão, a matemática vem evoluindo e se desenvolvendo ao longo dos anos e vem sendo aplicada em muitas outras áreas do conhecimento, possibilitando a solução de problemas de todos os tipos onde ela se aplica, e em muitas situações otimizando processos, com ênfase na engenharia e na tecnologia da informação, entre outras. Se hoje vamos ao Banco e usamos modernas máquinas com sistemas sofisticados de auto atendimento, para resolvermos nossos problemas financeiros, certamente existe muitos conceitos matemáticos ali embutidos para serem utilizados. Na engenharia e arquitetura, vemos obras e imóveis que estão se tornando cada vez mais inteligentes e acolhedores. Conhecemos projetos de residencias inteligentes que são controladas por processos informatizados que são intrigantes e que já é uma realidade contemporânea. E, isso evidentemente têm muitos conhecimentos desse ramo da ciência. Basta pesquisar e vão encontrar inúmeras outras aplicações da matemática, e com certeza ficaremos surpresos.

Espero que tenham gostado do artigo, e que o compartilhe com seus amigos e pares para que esse conhecimento não fique paralisado. Para isso, sugerimos que utilize os atalhos para as redes sociais que estão presentes ao final do texto, inclusive divulgando nosso endereço aos mesmos.

Caso tenha alguma dúvida, deixe seu recado na forma de um comentário que vamos elucidar, claro se estiver ao nosso alcance. Participe desse site, cadastrando-se gratuitamente como seguidor e assim, sempre irá receber nossos artigos na comodidade de sua casa.

Finalizando, agradecemos a todos pela visita e apoio. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!
  



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer