A Beleza da Matemática!

COMO NÃO ENXERGAR A BELEZA DA MATEMÁTICA!
Quem conhece os fundamentos da matemática e tem admiração pelos números, símbolos e mais enfaticamente pelo traçado da geometria certamente vão ficar apaixonados por esse ramo da ciência. Essa beleza está contida principalmente nos gráficos e suas formas envolvendo algumas das funções mais relevantes, notadamente quando elas estão representadas em um plano tridimensional ou em outras representações de terceira dimensão. Contudo não é somente na geometria que envolve as funções matemáticas e nos gráficos que as representam, que encontramos a beleza envolvente na matemática. Existe padrões e fórmulas expressivas que falam numa linguagem que só os apaixonados sabem visualizar. Veja por exemplo, com destaque um artigo que está publicado em nosso humilde site que trata curiosamente da fórmula do amor, mas que não vamos aqui repetir, deixando isso a cargo do leitor. Se quiser acessar, sugerimos procurar o post em nosso Blog chamado: A Fórmula do Amor e a Matemática, mas para facilitar a busca você pode clicar aqui. Boa leitura.

Dizer para uma pessoa comum que descobrir e observar uma nova expressão da matemática também é uma forma de fazer ou ler uma poesia, talvez seja um pouco exagerado, mas é dessa forma que muitos veem essa nobre forma de enxergar a matemática. 
Concordamos plenamente com o pensamento e uma frase proferida pelo filósofo britânico Bertrand Russel que afirmou enfaticamente: “O verdadeiro espírito de alegria e exaltação — no sentido de ser mais do que o Homem — que é a pedra de toque da mais alta excelência encontra-se na matemática, tanto quanto na poesia.” 

Matemática também é saúde?
Não é exagero dizer que a matemática tem o poder de elevar nosso espirito e até promover satisfação e uma boa saúde mental. Algumas pesquisas mais recentes ocorridas no campo da neurociência vieram a confirmar tal afirmação, concluindo que a resolução de um problema matemático bem elaborado, é algo de valor extraordinário e que pode ativar as mesmas áreas cerebrais equivalente a leitura de um bom livro, poema ou uma música de boa qualidade sonora. O homem quando vence um obstáculo, resolve um problema, seja da matemática ou de qualquer outra natureza, por mais simples que seja, produz nele uma satisfação e o enche de alegrias que torna-se contagiante e assim eleva sua alma e enobrece sua auto-estima que são salutares para nossa satisfação e por que não dizer que pode até reforçar positivamente nossa saúde mental. Quando nos sentimos realizados por conseguir alguma coisa que almejamos, certamente ficamos mais felizes e isso demanda a descarga de energias positivas que são benéficas para nossa saúde física e mental. E, evidentemente isso não se pode comprar em nenhuma farmácia ou em qualquer comércio especializado.

Todos nós que gostamos de coisas verdadeiras e reais, seja no amor, no trabalho, na paixão pelos esportes, nas amizades e nas relações sociais, certamente mesmo que inconscientemente somos apaixonados pelos números e pelos símbolos. Quem nunca apostou e ficou entusiasmado pelo número da sorte ou por números felizes e eles já foram estudados por essa nobre área do conhecimento. Na matemática, a beleza deve ser sempre expressada pela verdade absoluta, assim aquilo que é falso nunca é considerado como real e tem sempre que ser revisto ou reconsiderado. E, isso tem muito a ver com a vida das pessoas e suas relações mais profundas com tudo que nos envolve. 







Dessa forma, não existe meias verdades ou o meio termo e estamos sempre procurando encontrar a coerência, o equilíbrio e a beleza, para chegarmos inevitavelmente à verdade. Ao menos na matemática, sempre é assim, o que, sinceramente, acho uma pena. Você certamente conhece uma música que nos diz: Que mundo maravilhoso (Wonderful World) que é uma composição de Bob Thiele e George David Weiss, mas interpretada por Louis Armstrong.  Então, imaginem um mundo feliz, onde as pessoas fossem tanto mais bonitas quanto mais honestas, simples e sinceras. Assim, tudo ficaria muito mais fácil e maravilhoso.

O grande matemático chamado Galileu Galilei, por volta do século XVII, afirmou categoricamente que nosso vasto universo teria sido escrito no idioma da matemática. Outro grande cientista e pesquisar Carl Sagan, que também fora escritor, astrônomo e matemático, nos diz que: " se algum dia do futuro nossa humanidade entrar em contato com alguma civilização extra-terrestre, certamente a linguagem utilizada será, sem dúvida, a matemática".
Nas artes e até na música, sabemos que vários artistas vêm usando no seu trabalho conceitos matemáticos complexos, como, por exemplo, a famosa Sequência de Fibonacci, presente em muitas estruturas e fenômenos naturais e que já foi tratada em nosso site, da qual recomendamos veementemente a leitura e inteiração.

Poucos ramos do conhecimento são tão fascinantes e fundamentais para a vida e nossa sobrevivência, quanto a matemática. No entanto, sabemos que uma grande maioria dos estudantes não se interessam pela matemática, e isso vem ocorrendo não apenas no Brasil, mas em muitas outras partes do mundo. Por que isso ocorre?

A resposta pode estar na dificuldade que eles tiveram em encontrar pessoas que os incentivassem a enxergar as relações, os padrões, ou as formas das figuras principalmente no início de seu aprendizado. Muitos dizem que começamos a aprender e se relacionar quando ainda somos bebes e que nossa primeira aula seria realizada por nossos país logo no primeiro dia de vida. Quem sabe, isso também se deve a fatos que ocorreram no início de sua vida de estudante, quando não encontramos talvez algum professor que transmitisse a paixão pela geometria, pelos números, e mais tarde pelas misteriosas relações entre eles e ainda no descobrimento das leis da física e da mecânica que regem nosso misterioso e vasto universo.

NOSSA OPINIÃO!
Na nossa modesta e humilde visão, a beleza da matemática pode ser encontrada em tudo que nos cerca, nos números e nas relações entre eles, assim como nas formas geométricas que estão presentes na natureza e em todo universo. Sabe-se que em muitos campos do conhecimento como na computação, engenharia ou até mesmo na música, existe muitos conceitos e padrões da matemática, como por exemplo, o uso das frações nas escalas musicais tais como: 1/1, 1/2, 1/4, 1/8, 1/16, ... que vale a pena pesquisar e conhecer. Muitas pessoas e estudantes só se dão conta de que entender e aprender a matemática é importante quando vão precisar desse conhecimento na prática e em suas relações como empregados, ou até mesmo como empresários ou patrões e necessitam realizar atividades que envolvem esse conhecimento.
  
Uma curiosidade intrigante usada por muitos pintores e artistas em todos os tempos é o número de ouro que nada mais é do que a chamada proporção áurea, que também ficou conhecido como razão de ouro, número áureo, secção áurea, proporção de ouro, o qual é representado por uma constante real algébrica irracional denotada pela letra grega (PHI), em homenagem ao grande escultor Phideas (Fídias), e que a teria utilizado para conceber o Parthenon, e que com seu valor arredondado equivalente a três casas decimais vale o número: 1,618. É um outro fato interessante que também foi objeto de estudo tratado em um dos nossos curiosos artigos que vale a pena pesquisar, acessar e conferir.

Se ficou dúvidas e quiser nosso parecer, ou se pretender expor sua opinião sobre o artigo, deixe um comentário no espaço reservado para essa finalidade ao final do texto, que vamos elucidar e publicar assim que possível, claro se estiver ao nosso alcance.

Espero que tenham gostado do artigo e que o compartilhe com seus amigos e pares. Para isso sugerimos que use o atalho para as redes sociais que estão presentes ao final do texto ou que indiquem NOSSO ENDEREÇO aos mesmos.

Finalizando, agradecemos a todos pela visita a apoio. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer