Os Destaques na Educação Matemática!
Notamos com apreensão, um profundo desinteresse das mídias, de um modo geral, em divulgar o fatos positivos, assim como incentivar os avanços significativos da educação e do ensino de matemática. Acreditamos que nem tudo está perdido e conhecemos muitas pessoas, alunos e profissionais dessa área que prestam um excelente trabalho e que muitas vezes são destaques positivos em muitas áreas do conhecimento. Infelizmente ocorre que alguns meios de comunicação em massa, como da televisão e os jornais de grande circulação dão muito destaque às noticiais negativas, envolvendo a educação, principalmente quando ocorrem fatos negativos, como brigas e agressões físicas no ambiente escolar, com a participação de alunos e professores. Em outras situações, essas notícias e fatos estão relacionados a crimes causados contra o patrimônio, depredações e vandalismos, entre outras ocorrências comuns nesse contexto. Claro que isso sinaliza e reflete as péssimas condições e apontam para mudanças urgentes na forma de conduzir o ensino e a aprendizagem nas escolas brasileiras.
Muitos políticos tentam equivocadamente colocar toda culpa exclusivamente aos professores e equipe escolar que não seriam capacitados para exercer a atividade educativa com empenho, destaque e autoridade. Assim, fica fácil colocar toda responsabilidade nas costas dos professores, alunos e gestores escolares, esquecendo que o governo representado por seus técnicos e pseudo especialistas educacionais não vem cumprindo com suas obrigações, pagando mal aos professores e não colocando os recursos necessários nessa importante área social, assim como entregar uma estrutura adequada que poderia amenizar tais distorções e promover mais qualidade de ensino e aprendizagem. Verificamos total descaso do governo e das autoridades com nossa educação, assim como a falta de apoio de todos os setores sociais com a educação brasileira.
Ademais, nossa sociedade atualmente vem passando por profundas transformações, algumas de cunho tecnológico, com jovens e estudantes com acesso a internet, muitos aplicativos comuns aos celulares e calculadoras que resolvem os problemas mais básicos vivenciados em seu cotidiano e outras de cunho social, sendo que algumas famílias vem sendo chefiadas muitas vezes por mães solteiras, pais separados, casais homo afetivos, entre outras mudanças de afetividade que merecem destaque, estudo e novos rumos na forma de conduzir o ensino e a aprendizagem.
A pergunta que deixamos é a seguinte:
Por que as mídias não dão o mesmo destaque, quando surgem fatos positivos na educação em nosso pais?
Solicitamos que fação uma reflexão e que deixe sua resposta no espaço para comentários ao final do post. Continue lendo e conheça os principais fatos de destaque envolvendo essa questão e que descrevemos a seguir:
Podemos afirmar que existe muitas escolas brasileiras que entregam uma educação de qualidade, têm bons projetos de ensino e mantem bons profissionais em seus quadros. Na nosso visão, divulgar e incentivar esses bons exemplos, poderiam ajudar e nortear aquelas instituições educacionais que passam por dificuldades pedagógicas. Quando a instituição de ensino cumpre com todas suas obrigações e seu papel, forma e entrega jovens e adolescentes bem instruídos e que se destacam no cenário profissional em todos os níveis do conhecimento, infelizmente quase sempre não são noticias publicadas com ênfase nesses mesmos meios de comunicações.
Assim, esses jornais e revistas raramente estão dispostos a difundir e incentivar os conteúdos matemáticos, objetivando melhorar a formação e educação de nosso povo. Infelizmente os jornais e as revistas estão mais interessados em vender seus exemplares e obter lucro, do que em divulgar e promover a qualidade da educação. Essa postura talvez se dê porque infelizmente toda notícia negativa sempre proporciona mais expectativa do que as notícias positivas, isso em todos os setores da vida, e assim vemos o pouco interesse em divulgar algo positivo envolvendo nossa educação. É raro encontrarmos boas matérias sobre a educação matemática na imprensa, com algumas exceções. Um exemplo positivo que podemos citar é o filme Uma Mente Brilhante que conta a história verídica e dramática do matemático americano John Nash, que, apesar da esquizofrenia, conseguiu ganhar o prêmio Nobel em Economia. Na televisão, vemos alguns poucos programas que questionam o aprendizado de matemática, trazendo a tona algumas questões simples, muitas vezes com cálculos elementares, e quase sempre sem nenhum contexto significativo.
Outro exemplo que merece destaque foi um programa envolvendo conceitos de escolhas e probabilidades que foi exibido na TV americana na década de 1970 que ficou conhecido como paradoxo de Mont Hall (em alusão ao apresentador desse programa naquela rede de tv), em que o jogo consistia no seguinte: Monty Hall (o apresentador) apresentava 3 portas aos concorrentes, sabendo de antemão que atrás de uma delas estaria presente o grande prêmio que naquela época era um carro (prêmio de grande valor monetário) e que as outras portas teriam prêmios de valores inexpressivos. Assim ele fazia um teatro para chamar a atenção do participante e dos expectadores que fez muito sucesso na ocasião. Mas, não vamos contar toda história com os detalhes desse jogo, o qual também foi adaptado pela tv brasileira, pois ela já foi retrata em um dos artigos que fez muito sucesso em visualizações e que foi divulgado por esse site, que vale a pena o leitor acessar e se inteirar. Para agilizar a busca, se quiser acessar, basta clicar no link ou procurar pelo post: O Show da Matemática!
Muitos políticos tentam equivocadamente colocar toda culpa exclusivamente aos professores e equipe escolar que não seriam capacitados para exercer a atividade educativa com empenho, destaque e autoridade. Assim, fica fácil colocar toda responsabilidade nas costas dos professores, alunos e gestores escolares, esquecendo que o governo representado por seus técnicos e pseudo especialistas educacionais não vem cumprindo com suas obrigações, pagando mal aos professores e não colocando os recursos necessários nessa importante área social, assim como entregar uma estrutura adequada que poderia amenizar tais distorções e promover mais qualidade de ensino e aprendizagem. Verificamos total descaso do governo e das autoridades com nossa educação, assim como a falta de apoio de todos os setores sociais com a educação brasileira.
Ademais, nossa sociedade atualmente vem passando por profundas transformações, algumas de cunho tecnológico, com jovens e estudantes com acesso a internet, muitos aplicativos comuns aos celulares e calculadoras que resolvem os problemas mais básicos vivenciados em seu cotidiano e outras de cunho social, sendo que algumas famílias vem sendo chefiadas muitas vezes por mães solteiras, pais separados, casais homo afetivos, entre outras mudanças de afetividade que merecem destaque, estudo e novos rumos na forma de conduzir o ensino e a aprendizagem.
A pergunta que deixamos é a seguinte:
Por que as mídias não dão o mesmo destaque, quando surgem fatos positivos na educação em nosso pais?
Solicitamos que fação uma reflexão e que deixe sua resposta no espaço para comentários ao final do post. Continue lendo e conheça os principais fatos de destaque envolvendo essa questão e que descrevemos a seguir:
Podemos afirmar que existe muitas escolas brasileiras que entregam uma educação de qualidade, têm bons projetos de ensino e mantem bons profissionais em seus quadros. Na nosso visão, divulgar e incentivar esses bons exemplos, poderiam ajudar e nortear aquelas instituições educacionais que passam por dificuldades pedagógicas. Quando a instituição de ensino cumpre com todas suas obrigações e seu papel, forma e entrega jovens e adolescentes bem instruídos e que se destacam no cenário profissional em todos os níveis do conhecimento, infelizmente quase sempre não são noticias publicadas com ênfase nesses mesmos meios de comunicações.
Assim, esses jornais e revistas raramente estão dispostos a difundir e incentivar os conteúdos matemáticos, objetivando melhorar a formação e educação de nosso povo. Infelizmente os jornais e as revistas estão mais interessados em vender seus exemplares e obter lucro, do que em divulgar e promover a qualidade da educação. Essa postura talvez se dê porque infelizmente toda notícia negativa sempre proporciona mais expectativa do que as notícias positivas, isso em todos os setores da vida, e assim vemos o pouco interesse em divulgar algo positivo envolvendo nossa educação. É raro encontrarmos boas matérias sobre a educação matemática na imprensa, com algumas exceções. Um exemplo positivo que podemos citar é o filme Uma Mente Brilhante que conta a história verídica e dramática do matemático americano John Nash, que, apesar da esquizofrenia, conseguiu ganhar o prêmio Nobel em Economia. Na televisão, vemos alguns poucos programas que questionam o aprendizado de matemática, trazendo a tona algumas questões simples, muitas vezes com cálculos elementares, e quase sempre sem nenhum contexto significativo.
Outro exemplo que merece destaque foi um programa envolvendo conceitos de escolhas e probabilidades que foi exibido na TV americana na década de 1970 que ficou conhecido como paradoxo de Mont Hall (em alusão ao apresentador desse programa naquela rede de tv), em que o jogo consistia no seguinte: Monty Hall (o apresentador) apresentava 3 portas aos concorrentes, sabendo de antemão que atrás de uma delas estaria presente o grande prêmio que naquela época era um carro (prêmio de grande valor monetário) e que as outras portas teriam prêmios de valores inexpressivos. Assim ele fazia um teatro para chamar a atenção do participante e dos expectadores que fez muito sucesso na ocasião. Mas, não vamos contar toda história com os detalhes desse jogo, o qual também foi adaptado pela tv brasileira, pois ela já foi retrata em um dos artigos que fez muito sucesso em visualizações e que foi divulgado por esse site, que vale a pena o leitor acessar e se inteirar. Para agilizar a busca, se quiser acessar, basta clicar no link ou procurar pelo post: O Show da Matemática!
No ano passado, o jornal O Globo do estado do Rio de Janeiro publicou uma matéria oportuna que nos encheu de orgulho e alegrias que foi quando foram escolhidos pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), seis jovens talentos da matemática para representar o Brasil na mais importante competição da área no mundo, a chamada Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, sigla em inglês). Segundo o jornal mencionado, eles foram apresentados durante o evento de inauguração oficial do Biênio da Matemática Brasil 2017-2018, no Teatro do Espaço Cultural BNDES.
Nossa Opinião!
Não temos a menor dúvida de que os principais meios de comunicação em massa, entre eles, a internet, imprensa escrita, televisiva e falada tem uma força impressionante para estimular, divulgar e incentivar a educação com suas apresentações ou publicações que sempre cativam e informam o grande público, assim como nos colocam a par de como anda esse importante setor no Brasil. Os debates envolvendo a educação e a matemática sempre são bem-vindos e deveriam ser incentivados e incrementados, tendo em vista que as ideias e questionamentos inerentes sempre trazem bons frutos para transformar nossa educação, principalmente nesse momento em que ela agoniza em termos de qualidade e aprendizado eficiente.
No entanto, como vimos no texto, as noticias são muito raras e por vezes somente focam o lado negativo da educação, causando no leitor uma sensação de que estamos atravessando uma profunda crise no ensino brasileiro. Os destaques divulgados, quase sempre são casos envolvendo agressões físicas aos professores, depredações de escolas, entre outros destaques dessa natureza.
Felizmente sabemos que existe muitas escolas que têm projetos educativos relevantes que deveriam ser mais divulgados por esses grandiosos meios de comunicação. Há alguns anos o governo incentivava um pouco mais as televisões públicas, alocando recursos financeiros para esses meios de comunicações, com uma grade voltada para programas e séries educativas e culturais, sendo que alguns deles fizeram muito sucesso entre seus telespectadores.
Felizmente sabemos que existe muitas escolas que têm projetos educativos relevantes que deveriam ser mais divulgados por esses grandiosos meios de comunicação. Há alguns anos o governo incentivava um pouco mais as televisões públicas, alocando recursos financeiros para esses meios de comunicações, com uma grade voltada para programas e séries educativas e culturais, sendo que alguns deles fizeram muito sucesso entre seus telespectadores.
Com o crescimento da rede internet surgiram muitos sites, blogs entre outros meios de divulgações que vêm incentivando e levando informações em tempo real e divulgando o conhecimento em todas áreas educativas, aos milhões de leitores interessados. Se você é um professor, coordenador ou diretor de escola e quiser divulgar seus projetos em nosso Blog, solicitamos que envie um recado logo ao final do texto, que teremos o maior prazer em divulgar e publicar. Deixamos claro que nosso site não têm milhões de visualizações, mas humildemente podemos afirmar que já contamos com mais de 720 mil visualizações desde o início de nossas publicações.
Se gostou do post, compartilhe com os amigos e pares, usando os atalhos para as redes sociais que estão presentes ao final do artigo ou divulgue o link desse artigo aos mesmos.
Caso tenha ficado com dúvidas e quiser nosso parecer, ou até mesmo para expor sua opinião, deixe um comentário ao final do texto, que teremos o maior prazer em publicar e elucidar.
Finalizando, agradecemos a todos pela visita e apoio. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada! |
Comentários
Postar um comentário
Ficou alguma dúvida sobre a postagem acima ou quer deixar uma sugestão?
Escreva seu comentário no espaço apropriado, seja para elogiar, criticar ou expor dúvidas, que publicaremos e responderemos o mais rápido possível.
Atenção: Serão excluídos os comentários contendo propagandas e também aqueles que faltem com o respeito e educação a qualquer usuário do Blog ou, os que venham induzir nosso leitor a acessar conteúdos impróprios e eticamente não recomendados. Desde já, agradecemos sua participação!