É Correto Usar o Celular na Sala de Aula?

Você é a Favor do Uso do Celular para Fins Pedagógicos na Sala de Aula?
Quando pensamos no uso do celular na sala de aula, sempre ficamos muito apreensivos, visto que é um aparelho com recursos diversos e que pode fugir facilmente da finalidade pedagógica. Mas, quando seu uso é destinado para estudar e aprender os diversos conteúdos escolares muitos o recomendam. No entanto, é um assunto extremamente polêmico que divide opiniões, mas que deve ser encarado com seriedade por todos gestores da escola, com maior ênfase aos professores que estão diretamente envolvidos com alunos na sala de aula. 

A experiência nos mostra que o uso do celular e da tecnologia dentro da sala  de aula, se usada de uma forma descontrolada, pode gerar indisciplina e mais atrapalhar do que ajudar no aprendizado escolar. Não sabemos a sua opinião, mas esse comportamento deveria ser mais discutido e debatido antes de ser adotado, pois pode gerar dúvidas, questionamentos e descontrole nesse ambiente que já não anda muito bom em termos de qualidade e com muita indisciplina e até agressões verbais e físicas como temos verificado nos noticiários inerentes. Como esses equipamentos também são utilizados para o lazer, com acesso a internet e aplicativos de mensagens, seu uso deve ser extremamente avaliado pela equipe escolar.

De outro lado, o governo e seus gestores, na busca de maior qualidade da educação, acham que esse tipo de tecnologia vai ajudar numa proposta de uso controlada e com responsabilidade e restrições no acesso, e acenam que é preciso usar e abusar da linguagem com a qual os estudantes estão familiarizados. Eles estão investindo nessa ideia e já deixaram bem claro que as escolas deverão ganhar redes wi-fi grátis e banda larga que poderiam ser usadas em locais e horários pré definidos, com critérios específicos, ainda a serem divulgados e futuramente implementados.

Esse projeto de uso do celular para fins pedagógicos foi um pedido feito pelo secretário da Educação do Estado de São Paulo, José Renato Nalini, para que o governador encaminhasse ao legislativo uma proposta para o uso do celular nas escolas do estado de São Paulo. A proposta inicialmente foi abraçada e aceita pelo governador Geraldo Alckmin, em 10 de Outubro do ano de 2016, sendo que a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou a proposta do governo do Estado de São Paulo para permitir o uso de celular em sala de aula para fins pedagógicos. 

Agora esse projeto de lei segue para sanção do governador paulista para finalmente ser colocado em vigência nas escolas de todo o estado de São Paulo. Essa importante e polêmica mudança possibilitará que crianças, adolescentes e jovens do Ensino Fundamental e Médio de escolas estaduais utilizem os aparelhos durante as atividades pedagógicas desde que orientadas e supervisionadas por educadores. O governo, no entanto, garante que o monitoramento e o filtro de conteúdo acessado pelos estudantes será rigorosamente mantido para controle do uso com responsabilidade e coerência.

De acordo com o pensamento dos gestores é preciso manter o aluno interessado em aprender. Assim, afirmam que "O ensino prelecional está sendo questionado em todos os ambientes. Se quisermos manter o aluno interessado em aprender, temos de usar a linguagem dele. A linguagem de seu tempo". Quanto a isso não temos dúvidas de que, se bem utilizada e supervisionada, vai ser um grande avanço em termos de orientação e aprendizado, pois na rede internet, já existe muitos site e blogs especializados que prestam uma boa qualidade em materiais e artigos educacionais recheados de boas ideias que pode ajudar o professor em seus projetos didáticos. Podemos citar nosso blog como um dos canais de ensino que possui milhares de acessos ao longo de todos os dias, onde respondemos perguntas e questionamentos de muitos de nossos leitores.

Mas, voltando ao tema, esse é um primeiro passo no sentido do uso da tecnologia no ambiente escolar. Segundo estimativas do governo do Estado, até outubro de 2018, as cerca de 5 mil escolas estaduais paulistas terão disponibilizados sistema wi-fi e banda larga. O objetivo, segundo a gestão do governador Geraldo Alckmin, é assim modernizar a rede. Tudo será feito a seu tempo e em etapas bem definidas.

Visando implementar esse recurso, as redes sem fio serão instaladas, inicialmente, nas salas dos professores e de informática. As instituições de ensino que fazem parte do programa Escola da Família também terão a opção de utilizar a conexão aos fins de semana em locais específicos.

Conclusão!





Na nossa modesta opinião, o governador e o secretário da educação, estão apostando nessa ideia inovadora, para quem sabe incrementar mais qualidade na educação, sendo certo que todos já perceberam que esses estudantes estão acostumados com a tecnologia e que assim poderiam usar disso para promover mais qualidade e aprendizado. Mas, o que não sabemos é se o professor está preparado para implementar todas essas mudanças sem o devido treinamento. Por isso achamos que esse projeto, embora seja bem vindo, precisaria ser melhor debatido e pensado, envolvendo principalmente o professor que está diretamente ligado com os alunos e o processo educacional como um todo. E, você o que acha dessa ideia? Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário sobre o artigo que teremos o maior prazer em publicar.  

Espero que tenham gostado do assunto e que o compartilhe com todos seus amigos e pares, para que o artigo chegue ao maior número de pessoas que necessitam desse conhecimento.  Para isso sugerimos que use o atalho para as redes sociais que estão presentes ao final do texto ou que indique nosso endereço aos mesmos.

Finalizando, agradecemos a todos pela visita e apoio. Muito obrigado!

A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duas Retas Paralelas se Encontram no Infinito?

Enigmas Matemáticos Grátis para Estimular a Memória!

Calculo da Área de um Triângulo Qualquer