É Correto Usar o Celular na Sala de Aula?
A experiência nos mostra que o uso do celular e da tecnologia dentro da sala de aula, se usada de uma forma descontrolada, pode gerar indisciplina e mais atrapalhar do que ajudar no aprendizado escolar. Não sabemos a sua opinião, mas esse comportamento deveria ser mais discutido e debatido antes de ser adotado, pois pode gerar dúvidas, questionamentos e descontrole nesse ambiente que já não anda muito bom em termos de qualidade e com muita indisciplina e até agressões verbais e físicas como temos verificado nos noticiários inerentes. Como esses equipamentos também são utilizados para o lazer, com acesso a internet e aplicativos de mensagens, seu uso deve ser extremamente avaliado pela equipe escolar.
De outro lado, o governo e seus gestores, na busca de maior qualidade da educação, acham que esse tipo de tecnologia vai ajudar numa proposta de uso controlada e com responsabilidade e restrições no acesso, e acenam que é preciso usar e abusar da linguagem com a qual os estudantes estão familiarizados. Eles estão investindo nessa ideia e já deixaram bem claro que as escolas deverão ganhar redes wi-fi grátis e banda larga que poderiam ser usadas em locais e horários pré definidos, com critérios específicos, ainda a serem divulgados e futuramente implementados.
Esse projeto de uso do celular para fins pedagógicos foi um pedido feito pelo secretário da Educação do Estado de São Paulo, José Renato Nalini, para que o governador encaminhasse ao legislativo uma proposta para o uso do celular nas escolas do estado de São Paulo. A proposta inicialmente foi abraçada e aceita pelo governador Geraldo Alckmin, em 10 de Outubro do ano de 2016, sendo que a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou a proposta do governo do Estado de São Paulo para permitir o uso de celular em sala de aula para fins pedagógicos.
Agora esse projeto de lei segue para sanção do governador paulista para finalmente ser colocado em vigência nas escolas de todo o estado de São Paulo. Essa importante e polêmica mudança possibilitará que crianças, adolescentes e jovens do Ensino Fundamental e Médio de escolas estaduais utilizem os aparelhos durante as atividades pedagógicas desde que orientadas e supervisionadas por educadores. O governo, no entanto, garante que o monitoramento e o filtro de conteúdo acessado pelos estudantes será rigorosamente mantido para controle do uso com responsabilidade e coerência.
Conclusão!
Na nossa modesta opinião, o governador e o secretário da educação, estão apostando nessa ideia inovadora, para quem sabe incrementar mais qualidade na educação, sendo certo que todos já perceberam que esses estudantes estão acostumados com a tecnologia e que assim poderiam usar disso para promover mais qualidade e aprendizado. Mas, o que não sabemos é se o professor está preparado para implementar todas essas mudanças sem o devido treinamento. Por isso achamos que esse projeto, embora seja bem vindo, precisaria ser melhor debatido e pensado, envolvendo principalmente o professor que está diretamente ligado com os alunos e o processo educacional como um todo. E, você o que acha dessa ideia? Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário sobre o artigo que teremos o maior prazer em publicar.
Espero que tenham gostado do assunto e que o compartilhe com todos seus amigos e pares, para que o artigo chegue ao maior número de pessoas que necessitam desse conhecimento. Para isso sugerimos que use o atalho para as redes sociais que estão presentes ao final do texto ou que indique nosso endereço aos mesmos.
Finalizando, agradecemos a todos pela visita e apoio. Muito obrigado!
A Matemática Aqui é Simples e Descomplicada! |
Comentários
Postar um comentário
Ficou alguma dúvida sobre a postagem acima ou quer deixar uma sugestão?
Escreva seu comentário no espaço apropriado, seja para elogiar, criticar ou expor dúvidas, que publicaremos e responderemos o mais rápido possível.
Atenção: Serão excluídos os comentários contendo propagandas e também aqueles que faltem com o respeito e educação a qualquer usuário do Blog ou, os que venham induzir nosso leitor a acessar conteúdos impróprios e eticamente não recomendados. Desde já, agradecemos sua participação!